15 dezembro, 2014

HÁ NOITES ASSIM.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

FC PORTO-benfica, 0-2

Primeira Liga, 13ª jornada
Domingo, 14 Dezembro 2014 - 20:00
Estádio: Dragão, Porto
Assistência: 48.109


Árbitro: Jorge Sousa (Porto).
Assistentes: Álvaro Mesquita e Nuno Manso.
4º Árbitro: Cosme Machado.

FC PORTO: Fabiano, Danilo, Martins Indi, Marcano, Alex Sandro, Casemiro, Herrera, Óliver Torres, Tello, Jackson Martínez, Brahimi.
Suplentes: Andrés Fernández, Maicon, Quaresma (58' Tello), Quintero (58' Herrera), Reyes, Evandro, Aboubakar
(77' Alex Sandro).
Treinador: Julen Lopetegui.

BENFICA: Júlio César, Maxi Pereira, Luisão, Jardel, André Almeida, Salvio, Samaris, Enzo Pérez, Gaitán, Talisca, Lima.
Suplentes: Artur, Derley, Ola John (80' Talisca), Jonas, Pizzi (90+4' Salvio), Benito, César (76' Luisão).
Treinador: Jorge Jesus.

Ao intervalo: 0-1.
Marcadores: Lima (36' e 55').
Disciplina: André Almeida (2'), Danilo (12'), Enzo Pérez (38'), Gaitán (47'), Casemiro (54'), Samaris (87').

O benfica conseguiu ganhar importante avanço na liga portuguesa. Venceu no Dragão, moralizou-se para o resto da época e vai jogar daqui para a frente com uma almofada bastante confortável. Os marroquinos foram eficazes, souberam não só aproveitar as facilidades que lhe foram concedidas pelo FC Porto como geriram a vantagem com acerto. Mas esta é uma crónica complicada de esquematizar, pois para além da oferta dos golos do adversário, os portistas podem queixar-se do artista do apito e das várias oportunidades escandalosamente perdidas. Os marroquinos foram à baliza portista e fizeram dois golos. Há noites assim.

Os ecos que chegavam da Luz nos últimos dias apontavam para alterações tácticas por parte do Benfica. Entendia-se a ideia pela necessidade de travar a dinâmica do FC Porto, mas Jorge Jesus, que fez dessa a sua ideia-mestra, montou uma equipa que pressionou a saída de construção do FC Porto desde a grande área azul e branca.

Tacticamente, viu-se uma equipa superior a outra que revelou muita ingenuidade, principalmente no lance que origina o primeiro golo de Lima aos 36 minutos. O artista do apito, como é habitual, teve que dar o seu toque pessoal. Num lançamento lateral, Brahimi colocou-se junto à linha lateral, de forma a dificultar o lançamento de catinflas. O artista do apito mandou Brahimi recuar. Nunca se viu tal. Impensável!!!

Com o meio-campo manietado por obra táctica de Jesus, o FC Porto insistiu no jogo directo. Meter a bola nas costas dos centrais para explorar a velocidade de Brahimi e Tello pode ser uma solução, principalmente contra centrais lentos como são os do Benfica, mas fazê-lo pelo ar redundou num disparate, pois Luisão controlou o jogo aéreo e os jogadores do FC Porto não criaram verdadeiros desequilíbrios. Apesar do FC Porto ter entrado bem e de, na primeira parte, ter desperdiçado duas grandes oportunidades, os marroquinos adiantam-se no marcador por obra e graça de um lance caricato.

Jogando com agressividade, sem correr riscos nem deixar de intimidar o adversário, o benfica começou cedo a gerir a vantagem perante um FC Porto que sentiu, e de que maneira, o golo sofrido. O FC Porto acusou a juventude e demonstrou ingenuidade perante uma equipa mais manhosa e experiente.

Julen Lopetegui jogou as cartas que tinha. Após o 2º golo aos 56 minutos por Lima, o treinador basco lançou Quintero e Quaresma e tirou Herrera e Tello ambos muito apagados. Quaresma criou alguns calafrios e esteve nos lances de grande perigo criados na 2ª parte com duas bolas nos ferros da baliza dos marroquinos. Num dos lances a bola ainda chegou a entrar na baliza mas o artista do apito interrompeu, assinalando uma bola na mão de Jackson. A sorte, esta noite, não quis nada com a equipa portista e perante isto nada há a fazer.

O FC Porto perdeu terreno para os marroquinos e à 13ª Jornada a equipa portista está em 2º lugar a 6 pontos da liderança. Tempos difíceis se avizinham para os azuis e brancos e vai ser preciso muita determinação e alguma sorte para manter a esperança viva pois recuperar 6 pontos não será fácil, principalmente com uma equipa de marroquinos que jogam a maior parte dos jogos com o campo inclinado.



DECLARAÇÕES

Lopetegui: “O futebol foi injusto com o FC Porto”

​Para Julen Lopetegui, o desfecho do FC Porto-Benfica (0-2) não correspondeu àquilo que se passou dentro das quatro linhas. O treinador portista viu a sua equipa “muito superior” ao adversário e lamentou as oportunidades desperdiçadas pelos azuis e brancos, que acabaram por fazer a diferença no resultado. Apesar dos seis pontos de distância para o primeiro lugar, Julen Lopetegui recordou que é cedo para fazer contas e que ainda estão 63 em disputa.

“Estamos tristes e desiludidos, pois sentimos que não merecíamos ter perdido este jogo. Fomos muito, muito superiores ao Benfica, mas hoje o futebol foi injusto com o FC Porto. Criámos várias oportunidades para marcar e não conseguimos, eles foram mais eficazes e, a este nível, isso faz toda a diferença. Dominámos o jogo todo e o Benfica foi nitidamente inferior, mas são os golos que valem pontos. Estamos tristes por nós e também pelos adeptos, pois sabemos como estes jogos são especiais para eles. Resta-nos continuar a trabalhar pois ainda há muito campeonato pela frente e 63 pontos para conquistar”, declarou Julen Lopetegui na conferência de imprensa que se seguiu à partida com os lisboetas.

Reconhecendo que os Dragões estão “numa situação pior”, Julen Lopetegui reiterou que ainda há muito para jogar e que a equipa vai continuar a lutar, até porque o futuro tem tudo para ser risonho. “Há muitos jogos pela frente. Estou orgulhoso dos meus jogadores, mas triste pelos adeptos, pelo clube, pela cidade. Fomos credores de um resultado diferente, mas o futebol deve ser o único desporto no qual podes perder quando és claramente superior. Temos de continuar a trabalhar e a acreditar, sabendo que, apesar da derrota, fizemos muitas coisas boas. Depois deste jogo, tenho ainda mais a certeza de que esta equipa vai dar muitas alegrias aos nossos adeptos”, acrescentou o treinador basco.

Danilo: “Foi um jogo mentiroso”

Danilo foi a voz da desilusão do plantel do FC Porto, no fim do clássico da 13.ª jornada da Liga portuguesa. O lateral brasileiro defendeu que o resultado foi injusto, porque os portistas “dominaram o jogo todo e dispuseram das melhores oportunidades de golo”. Mas garante que a equipa não vira a cara à luta, até porque ainda há mais de meio campeonato para se jogar.

“Foi um jogo mentiroso. O Benfica teve sorte em conseguir sair daqui com este resultado. Infelizmente, o futebol é assim. A verdade é que há muito campeonato pela frente e vamos continuar a trabalhar, dando sempre o máximo, porque ainda temos muitas possibilidades de ser campeões”, afirmou o internacional canarinho, em declarações no final da partida deste domingo.

Danilo reconhece que os seis pontos de vantagem para o primeiro lugar tornam “as coisas mais difíceis”, mas recorda que o FC Porto “já passou por situações semelhantes no passado” e foi capaz de dar a volta: “É esse o espírito deste clube, não desistir, trabalhando sempre com muita determinação para no fim sermos premiados”.



ARBITRAGEM



RESUMO DO JOGO

14 comentários:

  1. Eu começo a achar estranho de como em jogos em que o adversário é teoricamente mais equilibrado nós tenhamos dificuldades em defronta-los.
    Á mistura também vai ainda alguma falta de consciência que nestes jogos nunca se pode facilitar, ser "anjinhos" até porque hoje o árbitro esteve muito mal -como sempre- e também a falta de oportunismo.
    Este mês de Dezembro serve para assentar ideias para que no virar do ano a equipa saiba o que se está a fazer.
    E por uma última vez digo que Lopetegui tem de ser mais defensor do clube, e saiba que quando se está neste clube é para lutar contra tudo e todos, não chega só treinar bem e ter um bom plano de jogo.
    Treinador acorde e saiba no que está metido.

    ResponderEliminar
  2. Viva,

    Continuo a pensar que o Porto continua a não conseguir finalizar nos minutos primeiros, o que lhe tem sido fatal. Perante um adversa'rio que fez 28 faltas - é enorme - acho que o Porto teve pouca sorte... Mandar duas bolas à trave num lapso de tempo tão curto deve ser raro.

    O primeiro golo remeteu-me para a final de Viena onde Jaime Magalhães, sendo obrigado a recuar, permitiu o golo do Bayern resultado dum cruzamento longo.

    A pergunta que me levanto é o porquê desta incapacidade em não concretizar as oportunidades criadas nos ini'cios de jogo?

    O Porto tem tido momentos belos de futebol mesmo se são espaçados e também tem tido pouca sorte.

    Esta não dura sempre!

    E Viva o Porto!

    Nuno PortoMaravilha

    ResponderEliminar
  3. Lei 15 – O Lançamento Lateral - "Todos os adversários têm de estar pelo menos a 2 metros de distância do local onde é executado o lançamento lateral. "
    Pode consultar aqui http://www.fpf.pt/Portals/0/Documentos/RegimentosRegulamentos/Leis%20do%20Jogo%202013_2014.pdf

    ResponderEliminar
  4. Lopetegui ainda não percebeu onde está e parece não haver meio de perceber.

    ResponderEliminar
  5. Sou socio 34 anos,para mim acho S Pinto Costa chegou fim linha.Este nao e meu porto falta raca atitude sentir camisola suor e sangue.A sad tem sido uma vergonha,isto dos 100 mil euros para PC revolta-me como nao assobio meu clube tendo lugar anual vou ficar casa nao tenho fe campeonato desde inicia ja tinha dono e este PC ja nao defende FCP

    ResponderEliminar
  6. Começa a ser indisfarçável os tempos de mudança na torre das antas. A liderança já não é o que era. Brahimi a pensar no PSG antes do clássico? Que é isto??? Uma equipa (sim, de talentos) mas de uma inexperiência que até doi?
    Um treinador mais uma vez apanhado na curva por uma estratégia pragmática?
    E não culpem o Fabiano. Quem deixou o Lima entrar pela defesa sem oposição nos dois golos? Quem deixou o Gaitan servir o Talisca? Quem deixou o Talisca rematar daquela forma?
    WTF!!!

    ResponderEliminar
  7. a falta de identidade15 dezembro, 2014

    A mouraria está em êxtase e bem pode agradecer ao pai-natal Basco. Pode parecer algo simplista, mas mal vi Marcano a titular, pressenti problemas. Isto tem sido menosprezado, mas é inadmissível jogar com 2 centrais canhotos, complica muito a construção de jogo. Quantas vezes algum dos centrais subiu a linha do meio-campo e criou desiquilíbrios, passes de ruptura?

    Jogo mal preparado pelo sr Lopetegui, ao ponto de ter permitido momentos de pressão alta do slb.

    Tivemos oportunidades? Sim. Foram lances de enorme trabalho táctico e execução de excelência? Não.
    A quantidade de matéria-prima impõe 1 qualidade de jogo mt superior à demonstrada.
    Tinhamos a obrigação de golear hoje.
    Acabamos de perder contra 1 das piores equipas da Champions, q se limitou a aceitar a sua inferioridade, organizando-se mt bem, ainda pressionou no início, só fez 3 remates, e depois da vantagem limitou-se a baixar as linhas perante as dificuldades de construção do FCP. E estas dificuldades começam nos treinos, e nas ideias de quem os orienta.

    André Almeida, defesa esq. fraquíssimo, era 1 alvo óbvio. Como é possível não ter forçado esta porta? O gajo até viu amarelo aos 2' e depois faz 1 jogo tranquilo sem ninguém explorar as suas debilidades. Não há ninguém q explique ao sr.basco coisas básicas do futebol nacional.

    Com esta equipa Vítor Pereira (se calhar até o Fonseca) tinha ajoelhado novamente o Jasus.

    ResponderEliminar
  8. Saio do nosso estádio completamente em baixo por este jogo.
    Ao homem do apito já nem vou comentar muito mais do que já foi dito..
    Temos de lutar contra tudo e contra todos, mas isso nunca foi de outra forma, por isso todos nós temos de estar unidos para estas adversidades como sempre foi e sempre será.
    Em relação ao jogo..
    Porto superior, equipa visitante ao nível de um Rio Ave ou Estoril, com todo o respeito por estas instituições.
    Defendeu e defendeu.. marcou e defende, marcou e defendeu.. porque jogar de igual para igual nunca sairiam daqui com 3 pontos.
    Mas não deixo de apontar o dedo aos nossos jogadores, falharam imenso, o Herrera na primeira parte, com a baliza á sua frente, pro lado, Jackson aos postes..
    Há jogos assim.
    6 pontos nos separam da equipa de regime, contudo não deixo de apoiar a nossa equipa até ao fim.
    VAMOS PORTO!!!
    CONTIGO ATÉ AO FIM , TU ÉS O NOSSO AMOR!!!
    1893

    ResponderEliminar
  9. a falta de identidade15 dezembro, 2014

    já agora o "génio" da SAD q se "lembrou" de pôr 2 mil mouros numa bancada superior, "esqueceu-se" q isto cria 1 irritante efeito altifalante... é mt desagradável ter de ouvir aqueles vândalos a fazer barulho o jogo inteiro. INACEITÁVEL

    ResponderEliminar
  10. Este árbitro não ia expulsar ninguem do benfica. Se repararem bem, o André vê o cartão amarelo no primeiro minuto, e aos 5 tem uma entrada de sola para segundo amarelo. O benfica jogava o jogo inteiro com menos 1, mas o árbitro não podia expulsar o coitadinho, senão hoje apareciam nas capas dos jornais da capital algo como "roubados" ou algo do género. Só não vê quem não quer. Depois foi perdoando uns cartões aqui e ali (para os 2 lados), mas para o Maxi e o Jardel foi gritante a diferença de tratamento. Eu acho que o que é preciso é vandalizarem uns "talhos" e partirem uns dentes a certos árbitros em shoppings para mostrar que eles não estão impunes a errarem como querem (sempre a favor das galinhas). Reparem que isto deu resultado para um certo clube, e agora fazem tudo às claras, sem medo de represálias (cá, porque na champions jogam 0).

    ResponderEliminar
  11. Uma vez por toda vamos deixar de falar dos arbitros?! foi essa a razão da derrota? é inaceitavel o Porto perder em casa ainda por cima por 2-O. Aceitem o facto do nosso treinador estar orgulhosos dos jogadores? Aceitem que o discurso geral (treinador, jogadores) seja o mesmo; "fomos superiores". Eu nao aceito. O Porto em casa é para ganhar, e esmagà-los. Viu-se uma reaçao depois do primeiro golo? não! vi jogadores sem chama, sem orgulho (confusao com Jackson ao fim do jogo...Nao vi ninguém ir defende-lo, dar empuroes!Fod..Estamos no Dragão), sem consciênça do que representa esse jogo, essa camisola.Que triste! Eu nao era apologista do vitor perreira, mas pelo menos o homem admitia quand os nossos jogadores nao dignificava a camisola (lembram-se o jogo da academica). Achava isso honesto. E esse discurso que quero de volta. Fod... RESPONSABILIZAM os jogadores. Os adeptos nao se iludem com esses discursos. Se fosse a ouvir o nosso treinador, somos a melhor equipa do mundo!!! mas empatamos contra o boavista, Estoril, guimaraes... GRANDES EUROPEUS. Chega! eu quero ouvir a verdade, o que todos os adeptos vêm. Quero raça, humildade, trabalho... Não vejo isso a anos.
    O antonio Oliveira disse hoje o que toda gente pensa ou deveria pensar. Quero um treinador que também é adepto do clube. Que fica tres dias sem dormir, que deixa de falar para mulher, filhos, que deixa de se alimentar depois de cada derrota! Que olha nos olhos dos jogadres e transmita o amor, a força, a historia vencedora do nosso emblema. Essas riscas AZUL e Branco é um benção que os nossos representantes dentro do camp nao podem minimizar. Eu Amo este clube mas não ao ponto de me deixar enganar por problemas de arbitragem. O VERDADEIRO PORTO GANHA CONTRA TODOS! dentro e fora do campo!

    ResponderEliminar
  12. O Antonio Oliveira disse aquilo que uma grande maioria de portistas pensa e que para mim é verdade o Porto não tem treinador e isso ele já mostrou várias vezes e eu digo mais, a jogar este triste futebol nem em segundos vamos ficar porque contra as equipas pequenas eles aida conseguem ganhar mas quando aparece uma mais forte não conseguimos ganhar a ninguem (estoril guimaraes boavista sporting shaktar benfica)enfim uma tristeza.O Vitor Pereira com estes jogadores ja tinha o campeonato ganho.

    ResponderEliminar
  13. “O Vitor Pereira com estes jogadores ja tinha o campeonato ganho.”

    Pois, agora o VP é o maior. Durante 2 anos foi achincalhado. Aconteceu o mesmo com Jesualdo.

    Mais logo, digo mais umas coisitas sobre tudo isto.

    ResponderEliminar
  14. O FCP precisa de um treinador a sério, o seu nome, RUÍ VITÓRIA, atual treinador do Vit Guimarães.

    ResponderEliminar