29 dezembro, 2014

EM 2015...

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Quero ver o meu FC Porto lutar até à última pinga de suor em todas as competições que participa, independentemente de as vencer ou não. Sei que não é possível ganhar sempre, que os adversários não são “simples pinos” facilmente derrubados, mas perder não lutando, desistindo à primeira contrariedade, é para mim a pior coisa que posso sentir numa derrota do meu clube. Quero que todos os jogadores e elementos da equipa técnica, TODOS MESMO, absorvessem o máximo da verdadeira essência do que é ser FC Porto. E ser FC Porto, algo muitas vezes dito por tanta gente, é exatamente o quê?

Para mim, ser FC Porto é ganhar um campeonato em 1959 enfrentado e vencendo o maior escândalo desportivo em Portugal (Calabote)... é ganhar ao todo-poderoso Bayern Munique uma final da taça dos Campeões quando se está a perder a 14 minutos do fim... é ganhar uma taça de Portugal em 1994, com os jogadores a erguerem a taça perante pedras e garrafas de lagartos com mau perder... é ser o primeiro clube portuguesa vencer 5 campeonatos consecutivos, dizimando por completo a concorrência interna... é ganhar 5/0 aos porcos encornados depois da época do túnel da luz, onde foi armado uma cilada para tramar Hulk e companhia... é ganhar internamente muito mais que os outros mesmo perante uma comunicação social ordinária, tendenciosa e esmagadoramente encornada... é ganhar Ligas dos Campeões e Ligas Europa, vencendo clubes com orçamentos incomparavelmente superiores ao nosso... etc.

Ser FC Porto é tudo isto e tantas outras coisas que aqui poderia referir, mas não o vou fazer por razões óbvias de espaço. Quero que a cada mau momento, o nosso treinador não abrace sorrindo o treinador adversário, mas sim cerre os punhos, coloque a faca na língua e diga alto e bom som: “Temos de dar a volta a isso”, em vez de prometer algo que não pode, ou seja, vitórias antecipadas. Quero que o nosso treinador estude esmiuçadamente todos os adversários, em vez de os elogiar constantemente em cada conferência de imprensa. Até a cor das botas do defesa-direito suplente da equipa adversaria, o nosso treinador deve saber. Quero que o nosso Presidente seja igual a si próprio.

Desportivamente, falando, são estas as minhas principais expetativas para a 2ª metade da época 14/15. Creio que se todos estes pressupostos se cumprirem, estaremos muito mais perto do sucesso. Não gosto de exigir vitórias em campeonatos ou taças, nem gosto que me prometam sucessos antecipados. Mais do que palavras e promessas, quero ver em campo um grupo unido, coeso, solidário, esforçado, que batalhe até ao último pingo de suor. Depois, a qualidade técnica faz o resto.

Aproveito para endereçar ao Presidente do blog, restantes colaboradores e estimados leitores, os maiores sucessos pessoais e profissionais para o novo ano.

1 comentário:

  1. Viva!

    http://www.sofoot.com/monaco-porto-2004-la-derniere-surprise-189487.html

    Isto pode tornar a acontecer? Ainda bem que o Porto esta' nos oitavos, contrariarmente aos anos anteriores...

    E Viva o Porto!

    Nuno PortoMaravilha

    ResponderEliminar