23 dezembro, 2014

A SUPERTAÇA DE ANDEBOL É DO FC PORTO!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

ANDEBOL
Supertaça Fidelidade Seniores Masculinos 2014 - FC PORTO VENCEDOR!!!
  • FC PORTO 29-28 SPORTING CP
Começando pelo que deveria ser menos importante, devo realçar que a dupla bracarense que arbitrou a supertaça de andebol rubricou um trabalho deplorável com clara dualidade de critérios, e que tudo fez para que o vencedor fosse outro. Posto isto, devo acrescentar que o grande segredo do FC Porto desde os finais dos anos 70, sempre foi o de conseguir ser superior em cada jogo a duas equipas ao mesmo tempo, a adversária e a de arbitragem, seja qual for a modalidade. E mérito de Obradovic, devo dizer que este Porto tem conseguido isso quase sempre.

De tão difícil que foi por mérito do rival de Alvalade, mas também por ser jogada contra 9 quase todo o tempo, soube muito bem conquistar esta prova da maneira que foi. Com um livre de 7m defendido por Quintana no último segundo com o prolongamento ali escancarado e com os dragões a iniciá-lo com 3 jogadores a menos! Seria complicado se a bola acabasse por entrar... e diga-se que os 3 excluídos nascem de um erro da mesa e da dupla que depois leva às outras duas exclusões.

Da mesa, realço o Sr. Especada, nervosíssimo durante todo o jogo, só com olhos para o banco do Porto. Pergunto o porquê da Federação enviar um delegado que quase sempre está nos jogos caseiros do sporting? Parece-me que a intenção era clara. Mesmo contra isso, o Porto conseguiu superiorizar-se. Um orgulho muito grande nesta equipa que me alimentou a alma naquele segundo final de êxtase absoluto. Depois de Léon, voltei a lá estar, e voltei a dar sorte. O que vibrei com esta vitória! Depois de acalmar, foi bom sentir da parte dos jogadores que também se apercebem do que nós apoiamos, do que nós sofremos, do que nós passamos e por isso foi bom sentir da parte deles um agradecimento profundo a uma massa associativa azul e branca que foi também fundamental para este êxito. Mais um êxito...

Desde que José Magalhães ganhou o campeonato, após 31 anos de jejum (em 98/99), o FC Porto ganhou sempre troféus até hoje... Sempre! Em 99/00 e 00/01 a supertaça, em 2001/02 o campeonato, em 02/03 o campeonato e supertaça, em 2003/04 o campeonato e a taça da liga, em 2004/05 a taça da liga, em 2005/06 e 06/07 a taça de Portugal, em 2007/08 a taça da liga, em 2008/09 o campeonato, em 2009/10 campeonato e supertaça, 2010/11, 11/12, 12/13 e 13/14 o campeonato e em 2014/15 para já a supertaça! Impressionante! 20 Títulos em 35 conquistas de toda a história do nosso andebol.

São já 17 épocas seguidas a vencer troféus no ANDEBOL!!! Em 17 épocas, ganhamos 20 títulos, onde nas anteriores 46, só havíamos ganho 15 troféus. Foi a 6ª supertaça ganha pelo FC Porto que lidera com mais uma que o abc, mais 2 que benfica, mais 3 que sporting e mais 5 que belenenses. Em nota final, acrescento que no futebol também já vamos em 25 épocas seguidas a festejar um ou mais troféus por ano. É bom que Lopetegui (que muito admiro) não me estrague a contabilidade!

O jogo começou bem, o Porto chegou aos 5-3, mas depois teve que reagir a situações de desvantagem e igualou a 13 por Schubert bem perto do intervalo. Na 2ª parte, estivemos a perder por 16-19 e 20-23, mas nessas duas vezes, rapidamente reagimos e entramos nos 5 minutos finais a liderar por 25-24 com um golão de Gilberto Duarte. Morales fez o 26-25 e Gilberto o 27-26, para o capitão Ricardo Moreira marcar exemplarmente 2 livres de 7m que consumaram o 28-27 e o 29-28, este último a 12 segundos do fim. Depois valeu tudo, com o jogo parado pela mesa, excluem Landim, depois Obradovic e depois com menos dois, Alexis é obrigado a derrubar Portela, sendo também excluído.

Rui Silva de 7m tremeu, Quintana desviou a bola da felicidade que ainda embate no poste e explode a enorme multidão azul e branca presente em Águas Santas. A SUPERTAÇA (de 2013/14, mas jogada em 2014/15) vinha para o dragão com o 29-28 final! Ricardo Moreira fez 8 golos, Gilberto Duarte 5, com 3 aparecem Alexis e Ferraz, com 2 Miguel Martins, Daymaro, Hugo Santos e Schubert e com 1 Nuno Roque e Yoel Morales.

Agora é descansar e apontar às conquistas que ainda podem ser consumadas em 2014/15, campeonato (Hepta) e a taça de Portugal, para além de tentar o apuramento para os quartos de final da EHF Cup. O próximo jogo é agora só dia 17/1 para a taça de Portugal, fora, com o Boa Hora (27 dias sem competição, altura para torneios e jogos da selecção).

Uma nota final para acrescentar que os comentários aos jogos do hóquei com benfica (d) e paço de arcos (v), do andebol com águas santas (v), e do basquetebol com o vasco da gama (v), serão publicados na crónica da próxima terça feira. Ganhamos 3 desses 4 jogos, mas para a semana falamos. Esta semana, a supertaça de andebol merece este exclusivo!



Bom Natal para todos os Portistas! Um abraço do Lucho!

8 comentários:

  1. Um abraço grande lucho, viva o Porto! Grande alma tem a nossa equipa de andebol. Um orgulho.

    ResponderEliminar
  2. Nos últimos tempos (já largos tempos!...) ESTA equipa lideradíssima por OBRADOVIC é, na minha opinião, a ÚNICA que representa NA ÍNTEGRA o que é SER PORTO!

    O hóquei e o basket não andam longe mas ESTA...a reacção de Quintana...cubano ou tripeiro???

    OBRIGADO, MUITO OBRIGADO aos jogadores, treinadores e Prof. Magalhães pelas alegrias, empatia e ALMA & ORGULHO que nos devolvem em TODOS os jogos o sentimento portista que...noutras modalidades...não ESTABILIZA!

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  3. Viu-se no final do jogo que esta dupla estava mesmo de cabeça perdida. Para não falar da pouca vergonha da abola tv que não acertava com o resultado do jogo.
    Mas como se sabe é tudo lixo que nos tentam por em cima e que nós sabemos sempre limpa-lo.
    Uma grande vénia a esta equipa que até agora tem mostrado seriedade e competência, e acima de tudo um grande espirito.
    Agora RUMO AO HEPTA.

    ResponderEliminar
  4. Não preciso acrescentar mais nada, mas pergunto: mas se o livre de 7 metros tem entrado, começaríamos o prolongamento com 3 jogadores de campo, poderíamos sofrer graves consequências, ser vítimas de uma decisão inacreditável. Nesse caso diríamos alguma coisa? Não dizemos nada, quando até porque ganhamos, ninguém diria que eram desculpas de mau pagador?
    As hegemonias se forem do F.C.Porto metem muita confusão a muita gente. Se não nos acautelarmos, reagirmos, eles vão fazer tudo para nos derrubar. Isto não é mania da perguição, são factos.

    Abraço

    ResponderEliminar


  5. no seguimento do comentário do caríssimo Vila Pouca, já escrevia o'Norte', a 18 de Dezembro, «mansos! (mesmo muito mansos)».
    e não são os bitaites presidenciais recentes que me fazem sossegar, antes pelo contrário; fazem-me suspirar por pancadas como esta aqui, por exemplo.

    abr@ços
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  6. Há um jogador do Porto no onze das maiores jovens promessas mundiais. Sabes qual é? olhosnabola.com

    ResponderEliminar

  7. caríssimas(os),

    votos sinceros de um Feliz Natal!, na companhia dos que vos são mais queridos.

    no fundamental:
    que a vontade de Triunfar seja a melhor prenda que o Pai Natal deposite no sapatinho da nossa equipa de Sempre e do nosso Amor comum :D

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  8. Lucho :

    Grande jogo ! Emoção até ao fim !

    Abraço
    Bom ano

    ResponderEliminar