03 novembro, 2014

VENCER BEM, LIMPO E SEM LINHAS TORTAS!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Sem nenhum golo anulado ao adversário por um fora-de-jogo apenas “evidente” através de uma linha não paralela "imaginada" pela bostatv, sem penalties inventados a nosso favor ou sem qualquer outro tipo de diatribe, o FC Porto voltou a vencer sem mácula no campeonato nacional, desta vez frente a um organizado e competente Nacional (que espero vir a manter-se na próxima jornada!), o que lhe permitiu manter a desvantagem para a liderança em apenas 1 ponto.

Decorridas que estão 9 jornadas e com apenas 1 ponto de desvantagem em relação à liderança, torna-se difícil não questionar se o golo limpíssimo que Brahimi marcou em Guimarães que daria o 2/1 não tivesse sido mal anulado ou se o penaltie claro por mão na bola de um defesa da agremiação que tanto grita pela verdade desportiva tivesse sido assinalado em alvalade, como estariam agora as coisas na tabela classificativa. Mas como é evidente e todos sabemos, erros contra o FC Porto são a “natureza do ser humano”, enquanto erros a favor do FC Porto ou contra algumas agremiações lisboetas são “a prova evidente de que existe um hediondo e terrível sistema comandado por Pinto da Costa e o FC Porto”!

Após uma primeira parte de boa qualidade, em que a forte entrada no jogo permitiu o alcance da vantagem logo aos 9 minutos, o FC Porto apresentou bons índices de qualidade ofensiva frente a um adversário organizado que não se limitou a colocar o autocarro à frente da baliza. Em contraponto à facilidade na criação de jogo ofensivo, o que num onze com Quaresma, Brahimi, Oliver, Quintero, Jackson e dois laterais super-ofensivos se torna bem mais fácil, continua a existir alguma falta de equilíbrio na ação defensiva. A equipa continua a permitir demasiadas ações ofensivas ao adversário, Casemiro continua ainda num processo de adaptação à posição de 6, uma vez que sempre jogou num duplo-pivot e agora se vê sozinho na posição de pivot defensivo e creio que neste momento é o ponto mais fraco da equipa. Continua a haver demasiada permissividade numa zona do campo a que nos últimos anos nos habituamos a ver jogadores de grande consistência defensiva (Fernando, Costinha, Assunção). Creio no entanto que as melhorias verificadas nos últimos jogos continuarão e passaremos a ser cada vez mais uma equipa consistente, que depois no ataque tem tanta qualidade por metro quadrado que se torna quase impossível não marcar golos.

De destacar também a fantástica prestação de Brahimi, juntamente com Jackson o jogador mais decisivo do FC Porto na presente época. Aqui abro também um parêntesis para um elogio que ainda não vi feito a alguém que tem levado tiros de tantos lados seja pela rotatividade, seja pelo sistema tático, seja pelo que for, mas que me parece também ter algumas responsabilidades na enorme época que o argelino está a realizar. Chama-se Lopetegui. O próprio Brahimi já afirmou nunca ter jogado tão bem na sua carreira, a que junto uma estatística interessante: com a exceção da época de estreia em que marcou 8 golos pelos franceses do Clermont, o argelino nunca passou da marca dos 4 golos por época. Em 3 meses e meio de época oficial, Brahimi já marcou 5 golos e assume-se claramente como um elemento decisivo no último terço do campo, sendo fundamental na definição do jogo ofensivo da equipa. Caramba, não terá Lopetegui também algum mérito na forma como está a explorar todo o potencia do argelino, tornando-o um jogador com elevados índices de finalização algo que ainda não se tinha visto até agora? Não terá Lopetegui mérito na forma como tem sabido retirar potencial de outros jogadores que no ano passado ou eram reservas (Quintero) ou eram autênticos patinhos feios como Herrera, que este ano é para mim o elemento mais do meio-campo Portista?

Bem sei que é sempre mais fácil bater, gritar alto que são todos incompetentes ou espernear contra tudo e mais alguma coisa no que ao FC Porto atual diz respeito, mas quando há espaço para elogiar, acho que o devo fazer exatamente da mesma forma como nas alturas em que critico. E começa a ser evidente para toda a gente séria que o técnico espanhol começa a retirar potencial interessante dos muitos meios que tem à sua disposição, bem como começa a ser óbvio que se o espanhol teve mesmo dedo em muitas das contratações, fez muito bem porque a maior parte delas estão a revelar-se como efetivas mais-valias para a equipa.

Para finalizar o meu artigo, não posso deixar passar o verdadeiro fenómeno das “linhas tortas” que se assistiu na bostatv. Compreendo perfeitamente a agonia que os porcos vermelhos que realizavam o jogo devem ter sentido ao verificarem que tinha sido mal anulado o golo do empate do Rio Ave, um lance com evidente influência no resultado final do jogo. E também compreendo perfeitamente o facto do chico-esperto do realizador ter “inclinado” a linha do fora-de-jogo de forma a “comprovar” que o avançado do Rio Ave estava com o joelho ligeiramente à frente da linha imaginaria. Como é evidente, mais depressa se apanha um coxo do que um mentiroso e AQUI é bem visível que o avançado do Rio Ave estava claramente em jogo. Fantástico é verificar também que imensos comentadores viram que o avançado do Rio Ave estava com o joelho adiantado em relação à linha imaginária. Das duas uma, ou são nojentos e omitiram convenientemente o facto da linha estar mal desenhada, ou então são muito ingénuos ao ponto de não se aperceberem de tal facto. Como hoje estou simpático, fico na dúvida se essa gente é porca ou se é apenas estúpida e distraída. Ou então, são porcos, estúpidos e distraídos.

2 comentários:

  1. Muito obrigado caro RCBC,

    Por dizer o óbvio e evidente - é muito mais fácil bater do que incentivar, muito mais simples dizer o que está "evidentemente errado" porque isso dá uma noção de iluminismo e de sapiência superior.

    Sobre a questão da linha, convido-o a ler o meu ultimo post, aqui .

    Obrigado pelo seu Portismo,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
  2. Caro RCBC.
    Essa gente é mesmo os três "adjetivos" que escreveu.

    Quanto á nossa equipa que é o que interessa, vejo-a ir de melhor para bestial.
    Dá sempre um gosto enorme de ver aqueles magos a tocarem na bola e aquele golo de Brahimi foi qualquer coisa que nem consigo descrever.
    Ao todo, Lopetegui começa a perceber que aqui é para trabalhar a sério, e a exigência neste clube.
    E a equipa começa a ter um forte intrusamento entre os adeptos, e ter a percepçao que neste clube com trabalho, empenho e ambição têm todos os privilégios -títulos- que podem ter.

    Abraços.

    ResponderEliminar