24 outubro, 2014

OS NÚMEROS QUE NÃO MENTEM OU A IMPORTÂNCIA DE PARTICIPAR

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Disputada que está a primeira ronda da Champions League, os números, como sempre, não mentem. O FC Porto é a equipa mais goleadora da prova a par do Real Madrid e é o clube português com melhor prestação na prova. De facto, a nossa campanha está a revelar-se bem sucedida e podia estar praticamente resolvida não fossem os erros de Oliver e Maicon em Lviv, que obrigaram a equipa a correr atrás do resultado quando podia, sem falsas modéstias, ter despachado o Shaktar Donetsk com uma goleada das antigas. Mas já se sabe que o FC Porto de Lopetegui tem sido frutífero em dar borlas a adversários, pelo que os dois acidentes frente aos ucranianos nem se poderão considerar surpreendentes ou ocasionais.

O nosso clube soma assim 7 pontos em prova, sendo que irá receber o seu maior rival na disputa pela liderança do grupo em casa (Shaktar). Em caso de vitória caseira, da maneira como as coisas se posicionam, 10 pontos asseguram a passagem aos oitavos-de-final. Será assim, oxalá, o regresso do FC Porto à fase a eliminar da mais importante prova de clubes europeia, o que não deixará de merecer registo e crédito a Lopetegui. Basta lembrar que, nas suas primeiras épocas, nem Co Adriaanse nem Vítor Pereira, por exemplo, conseguiram tais feitos.

Curioso será verificar que, pese embora o forte investimento dos últimos anos e a promessa presidencial de se tornar num dos melhores clubes da Europa, o famoso Mestre da Táctica logrou apenas por uma vez ultrapassar a fronteira da fase de grupos (2011/2012). E este ano irá, muito provavelmente, pelo mesmo caminho, mesmo tendo pela frente esses grande colossos europeus como Zénit, Mónaco e Bayer Leverkusen. Muito pouco para quem é endeusado por ter devolvido esse clube às velhas glórias europeias.

Nós no BiBó PoRtO carago!! não somos bruxos, mas temos uma explicação. Não, não se trata de perseguição a Portugal, muito menos de uma questão de política, como refere Jorge Jesus. Se assim fosse o FC Porto não estaria, como está, às portas de carimbar o apuramento. Trata-se apenas de uma diferença de tratamento (a propósito, será útil visualizar esta notícia). Quem dá sarrafada de forma impune durante 90 minutos em Portugal Continental & Ilhas e depois verifica que não pode adoptar a mesma postura além-fronteiras, ressente-se e, em vez de se agigantar apequena-se, amedronta-se, fica sem saber o que fazer e no fim dirá, já sabemos, que o importante é participar. Uma coisa é ir à luta de pistola na mão e ponta-e-mola escondida entre a meia e a caneleira; outra bem diferente é ir para a arena com o jeitinho e com a cabecinha que Deus nos deu.

Nós no BiBó PoRtO carago!! sabemos também que aqui vale tudo. Entrar de pitons na barriga dos adversários, parar contra-ataques à tesourada, entrar de pés juntos, jogar conta 10 todos os jogos, invadir o relvado para desautorizar as forças de segurança, instrumentalizar stewards, etc. Só que lá fora a coisa pia mais fininho, como verificou Lisandro López, por exemplo, ao entrar de sola à canela de João Moutinho, ou Maurício em Gelsenkirschen (e ainda pensávamos nós que aquele estádio dava sorte às equipas nacionais…). Ambos dirão, dentro de poucas semanas, que os clubes portugueses estão feitos para a Liga Europa e que lá ir - à Champions, entenda-se - já é bom, pois o que interessa mesmo é Campeonato. Nada de novo, portanto.

Curiosamente ou não, os jogos do FC Porto além-fronteiras decorrem sem problemas de maior. Ainda não vimos, por exemplo, um jogador ser expulso na Champions como Maicon foi frente ao Boavista, num carrinho na primeira parte em pleno meio-campo. São as tais diferenças de tratamento.

É por isso importante que os adeptos do FC Porto se consciencializem que o campo está inclinado e que não lhes adianta de nada assobiar o seu treinador da forma como o fizeram no jogo frente ao Athletic. O maior inimigo do nosso clube está fora de portas e não dentro. Lopetegui poderá não ser o homem com mais experiência que já passou pelo nosso clube, mas é certamente alguém com capacidade e valor para levar o clube a altos voos. Disso não tenho dúvida nenhuma e espero que a aprendizagem on job que está a ter (tal como Vítor Pereira teve) o leve para outros patamares.

Até lhe podem chamar Flopotegui (como fez o jornal i, o que por si só deveria merecer a partir de agora e para sempre uma resposta do FC Porto semelhante àquela que Cristiano Ronaldo deu ao Correio da Manhã), mas os adeptos portistas, como pessoas inteligentes que são – porque ser do FC Porto não é apenas uma questão de berço ou de famílias mas também de inteligência – deveriam perceber que isso quer significar mais medo do potencial deste Porto do que propriamente um insulto às capacidades intelectuais do nosso basco.

Por falar em números, palavra também para o prejuízo da SAD na ordem dos 40M de Euros. Nada que não se estivesse à espera, é certo, mas que nos leva a pensar que chegou a altura de mudar de vida, pese embora a venda de Mangala ser contabilizada no exercício seguinte. Ivo Rodrigues, Gonçalo Paciência, André Silva (veremos os desenvolvimentos contratuais em torno deste jogador), Rafa, entre outros, agradecem. O azar de uns é sempre a sorte e a oportunidade de outros.

A terminar, os parabéns aos brasileiros Danilo, Alex Sandro e Casemiro pela chamada à selecção brasileira AA e pela convocatória de Kelvin para a selecção olímpica. Convém, por isso, relembrar a idade deste menino e esperemos aquele célebre golo não atrapalhe a sua afirmação futura. Têm sido tantos os holofotes e especulações em torno do jovem brasileiro que às vezes nos esquecemos da sua juventude, tratando-o como se de um veterano se tratasse.

Rodrigo de Almada Martins

2 comentários:

  1. ..."Disso não tenho dúvida nenhuma e espero que a aprendizagem on job que está a ter (tal como Vítor Pereira teve) o leve para outros patamares"...

    Concordo .
    Também não tenho dúvida nenhuma !

    Abraço

    ResponderEliminar

  2. uma prosa como esta, merecia mais comentários.
    (mas compreendo que se torne difícil comentar, pois que o "sumo" é muito e não deixa muita oportunidade para bitaitar)

    fica, desde já registado o meu agradecimento ao Rodrigo por mais um excelente momento de leitura que proporcionou a quem visita este espaço de referência da bluegosfera®.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar