21 outubro, 2014

Lopetegui: “Queremos dar uma boa resposta”

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Julen Lopetegui defendeu que “é bom ter um jogo tão cedo”, apenas três dias após a derrota frente ao Sporting, para a Taça de Portugal, e assumiu que a equipa quer dar “uma boa resposta” frente a um adversário que “vai exigir muito”. Esta segunda-feira, em conferência de imprensa de antevisão da partida com o Athletic Club, da terceira jornada da Champions League (terça-feira, 19h45, no Dragão), o técnico espanhol ressalvou também que a equipa basca é “o adversário mais completo” que os Dragões encontraram, até agora, nesta temporada.

“É bom ter um jogo tão cedo, ainda para mais depois de outro em que não nos saíram bem as coisas. Só saímos do campo com alegria quando ganhamos e um jogo desta importância, tão bonito, é uma boa oportunidade para competir e fazer um bom trabalho. Queremos dar uma boa resposta frente a um adversário que nos vai exigir muito. Temos de dar a uma resposta como se tivéssemos ganho e estar concentrados a 100 por cento, porque este adversário assim nos vai exigir”, disse Lopetegui.

O técnico declarou que a equipa tem de ser “mais inteligente a tomar a tomar decisões pontuais”: “Sofremos golos em situações em que não poderíamos ter sofrido, por demérito nosso e não por mérito dos outros. São erros que acabamos por pagar em alta competição. Quando há várias situações destas, seguidas, temos de tratar de atacá-las, sem esquecer que há muitas coisas que fazemos bem. Esta é uma equipa consciente, madura e os jogadores sabem que não podemos cometer erros. Temos de continuar a crescer e a fazer coisas bem, pois este vai ser o adversário mais exigente até esta altura da nossa época”.

Relativizando a questão de rotatividade – “nós queremos é dar uma boa resposta a cada jogo e há muitos jogadores que são praticamente habituais no onze inicial” -, Lopetegui quer uma equipa “a olhar para a frente e não para trás”: “Sabemos que temos de melhorar, mas também sabemos que fizemos muitas coisas bem e que o faremos novamente. Acreditamos muito na equipa, no balneário, no grupo e temos de continuar a trabalhar. Estamos tristes por ter saído de uma competição, mas a exigência da Champions League obriga-nos a estar confiantes. Acredito que vai ser um jogo bonito e exigente”.

Quanto ao adversário, o espanhol não crê que a posição que ocupa na Liga Espanhola (16.º lugar, com uma vitória em oito jogos) seja referência: “É a mesma equipa que fez muitas coisas bonitas no ano passado, conta com o mesmo treinador e eliminou o Nápoles na pré-eliminatória da Champions League. Estar melhor ou pior na Liga é circunstancial e contra o Celta de Vigo não vi uma equipa desiludida. São momentos da temporada e sabemos que equipa vamos receber amanhã”.

O técnico refutou ter vantagem sobre Ernesto Valverde, treinador do adversário, por conhecer bem a Liga espanhola – “ele certamente conhece o FC Porto e no futebol não há surpresas” - e recusou fazer contas antes do tempo: “Todos falavam do BATE Borisov e nós sempre dissemos que era uma equipa muito competitiva e está no segundo lugar do grupo. Na Champions League, tentar adivinhar o que se vai passar amanhã através que se passou antes não vale de nada. O que importa é o que vamos fazer no próximo jogo. O resto são estatísticas. As temporadas são longas e as contas fazem-se no fim, para o bem e para o mal”.

Lopetegui referiu ainda que a equipa quer “dar uma alegria aos adeptos”: “Num jogo de Champions League precisas sempre de ganhar. Queremos fazer um bom jogo e continuar a somar pontos num grupo que vai ser muito equilibrado”. No final, uma confissão de alguém que é basco e conhece bem o que representa o Athletic Club: “Logicamente, jogar contra o Athletic é especial. Sou, desde pequeno, adepto da Real Sociedad, mas sou um grande admirador do Athletic Club, da sua história e da sua grandeza”.

Jackson não subestima o Athletic Club

O Athletic Club é actualmente o 16.º classificado do Campeonato espanhol, com apenas uma vitória em oito jogos, mas Jackson Martínez sublinha que os bascos merecem “todo o respeito” e que a melhor forma de o fazer é não os “subestimando”. O avançado, que falava na conferência de imprensa de antevisão do duelo da terceira jornada do Grupo H da Champions League (terça-feira, 19h45), avançou ainda que espera um jogo ”duro”.

“É uma equipa que tem muito bons jogadores e temos de pensar em fazer bem o nosso trabalho e um excelente jogo. Em casa não queremos ceder pontos e se o conseguirmos estaremos muito mais perto da classificação. O jogo vai ser uma batalha, não pessoal, mas entre duas equipas que querem seguir em frente e chegar o mais longe possível”, afirmou o colombiano.

Com três golos apontados na competição deste ano, Jackson é um dos melhores marcadores da prova (a par com Brahimi e Welbeck, do Arsenal), e sente-se “muito bem” a nível pessoal. No entanto, o avançado preferiu elogiar o trabalho dos colegas: “O funcionamento da equipa ajuda qualquer avançado a sentir-se à vontade e estou rodeado por excelentes companheiros que ajudam a tornar o nosso trabalho mais produtivo. Quero em primeiro lugar que a equipa consiga triunfos, que é a essência que a caracteriza, e os feitos pessoais vêm depois do colectivo”.

Jackson Martínez não deixou de abordar a derrota com o Sporting – “quando perdemos assim sentimos e dói, mas no dia seguinte já estávamos a pensar neste jogo da Champions” -, mas sublinhou que a equipa se tem “dedicado muito” ao “novo processo de trabalho com a nova equipa técnica”, recordando o “grande arranque de época”. “Há que ultrapassar os momentos complicados, que nos levam a analisar as coisas, a crescer e a fortalecer os aspectos positivos”, reflectiu.

“Temos de viver o dia-a-dia e este é o nosso presente. É fundamental apostar neste jogo e vencer em nossa casa”, frisou ainda. A rotatividade da equipa também foi abordada: “Vai ser sempre negativa quando os resultados não saírem. Se fossem bons, não se falaria ou falar-se-ia de uma maneira totalmente diferente. Olhamos todos para o que podemos dar à equipa”.

fonte: fcporto.pt


LISTA OFICIAL DE CONVOCADOS
Guarda-redes: Fabiano e Andrés Fernández;
Defesas: Danilo, Maicon, Martins Indi, Marcano e Alex Sandro;
Médios: Casemiro, Rúben Neves, Herrera, Quintero, Evandro e Óliver Torres;
Avançados: Brahimi, Tello, Quaresma, Jackson, Ricardo Pereira, Adrián López e Aboubakar.

0 comentários:

Enviar um comentário