23 agosto, 2014

REGRESSO À NORMALIDADE?.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Sente-se um certo sabor de regresso à normalidade no ar. O FC Porto muniu-se de um plantel prometedor e com mais argumentos, iniciando a época com uma vitória no campeonato, seguida de um importante triunfo em Lille rumo à fase de grupos da Champions. Entretanto o nosso adversário vermelho sofre com o peso do sucesso a qualquer preço, tendo de se desfazer à pressão de vários pilares da equipa campeã, comprando por atacado outros jogadores cujas credenciais estão bastante aquém do supostamente exigido. Já o nosso rival verde vive na estranha euforia em torno de um reforço de peso (mesmo trazendo um perigoso passado recente), criando em torno de uma equipa curta a ilusão de forte candidato ao título, mesmo com o handicap de este ano terem de jogar nas competições europeias.

Quem já tem uns anos disto não pode deixar de sentir uma certa sensação de déjà-vu. O FC Porto de Pinto da Costa normalmente tem sido isto mesmo, ambicioso e competente. Já os sucessivos Benficas de Damásio, Vale e Azevedo ou mesmo Vieira foram tendo este tipo de actuação autofágica e o Sporting... bem, o Sporting é o de sempre, Sousa Cintra, Santana Lopes ou Dias da Cunha decerto estarão orgulhosos e poderão reclamar alguns direitos de autor dos comportamentos histérico-bazofiantes do novo Dom Quixote leonino.

Ou seja, até agora tudo a rolar para o nosso lado, mas há que ter cuidado. Agosto ainda não acabou e ainda pode trazer surpresas e a época é muito longa, sendo que nem tudo o que parece é, como amargamente percebemos no ano transacto. Temos ainda portanto muito que andar e neste momento apresentam-se algumas interrogações no ar:

• Se por um lado temos um plantel bastante "artilhado", por outro também temos muitos jogadores que estão no FC Porto para serem "apenas" titulares quase indiscutíveis. Com algumas personalidades que poderão ser bombas relógio, Lopetegui terá um desafio enorme para manter um rumo estável e com poucos sobressaltos. Até porque, ao contrário de outros tempos, não tem para o ajudar uma "quinta coluna" de Jorge Costa, Vítor Baia, João Pinto, André, Paulinho Santos, Rui Barros, Secretário ou Aloísio a liderar o balneário.

• O Benfica parece enfraquecido? Mais forte do que o ano passado não ficará certamente e de certeza que não vamos tremer a pensar que este ano vencerão o fantasma de Guttmann, mas para serem competitivos no campeonato português não precisam de muito mais. Por vários motivos em casa poucos lhe farão cócegas e mesmo fora a competição com a maior parte das equipas nacionais não será capaz de lhes roubar muitos pontos. Não me parece que seja necessário fazer um campeonato tão competente como em 12/13, mas sem um grande aproveitamento não os conseguiremos bater.

• O Sporting normalmente não nos assusta quando fazemos contas ao título nacional. Mas quem menospreza Bruno de Carvalho e o fascínio que o mesmo exerce na Lisboa de todos os poderes e na massa associativa verde e branca poderá estar a cometer um erro. Muitos são aqueles que o querem ver ganhar e se FC Porto e Benfica não estiverem ao nível habitual serão estes a terem o empurraozinho este ano. Tenho a certeza absoluta que caírá em desgraça brevemente, no entanto isso só acontecera se não o deixarem por o pé em ramo verde. No fundo espera-se a repetição do que se passou com um actual presidiário, antes adorado em Carnide até cair em desgraça face ao insucesso continuo.

O tempo dar-nos-á respostas, até lá temos de ir coleccionando vitórias nesta fase de rodagem. Hoje Paços de Ferreira e um reencontro imediato, na Terça para finalizar a ameaça Lille. Jogo a jogo, vitória a vitória e todos juntos nessa batalha. Presidente e direcção, treinador e equipa técnica, CAPITÃES e restantes jogadores, adeptos e demais staff, todos juntos não seremos de mais para voltar a ganhar. E nada pode ser mais importante no FC Porto!

Bom fim-de-semana!

0 comentários:

Enviar um comentário