09 agosto, 2014

PRONTOS PARA A BATALHA.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Apesar de ainda termos pela frente o último amigável, a batalha está quase a começar, com uma estranha Supertaça, desta feita sem a nossa habitual presença quase 10 anos depois.

Embora estejamos com as expectativas em alta depois de uma temporada terrível, é no entanto prematuro assumir grandes conclusões sobre o que se irá passar. A ver vamos como as coisas acontecerão, devendo ter sempre na memória o ano passado, onde saímos de "gás à tábua" e depois o estouro foi estrondoso.

Um dos grandes pontos de interesse deste início de temporada é sem dúvida a pré eliminatória da Champions, um cenário pouco habitual para o FC Porto, mas que teremos de enfrentar na máxima força possível.

A fase actual e as circunstâncias são contudo as piores possíveis. Início de época para um conjunto recheado de caras novas, na ressaca de um péssimo ano e com a necessidade desportiva e financeira de seguir em frente, esta é uma clássica situação em que parece que temos muito a perder e pouco a ganhar.

Saíram-nos na rifa os franceses do Lille, equipa competente e com algumas boas armas, teoricamente mais forte do que um Saint Étienne que muitas dificuldades nos causou num jogo de apresentação que, pelas suas características, não pode no entanto ser usado como grande modelo para comparações.

Jogando primeiro fora poderíamos dizer que à partida teremos a vantagem de resolver em casa. Mesmo sendo esse o entendimento geral, confesso que no caso do FC Porto gosto mais de papeis invertidos, por motivos históricos. Curiosamente algumas das grandes jornadas Europeias foram mesmo concluídas em terreno alheio, sendo que em casa temos tido mais dificuldade em "rematar a faena" ao longo dos anos.

Outra curiosidade, desta feita a nosso favor, é o nosso histórico recente com franceses. Se há futebol com o qual nos temos encaixado bem é mesmo com o futebol gaulês, sendo esse um factor histórico que irá jogar a nosso favor.

Temos ainda um saldo positivo em pré eliminatórias da Champions, com 4 vitórias (Sion, Feyenoord, Barry Town e Grasshoppers) contra 1 derrota (Anderlecht), o que demonstra que normalmente somos capazes de confirmar o natural favoritismo de quem é um dos grandes da Europa.

A ver vamos como irá decorrer esta eliminatória, o primeiro grande objectivo da temporada.

Até lá, mais uma semana de trabalho e o início do campeonato contra o Marítimo, onde esperamos entrar com o pé direito.

Venha daí 2014/15, que o tempo urge!

Bom fim-de-semana!

0 comentários:

Enviar um comentário