26 junho, 2014

PONTO DE PARTIDA.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Junho aproxima-se do final e o Mundial continua, vibrante e em alguns casos surpreendente, com a novela em torno da sofrível prestação da selecção portuguesa a servir de mote para quase todas as discussões futebolísticas.

Sobre esse assunto pouco tenho a dizer que não tenha já sido repetido ad nauseam. Apenas acrescentaria que desta feita o rescaldo terá de ser feito em moldes diferentes de 2002, onde os culpados eram mais apetecíveis. Desta feita não se podem atirar ao Oliveira, muito menos aos “acabados” Vítor Baía, Fernando Couto e Jorge Costa, deixando apenas umas linhas minúsculas para as cabeças perdidas do João Vieira Pinto e do Beto (culpa do Oliveira, que não os informou do resultado do outro jogo) ou da lesão mal curada do então melhor do Mundo e campeão europeu pelo Real Madrid Luís Figo (descubram as semelhanças…). Não poderão sequer dizer que o problema de Portugal é a influência do papão Pinto da Costa nas escolhas... Azar!

Entretanto e enquanto as noticias sobre o FC Porto versão 2014/15 não abundam, aproveito para partilhar convosco algumas frases que para mim servem de mote para uma época que em que se exige outra atitude e outro desempenho a todos os níveis, de forma a podermos voltar ao nível a que nos habituamos nos últimos anos. Deixo-as assim, sem mais comentários, pois penso que elas falam por si.
  • “Permitindo (…) que o FC Porto chegasse a este ponto tão alto, num clima de emoção e sobretudo num clima de amizade geral, numa altura em que dentro do clube não há facções, não há divisões, não há guerras, o que me dá muita esperança de que o FC Porto não vai parar.”
  • - Jorge Nuno Pinto da Costa, Maio de 1987
  • “Vamos partir para o Campeonato Nacional com uma determinação mais forte do que nunca no sentido de o ganhar. (…) Não nos importamos que nos apodem de obcecados, de fanatizados e de outros termos semelhantes (…) denunciaremos a todo o momento as anomalias que influenciem o mesmo.”
  • - José Maria Pedroto
  • Qualquer equipa que se apregoe de categoria não pode nunca estar agarrada a um padrão rígido, pelo contrário, tem de se mostrar perfeitamente à vontade na interpretação de esquemas variados consoante as circunstâncias”
  • - José Maria Pedroto
  • “Este campo fica no meio do maior parque industrial do país. Lá é onde trabalham os rapazes (…) Nós somos o orgulho deles no fim-de-semana. Tornamos o mundo deles melhor, pelo menos até à manhã de domingo. E devemos-lhes o melhor. Se queres jogar para eles, eu e o Sr. Busby temos que saber que vais brilhar diante desses 80 mil, às 15h00 de um sábado!”
  • - Jimmy Murphy (treinador adjunto) para um jovem Bobby Charlton, no filme “United”
Continuação de boa semana.

1 comentário:

  1. Por falar em Mundial.
    Proponho para seleccionador, visto que o Paulo bento apesar de não se demitir deve ser despedido, a imediata contratação de Jorje Jesus!!!!!
    O homem tá habituado a ganhar de 4 em 4 anos, carago!!!!

    ResponderEliminar