29 maio, 2014

LISTA DE DESEJOS.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Não estamos ainda na época de Natal, embora o tempo continue “estragado”… No entanto estamos no final da temporada 2013/14 e no universo desportivo esta é a fase do ano em que faz sentido falar em pedidos e desejos.

Esta lista será elaborada correndo um grande risco de ser classificada como demasiado impregnada de um excessivo idealismo utópico. Mas que se lixe, felizmente sonhar (ainda) não paga imposto!
  • Ver na equipa de futebol do FC Porto mais “raça tripeira”, seja ela natural ou “adoptada”. A descaraterização é um facto consumado e está na hora de inverter a marcha, até porque a história recente mostra que o sucesso desportivo não se atinge apenas com profissionais sem qualquer ligação afectiva com o FC Porto, seja ela de berço ou construída.

  • Deixar de ver os jogadores do FC Porto, particularmente os nascidos além-fronteiras, usarem e abusarem dos meios de comunicação normais ou pessoais para menorizarem o Futebol Clube do Porto. Chega de verbalizar desejos de mudança a toda a hora, chega de queixinhas, jogam num Bicampeão do Mundo e da Europa, onde julgam que estão e quem julgam que são? Tenham juízo, esta camisola não é nem nunca será pequena para ninguém! (custa-me MUITO escrever isto, mas actualmente podiam aprender um pouco com os vermelhos, cujo respeito pelo clube que representam tem sido de fazer corar os nossos nos últimos tempos…)

  • Mais treinos abertos no Estádio do Dragão. Sim, uma equipa de futebol nos dias que correm não pode ser construída entre “paredes de vidro”, mas faria algum mal treinar mais vezes junto dos sócios e adeptos, ao invés de estarem sempre nos confins de porta trancada? Clubes como o Bayern praticam esta proximidade e não consta que tenham problemas de performance. É tempo desta miudagem milionária ter mais contacto com o “mundo real”, perceber quem somos e o que nos move, estou certo que só iam ganhar com isso pessoal e desportivamente. É certo que o complexo desportivo das Antas é há muito uma recordação do passado, mas porque não ir às raízes recuperar um pouco do FC Porto “old school” e inclusive aproveitar o Museu e o Café para fazer renascer um pouco da velha Portaria?

  • Mais “Moutinhos”, não só “Quinteros”. Um clube como o nosso vive e sempre viveu da detecção de talento e do seu desenvolvimento, não podendo abrir os cordões à bolsa para ir buscar Ronaldos ou Messis. Mas mesmo neste quadro sempre soubemos ir buscar jogadores com alguma tarimba, daqueles que se pode dizer que “pegam de estaca”. Infelizmente nos últimos anos a balança desequilibrou, cada vez mais centramos as contratações em “projectos de jogadores” ainda demasiado jovens e com isso sofre a nossa competitividade e ficamos mais expostos a dissabores inesperados. É tempo de ter mais realismo na hora de abordar o mercado e não colocar todo o orçamento em “Reyes” ou “Herreras”, por mais futuro que possam ter. No FC Porto lutamos por vitórias todos os anos, não ser pode nunca descurar o presente!

  • Uma citação que está no nosso Museu atribuída ao antigo Presidente Cesário Bonito diz que “tudo o que fazemos, tudo o que pensamos fazer, tem uma exclusiva finalidade: servir o FC Porto!”. Não sei o que se passa nos corredores do Clube e da SAD (se calhar ainda bem que não…), mas pelo que se vai ouvindo por ai acho que é tempo de a colocar em todas as paredes e gabinetes, como um “reminder”. O caminho até aqui tem sido demasiado duro para o deitarmos ao lixo com guerrinhas estúpidas ou ganâncias excessivas…

  • É tempo dos sócios voltarem a ser considerados “apenas” enquanto tal, chega de chamadas telefónicas a vender seguros ou pacotes de telemóvel! O conceito de “cliente fidelizado” não pode ser o padrão para a relação com um associado, há muitas alterações que podem e devem ser feitas na interacção Clube-Sócio, na política de Lugares Anuais ou, por exemplo, no apoio a quem mais acompanha o Clube. E deixem de promover o adepto festivaleiro, cabe na cabeça de alguém que queiramos ver cada vez mais pessoas a preferir levantar um copo de Coca-Cola antes do jogo para ir para um aquário embebedar-se de gás em vez de permanecer no seu lugar, perto da acção e a apoiar os Nossos? São estes os Portistas que o Clube quer reconhecer e valorizar?

  • Que as nossas modalidades possam continuar a ser um importante activo do Clube, de preferência mantendo a competitividade que tem apresentado. Naquele que para muitos é considerado o ultimo reduto do “velho” FC Porto nem tudo tem corrido bem, mas a verdade é que modalidades como o Andebol, Basquetebol, Hóquei em Patins, Natação ou Bilhar continuam a somar títulos, engrandecendo a nossa história e orgulhando os Portistas. Espero que a equipa de Andebol não se desagregue (mesmo respeitando as naturais ambições e expectativas de atletas que já nos deram tanto), que o Hóquei continue a ter condições para lutar internamente e externamente e que os miúdos do Basquetebol possam finalmente jogar pelo Futebol Clube do Porto (o verdadeiro, não o franchisado…) no 1ª escalão, porque mesmo que não haja ainda condições para lutar olhos nos olhos com os vermelhos tenho a certeza que aquela malta dará tudo pelas nossas cores e honrará a nossa camisola.

  • E claro: Que se ganhe, que se ganhe muito! Algo que só se consegue com união e trabalho, muito trabalho e não com bazófias ou “wishful thinking” do estilo “vamos ganhar porque #somosPorto e o nosso destino não sei quê…”. A nossa matriz sempre foi outra e foi com ela que nos demos bem, humildes e com os pés bem assentes no chão, algo em que todos falhamos este ano, onde parecemos hipnotizados por um maravilhoso mas perigoso “efeito Kelvin” que não soubemos gerir convenientemente.
Continuação de boa semana!

2 comentários:

  1. Em sintonia com tudo o que disse. Menos bazófia e maior empenho. Gostei dessa do cliente-sócio, realmente nos dias de hoje somos envolvidos nesta sociedade de consumo. Mas haveria de existir uma melhor forma de tratar os sócios quer dando algumas benesses como se trouxer a família ou os amigos uma vez por outra, enchia-se o estádio e adquiririam uma moldura humana que torna o futebol um desporto único. Concerteza os especialistas de marketing já devem ter pensado em soluções para trazer mais gente em tempos de crise.
    Lembro-me quando era miúdo pedir a um adulto para entrar sem pagar na entrada do Campo. Outros tempos e como mudam os tempos mudam as vontades o que não muda e o amor que tenho ao FCP.

    Um abraço a todos os Portistas.

    Helder

    ResponderEliminar
  2. E que tal falarem da situação critica financeira que atravessa o clube e que tanto tem preocupado muitos portistas(outros nem tanto, pensam que o clube vive um mar de rosas), já fizeram bons artigos sobre a vertente financeira do clube, penso que está na altura de voltar a esse assunto visto o enorme prejuízo que tivemos, visto termos de pagar 30 milhões de euros á banca ate outubro e demos como garantia os passes de Jackson e Mangala!! Fica a diva, continuação de boas cronicas !

    ResponderEliminar