17 maio, 2014

CARTA A JULEN LOPETEGUI.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Caro Senhor Julen Lopetegui,

Seja muito bem-vindo ao FCPorto e à cidade do Porto.

Estamos todos consigo porque o seu sucesso é o nosso sucesso.

Recebemo-lo, assim, de braços abertos.

Como rapidamente constatará, as gentes do Porto são exigentes.

Basta fazer uma breve visita ao museu do FCPorto para se aperceber da grandeza da história e das conquistas deste clube. Perceberá que, durante largas décadas, fomos impedidos de competir em igualdade de armas e que, já em democracia, tornamo-nos forte, competitivos, sérios, rigorosos, competentes, focados e vencedores.

Este processo desenvolveu-se contra aqueles que estavam habituados a ganhar apenas por força da sua própria existência. Foi um duro e contínuo golpe, todos o sabemos. E é por isso que somos olhados de lado. E é também por isso que, comentadores, comentadeiros, jornalistas e outros parasitas (até realizadores de cinema, veja bem!) tentam desvalorizar cada vitória - interna ou externa - do FCPorto , demonstrando uma acéfala e crónica incapacidade de reconhecer qualquer mérito aos frutos de um trabalho que se iniciou há mais de trinta anos.

Como compreenderá, tudo isto faz as gentes do Porto exigentes. É que a camisola do FCPorto é maior do que as fibras e os tecidos que a compõem, carreando com ela a história e os valores de toda uma gente e de uma certa forma de vida.

Exigentes sim, mas não desrazoáveis.

Não estamos habituados a que nos prometam títulos. Estamos habituados a ganhá-los e isso faz um mundo de diferença. Não precisamos que nos diga que vamos ser campeões, que vamos ganhar competições europeias, que vamos jogar assim ou assado.

Precisamos apenas de ver uma coisa: trabalho, dedicação, vontade e competência.

A única coisa que esperamos de si é que saiba escolher os melhores para cada partida, que os consiga motivar, que os faça correr mais do que os outros, que incuta neles uma vontade insaciável de vencer. Se isto acontecer, Mister, os resultados, as vitórias e os títulos serão consequências naturais. Por regra, os melhores acabam sempre por vencer.

No fundo, o que exigimos é que o FCPorto faça tudo o que estiver ao seu alcance para poder ganhar cada disputa de bola, cada jogo e cada competição. Essa é a nossa tradição – fazer o nosso trabalho bem feito, melhor do que os outros.

Se não nos deixarem ganhar, não se preocupe. A estrutura saberá defendê-lo e denunciar publicamente todas as tentativas que vão (porque vão!) surgir no futuro próximo.

Aplique todas as suas forças e capacidades no rigor, no trabalho, na seriedade, na competência e na vontade de vencer e certamente teremos, nós e o Senhor, muitos motivos para festejar.

Seja muito bem-vindo ao FCPorto e à cidade do Porto.

Pedro Ferreira de Sousa

4 comentários:

  1. Foreval (Alemanha)18 maio, 2014

    Caro JULEN, BEM VINDO À NOSSA FAMÍLIA!

    O SR. foi escolhido para nos orientar e encaminhar na senda das vitórias e no enriquecimento do museu!
    Como deve compreender queremos
    continuar a ser a melhor equipa portuguesa; manter o prestígio
    que angariamos no mundo e o
    respeito que nos devotam... e,
    acima de tudo; recuperar a mística que nos caracteriza e
    que ao longo dos anos aureolou
    o nosso idolatrado Clube.

    Alejamos VOLTAR A SER aquilo
    que fomos e continuamos a ser.

    Diz-se que O PORTO É UMA NAÇÃO
    e nós somos os seus habitantes.
    NÓS (os adeptos) ESTAREMOS CONSIGO ATÉ AO FIM DA VIDA -
    enquanto for o nosso Mister.
    Por isso, desejamos-lhe as maiores venturas. BEM-HAJA.

    ResponderEliminar
  2. Felício Felisberto18 maio, 2014

    Mas o gajo é basco e pouco percebe de castelhano quanto mais de português.
    Já há quem o chame de "Flopetegui". Não soa bem.


    ResponderEliminar
  3. Com todo o respeito, felício felisberto, se ele é basco tal, na minha humilde opinião, só joga a favor dele. Ainda, se pouco percebe de castelhano, outra mais-valia. De português só lhe bastará entender de bola e do futebol que cá se joga. Por mim só quero que saiba do seu ofício, que seja feliz e que nos faça felizes. Seja muito bem vindo, Sr. Lopetegui!

    ResponderEliminar