18 março, 2014

ESPERANÇA

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Não posso deixar de iniciar este post desejando as melhoras ao nosso Capitão após aquela arrepiante lesão. Faço votos para que Helton regresse aos relvados o mais rápido possível, ele não merece acabar a carreira com uma cruel lesão. Eu não me esqueço, porque acima de tudo sou grato com quem serve o meu clube, que foi com Helton na baliza que ganhamos o tetra em 2009, o tri em 2013 e a Liga Europa em 2011. As melhoras, grande Capitão, irás estar sempre na história dourada do nosso grande Clube!

O jogo de alvalade provou mais uma vez que para além de todos os problemas internos que o FC Porto tem tido na presente época, a sorte também não tem acompanhado a equipa. É certo que a “sorte dá muito trabalho”, mas não deixa de ser incrível a falta de sorte que o FC Porto tem tido em alguns jogos. Assim de repente, lembro-me de em Madrid, num jogo que não jogamos bem, termos enviado 4 bolas aos ferros e falhado um penaltie. No Dragão com o Zenit, Herrera foi expulso depois aos 5m de jogo num rigor raramente visto nos árbitros da Champions. Ontem foi o que se viu em alvalade, desde um golo sofrido em fora-de-jogo, bolas à barra e até à lesão do nosso GR, aconteceu de tudo um pouco ao FC Porto. Independentemente dos muitos erros internos que devem merecer reflexão para que no futuro sejam evitados, é caso para perguntar: o que mais nos irá acontecer nesta época?

No meio de tudo isto, o facto é que ainda estamos em 3 competições e ainda com uma pequena hipótese de entrada direta na Champions. Tenho esperança de que se cumprirmos a nossa parte, o scp poderá perder alguns pontos. A questão é mesmo essa: temos de fazer o nosso trabalho e pressionar para que os outros sintam a responsabilidade de ter que ganhar. No fundo a capacidade e resiliência que tivemos nas últimas 2 épocas, em que tivemos várias jornadas em 2º lugar, mas acreditamos sempre até ao fim que era possível. Há que esquecer o jogo de alvalade e pensar já no próximo.

Ainda assim, parecem-me notórias as melhorias na qualidade de jogo da equipa. Com o Nápoles, a 2ª melhor equipa italiana que não se apurou para os oitavos da Champions por 1 golo de diferença, o FC Porto fez globalmente um dos melhores jogos da época. Seria impossível de um momento para o outro que todos os problemas da equipa fossem solucionados, mas face às circunstâncias a qualidade demonstrada perante os italianos justifica um aumento de confiança nos Portistas. Aqui também se pode questionar acerca da importância que o golo mal invalidado a Carlos Eduardo pode ter no desfecho da eliminatória em Itália.

Agora apenas resta ir a Itália e tentar resolver os muitos problemas que os napolitanos nos irão criar. Para complicar ainda mais a lesão de Maicon vem na pior altura. Com Alex Sandro castigado, temos neste momento apenas Mangala, Reyes e Danilo, terá pois de haver adaptação na lateral esquerda. Já que falo em defesas aproveito também para suplicar algo para o qual já venho alertando desde o ano passado: PELO AMOR DE DEUS, O ABDOULAYE NÃO TEM CLASSE PARA JOGAR NO FC PORTO! É DESCONCENTRADO, ENTRA MAL E DE FORMA ESTÚPIDA AOS LANCES! METAM O REYES, METAM O MIKEL DA EQUIPA B OU CHAMEM-ME A MIM PARA IR FAZER UMA PERNINHA, O ABDOULAYE NÃO!!!! Nesta altura onde tudo parece correr mal, a ultima coisa que precisamos é de ter uma “barata tonta” no meio da defesa. Está na altura de colocar o Reyes a jogar, o Abdoulaye é demasiado fraco para piorar ainda mais as coisas.

Perguntam-me então vocês, com todos estes azares, erros internos e obstáculos que se nos têm deparado como pode ser o título deste post “Esperança”? Pois bem, caros amigos Portistas, apesar das nossas diferenças de opinião, apesar das nossas diferentes visões acerca do futuro do clube, apesar de um pesadelo chamado Paulo Fonseca, apesar de tudo isso o momento tem de ser de união e esperança entre todos nós. O grande FC Porto foi construído com muita capacidade de superação, com momentos em que praticamente estávamos no fundo e nos reerguemos ainda mais fortes. Quem apostaria que em 1987 a perder 1/0 contra o gigante e considerado imbatível Bayern Munique a 15 minutos do fim, apenas em 3 minutos iríamos dar a volta e espantar a Europa do futebol? Quem apostaria que no mesmo ano ganharíamos 5/0 ao slb no Dragão, viraríamos uma eliminatória de 0/2 para 3/1 a nosso favor e ainda nos sagraríamos campeões no galinheiro a muitas jornadas do fim e com direito a luz apagada e rega acesa?

São momentos como estes que têm de servir de inspiração aos jogadores para ultrapassar a difícil situação em nos encontramos. Há 3 taças para ganhar e há que garantir o acesso direto à Champions, sabendo também que não é nenhuma catástrofe ir ao playoff de acesso à Champions League, há que manter a calma e todos terem a consciência que estão num clube demasiado grande para desistir quando ainda faltam coisas para ganhar!

FORÇA FC PORTO! SEMPRE CONTIGO!

ABRAÇO A TODOS OS PORTISTAS!

3 comentários:

  1. Começando pelo grande capitão Helton, infelizente parece-me que o seu contributo como jogador no FCPorto acabou! 6 meses parado é mais do que suficiente para outro (gosto do Fabiano) ganhar a titularidade e o Helton não é homem para ficar no banco!
    Quanto a jogo jogado, independentemente da falta de opções de qualidade que temos nas alas para desequilibrar um jogo (apenas Quaresma e Varela) e dos problemas com a defesa (apenas 2 laterais e um central sem categoria), parece-me que a atitude da equipa e a vontade dos jogadores está mais condizente com os valores do FCPorto!
    Ainda há muito para ganhar!!!
    No campeonado é pensar apenas no jogo do dia, nem no antes, nem do depois.
    Nas Taças (portugueses principalmente), deixemo-nos de merdas... é tudo para ganhar!!! Seja no Jamor, seja a da ex-bejeca!!
    Força FCPorto!!!!
    DMST

    ResponderEliminar
  2. Se não puder jogar o Maicon em Napoles como vai ser? Ricardo na direita e Danilo na esquerda será? Enfim vai ser preciso um milagre e uma exibição á Porto perante estas circunstancias e perante este plantel aberrante !

    Força Porto

    ResponderEliminar
  3. Pela convocatória divulgada há pouco, Maicon integra o lote de convocados… Ele, Danilo, Reyes e Mangala, ou seja apenas 4 defesas… Terão que ser obviamente estes a jogar.

    Obviamente que as circunstâncias não são boas, o Nápoles é uma equipa fortíssima, o estádio São Paolo é um autentico vulcão com apoio incessante e fanático dos napolitanos… Mas não pode haver qualquer sentimento de hesitação ou medo de ninguém, nem jogadores, nem equipa técnica… Tem que haver personalidade, cabeça e muita concentração para enervar o máximo possível o Nápoles que entrará em campo em desvantagem na eliminatória.

    Como digo no meu post, o grande FC Porto foi construído a partir de momentos muito complicados em que nos reerguemos sempre mais fortes. E esta é uma boa oportunidade para esta equipa, que este ano tantos desgostos nos tem dado, dar uma resposta cabal daquilo que realmente vale.

    PS: Já o disse e volto a repetir… Não acho nem pouco mais ou menos que o nosso plantel seja aberrante… Esta época foi caracterizada por um conjunto muito alargado de problemas que vão além da quebra de qualidade de um ou outro sector especifico no plantel… E os nossos problemas atuais são também fruto de 8 meses de trabalho técnico muito fraco (para não dizer quase nulo!)… O FC Porto durante praticamente 8 meses esteve em piloto automático… E isso não se resolve de um momento para o outro, ainda por cima numa serie complicadíssima de jogos à mistura, que curiosamente começaram com erros graves de árbitros contra nós e alguns azares (bolas à barra: uma em alvalade, outra com o Nápoles…)… Por isso é que digo que este é um momento de união e apoio, acima de tudo…

    ResponderEliminar