17 fevereiro, 2014

“Bis” de Varela para derrubar o galo

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Gil Vicente-FC Porto, 1-2

Liga 2013/14, 19.ª jornada
16 de Fevereiro de 2014
Estádio: Cidade de Barcelos
Assistência: -


Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre).
Assistentes: José Braga e Valter Rufo.
4º Árbitro: Jorge Tavares.

GIL VICENTE: Adriano, Gabriel, Halisson, Danielson, Luís Martins, Luan, João Vilela, Luís Silva, Diogo Viana, Hugo Vieira, Brito.
Substituições: Pedró por Luís Silva (46m), Mosquera por João Vilela (67m), Caetano por Diogo Viana (71m).
Não utilizados: Caleb, Leandro Pimenta, Keita, Pek's.
Treinador: João de Deus.

FC PORTO: Helton, Danilo, Abdoulaye, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Herrera, Josué, Quaresma, Jackson Martínez, Varela.
Substituições: Licá por Quaresma (70m), Ghilas por Varela (88m), Mikel por Josué (90m+3').
Não utilizados: Fabiano, Maicon, Quintero, Ricardo.
Treinador: Paulo Fonseca.

Ao intervalo: 0-1.
Marcadores: Varela (18m), Varela (53m), Hugo Vieira (55m).
Cartões amarelos: Quaresma (17m), Luís Silva (32m), Alex Sandro (42m), Luan (86m), Luís Martins (87m), Fernando (90m), Licá (90m+1').

O FC Porto ultrapassou, este Domingo, um obstáculo difícil na perseguição à liderança da Liga, vencendo no terreno do Gil Vicente por 2-1. Os golos de Varela, que “bisou”, deram expressão a uma exibição competente do Dragão, que revelou alguma frieza a finalizar e coração para domar um adversário cheio de vontade.

O “bis” do Drogba da Caparica provaram que “crise” é uma palavra que tem pouco a ver com o extremo português. Fernando e Herrera encheram o meio-campo. Será que está encontrado o meio-campo para o que resta da época, de modo a enfrentar as grandes decisões? Os Dragões vão continuar na perseguição ao líder a uma distância de 4 pontos.

O Gil Vicente, que até entrou bem no jogo, foi progressivamente asfixiado pelo FC Porto, que contou com um FC Porto com atitude, dotando a equipa de uma maior presença no terreno de jogo. Passados os primeiros 25 minutos, já o FC Porto tinha 3 clamorosas oportunidades de golo, para além do golo. Duas por Josué e uma por Danilo com a bola a bater no poste.

O meio-campo do FC Porto, muito graças à acção de um “elástico” Fernando e de um Herrera que foi, no meu ponto de vista, o melhor em campo, secundados por Varela e Abdoulaye, dominava o encontro, frente a um Gil Vicente ainda assim agressivo e compenetrado. Porém, a organização defensiva acabou por falhar aos 18 minutos quando Varela inaugurou o marcador.

O FC Porto poderia ter chegado ao intervalo com uma vantagem mais robusta, se o desacerto e alguma falta de inspiração não tomassem conta dos jogadores portistas.

No segundo tempo, a equipa da casa não teve sequer tempo de esboçar uma reacção. O segundo golo de Varela chegou aos 53 minutos. Varela correu sozinho cerca de metade do terreno e, já dentro da área, atirou, de pé esquerdo, com pouca força mas colocado e sem hipótese para Adriano. Mas o Gil Vicente, dois minutos depois, reduziu por Hugo Vieira e tentou relançar o jogo.

Durante o resto da partida, o FC Porto geriu com relativa facilidade o jogo e poderia ter ampliado a vantagem em uma ou outra situação. Os Dragões parecem começar a querer reagir e os próximos jogos irão mostrar se o FC Porto vai encarrilar para um resto de época que se pretende com sucesso. Se assim for, teremos luta pelo campeonato até ao fim. Quinta-feira, regressam as competições europeias com o FC Porto a receber o Eintracht de Frankfurt no Estádio do Dragão a contar para a 1ª mão dos dezasseis-avos-de-final da Liga Europa.



DECLARAÇÕES

PAULO FONSECA

O treinador do FC Porto ficou satisfeito com a exibição da sua equipa no triunfo sobre o GIl Vicente, em Barcelos (2-1) e acredita que os números finais poderiam e deveriam ser mais folgados. Já Varela, autor dos dois golos portistas e principal destaque individual, realçou o mérito colectivo numa "vitória importante".

​“O golo sofrido foi a única nota negativa neste jogo. Num campo tradicionalmente difícil, com um relvado pesado, fizemos um excelente jogo e criámos inúmeras oportunidades de golo, com momentos de bom futebol. Não consentimos grandes veleidades ao Gil Vicente e foi pena termos sofrido um golo, pois não merecíamos. O mais importante foi termos vencido e creio que o fizemos de forma convincente”, afirmou Paulo Fonseca, que ainda guardou uma palavra para a massa adepta azul e branca. “Temos de ser nós a entusiasmar os nossos adeptos e eles foram essenciais nesta vitória”, frisou.

VARELA

Silvestre Varela, a grande figura do encontro ao apontar os dois golos do FC Porto, destacou a exibição colectiva e garantiu que no pensamento dos jogadores não estava o jogo frente ao Eintracht Frankfurt, que se disputa na próxima quinta-feira. O internacional português sublinhou a dificuldade da partida frente aos gilistas e a importância dos três pontos somados em Barcelos.

“Foi um jogo difícil, num campo complicado, e uma vitória importante. Foi o colectivo que venceu este jogo e estamos todos de parabéns. Esperamos sempre o apoio dos adeptos, nos bons e nos maus momentos. Entrámos forte e as coisas acabaram por nos correr bem. Não estávamos a pensar no jogo de quinta-feira, pois este era o mais importante e sabíamos que tínhamos de vencer”, declarou o camisola 17 dos tricampeões nacionais.


RESUMO DO JOGO

10 comentários:

  1. De acordo, Amigo.
    O meu comentário:
    Antes de mais: está a ser recorrente ver relvados de jogo que mais parecem lameiros. O excesso de chuva não justifica o estado deplorável do piso da grande maioria dos estádios portugueses de futebol. A Liga, que muito se esmera em assuntos de lana-caprina, devia olhar, com “olhos de ver”, o assunto.
    Vamos ao jogo. O FC Porto entrou bem na partida, pressionante, muito balanceado para o ataque. No triângulo invertido (tão pouco usado por Paulo Fonseca!) os vértices da base eram ocupados pelos médios ofensivos Josué e Herrera. Esta estratégia teve grande influência no jogo fluído da equipa portista. Com os extremos, Varela e Quaresma, bem “abertos” no ataque, o FC Porto produziu boas oportunidades de golo. Que surgiu após um excelente centro, tenso e bem direccionado, de Herrera; Varela estava lá e empurrou, de cabeça, para a baliza gilista. A primeira parte foi praticamente toda jogada com o FC Porto instalado no meio campo do adversário. Face ao trabalho desenvolvido, atrevo-me a dizer que há muito tempo não via jogo tão ofensivo e bem delineado pelo conjunto azul-e-branco. É certo que os de Barcelos não foram eficazes a tapar o caminho da sua baliza. Mas não é menos verdade que o FC Porto contra equipas da igualha do Gil Vicente fez muito, mas muito pior… Portanto, aleluia!!!
    A segunda parte foi diferente: o Gil reentrou no jogo mais eficaz a defender e a pressão do FC Porto atenuou-se. Ainda assim os visitantes criaram inúmeras situações de golo. Mas só uma se concretizou em mais um de Varela. O “Drogba da Caparica” recebeu a bola no meio campo, progrediu alguns metros sem oposição, entrou na área, fintou três adversários, ia perdendo a bola, insistiu e, de frente para a baliza, rematou fraco mas enganando o guarda-redes gilista. A bola, devagarinho, entrou junto ao poste esquerdo da baliza. Estava feito o 0-2. Dois minutos depois o Gil Vicente marcou aproveitando um erro da defesa portista. Mais um erro! O FC Porto continuou a criar oportunidades para apontar o terceiro mas acabou o jogo a controlar as operações. O resultado é enganador: mais um ou dois golos dos visitantes, aceitava-se. A estratégia foi importante, mas a postura dos jogadores foi-o ainda mais.
    Destaques: Herrera – excelente jogo! O seu lugar, está visto, não é a trinco nem no da função de “10”. Está bem entre o “pivot” e o ataque. Não se esqueça, Sr. Paulo Fonseca… O investimento parece que se está a revelar compensador. Uma e mais uma vez digo aos cabeçudos teimosos: o sul-americano é bom jogador!; Varela – dois golos, bela exibição; Danilo – bom jogo!; Fernando – mais do mesmo, joga sempre bem.
    Vamos ver se o exemplo da primeira parte convence Paulo Fonseca. Repetir o que é bom, deve fazer-se. Deixe-se de invenções!
    Nota: não era preciso. Mas… o presidente da Liga de Clubes deixou cair a máscara! A festejar o golo dos “mouros” em Paços de Ferreira!!!

    ResponderEliminar
  2. Boa Noite a todos

    Chegado de Barcelos, chego finalmente a casa agradado com o que vi do nosso FC Porto, não foi uma exibição genial, mas face ao que temos visto esta epoca, foi uma exibiçao agradavel, num campo que teve a ser carregado de areia minutos antes, e em pessimas condiçoes, mas onde o nosso Porto tentou sempre jogar futebol e mostram um nivel de entrosamento nao visto recentemente. Existiram, os reincidentes momentos de desconcentraçao, com tem existido em todos os jogos, mas no ponto de vista de posse bola, a gestao teve a um bom nivel, e a equipa pareceu me relativamente balanceada para o ataque ( espero que seja para manter).
    Do ponto de vista individual, apesar dos dois golos de Varela, a sua desplicencia em varios momentos tira-me do serio, e vou destacar Fernando pelo que trabalhou, pelo que deixou em campo, e pela inumeras bolas que recuperou, mas o MVP para mim, vai claramente para Herrera, foi enorme, e só quem esteve lá ao vivo, viu o que correu , para além disso balanceou de uma forma decisiva a equipa para ataque, acho que ganhamos um jogador, e já se começa a ver um meio campo...só falta tirar Josue, é pessimo nas bolas paradas, perde inumeras bolas, na finalização é desastre, e a fazer faltas estupidas é recordista...já temos 2/3 do meio campo encontrado, Senhor Paulo Fonseca , deixe lá de ser Padrinho e tire o seu afilhado, e ponha um quintero, um carlos eduardo, ou mesmo um Tozé.
    Na proxima 5ª todos esperamos um resposta a Porto, da equipa e de Nós , adeptos e sócios.

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  3. Hoje gostei do que vi… Depois de tanto sofrimento nas últimas semanas, de uma letargia angustiante e vários maus resultados, hoje o FC Porto fez, diga-se em abono da verdade, um jogo sério, competente e em muitos momentos até com um nível exibicional agradável.

    Acho alguma piada quando vejo comentadores desportivos, como freitas lobos e outros teóricos que tais (provavelmente nunca chutaram uma bola na vida), falar embrenhados em táticas, sistemas táticos e mais nuances táticas de não sei o quê…

    As táticas do futebol moderno são 2 ou 3 não há mais… Depois, o que há é o mais importante… E o mais importante é a dinâmica, é a atitude dos jogadores e o seu estado psicológico… E hoje, jogando à mesma com 4 defesas, com 3 médios, com 2 alas e 1 ponta-de-lança, o FC Porto foi bem diferente do que tínhamos visto nos últimos tempos…

    Foi uma equipa aguerrida, dinâmica, os jogadores movimentavam-se, os alas criaram jogadas e o meio-campo, esse sector fundamental, esteve bem… Graças à ação de Herrera, que longe de Fernando, aparecendo em zonas mais avançadas é um jogador totalmente diferente para melhor… Fernando ao seu nível, sempre bem… E até Josué com bons pormenores, se bem que o que deu menos nas vistas… E também nota para o excelente Varela…

    Boa vitória numa exibição agradável… É fundamental que no jogo de 5ªf haja continuidade dos bons apontamentos dados hoje… Sob pena de se instalar nos adeptos a ideia de que os bons apontamentos de Barcelos foram um acaso, é importante que a resposta na 5ªf seja forte, a mesma atitude de hoje com certeza dará um resultado positivo o que aumentará bastante os níveis motivacionais e assustará os encornados, que se borram de medo de cada vez que o FC Porto parece querer ressuscitar… Saibamos colocar as galinhas em pânico, eles com o nosso bafo cagam-se todos…

    ResponderEliminar
  4. Se puserem coloquem o meu nome no 2º comentario, nao gosto de colocar os textos anonimos.Obrigado.
    Eduardo
    Rio Tinto

    ResponderEliminar
  5. Só mais umas notas:

    1) A nossa comunicação social é mesmo nojentinha, porquinha, ordinária, anti-Portista que Deus me livre… O sr. Dito comentador do jogo de Barcelos passou os 90 minutos, naquele seu ar desajeitado e trapalhão a comentar o que o Gil Vicente deveria fazer ou não para vencer o FC Porto… Segundo ele o Gil Vicente é que se deixou perder, porque mérito do FC Porto, esse foi ZERO! Pois, há 15 dias o seu clube lá empatou com 2 penalties marcados, o último deles inventado…

    2) O presidente da Liga não disfarçou mesmo nada e foi vê-lo a rir que nem um PORCO aquando do 2º golo dos encornados, em amena cavaqueira com aquele senhor com as orelhas muito grandes… Foi um momento delicioso…

    3) Mais um momento delicioso na estação pública que eu vi com esses que a terra há-de comer… Depois dos festejos de Gobern, das anormalidades do cineasta que vive dos impostos que todos nós pagamos, depois das tolices que Carlos daniel vomita todas as semanas, eis senão quando um momento delicioso no trio de ataque… Falava-se na possibilidade da pressão do FC Porto ao slb surtir o mesmo efeito dos ultimso 2 anos, ou seja, acabar por dar o titulo ao FC Porto, baqueando o slb, eis senão quando o fantástico moderador (supostamente o isento” do programa) vira-se com o seguinte: “ meus Caros, a mesma água não passa debaixo da ponte 3 vezes”… Ou seja, descansem que não se vai passar este o que se passou nos últimos 2… A ver vamos…

    ResponderEliminar
  6. Excelente primeira parte. Gigante Varela.

    Conheçam o Portista Optimista. :)

    https://www.facebook.com/pages/O-Portista-Optimista/462207063904827?notif_t=page_new_likes

    ResponderEliminar
  7. Eu acho piada...reclamarem aqui da imprensa, da liga, dos arbitros...amigos, então e a entrada do Quaresma ontem que era para Vermelho directo, logo ao início do jogo...ninguém fala??? Vocês portistas só vêm a bola com um olho e mesmo assim quase fechado e a ver tudo azul...

    ResponderEliminar
  8. Antes de continuar, dizer que concordo com a analise do 4lusos.
    Relativamente ao jogo (televisionado) é caso para dizer: ALELUIA! A ATITUDE voltou e a continuar creio que a história dos 2 últimos títulos se repetirá.
    Num campo difícil, o FCPorto acabou por conseguir praticar um futebol agradável, atacante e controlador, onde o resultado é enganador, desta vez em nosso prejuízo.
    Para mim diversos jogadores estiveram muito bem: Abdoulaye (jogar simples e seguro), Danilo, Fernando (não sabe jogar mal. Sempre fundamental), Varela (desiquilibrador ofensivo e equilibrador defensivo), Josué (alguns pormenores e vontade de rematar), mas para mim o MVP é mesmo o mexicano Herrera: pressionante logo no ataque, bom transporte de bola, bons passes a rasgar (assistência por exemplo), imensas recuperações e muita atitude!!!
    Será que tirando o Josué e fazendo entrar Carlos Eduardo está encontrado um onze base?
    No banco, a meu ver, algumas boas opções a pedir mais minutos na 2ª parte (Ghilas, Ricardo a DD, Quintero, Licá, Kelvin). Quanto a Defour, por mim ia fazer companhia ao Fucile ou ao Iturbe!!
    A ver vamos se esta boa exibição é para ter continuidade ou foi um acaso.
    Tenho fé que neste mês muitas decisões nos serão favoráveis e que esses os paineleiros da nossa praça, presidentes de Ligas e afins terão mais motivos para se espumarem de raiva.
    Bamos a eles, carago!
    DMST

    ResponderEliminar
  9. UM bom jogo do FCP sem deslumbrar mas mesmo assim foi competente e fez um jogo agradável.
    Herrera bastante bem, Josue por outro lado quer me parecer que é o patinho feio desta equipa, aguardemos pelo regresso do Carlos Eduardo e na quinta é ir para cima dos alemães e seguir o nosso rumo de vitorias !

    ResponderEliminar
  10. Embora não tendo visto o jogo, pelos resumos e pelo que li, destacam-se Herrera, finalmente a jogar bem, e o tantas vezes injustiçado Varela, dos melhores jogadores da equipa... Por ano, marca à volta de 10/12 golos, é humilde, útil, combativo, não amua, é grande profissional, por isso joga sempre.
    Esperemos que este jogo tenha continuidade.

    ResponderEliminar