24 novembro, 2013

OTAMENDI, O DESASTRADO

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

FC Porto-Nacional, 1-1

Liga 2013/14, 10.ª jornada
23 de Novembro de 2013
Estádio do Dragão, Porto
Assistência: 26.404


Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco).
Assistentes: Nuno Pereira e Jorge Cruz
4º Árbitro: José Manuel Rodrigues.

FC PORTO: Helton, Danilo, Maicon, Otamendi, Alex Sandro, Fernando, Herrera, Lucho, Josué, Jackson Martínez e Varela.
Substituições: Quintero por José (65m), Licá por Varela (76m) e Ricardo por Herrera (88m).
Não utilizados: Fabiano, Reyes, Carlos Eduardo e Defour.
Treinador: Paulo Fonseca.

NACIONAL: Gottardi, Zainadine, Miguel, Mexer, Sequeira, Rafa, João Aurélio, Claudemir, Rondon, Djaniny e Candeias.
Substituições: Mateus por Djaniny (50m), Diego por Rafa (53m), Lucas por Candeias (58m).
Não utilizados: Ricardo Batista, Jota, Renato e Diogo.
Treinador: Manuel Machado.

Ao intervalo: 0-0.
Marcadores: Jackson Martínez (52m) e Rondon (82m).
Cartões amarelos: Herrera (59m), Zainadine (72m) e Sequeira (86m).

O FC Porto perdeu mais dois pontos na liga por nova infantilidade da defesa. Desta vez, a oportunidade de se destacar pela negativa coube a Otamendi.

Os Dragões fizeram uma primeira parte com grande intensidade mas faltando aqui e ali quem sentenciasse a partida. Jackson revela-se pouco inspirado e não parece estar com a cabeça no Dragão. A superioridade dos azuis e brancos nunca esteve em causa mas os erros pagam-se caro.

O FC Porto entrou no encontro com vontade de controlar a partida e assumiu as despesas do jogo desde o início. O FC Porto chegou a ter 81% de posse de bola, perante uma equipa que meteu não um mas dois autocarros na retaguarda.

A equipa portista controlou a tentativa de reacção do adversário, foi sempre mais perigosa do que a equipa insular mas essa superioridade não se traduziu em golos.

O FC Porto entrou mais pressionante na segunda parte e logo aos 52 minutos, Jackson Martínez quebrou o jejum e correspondeu bem a um cruzamento da direita de Danilo. A vantagem estava alcançada mas o resultado ainda não estava definido. A equipa azul e branca procurava o segundo golo e Lucho era o verdadeiro timoneiro da equipa. Sempre em todo o lado, sempre a pressionar, sempre a dar o exemplo, o jogador argentino esteve muito bem durante o jogo e foi o melhor jogador em campo.

Controlando o adversário e sem nunca se esconder do jogo, os Dragões não deixaram de procurar chegar com perigo à área madeirense, mas o último passe continuava sem sair da melhor forma. E como quem não mata, morre, os insulares chegaram ao empate ao minuto 81, depois de mais uma perda de bola infantil de Otamendi no meio campo. O Nacional aproveitou a perda do esférico e marcou. No único lance de perigo durante o jogo!

Mangala tinha falhado em Belém, Alex Sandro e Helton em São Petersburgo e agora Otamendi frente ao Nacional. São erros demasiados para uma equipa com aspirações à vitória na liga portuguesa. Paulo Fonseca vai ter que mudar muita coisa e o trabalho não será nada fácil. Perder 4 pontos para a concorrência em duas jornadas, não é mau. É péssimo!

O FC Porto mantém a liderança na prova com 24 pontos e na próxima 3ª feira defronta o Austria de Viena a contar para a 5ª Jornada da fase de grupos da champions league.




DECLARAÇÕES

PAULO FONSECA

Na conferência de imprensa após o empate com o Nacional (1-1, no Estádio do Dragão), Paulo Fonseca era o espelho da desilusão portista. O treinador dos Dragões realçou a falta de eficácia do FC Porto no ataque, dando particular ênfase às muitas oportunidades criadas durante a partida e à esmagadora posse de bola com que os azuis e brancos terminaram o encontro.

​O treinador do FC Porto começou por dizer que foi “um jogo de sentido único”, em que a sua equipa foi chegando com facilidade ao último terço do terreno: “Falhámos nas últimas decisões, no último passe e faltou-nos agressividade na zona de finalização. Acabámos o jogo com 77% de posse de bola e cerca de 30 remates, o que é ilustrativo sobre o que foi o jogo. Infelizmente, sofremos um golo quando nada o fazia prever”.

Paulo Fonseca defendeu que apenas o FC Porto deveria sair do Dragão com pontos depois do jogo deste sábado: “Houve apenas uma equipa que quis vencer o encontro e que falhou na zona de finalização - tivemos a partida controlada e é de todo injusto este resultado. Infelizmente, não conseguimos traduzir em golos o que produzimos em campo e, defensivamente, cometemos um erro que nos custou caro”.

O treinador portista acredita, no entanto, que o plantel está pronto para dar a melhor resposta já na terça-feira, com o Áustria de Viena, para a UEFA Champions League: “Os meus jogadores fizeram o suficiente para vencermos. Acredito no plantel que tenho e teríamos ganho se tivéssemos concretizado algumas das oportunidades que tivemos aqui. O resultado deste jogo não se vai reflectir no próximo”.



RESUMO DO JOGO

14 comentários:

  1. Vai embora Fonseca! Enquanto insistires nas tuas burrices não saímos da cepa torta. Mais um jogo deplorável.

    ResponderEliminar
  2. Boa Noite
    O Rei vai nu no nosso FC Porto, e querer esconder isso é adiar o inadiavel...Qualquer portista com 2 olhos na cara, percebe que o Futebol Clube do Porto, com este treinador JAMAIS será Campeão Nacional...Começo a ficar cansado do discurso da injustiças,mais habituais noutras paragens, que servem de desculpa para tudo , noutra bandas, mas que certamente não enganarão por muitos mais tempo ( espero eu) a massa associativa portista..Foi uma injustiça hoje, foi em Belem, foi em casa com o Zenit e com o Atletico, foi na Amoreira...O FC Porto não é o Paços Ferreira, e querer defender vantagens curtas, ou nao saber segurar, é claramente a especialidade deste fantastico treinador do nosso clube, senão vejamos: a vencer na Reboleira ( por 2x) empate, a vencer em casa com o atletico derrota, a vencer no zenit, empate, a vencer em belem, empate, e hoje a cereja no topo do bolo, a vencer, novo empate...
    O mais preocupante é sentir em muitos portistas, que ainda não perceberam isso, e continuam a acreditar no Pai Natal, e a defender o indefensável...
    Deixo ainda uma pequena nota, sobre um jogador que muito admiro : ver Kelvin Mateus de Oliveira na bancada e ver Varela e Ricardo a jogar é uma ABERRAÇÃO e um Crime que lesa Futebol, e em particular o do FC Porto
    ...Pela minha parte, e para terminar fica 1 opinião e 1 desejo....A opinião, com Paulo Fonseca como treinador do nosso Futebol Clube do Porto, o nosso clube jamais vencerá algum titulo de dimensão ( ficaremos por Supertaças ou Taças da Liga), o Desejo, que a massa associativa e adepta do FC Porto, crie as condiçoes para existirem mudanças no comando técnico da equipa, é o unico modo de salvar esta época...
    Abraço
    Eduardo
    Rio Tinto
    socio 20457

    ResponderEliminar
  3. Subscrevo o que disse o Eduardo de Rio Tinto. Isto assim não dá.

    João

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o Eduardo, ainda vamos a tempo...

    ResponderEliminar
  5. Boa noite

    É inacreditável a falta de capacidade deste treinador.

    Como é possível eu ver um jogador como Varela que hoje não estava claramente nos seus dias e somente ter sido substituido após os 70 minutos?

    Como é possível ter retirado o Jesué que estava a jogar muito bem e que é aquele que consegue cada vez mais preencher muito bem os espaços no meio campo do Porto?

    Como é possível o Kelvin não ser convocadoe colocar a jogar o Ricardo que ainda está aquem do primeiro?

    Como é possível continuar a jogar com dois trincos deixando muitas vezes mais recuado o Herrera em vez do Fernando?

    Como é possível deixar o Otomendi a continuar a dar bolas para o adversário (contra o Zenit em casa e fora, contra o Sporting e agora contra o Nacional). Basta ser um pouco pressionado para entregar a bola ao adversário.

    Ainda há quem se deixe enganar pelos 77% de posse de bola? Será que não vêm que a partir da altura em que o adversário faz um pouco de pressão alta a equipa não consegue segurar o jogo?

    O Lucho continua a estar cada vez mais à frente, não entendo.

    Penso não ter muitas dúvidas que sairemos do primeiro lugar muito em breve.

    Não temos treinador à altura e falta-nos soluções credíveis para alguns sectores e para o banco.

    Cumprimentos a todos os Portistas

    ResponderEliminar
  6. Quanto à situação do Kelvin, para quem não sabe, provavelmente terá a ver com o facto de se ter envolvido em agressões com o Kleber numa discoteca.

    ResponderEliminar
  7. Nem tudo está mau, os velhos tempos do Octávio e Quinito estão de volta, fantástico!!!
    O mais provavel é perdermos este campeoanto e o que mais custa é ver que é por culpa própria e por muita incomptência do treinador, mas a culpa ainda maior é de quem o escolheu para o lugar, o pior é que vamos ter de levar com esta merda até ao fim. Este já o terceiro ano seguido de merda, ok ganhámos 2 campeonatos com mérito mas porque nos deixaram, de resto um futebol inconsequente e muito fraco. Trez anos seguidos é muito para quem gosta de ver bom futebol e ama o FCP, muito triste. O pior é que só o treinador não vê os erros constantes e consecutivos e continua com um sistema de jogo que só serve para o paços e não para um clube como o FCP. Vai ser preciso levarmos uma goleada de uma equipazeca qualquer para a direcção tomar uma atitude. Esta terça jogamos para CL, prevejo o pior e depois vamos a Coimbra uma equipa que tem mais atitude e vontade que o FCP portanto o mais certo é perdermos mais pontos mas não faz mal só quando perdermos tudo é que vão querer emendar algo se é que o vão fazer, mau demais para ser verdade...

    ResponderEliminar
  8. OFICIAL - PAULO FONSECA (ainda) NÃO TEM CAPACIDADE PARA TREINAR O FC PORTO

    Não fui, não sou, e espero nunca ser fanfarrão nas vitórias bem como depressivo nas derrotas.
    Nunca fui (Quinito, Ivic ou Octávio não foram excepção) de pedir "a cabeça" de nenhum treinador.
    Não sei se mudar de treinador é solução...acho que nunca é, a não ser que se dê de borla a época em curso e se comece a preparar a época seguinte.

    Agora, o que assisti ontem no Dragão, foi ao erro mais PRIMÁRIO, ao erro mais BÁSICO, ao erro mais INACREDITÁVEL que alguma vez vi um treinador cometer.
    Discutir se devia jogar A ou B, se o esquema correcto é o Y ou o Z, se a substituição X é bem ou mal feita, é discutir o subjectivo e que pode ter mil e uma leituras distintas.
    Mas ontem assistimos a um erro de base de um treinador, de clara técnica de treinador, de clara falta de domínio daquilo que um treinador tem que fazer...passo a explicar ou recordar: quando um jogo se desenrola com um golo de diferença, significa que esse jogo está em aberto, logo, pode haver necessidade de reagir a qualquer momento, especialmente se for sofrido algum golo. Significa isto portanto que, qualquer treinador minimamente consciente (aprende-se nos níveis mais básicos do curso de treinador), tem que ter a aquecer jogadores que possam entrar a qualquer momento para fazer face ao desenrolar do resultado. Tal se torna mais importante que aconteça, se o jogo estiver nos últimos 30 minutos, pelo curto tempo que pode existir para reagir, bem como pelo facto de os jogadores estarem sentados no banco há muito tempo sem qualquer exercício.
    Ora, Paulo Fonseca só tinha Defour a aquecer e quando sofreu o golo, mandou Ricardo dar duas corridas e entrar.....INACREDITÁVEL!! Ainda por cima, num dia de tremendo frio, pelo que só quem nunca andou lá dentro ou não percebe nada disto, é que pode achar que um qualquer jogador (chame-se ele Ricardo ou Ronaldo) pode estar sentado 80 minutos, dar duas corridas, ser chamado, ouvir indicações, entrar aos 86 minutos, e fazer o que quer que seja.
    Meus amigos, isto sim são erros básicos de um treinador, e que denotam a sua total falta de preparação para orientar a nossa equipa.
    O treinador de um clube de top mundial como o FC Porto, não foi capaz de estar preparado para todas as incidências do jogo...ele nem tinha que antever, só tinha que fazer o que qualquer treinador do distrital seria capaz de fazer.

    Alguém que lhe ensine e lhe explique algo tão básico como isto!

    ResponderEliminar
  9. Pois é Eduardo de Rio Tinto,
    ao meu lado na Bancada, vários portistas a seguir ao 1-0, diziam, cuidado, isto vai acabar mal...
    Entretanto, PF com aquela vivacidade dum caracol com Alzheimer, a tudo assistia...

    Estamos a evoluir, pois sim... rumo ao 3º lugar isso sim...

    Folhadela-Vila Real

    ResponderEliminar
  10. Concordo inteiramente com o comentário do Norte.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Quando o porto joga à PORTO a equipa que estiver a perder 1-0 reza para não mamar mais 3 ou 4....
    Nesta época o porto marca um e encosta à box até se deixar empatar ou perder...K ESTA MERDA CARAILHO!?!?

    O QUE SE PASSA?Temos tantos craques!

    Se está escrito nos pergaminhos do clube que o jogador à porto tem que ser um exemplo, um Homem com princípios.o que ?
    os craques não se entendem o que se passa?

    chicotada(s) no(s) culpado(s)!
    ELES ESTÃO CÁ PARA SERVIR O FCP!

    O porto é uma nação eu quero ver o PORTO e já não o vejo à 3 anos!

    ResponderEliminar
  12. É de desesperar...! Com "tiros no pé" não vamos lá! E, quiça, com este treinador também não... Se Vítor Pereira era mau, então este PF é péssimo! Um flop!

    ResponderEliminar
  13. Está bem Manda-se este treinador embora, e vem quem?
    Ainda me lembro do ano em que se resolveu mandar treinadores embora a meio da epoca. Eu não dou opiniões a eletrecistas, carpinteiros ou médicos sobre como fazerem o seu trabalho. Mas de futebol toda a gente percebe (ou pensa) e não se coíbe de dar palpites. Não se querem enervar, vão ao cinema. Apanham menos frio.

    ResponderEliminar
  14. PF. por favor comesse a treinar como deve de ser estes jogadores. as oportunidades e tempo começam a escassear.... Se é sob pressão que que quer trabalhar . Está no momento certo de o fazer.

    ResponderEliminar