30 outubro, 2013

ENTREVISTA: Dragões de Vila Verde (Braga)

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Em finais do mês de Outubro, trago-vos mais uma pequena entrevista em exclusivo para este espaço de tertúlia azul-e-branca. Desta feita, junto dos Dragões de Vila Verde, vila portuguesa pertencente ao distrito de Braga.

Feito o contacto e concretizada a tão pretendida entrevista, não posso deixar de agradecer a extrema simpatia e disponibilidade demonstrada pelo Sr. Augusto Faria, Presidente da Direcção, aproveitando para desejar os votos dos maiores sucessos para esta (mais uma) Casa do (nosso) FCPorto.

Vamos lá então a essa prometida entrevista...



DRAGÕES DE VILA VERDE
Delegação nr. 23 do FC Porto


1 – Queira fazer uma breve apresentação dos Órgãos Sociais?

R: Os Órgãos Sociais de “Os Dragões de Vila Verde” são: A Assembleia Geral, que é presidida pelo Dr. Alberto Nídio Silva, o Conselho Fiscal, por José Manuel da Silva, e a Direção, por Augusto Faria.

2 – Como e quando surgiu o espaço azul e branco da Casa?

R: A Casa do F.C. do Porto, denominada “Dragões de Vila Verde”, Delegação nº 23, foi fundada em 25/06/1994, e cuja iniciativa partiu de um conjunto de portistas, liderado por Augusto Faria, que se reuniram num jantar e contou com a presença dos ex-jogadores Bi-Bota de Ouro Fernando Gomes e Lima Pereira, sendo a primeira sede Inaugurada em 18/02/1995, com a presença do Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, e mais alguns dirigentes do Clube. A Escritura Pública, realizada no Edifício dos Paços do Concelho em 3/12/94, com a presença dos dirigentes do FCP, Drª Luisa Teles, Álvaro Pinto, e Alípio Jorge, e dos ex-jogadores, Fernando Gomes, Lima Pereira e Armando-

3 – Como tem sido o desenvolvimento durante o tempo de existência e quantos associados têm?

R: A Delegação já mudou 3 vezes de espaço/sede, face ao grande desenvolvimento que a Delegação teve, e a mesma já chegou a ter cerca de 800 associados, mais que o clube da terra o Vilaverdense F. C, e no momento com a quotização em dia cerca de 350 associados.

4 – Quais foram os pontos mais altos ou mais marcantes da Casa?

R: Os pontos mais altos ocorreram, com a inauguração da primeira sede com a presença do Nosso Presidente Pinto da Costa, e a mudança para as atuais instalações, sita na Rua do Município, nº 153 R/C, que contou também com a presença do Nosso Presidente para a sua abertura oficial.

5 – Quais os apoios e iniciativas que a Casa pode oferecer aos adeptos do nosso clube?

R: Convívio entre a família portista; participação dos associados nas diversas atividades organizadas pela Casa; inscrição de novos associados para a Casa e F.C. do Porto; aquisição de bilhetes e assegurar transportes para os jogos do Nosso Clube; e manter em funcionamento diariamente o espaço/sede, para convívio e diverso tipo de jogos.

6 – Existem casas de outros clubes na vossa região? Se sim qual o tipo de relação que mantêm?

R: Apenas existe uma casa do nosso principal rival, e o relacionamento é institucional e de respeito mútuo.

7 – Têm alguma história curiosa que queiram relatar, relacionada com a vossa região e a vossa Casa?

R: Vila Verde é um concelho essencialmente rural, e por falta de iniciativas quer do poder local e das associações locais, o 25 de Abril, não se comemorava nesta terra, então, a Casa do F.C. do Porto – Os Dragões de Vila Verde, no ano de 1998, resolveu levar a efeito as comemorações dessa data histórica. As Comemorações foram realizadas com todas as despesas inerentes à sua organização por conta da Casa, e a qual contou com lançamento de fogo, hastear das bandeiras um verde de honra nas nossas instalações no período da manhã. A tarde foi totalmente preenchida com uma Prova Internacional de Trial Moto, com cerca de meia centenas de atletas, portugueses, espanhóis e franceses, e á qual assistiram à prova mais de 3.000 espectadores. A noite foi para assistir á atuação do Conjunto Musical Zé Zé Fernandes e um Desfile de Moda, em passadeira azul. A partir deste ano a efeméride passou a ser comemorada em Vila Verde, e em muitas freguesias do concelho.

O CLUBE:

8 – Paulo Fonseca, que comentário sobre o treinador?

R: É um treinador jovem com larga margem de progressão, e que com o tempo ultrapassará os obstáculos, que lhe estão a surgir nesta curta experiência de treinar o clube mais mediático de Portugal e um dos melhores do mundo, os nossos adeptos têm de ser mais pacientes e confiar no seu trabalho, na certeza de que será mais um treinador campeão, feito á imagem do F.C. do Porto.

9 – Que pensa dos novos jogadores que chegaram este ano ao clube?

R: São jovens promissores com larga margem para progredir, e que vieram colmatar muitas lacunas no nosso plantel que ficou mais completo, são jovens que se têm de adaptar a uma nova realidade, assim como o treinador, mas penso que na segunda volta, esta equipa vai imensas alegrias aos nossos adeptos.

10 – O que pensa sobre as modalidades ditas amadoras?

R: A aposta nas modalidades, não poderia ser melhor, com as diversas conquistas obtidas, que muito têm vindo a enriquecer o nosso Museu, faltando aqui, o regresso do basquetebol ao domínio nacional, e porque não, uma nova aposta no ciclismo, modalidade que vai ao encontro de muitos portistas, que se encontra impedidos de visitarem o Dragão, por motivos óbvios.

11 – Estão reunidas todas as condições para a renovação do título nacional?

R: Claro que sim, caminhamos na frente, e penso como atrás refiro, a nossa equipa vai acabar por ser mais consistente, e vai melhorar o seu futebol, e por conseguinte, reunirá todas as condições para a conquista de mais um Campeonato Nacional.

12 – Entusiasmados com a abertura do museu?

R: O Museu, é mais uma conquista do Nosso Clube, aqui se fará História, e a História ninguém a consegue apagar, serão ali guardadas as nossas emocionantes recordações, as nossa conquistas e tudo e todos os que contribuíram para que o F. C. do Porto, seja hoje a marca, com mais prestígio de Portugal, Ele trará uma nova imagem á cidade do Porto, até mesmo á região nortenha, e que será uma visita obrigatória a quem nos visita.

CONCLUSÃO:

Já conhecia o Blog BiBó PortO, Carago!! ?, Qual a sua opinião?

R: Sim já conhecíamos, e é fundamental na divulgação e aproximação de todos os portistas espalhados pelo mundo, aqui a família portista, poderá estar sempre dentro de tudo o que ocorre na vida do Nosso Clube, um bem haja, pela iniciativa.

Mensagem aos leitores do Blog BiBó PoRtO, carago!!

Tanto o futebol, como as outras modalidades, são uma base fortíssima do sucesso azul e branco, mas reside nos seus adeptos que constituem uma energia incalculável para esses êxitos, e que o Nosso Clube deverá cuidar sempre de centralizar em benefício dos seus sonhos.



CONTACTOS E INFORMAÇÕES ÚTEIS

morada [sede social]: Casa do F. C. do Porto – “Os Dragões de Vila Verde”, Rua do Município, nº 153 – R/C 4730 – 749 - VILA VERDE.
contactos telefónicos: Presidente: Augusto Faria, tlm. 914559569 tlf. 253311835 email: tutafaria@sapo.pt.

funcionamento da sede: todos os dias das 20H30 às 24h00, (exceto dia de jogos).

como se podem inscrever novos associados da casa do FC Porto e os seus custos: basta preencher ficha própria, uma fotografia (será devolvida) e a quota anual de 15,00€, para adultos, e 7,50€ para menores.

e-mail: dragões.vilaverde@sapo.pt
site na internet: -.
página no facebook: dragoes.vilaverde@sapo.pt e Grupo "dragões.vilaverde" OU tutafaria@sapo.pt e Grupo "Casa do FCPorto Vila Verde"

0 comentários:

Enviar um comentário