20 outubro, 2013

Um treino para russo ver

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

FC Porto-Trofense, 1-0

Taça de Portugal 2013/2014, 3.ª eliminatória
19 de Outubro de 2013
Estádio do Dragão


Árbitro: Manuel Oliveira (Porto).
Assistentes: Filipe Ramalho e Luís Cabral.

FC PORTO: Fabiano; Vitor Garcia, Maicon (cap.), Reyes e Danilo; Fernando, Carlos Eduardo e Quintero; Ricardo, Varela e Ghilas.
Substituições: Danilo por Alex Sandro (46m), Varela por Kelvin (61m) e Quintero por Defour (71m).
Não utilizados: Bolat, Mangala, Lucho e Jackson Martínez.
Treinador: Paulo Fonseca.

TROFENSE: Conrado; Tiago Mesquita, Luiz Alberto, Dennis e Zouain; Tiago (cap.), Hélder Sousa e Marcelo; Jairo Padilla, Preciado e Jhoan Viafara.
Substituições: Jairo Padilla por Mateus Fonseca (64m), Preciado por Rateira (81m) e Jhoan Viafara por Rua (88m).
Não utilizados: Diogo Freire, Márcio, André Viana e Neves.
Treinador: Porfírio Amorim.

Ao intervalo: 1-0.
Marcadores: Varela (25m).
Disciplina: Cartão amarelo a Maicon (74m), Zouain (74m), Tiago (76m), Hélder Sousa (77m).

O FC Porto fez a estreia na taça de Portugal com uma equipa de escalão inferior. Apresentou um onze completamente diferente do habitual e o rendimento da equipa ressentiu-se, naturalmente, em campo. A equipa dominou os 90 minutos perante um adversário que apenas fez corpo presente.

O FC Porto não jogou bem. Houve alguns bons apontamentos, uma ou outra jogada bem delineada mas fora isso o jogo não passou de um treino para boa parte dos jogadores poderem desenferrujar as pernas e para gerir o plantel em função do jogo da próxima 3ª feira com o Zenit no Dragão a contar para a 3ª Jornada da champions league.

O jogo teve poucas oportunidades de golo. Foi um jogo praticamente sem história, com um bonito golo de Varela apontado aos 25 minutos com o pé esquerdo num remate muito bem colocado à entrada da área. De resto, muito controlo de bola, muita circulação da mesma para trás e para o lado. Jogou-se a duas velocidades: devagar e devagarinho.

Notas positivas para a boa atitude de alguns jogadores menos utilizados:

- Victor Garcia a lateral direito deu boa conta do recado sem ter deslumbrado mas não acusou a responsabilidade na primeira vez em que foi chamado à equipa principal;

- Danilo parece atacar melhor pelo lado esquerdo do que pelo lado contrário. Além disso, é pela ala esquerda que se sente mais à vontade para ensaiar o seu bom remate;

- Reyes subiu mais uns degraus no processo de integração/adaptação;

- Fernando continua a ser o grande pulmão da equipa e a mostrar que varre o meio campo sozinho (ouviu Mister Paulo Fonseca?). Que jogada individual sensacional que fez depois de 93 minutos em jogo! Merecia o golo;

- Ricardo, o melhor em campo!!! Fez o corredor direito todo. Atacou muito, ensaiou muitas jogadas individuais, teve bons apontamentos ofensivos mas também defensivamente apoiou Victor Garcia embora não houvesse nada complicado para resolver. Teve ainda ensejo para jogar sobre a ala esquerda. Rubricou uma boa exibição e promete;

- Ghilas teve acima de tudo atitude, empenho e vontade de mostrar serviço. É de facto um ponta de lança, uma opção válida para o ataque e uma verdadeira alternativa a Jackson Martínez. Revelou-se um jogador bastante possante, batalhador e oportuno. Teve uma excelente oportunidade para marcar ainda na primeira parte mas a falta de sorte não permitiu que se estreasse com um golo.

O FC Porto regressa às competições já na 3ª feira frente ao Zenit, num jogo que pode definir muito o futuro da equipa na prova máxima da UEFA para depois receber também em casa o actual 2º classificado da liga portuguesa no próximo fim-de-semana. Uma semana muito importante para a equipa azul e branca.



DECLARAÇÕES

PAULO FONSECA

Paulo Fonseca sublinhou a satisfação com a resposta dos jogadores no triunfo sobre o Trofense (1-0), em jogo a contar para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. A vitória pela margem mínima, afirma, aconteceu mais por mérito do Trofense do que por demérito do FC Porto.

"Utilizámos vários jogadores que ainda não tinham sido titulares e fiquei plenamente satisfeito com a resposta que a equipa deu. Fizemos um jogo determinado, seguro e tivemos bons momentos de futebol. Vencemos de forma justa e natural", começou por afirmar Paulo Fonseca, que guardou elogios para o opositor.

"Somos sempre exigentes e queremos sempre mais, mas nunca jogamos sozinhos. O Trofense bateu-se bem e criou-nos muitas dificuldades pois jogou com as linhas muito baixas. Sentimos problemas para entrar no último terço do terreno. Fizemos tudo para vencer por outros números, mas há que dar mérito ao Trofense que, volto a dizer, se bateu muito bem", concluiu o treinador dos tricampeões nacionais.



RESUMO DO JOGO

1 comentário: