18 outubro, 2013

Enquanto isso, no Dragãozinho

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


1. No Sábado fui ao andebol. Fui ver a minha equipa, cheia de entusiasmo e sem qualquer pressão, defrontar aquela que me dizem ser a melhor equipa do mundo. Não sabia. Confesso que, a nível de modalidades, e em particular de andebol, só quero ver o Porto ganhar. Não acompanho nem conheço mais nenhum campeonato, equipa ou jogador. Mas mesmo para mim, na minha infinita ignorância, o jogo de Sábado foi espectacular. Primeiro, porque via e sentia a alegria dos jogadores por viverem aquele momento único, por que tanto lutaram. E o mesmo posso dizer dos adeptos mais dedicados e interessados na modalidade. E segundo, porque de facto a Liga dos Campeões é outro nível. Tenho a certeza que, seja qual for o resultado final desta nossa primeira aventura entre os gigantes, a experiência será incrivelmente enriquecedora para os jogadores e permitir-lhes-á crescer individualmente e enquanto equipa. Que esta seja a primeira de muitas épocas na Liga dos Campeões, que os jogadores merecem… e nós também :)

2. No Domingo fui ao basquetebol. Depois do rude golpe que foi a suspensão da equipa sénior em Julho de 2012, se me perguntassem onde previa que estaríamos dali a pouco mais de um ano, não saberia responder. Só sabia que confiava no Moncho López e que, se ele ficasse, talvez houvesse futuro.

Moncho ficou, e o futuro vai-se desenhando, com muita dedicação e vontade, a cada jogo e a cada treino. Depois de uma época muito positiva, foi óptimo assistir à nossa estreia na Proliga, num pavilhão até razoavelmente composto (para as circunstâncias), naquele que foi o primeiro passo de mais uma época de crescimento sustentado e responsável. Davam-nos como acabados, nós próprios chegámos a temê-lo, mas a história continua - 89 anos and counting. Passo a passo retornaremos ao nosso lugar.

3. Por falar em basquetebol, não posso deixar de mencionar o “incidente” com o Nuno Marçal no estádio do clube do regime. Só mesmo mencionar. Não vale sequer a pena adjectivar o comportamento desses indivíduos, que não é nada de novo para aquelas bandas, nem o silêncio dos responsáveis da modalidade, nem o desdém com que a comunicação social abordou o assunto. Nunca o presidente desse clubezinho disse algo tão acertado como quando afirmou que há uma justiça no Norte e outra no Sul. Sabendo isso, nada espero daqui. Votos de força para o Marçal, um campeão de tal fibra e dignidade que é natural que não desperte nessa gente senão raiva e inveja.

4. E num post incidentalmente dedicado por inteiro às modalidades (não estou numa de roubar o lugar ao Lucho, mas isto semana de selecção é como se não existisse, e para a Taça conto que saibamos cumprir a nossa obrigação), a última palavra é para o hóquei, que disputa a Supertaça este Sábado, em Coimbra, contra a Oliveirense. Vamos lá a mais uma época de ouro, campeões!


3 comentários:

  1. As modalidades merecem muitos mais posts como este. Parabéns Enid.

    Somos Porto!

    ResponderEliminar
  2. Leio as vossas "postas" e só me ocorre: "Que pena morar a mais de 300 kms do Porto!"
    Resta-me poder ir ao Dragão 1 ou 2 vezes por ano e acompanhar o nosso FCP "in loco" nos jogos a Sul.
    Grande abraço e obrigado por nos manterem informados da vida do nosso FCP para além do futebol.
    DMST

    ResponderEliminar
  3. Aviso desde ja que este comentario seguira anonomo porque a situacao é grave e tenho de ter algum cuidado... a grande razao para admirarmos ainda mais a rapaziada das modalidades, prende-se com o facto de, frequentemente terem 4, 5 meses de salariis em atraso. Posso garantir que o andebol, em outubro, tem um mes pago. Isto, para alem de recorrente (recordar o hoquei ha 2 epocas atras) é vergonhoso e inadmissível num clube como o Porto. Jogadores que honram a nossa camisola bem melhor, com mais afinco e sacrifícios do que algumas donzelas da bola no pé. A situacao está aí, e só nao sai para fora porque a malta tem receio... temos jogadores jovens, a viver longe de casa, muitas vezes sem dinheiro para comer ou para gasolina. Ja para nao falar dos funcionarios da seguranca e bilheteiras, alguns dos quais sem receber desde Junho. O nosso FCP esta entregue a corjas de indivíduos e de empresas que tudo fazem para sugar o dinheiro todo que podem. Sabiam que as modalidades, até ao ano transacto, tinham de pagar o aluguer do caixa?? Que é isto?? Uma equipa penta campeã com 6 meses de salários em atraso? Como portista, e conhecendo de perto muitos destes "herois", sinto-me ultrajado.
    Perdoem o desabafo...

    Cumprimentos portistas

    ResponderEliminar