19 outubro, 2013

Dragões a todo o vapor

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Na sequência do que tenho referido nos últimos textos, posso, finalmente, afirmar que estamos a todo o vapor em todas as modalidades.

No futebol, continuamos na liderança. Continua a exigência completamente descabida e sobre isso não vou falar. Os recentes textos do MM (AQUI e AQUI), do Norte (AQUI) ou do Antas (AQUI) falam por mim.

No basquetebol, após a derrota na final do Torneio António Pratas com o Eléctrico, a estreia na Proliga foi muito positiva. É um prazer ver a alegria com que os pupilos de Moncho Lopez (e João Tiago) envergam a camisola do Futebol Clube do Porto. Sim, para mim é Futebol Clube do Porto. Este fim-de-semana, voltamos a defrontar o adversário que nos derrotou na final do já referido torneio, desta vez em terreno adversário, pelo que todo o cuidado é pouco.

Esclareça-se que este torneio António Pratas tem uma edição para a Proliga e outra para a Liga. No final do torneio respeitante à Liga, repetiu-se mais um episódio lamentável do desporto português. Os mesmos que já mataram adeptos adversários, os mesmos que têm um histórico único em Portugal em agressões a árbitros, atletas ou adeptos adversários, voltaram a fazer das suas e agrediram Nuno Marçal em pleno restaurante do clube organizador. Nada de novo. Culpados? Como referiu (e bem!) a ENID no seu texto desta semana, quem diz que “Há uma justiça a Norte e outra a sul” tem toda a razão. Da Federação, nem uma palavra. Mais uma vez, nada de novo. Ninguém viu, ninguém sabe. Siga...

No andebol, não há palavras para a entrega dos atletas nestes jogos recentes. Ver o flash interview de Ljubomir Obradovic (AQUI, aos 1:35:00) é um exercício que todos os Portistas deviam fazer. Estivesse esta equipa completa e a história podia ser outra. Vamos com o que temos e o que temos é muito bom. Como tal, apesar de mais um adversário poderosíssimo que vamos ter pela frente no Domingo (14h no Dragão Caixa), tenho esperança de assistir à 1ª vitória do Futebol Clube do Porto nesta competição. A qualidade técnica, aliada à raça e à garra dos nossos jogadores (e adeptos) vão fazer-nos sorrir. Tenho este pressentimento!

Finalmente, começa a época de hóquei em patins. O plantel é o mesmo e as ambições também. Supertaça, Campeonato, Liga Europeia e Taça. Não tenho dúvida que temos equipa para atacar todas as frentes. É pena que o jogo da Supertaça seja às 18h (uma hora antes do futebol), o que vai afastar do pavilhão muitos Portistas. É, também, uma pena que a entidade organizadora anuncie que a Oliveirense participa na mesma na condição de vencedora da Taça de Portugal. Andei enganadinho até agora, pois pensava que tínhamos ganho a final da Taça de Portugal por 5-3!

Para o fim, não só pelo desprezo que merece mas também por antes ainda haver um jogo para a Taça de Portugal e outro para a UEFA Champions League, faço uma referência ao presidente do 5por7ing. Em Portugal, não é preciso ser muito inteligente para saber que, para se ter tempo de antena e cair nas boas graças de meio mundo, basta fazer uma coisa: afrontar o Futebol Clube do Porto e, essencialmente, Jorge Nuno Pinto da Costa. Desta vez, numa das 20 entrevistas diárias que o presidente do referido clube dá, atacou o Presidente do Futebol Clube do Porto pela sua idade. Ora, estes comentários merecem uma referência no meu texto mas, acima de tudo, desprezo. Desprezo esse que Adelino Caldeira lhe deu num jogo de andebol. Como já me disse o meu amigo João Ribas, o tempo veio mesmo dar razão ao administrador da FC Porto, SAD. Fica aqui esta pequena nota, sabendo que, como já referi, antes deste jogo ainda há dois jogos para ganhar, Taça de Portugal e Champions. Por falar em Champions, quero mostrar o meu desportivismo e dar os parabéns ao 5por7ing por estar quase a completar 5 anos sem derrotas nessa competição. As últimas três derrotas na prova de clubes mais importante do mundo aconteceram em 2008 e início de 2009 (2-5, 0-5 e 7-1). Uma vez mais, parabéns!

Um grande abraço a todos.

Bambora Fê Cê Pê!

Luís Marques

0 comentários:

Enviar um comentário