01 setembro, 2013

Expetativas

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Escrevo estas linhas horas antes do derby entre os dois clubes que há mais de 30 anos torcem o pescoço ao olhar para cima, onde se encontra o líder incontestável do futebol português: o grande FC Porto!

Compreendi perfeitamente o discurso de Paulo Fonseca em desvalorizar o derby, na medida em que ele como treinador do FC Porto tem de se concentrar única e exclusivamente na sua equipa, nos seus jogadores e nos jogos em que o FC Porto participa, sendo já matéria suficiente para o técnico português se preocupar. Ainda assim é óbvio que no plano teórico esta jornada constituiria (e perceberão porque emprego este tempo verbal!) uma importante oportunidade do FC Porto cavar um bom fosso pontual para o seu mais direto rival. Uma deslocação a Paços de Ferreira, que na realidade não o é porque o jogo será em campo neutro, antes da paragem do campeonato é daquele tipo de jogos fundamentais em que o FC Porto não costuma falhar. Acredito portanto que não vamos deixar fugir a oportunidade de amealhar 9 pontos nas 3 primeiras jornadas, tendo vantagem sobre o nosso rival direto de pelo menos 3 pontos.

A parte desta “interessante” história em que eu não acredito tanto é na perda de pontos dos encornados. Mesmo em brasas, ainda rescaldados de tantas derrotas ao minuto 92, e mesmo depois de mais uma derrota nos barreiros logo à 1ª jornada não acredito muito que o sportem consiga bater o pé aos seus vizinhos da 2ª circular. Alguns patetas dizem que o sportem ao longo destes últimos anos tem sido um aliado do FC Porto. Em campo vê-se exatamente o contrário, o FC Porto tem tido ao longo dos anos imensas dificuldades em jogar em alvalade (geralmente encontra sempre um autocarro verde de 2 andares), enquanto a “agremiação do minuto 92” quase sempre passeia pelo relvado de alvalade. Curioso é verificar que o “mastigador” tem sempre dificuldades com equipas mais fortes como o FC Porto (o seu grande trama!) ou o Braga com quem tem perdido vários jogos ao longo dos últimos anos, e curiosamente frente aos rapazes de alvalade ganha com relativa facilidade e por números geralmente bem compostos.

Como eu gostava de estar enganado, como eu gostava de dizer: “afinal enganei-me e a agremiação de alvalade lá tirou uns pontos à agremiação da luz”. Porque nesse caso o FC Porto teria uma excelente oportunidade de aumentar a vantagem para 4 ou 6 pontos. Mas é como vos digo, o mais provável é que o FC Porto no domingo apenas tenha oportunidade em se recolocar na liderança com 3 pontos mais… E já é uma belíssima vantagem decorridas que estão apenas 3 jornadas. É para ganhar ao Paços de Ferreira sem espinhas!

A pouco menos de 48 horas do fecho do mercado, parece que o FC Porto lá tem resistido ao assédio dos tubarões europeus em querer “roubar-lhe” algumas das suas jóias da coroa. Paralelamente parece que está próxima a resolução do caso Atsu e que afinal Kelvin e Iturbe irão continuar no plantel. E refiro especificamente estes dois jogadores porque considero que poderão vir a ser jogadores muito importantes lá mais para a frente do campeonato. Por agora e tendo em conta o provável desfecho do mercado de transferências, com o atual plantel e treinador, as minhas expetativas resumem-se do seguinte modo:

1) Espero que TODOS os jogadores percebam a importância desta época para o clube. A importância de consolidar a hegemonia interna e ir mais além na Europa.

2) Espero que passado o reboliço do mercado de transferências, dos milhões de €, de libras ou de rublos, e feitas as renovações, os prémios de assinaturas e demais artefactos monetários estranhos ao adepto que apenas se limita a amar o clube (sem dele pedir nada em troca, apenas vitórias e glória!), TODOS estejam ao seu melhor nível em TODAS as competições, principalmente naqueles jogos em que é imperativo não falhar. Os jogadores não podem exigir do clube tudo e mais alguma coisa e depois em campo não retribuir. Aviso desde já que em relação a Jackson Martinez a minha margem de tolerância acabou, vou exigir-lhe o mesmo numero de golos quanto o dinheiro que ele eventualmente exigirá na renovação. Tem de ser essa a relação, “queres mais dinheiro?!?! Então marca o dobro dos golos!”.

3) Espero que o Dragão tenha melhores assistências que o ano transato. Já não há o futebol enfadonho do mal-amado VP, não há por isso razões para muitos dos adeptos que antes não iam continuarem a não ir. Vão ao estádio, apoiem a equipa, transformem o Dragão num pesadelo ainda maior para os adversários. E tenham a noção de que não há no mundo inteiro nenhum clube que tenha o sucesso contínuo do FC Porto nestes últimos anos. Retribuam um pouco de toda essa alegria que o clube já vos proporcionou.

4) Espero que PF tenha as melhores condições para desempenhar o seu trabalho. Sem assobios, sem impropérios, sem páginas no facebook a perguntar quantos minutos faltam para ser despedido. E espero sobretudo que ao primeiro percalço não apareça uma multidão de gente a pedir a sua cabeça e afinal concluir que este só serve para treinar o Paços de Ferreira. E não, isto nada tem a ver com nenhuma falta de sentido crítico, que deve haver sempre neste clube e com estes adeptos. Espero apenas que não se repita o inferno que foram os últimos 2 anos, em que os Portistas, com duas festas de campeões nacionais pelo meio, discutiram mais a qualidade do treinador do que qualquer outra coisa.

E agora, repito, já só penso é em ganhar ao Paços!

2 comentários:

  1. Felizmente estava enganado e os vermelhos lá perderam pontos em alvalade…

    OK que ainda estamos na 3ª jornada, ainda faltam 27 para o fim do campeonato e muita coisa pode acontecer, mas vencer hoje em Felgueiras, e de forma clara, é fundamental no que ao caminho do TETRA diz respeito. 5 pontos de vantagem sobre eles à 3ª jornada é um pecúlio demasiado bom para o deixarmos fugir.

    Logo em Felgueiras temos de estar a 200% focados na vitória. E o caminho mais fácil para a conseguir será entrar com toda a força, sem desconcentrações, nem facilitismos ou excessos de confiança. Rumo ao TETRA!

    ResponderEliminar
  2. Se ganharmos ao Paços, como se espera, pode ser uma época há Villas boas!...Ao contrário do fifica, não costumamos desperdiçar vantagem pontual!

    http://somosdragoesinvictos.blogspot.pt/2013/09/elogios.html

    ResponderEliminar