03 setembro, 2013

As lágrimas agora foram de alegria!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Com as minhas férias a terminarem só daqui por uns dias, volto já hoje ao blog para vos apresentar um resumo da brilhante conquista deste fim de semana da nossa equipa de andebol, que finalmente conseguiu fazer história, apurando-se para a fase de grupos da liga dos campeões.

Depois da Enid vos ter trazido, com o brilhantismo habitual, a antevisão desta jornada e o resumo da supertaça de Viseu (derrota no prolongamento por 32-33), vamos então ao que se passou no Dragão Caixa, nesta qualificação histórica do andebol do FC Porto...



ANDEBOL

Tivemos ANDEBOL de alto nível nos dois dias, sendo que apenas consegui marcar presença no jogo de domingo, pois no sábado ainda estava pelo Algarve.

Na meia final de sábado, o FC Porto conseguiu na segunda parte que o marcador disparasse para os 23-18 (ao intervalo 13-13), mas mesmo nessas circunstâncias, os Noruegueses do Elverum conseguiram assustar e chegar a apenas um golo aos 26-25, perto do fim. A dois minutos do fim, o golo de Wilson nos 29-27 acabou por ser determinante, pois o adversário apenas conseguiu marcar mais um (resultado final foi 29-28 para o FCP).

Vitória justa do FC Porto perante 1460 espectadores, com Gilberto Duarte e Wilson Davyes a apontarem 6 golos cada. Com 4, ficaram Tiago Rocha, Ricardo Moreira e J.Ferraz, com 2 Pedro Spínola e D.Davis, surgindo M.Shubert com 1.

Na final de domingo, mais um grande jogo com o FC Porto, a fazer um brilhante final de 1ª parte com 12-9 a nosso favor. No reatamento, os Romenos do Constanta, que nos últimos 7 anos, estiveram 6 vezes na fase de grupos da champions (!), equilibraram e a partir dos 15-15, foi um sofrimento interminável para quem estava lá como eu, ou para quem seguia pelo Porto Canal.

Aos 19-19, o Constanta com mais 1 jogador em campo e com menos de 1 minuto para jogar, tem a hipótese de vencer, mas Sallina recupera a bola que depois Ferraz quase faz explodir de emoção o Dragão Caixa, mas a bola dramaticamente bate no poste. Há prolongamento e muito suor no Dragão Caixa, pelo calor e pela emoção de um jogo inesquecível.

No prolongamento, Spínola esteve inspiradissimo e o FC Porto passa de 19-19 para 23-19. Os Romenos, na 2ª parte do tempo extra, já sabiam que estavam fora. A festa tomou conta de todos (1704 espectadores) e o FC Porto acabou por triunfar por 26-22. Finalmente fez-se história e à 5ª foi mesmo de vez! Destaque para os 9 golos de Spínola, 6 de Gilberto, 3 de Tiago Rocha, 2 de Shubert, R.Moreira e J.Ferraz, e 1 de David Davis e de Belmiro Alves.

Foi o 80º jogo oficial consecutivo dos Dragões em casa, sem registo de qualquer derrota (75 vitórias e 5 empates)!!! O Sonho está finalmente concretizado e este grupo, sabiamente dirigido por Obradovic, já merecia estar entre os melhores. As lágrimas que deixei cair em 2010, repetiram-se ontem, mas desta feita, foram lágrimas de alegria! O orgulho, esse, foi o mesmo tanto em 2010 como agora. Estes guerreiros merecem a nossa eterna admiração!

Dia 22 começa o sonho em Copenhaga!

Antes, já este sábado, dia 7, começa o campeonato com um Porto-Avanca às 18h no Dragão Caixa.

2 comentários:

  1. O sonho concretizou-se e as lágrimas brotaram!

    É e será sempre assim.
    VIVA O NOSSO AMADO PORTO!

    Abraço AZUL FORTE.

    ResponderEliminar
  2. Agora, vivo de longe, as grandes vitórias do nosso Porto. Desta vez, colado à Porto Canal, emocionei-me até ao puro deleite com os dois jogos do pentacampeão.
    Dessa emoção dei conta aos meus familiares nos USA,todos portistas, através do facebook.
    A propósito (a título de apresentação) tenho 9 filhos todos portistas e dos 14 netos todos que já tem entendimento seguem as pisadas dos pais e do avô. Saudações desportivas. Viva o nosso F.C.Porto!

    ResponderEliminar