29 setembro, 2013

120 anos de história revividos numa noite

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

29/09/2013

A gala dos Dragões de Ouro 2013, que decorreu na noite de sábado, assumiu uma simbologia diferente da habitual. No dia em que o FC Porto celebrou o 120.º aniversário e inaugurou oficialmente o seu museu, a família portista reuniu-se no Dragão Caixa não só para homenagear os seus "heróis" mais recentes, mas sim todos os que fizeram grande este clube, desde 1893.

De forma naturalmente resumida, desfilou toda a história dos Dragões. Num evento de emoções fortes e portismo exacerbado, subiram inicialmente ao palco todos os campeões de 2012/13, arrancando da plateia a primeira grande ovação de uma noite repleta de cor, música (Inês Santos e Fernando Ribeiro, dos Moonspell, foram dois dos intérpretes), momentos hilariantes (como os protagonizados por Herman José e Luís Ismael, celebrizado pela trilogia "Balas e bolinhos") e a certeza de que o futuro está salvaguardado para continuar a ser ouro sobre azul.

No caminho para o momento alto da cerimónia, 16 Dragões de Ouro foram entregues a quem se destaca ou destacou de Dragão ao peito. João Moutinho, por exemplo, foi eleito Futebolista do Ano e não pôde estar presente, mas nem por isso deixou de enviar uma mensagem em vídeo deixando bem vincado o sangue azul que lhe corre nas veias.

Da mesma forma, André Villas-Boas, o último treinador do FC Porto a conquistar uma competição europeia, voltou a deixar a sua marca em mais uma gala, recordando os feitos de uma época ímpar e enaltecendo a excelência do trabalho de Jorge Nuno Pinto da Costa em mais de três décadas de presidência. Também Artur Jorge, campeão europeu em 1987, e Fernando Santos, o "engenheiro do penta", foram homenageados pelos seus êxitos no comando técnico do FC Porto.

Estava dado o mote para o Dragão maior da noite, o de Honra. Pinto da Costa explicou a razão para um sucesso sem igual: “Tenho os melhores dirigentes, os melhores treinadores, os melhores jogadores, os melhores funcionários e os melhores adeptos. Sou um presidente orgulhoso, não por aquilo que fiz, mas por tudo aquilo que todas estas pessoas me permitiram ser capaz de fazer”.

Com a voz embargada pela emoção, num dia em que concretizou mais um grande sonho como presidente do FC Porto, a inauguração do museu, Pinto da Costa deixou uma confissão e uma promessa: “Quero que este Dragão de Honra seja a primeira peça do museu após a sua inauguração. Será o Dragão de Honra de todos os portistas. Enquanto eu tiver forças e me quiserem aqui, continuarei a dar tudo pelo FC Porto”.

Importa ainda sublinhar que o Dragão de Ouro Recordação foi para uma figura incontornável da história do clube: António Nicolau de Almeida, o fundador e primeiro presidente do FC Porto. A gala terminou com o hino do FC Porto e com os "Parabéns" cantados em uníssono a 120 anos de uma história que se faz todos os dias.

Dragões de Ouro relativos à temporada 2012/2013
Atleta do Ano: Jackson Martínez
Futebolista do Ano: João Moutinho
Jovem Atleta do Ano: Kelvin
Treinador do Ano: Ljubomir Obradovic (Andebol)
Atleta de Alta Competição do Ano: Pedro Moreira (Hóquei em patins)
Atleta Amador do Ano: Paula Oliveira (Natação)
Atleta Revelação do Ano: João Ferreira (Bilhar)
Dirigente do Ano: Fernando Gomes
Funcionário do Ano: Hélder Gomes
Sócio/Adepto do Ano: Lourenço Pinto
Projecto do Ano: Porto Canal
Parceiro: Banco de Minas Gerais (BMG)
Casa do FC Porto Nacional: Setúbal
Casa do FC Porto Internacional: Paris (França)
Carreira: José Magalhães
Recordação: António Nicolau de Almeida
Dragão de Honra: Jorge Nuno Pinto da Costa

fonte: fcporto.pt

Galerias de fotos da gala dos Dragões de Ouro 2013:
site oficial do FC Porto;
Jornal de Noticias
jornal O Jogo

1 comentário:

  1. bonita a festa, sim senhor... que a cada ano que passa, se torna mais dantesca, mais extraordinária.

    no resto, a mesma pedra no sapato do costume, que a tb a cada ano que passa, se torna mais clarividente e óbvia... esta, cada vez mais, uma festa da elite, uma festa para os de ocasião e uma festa só para alguns (99%), não para todos!

    ResponderEliminar