22 agosto, 2013

Tempos de expectativa

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

1. Começou oficialmente a época futebolística 2013/14 e já temos as primeiras boas notícias: a 20ª Supertaça e uma difícil vitória em Setúbal, a que se juntou uma escorregadela do principal rival.

Ainda como pontos auspiciosos podemos notar que a nossa equipa parece focada e com vontade de continuar a ganhar e o nosso novo treinador Paulo Fonseca parece estar a fazer um início sólido e realista, tendo inclusive demonstrado “estrelinha” ao lançar Quintero para resolver em definitivo o problema Vitória de Setúbal.

Temos no entanto muito para evoluir e algumas desafinações ainda se fazem sentir, coisas perfeitamente naturais atendendo à fase embrionária em que nos encontramos. Neste momento é importante manter a concentração e vencer os 2 jogos que ai vem antes da primeira paragem do campeonato, que serão disputados contra duas equipas complicadas – Marítimo e Paços de Ferreira.

É tempo também de aguardar pacientemente pelo final do mercado, esperando para ver os eventuais ajustes que ainda possam ser feitos ao plantel. A partir daí teremos então os dados definitivamente lançados para esta temporada e poderemos ser mais precisos na definição de expectativas para esta nova época, cujos objectivos serão os de sempre: ganhar títulos a nível interno e lutar por ir o mais longe possível na Champions.

2. Como era de esperar o nosso principal rival continua traumatizado e a carpir mágoas, não conseguindo avançar o calendário, que para eles cristalizou em Maio passado.

Por muito que tenham tentado beber inspiração no exemplo do Bayern (derrotado em todas as finais em 2012, vencedor em 2013), a verdade é que os encarnados estão bem mais próximos do destino do Leverkusen 2002 ou do Sporting 2005, cujas épocas seguintes foram de ressaca e muito pouco produtivas.

O ciclo JJ, que mesmo pouco ganhador se constituiu como o desafio mais forte ao FC Porto em duas décadas, foi esticado para além do descalabro e começa a parecer que o seu desfecho será parecido com o de Peseiro no célebre Sporting do “quase”, despedido pouco depois do início da nova temporada. Para além desse enigma em torno da continuação de um técnico que foi categoricamente derrotado 3 épocas consecutivas, temos um autêntico circo montado na capital. Casos como os de Cardozo, Roberto, Pizzi e Fariña têm levado a uma crescente contestação e parecem um sinal de desnorte total no seio dos encarnados. Com o mal deles podemos nós bem obviamente, no entanto espero que estas situações não signifiquem o início do fim do ciclo do senhor de bigode, uma vez que o mesmo tem sido bastante proveitoso para os nossos objectivos.

A ver vamos o que sucede nas próximas semanas, há que aguardar pelas próximas jornadas e pelo fecho do mercado com as pré-anunciadas vendas para percebermos que rival teremos no caminho para o Tetra.

3. Braga e Sporting parecem mais sólidos e estáveis do que na temporada passada, capazes de serem mais regulares e somarem mais pontos que os averbados na última época.

Sendo certo que um percurso ao nível dos últimos por parte do FC Porto nos colocará longe destes 2 adversários, há que contar também com eles pelo menos nesta primeira fase do campeonato. O exemplo do Braga 2009/10 do Domingos é para ser recordado como um aviso do que pode suceder quando se deixa um adversário competente fugir e não podemos deixar de olhar com especial atenção para estas equipas, principalmente para o Braga liderado por uma “velha raposa” como o Jesualdo e com um calendário relativamente acessível nestas primeiras jornadas.

Quanto ao Sporting e embora pareça uma equipa com algumas fragilidades e recheada de elementos ainda inexperientes, há que ter em atenção que terão apenas 1 jogo por semana e em teoria serão superiores às restantes 12 equipas, daí que possam ir construindo um importante pecúlio e tornarem-se mais perigosos do que aparentemente parecem. Neste capítulo recordo-me sempre da época 1999/00, em que após um 4º lugar na temporada anterior anunciaram que não seriam candidatos ao título, mas aproveitando as “baldas” de um FC Porto focado na Champions, fustigado por lesões importantes e algo burguês pós Penta levou a que o título fugisse para os lados do Campo Grande (com alguma Paixão à mistura…).



Aguardemos portanto as cenas dos próximos capítulos...

Continuação de boa semana!

1 comentário:

  1. Sócio Proença em acção no Seixal... Uma boa operação de charme...

    Dêem uma vista de olhos:

    http://dragoesaoataque.blogspot.pt/2013/08/aulas-para-os-burros.html

    Saudações Portistas.

    Blog Dragões ao Ataque

    ResponderEliminar