23 agosto, 2013

Entrar com o pé direito

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


1. Finalmente já rola a redondinha, e agora é a valer. Depois da incontestável vitória em Aveiro, a primeira jornada ainda deu para assustar um bocadinho. Não estava à espera de um jogo tão tremido, e embora a vitória tenha sido justa - até porque o penalty e a expulsão, que naturalmente pesaram no resultado, foram justos - gostava de ter visto mais e melhor da nossa parte. Valha-nos que o penalty entrou. O trauma do Jackson quase nos custava o título na época passada, e se ele não o resolve que o resolva, como fez e bem, o treinador. É certo que o histórico recente da equipa nos penalties seria sempre um peso sobre os ombros de qualquer jogador que o fosse marcar, ainda por cima estando a perder e já na segunda parte, mas o Josué suportou-o com toda a classe, abrindo caminho para o triunfo quando as coisas podiam começar a complicar. E depois aquele golo do Quintero...

Lá acabámos por entrar com o pé direito, pelo menos em termos de resultado, o que é sempre importante. E o desaire do clube do regime no estádio onde festejou o (nosso) título até deu para entrar no campeonato a rir. Vê-los todos histéricos a pedir a cabeça do catedrático já é por si só entretenimento de qualidade, mas se fecharmos os olhos e recordarmos que há pouco mais de três meses festejavam com bazófia uma suposta época de sonho, este início de campeonato torna-se verdadeiramente delicioso. Como correrá o resto da época ninguém poderá afirmar, mas, independentemente do futuro, estes últimos meses, futebolisticamente falando, têm sido uma maravilha. E temos todas as condições para que esse sentimento se prolongue por toda a época, desde que sejamos competentes e responsáveis.

2. Gostava, genuinamente, de saber o que se passa com o Iturbe. Acho que fez o suficiente na pré-época para justificar uma aposta, e não pensei que fosse ser novamente colocado de parte este ano. É certo que não sei o que se passa fora do campo, mas custa-me ver um potencial craque tão desvalorizado. Se o problema for, como tantas vezes é, pouca cabecinha e/ou mau aconselhamento, só posso esperar que tome juízo em breve. Ninguém tem nada a ganhar com a situação actual.

3. Dos pés para as mãos, o nosso andebol disputa a Supertaça já este Sábado em Viseu, contra o Sporting. Para a semana a decisão do apuramento para a Liga dos Campeões será novamente no Dragãozinho, mas uma coisa de cada vez. Espero que o andebol imite o futebol e que a conquista desta taça que nos tem fugido marque o início de mais uma época triunfal!

2 comentários:

  1. Quanto ao ponto 2 nada melhor que o próprio, o homem que faz as escolhas falar sobre o assunto.

    http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=3384284

    Está de fora por opção, mas a qualquer momento é aposta, onde tantos viram momentos espetaculares eu vi Iturbe do ano passado frente ao santa clara e afins, quando os adversários aumentam em termos de qualidade "anzoetegui - Celta de vigo" noto uma dificuldade enorme do jogador fazer a diferença ou até mesmo aparecer no jogo.

    Daí dizer sempre isto, Iturbe tem de trabalhar, tem de evoluir e está no clube perfeito para isso.

    Os estatutos e os jornais nunca fizeram convocatórias, será lançado quando estiver pronto para isso.

    ResponderEliminar
  2. O Orelhas fala que o Pizzi assinou por 6 anos (aliás, o comunicado à CMVM já dizia o mesmo, que assinou até 30 de Junho de 2019), mas o artigo 18 do Regulations on the Status and Transfer of Players da FIFA limita em 5 anos a duração legal dum contrato.
    E ninguém faz nada?!

    http://www.fifa.com/mm/document/affederation/administration/01/06/30/78/statusinhalt_en_122007.pdf

    ResponderEliminar