25 agosto, 2013

ENTREVISTA: Os Dragões de Mozelos (SM Feira, Aveiro)

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Em pleno mês de Agosto, época de praia e muito calor, trago-vos mais uma pequena entrevista em exclusivo para este espaço de tertúlia azul-e-branca. Desta feita, junto da Casa Os Dragões de Mozelos, freguesia no concelho de Santa Maria da Feira.

Feito o contacto e concretizada a tão pretendida entrevista, não posso deixar de agradecer a extrema simpatia e disponibilidade demonstrada pelo Sr. Pedro, aproveitando para desejar os votos dos maiores sucessos para esta (mais uma) Casa do (nosso) FCPorto.

Vamos lá então a essa prometida entrevista...



CASA OS DRAGÕES DE MOZELOS
Delegação nr. 15 do FC Porto e Dragão de Ouro em 1997


1 - Queiram fazer uma breve apresentação dos orgãos sociais:

Os órgãos sociais de Os Dragões de Mozelos, delegacção nº15 do FC Porto, fundado em 17/03/1992, são compostos por pessoas que alem da amizade que os unem, ainda maior que a amizade, é o amor que todos sentem pelo nosso FC Porto, já que todos têm orgulho em sentir o nosso clube como a sua segunda família, é tão simples quanto isto.

2 - Como e quando surgiu o espaço azul e branco da casa de Os Dragões de Mozelos:

A ideia de fundar uma casa do FC Porto em Mozelos surgiu de um encontro de dez portistas de Mozelos em casa de uma pessoa amiga em 17/03/1992, em que nesse mesmo encontro ficou decidido avançar com e ideia e concretiza-la, nunca mais parando até a data actual.

3 - Como tem sido o desenvolvimento, durante o tempo de existência, e quantos associados têm?

Durante cerca de um ano, e já depois de legalmente sermos reconhecidos pelo FC Porto como sua delegação, reunia-mos em casa de um elemento da direcção, enquanto não tinhamos sede própria, até que nos foi oferecido um espaço gratuito um pouco degradado para a nossa primeira sede. Pusemos mãos a obra, reconstruimos o espaço que nos foi oferecido e tinha cerca de 30m2, e foi assim que surgiu o nosso primeiro espaço que foi inaugurado em 03/07/1993 pelo nosso dignissimo presidente Jorge Nuno de Lima Pinto da Cost. A nossa delegação neste momento tem 352 sócios. Em 29/07/2007, mudamos para a actual sede que é nossa propriedade com 970m2.

4 - Quais foram os pontos mais altos ou mais marcantes da casa?

De todos os pontos altos que Os Dragões de Mozelos já tiveram, nós sempre destacamos o principal que foi a primeira visita a Mozelos do sr. Pinto da Costa em 4/12/1992 em que juntamos 600 pessoas num jantar e muitos mais ficaram de fora porque as instalações não davam para mais. Há um segundo ponto alto na nossa existência que foi quando nos foi atribuído o Dragão de Ouro em 1997 pelo fato de a nossa delegação ter sido considerada pelo FC Porto a melhor delegação durante o ano 1996.

5 - Quais os apoios e iniciativas que a casa pode oferecer aos adeptos do nosso clube?

Os Dragões de Mozelos , sempre que pelos seus associados, que pelos adeptos do FC Porto dão-lhes todo o apoio quer na cobrança de cotas como sócios do FC Porto, bilhetes mais baratos para assistir aos jogos do FC Porto no Estádio do Dragão, criando um espaço confortável tanto para sessões de convívio como para assistir aos jogos do FC Porto em ecrã gigante na sua sede, promovendo convívios entre os portistas afim de nos unirmos mais em apoio ao nosso clube do coração.

6 - Existem casa ou delegações de outros clubes na vossa região? Se sim, qual o tipo de relação que mantém?

No concelho de Santa Maria da Feira que é onde pertencemos, existem oito casas do FC Porto, com as quais mantemos as melhores relações institucionais e de fervor clubístico.

7 - Tem alguma história curiosa que queiram contar ou relatar, relacionada com a vossa região e a vossa casa?

A historia mais curiosa e hilariante que visa Os Dragões de Mozelos relaciona-se com uma frase bem humorada do nosso Presidente, Pinto da Costa, aquando de uma visita à nossa sede actual que ainda estava na fase da sua construção. Ele estava numa das varandas juntamente com alguns directores de os Dragões de Mozelos, que é bastante alta, e de repente virou-se para nós e disse com o seu habitual sentido de humor: "esta varanda é boa para quando vier uma rebolada de vento e estiver aqui algum benfiquista, cair lá abaixo só para assustá-los, não para matar nem aleijar".

8 - Kelvin e o minuto 92 da penúltima jornada da época 2012/2013... o que representou?

Sobre o kelvin e o minuto 92 do ultimo Porto-benfica, foi o maior orgasmo que um Dragão jamais teve na sua vida.

9 - Vitor pereira saiu e entrou Paulo Fonseca. Que comentário sobre cada um destes nomes?

Sobre Vitor Pereira devemos agradecer-lhe e respeita-lo pelas vitorias que nos deu durante dois anos que esteve como treinador principal. Sobre Paulo Fonseca, esperamos que trilhe o mesmo caminho dos seus antecessores, já que o destino do FC Porto é Vencer, Vencer e Vencer.

10 - O que pensam dos novos jogadores que chegam este ano ao clube, isto é, as saídas de Moutinho e James irão notar-se em demasia?

Sobre a saída de João Moutinho e James, é um facto que perdemos dois jogadores de eleição, mas como é normal do FC Porto, os jogadores são simples pedras num tabuleiro de xadrez, já que o FC Porto funciona como equipa aprovada por uma estrutura muito forte e com certeza que confiando nessa estrutura os nossos jogadores que vieram estarão à altura de fazer com que o FC Porto continue a dominar o Futebol Português dentro do relvado e não fora dele como os maldizentes querem por vezes fazer crêr.

11 - O que pensam do caso Atsu?

Caso Atsu, nós não gostamos de quem é ingrato e não quer continuar a vestir a nossa linda camisola.

12 - Estão reunidas todas as condições para a renovação do titulo nacional?

É evidente que vamos ser novamente campeões em 2013/2014, então quem haveria de ser?

13 - Entusiasmados com a noticia de abertura do museu para o próximo mês de Setembro?

A abertura do nosso museu em Setembro será, depois de o Estádio do Dragão e do Dragão Caixa, o expoente máximo da vitalidade do FC Porto e do nosso Presidente, onde todos os Portistas poderão ver e rever toda a historia dos seus 120 anos da sua existência.

14 - Já conheciam o blog BiBÓ PoRtO, carago? Qual a vossa opinião?

Não, não conhecíamos o blog BIBO PORTO CARAGO, mas a partir de agora iremos estar atentos.

15 - Para finalizar, queiram deixar uma mensagem aos nossos leitores:

Para terminar, Os Dragões de Mozelos através dos seus órgãos sociais, querem deixar uma mensagem aos leitores do blog. Consultem o blog, porque assim ficarão a conhecer melhor a historia do FC Porto e das Delegações, dêem-nos sugestões afim de ser melhorado se possível, dêem o seu apoio a iniciativas como esta afim de tornarmos mais conhecido o nosso FC Porto.



CONTACTOS E INFORMAÇÕES ÚTEIS

morada [sede social]: rua de santa luzia, 114 - apartado 45 - 4536-902 mozelos vfr.
contactos telefónicos: 22 081 5162.

como se podem inscrever novos associados da casa do FC Porto e os seus custos: deslocar-se às instalações e pagar uma anuidade de 15€, acrescido de 5€ apenas no acto da inscrição para o cartão.

vantagens em se tornar associado da casa do FC Porto: descontos em merchandising do FCPorto e produtos dos Dragões de Mozelos, bem como na compra de bilhetes para os jogos do FCPorto.

e-mail: dragoes.de.mozelos@gmail.com
site na internet: -.
página no facebook: https://www.facebook.com/pages/Os-Drag%C3%B5es-de-Mozelos/202081676535168?fref=ts

4 comentários:

  1. É bom ficarmos a conhecer um pouco, que seja, dos locais onde mais se vive Portismo, como são as Casas do F C Porto na maioria dos casos.

    AP
    http://memoriaporto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Um enorme orgulho! :)

    Bem me lembro de em miúdo ir ver jogos à antiga sede com o meu Padrinho.

    Obrigado pela devida homenagem a uma das maiores casas do FC Porto no Mundo!

    http://misticadodragao.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Em santa Maria da Feira é só Portistas, nos temos mais casas do Porto aqui que os nossos rivais de lisboa juntos, eles nesta região devem ter no máximo 4 e já é muito.

    Visitem a casa dos Dragões de argoncilhe, uma das melhores casas e que mais adeptos deve movimentar no apoio a equipa.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite caro Anónimo, se consultar as casas já publicadas irá ver que a Casa Dragões de Argoncilhe já teve a sua entrevista no dia 31 de Julho de 2011.




    Bibó Porto

    ResponderEliminar