03 agosto, 2013

1,2,3 Nascer outra vez

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

É verdade que já no último texto partilhei este sentimento com os leitores do BiBó PoRtO. Contudo, duas semanas passadas e continuo com o mesmo pensamento.

O conjunto das últimas três épocas foi inesquecível. Iniciámos este ciclo com uma “tripeirinha” (não conto com a Supertaça), com a conquista da Supertaça (com um tremendo baile de bola às papoilas saltitantes), do Título Nacional, da Taça de Portugal e da Liga Europa. A época seguinte trouxe-nos Vítor Pereira e a conquista da Supertaça e do Título Nacional, junto com uma grande recuperação, que teve como um dos palcos o nosso salão de festas. Apesar de se desculparem constantemente com o golo do Maicon, convém referir que perderam pontos atrás de pontos depois desse jogo. Nós perdemos 4 pontos, o que significa que se tivessem feito bem o seu trabalho, tal como nós fizemos na última época, provavelmente teriam sido campeões. Adiante, nada que não estejamos habituados. Seguiu-se então o terceiro TRI da história do Futebol Clube do Porto, acompanhado da habitual Supertaça. E que TRI! Um dos títulos mais emocionantes da história do clube. Nunca é demais recordar que nestes 90 jogos que referi (que já traziam uma série de 10 jogos do campeonato do túnel) o Futebol Clube do Porto perdeu apenas um, contra Bruno Paixão.

Posto isto, convém esclarecer o seguinte. Não foi de forma inocente que referi a “habitual Supertaça”. Se é verdade que é habitual o Futebol Clube do Porto conquistar este título, não deixa de ser verdade que não o podemos dar como garantido, sob pena de termos um pequeno dissabor já em Agosto. Com um novo treinador, com novos jogadores, é fundamental começar a época com esta injecção de confiança, própria da conquista de um troféu.

1,2,3 nascer outra vez

Nós, Portistas, sabemos bem o peso que o passado tem nas conquistas futuras. Isto é, damos-lhe a devida importância, sem fazer dele a nossa bandeira para mostrar o sucesso do Futebol Clube do Porto. Os que entraram agora para a nossa família têm que perceber que chegam a um grupo que é Tricampeão, que por isso tem muito valor. Não podemos desperdiçar todo o trabalho que foi feito até aqui, ao mesmo tempo que sabemos até onde esse trabalho é importante. Não nos garante rigorosamente nada, mas sabemos que ele lá está e é uma pena se não nos lembrarmos de quão bons foram estes últimos três anos.

É assim, pesando e conjugando estes dois factores, que o Futebol Clube do Porto renasce, ano após ano, conquista após conquista.

Venham mais cinco

Outro grupo que já trabalha com o símbolo do nosso clube ao peito é o andebol. Os pupilos de Ljubomir Obradovic já estão a dar no duro e a preparar o apuramento para a entrada na Champions, algo que nos vem fugindo por uma unha negra nos últimos anos. Com a chegada de novos jogadores, vai ser fundamental que estes se adaptem ao estilo do treinador e, essencialmente, que a união do grupo não seja afectada. Várias vezes já me referi a este espírito de grupo, que penso ser uma das principais razões que nos levaram a ser PENTA. É muito comum ver os jogadores de andebol todos juntos. Isto, meus caros, é algo que não se compra. Não há talento que supere a união de uma equipa. Que comece a época, que venham mais cinco!

Para terminar, permitem-me que fale sobre objectivos comuns ao andebol e ao futebol.

Todos sonhamos com a entrada na EHF Champions League, todos queremos ver o Futebol Clube do Porto a bater-se na melhor competição de clubes do mundo. Contudo, meus amigos, o HEXA é a nossa meta, o objectivo que não podemos falhar!

No futebol, digo exactamente o mesmo. Estou farto de ouvir falar na final da UEFA Champions League no nosso salão de festas. Que raio de conversa é esta? Discurso de lampiões? Não, obrigado! O objectivo máximo tem que passar pelo Tetra. Tudo o resto vem por acréscimo. Se a passagem na fase de grupos também é um objectivo realista, tudo que vier além disso será sempre uma grande conquista. E não, não quero ser eliminado desta competição e fazer de uma possível boa campanha na Liga Europa uma das salvações da época...

Abraço. Boas férias.

Espero escrever o próximo texto com mais um título no palmarés.

1 comentário:

  1. Boas!
    Concordo plenamente com este post. É preciso seguir em frente, sem nunca esquecer o passado. Estes três anos foram bons, a equipa escreveu páginas bonitas na sua história, mas agora começa uma nova época, com os mesmos objetivos de sempre, mas uma nova época.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

    ResponderEliminar