11 julho, 2013

Trilhar um novo percurso de sucesso

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Eis-nos mergulhados em dias bem quentes, num Verão que tardou e que chegou rotulado de pouco pujante, numa sentença que afinal também era bem revogável!

Para nós, adeptos e convictos apaixonados por este Clube, este período do ano reveste-se de uma dicotomia curiosa: se por um lado é um momento de paz e tranquilidade, em que deixamos de andar com os humores dependentes de uma bola que entra ou não, por outro lado parece que nos falta alguma coisa, aquela faísca tão mágica que tanto nos apaixona, vivendo numa espécie de “contentamento descontente”...

Entretanto o calendário lá vai avançando e no futebol a bola já rola entre treinos, estágios e jogos de preparação. Paulatinamente vamos todos começando a mudar o chip e é tempo de pensar no que ai vem.

Assim, e em jeito de lançamento dos próximos meses, vou-me debruçar sobre o futuro próximo, elencando algumas das etapas que teremos pela frente para entrar com o “pé direito” na época 2013/14.

Colocar 2012/13 no baú das memórias

Sim, o minuto 90+2 foi mágico, inesquecível… E o fim-de-semana 17-19 Maio foi uma consagração épica, depois de uma época bem complicada nas diferentes modalidades. E já agora o Chelsea e o Guimarães também nos deram razões para abrir o sorriso e obviamente que nunca esqueceremos o triplete do melão, que entrou para o anedotário nacional. Mas isso tudo já é passado, são recordações para muitos e muitos anos mas a partir de agora já pouco importam para os sucessos futuros.

Nesta capacidade de vencer e voltar a recomeçar do zero tem estado a nossa principal força, a tal insaciável vontade de vencer personificada no Presidente Pinto da Costa e que tem sido o garante de tantos sucessos repetidos. É tempo desta força voltar a ser testada, cada vez em condições mais complicadas uma vez que acumulamos 3 épocas seguidas que, cada uma à sua maneira, mais parecem guiões escritos à nossa medida.

Mas temos mesmo de saber seguir em frente, sob pena de baixarmos a guarda e corrermos riscos desnecessários. Não é tempo de nos acomodarmos a celebrar e a contemplar vitórias passadas, temos uma época importantíssima pela frente para continuar esta epopeia iniciada em 1978 e cujo próximo passo tem de ser a chegada, no menor tempo possível, ao 1º lugar no número de títulos de campeão nacional de futebol, bem como a consolidação de tal estatuto no andebol e hóquei em patins. E isto só se poderá conseguir sem aburguesamentos e com muito respeito e atenção aos rivais.

Fechar o mercado de transferências da mesma forma como iniciamos

Até ver temos estado a actuar com bastante rigor e rapidez no mercado de transferências. O plantel parece mais forte e com mais soluções, indo de encontro às necessidades mais prementes. Inclusivamente já fizemos os negócios âncora em termos de grandes vendas, ao contrário das últimas épocas.

Tudo parece estar a correr como seria desejável, mas agora é preciso “rematar” com qualidade, fechando o mais rapidamente possível as compras que se dizem estar para breve e resolvendo os casos pendentes o mais depressa possível, nomeadamente as decisões sobre as possíveis saídas do Otamendi e principalmente do Fernando. Só deste modo poderemos ter uma máquina afinada o mais depressa possível, algo importantíssimo para esta época como vou abordar no ponto a seguir.

Ah, e já agora por favor não mexer no Mangala e Jackson este ano!

Ganhar a Supertaça e entrar com toda a pujança no Campeonato

Esta parece uma verdade “lapalissiana” mas este ano ainda faz mais sentido pensar assim…

A Supertaça tem normalmente um alcance reduzido quando a vencemos, com a excepção da edição 2010 pelos motivos que todos se lembram. É uma competição em que normalmente temos pouco a ganhar e muito a perder, pelo que, em ano de mudança de treinador e com as convulsões que conhecemos nos rivais, se torna bastante importante a conquista do troféu de modo a manter o status quo mental actualmente vigente.

Após a Supertaça teremos as primeiras jornadas do campeonato. Há que criar um foco muito grande neste arranque de modo a colocar uma forte pressão no principal rival, que está naturalmente sob brasas neste início de temporada e cujas primeiras rondas são de alto risco.

Tal como em 2010/11 pode estar aqui a chave, nestes primeiros jogos será decifrado o ritmo pelo qual iremos seguir até Maio de 2014. Se será taco-à-taco ou com maior margem de manobra para nós dependerá sobretudo da capacidade de resposta de um Benfica que irá começar certamente inseguro e com algumas peças por entrosar numa primeira fase e também da nossa capacidade de “marcar território” desde o 1º dia.

Liquidar com uma das maldições dos últimos anos e entrar na fase de grupos da EHF Champions League

Poucas glórias têm resistido ao FC Porto nos últimos anos… No entanto continuamos a ter uma lista negra de insucessos a ultrapassar, dos quais se destacam a adiada vitória em Inglaterra no futebol, a Liga Europeia de hóquei em patins, a dobradinha e a entrada na fase de grupos da EHF Champions League no andebol e ainda a Taça da Europa de Bilhar, que também nos tem fugido ano após ano.

No final de Agosto iremos receber no Dragão Caixa a poule de apuramento para a Champions de Andebol e teremos um boa oportunidade de vingar a eliminação caseira de 2010, começando a reduzir esta lista indesejada.

Pelo salto qualitativo que significa para o nosso Andebol, pela justiça que seria feita com uma geração de Penta Campeões e pelo reforço que representa um sucesso deste calibre em termos de modalidades no universo FC Porto, será bastante importante concretizar este objectivo.

Por outro lado vencer esta batalha significará ainda um importante virar de página em relação à época agora finda, que nos reservou duas grandes desilusões europeias em casa (Cimos Koper em andebol, Benfica no hóquei) e que pretendemos exorcizar desde já!

Aproximamo-nos portanto da hora de voltar à “luta”, para já é tempo de aguardar com tranquilidade as próximas etapas, com a confiança natural de quem tem a segurança de uma cultura de vitória a sustentar as ambições!

Continuação de boa semana!

2 comentários:

  1. MM:
    Não posso acrescentar nada. Disseste tudo! Abraço

    ResponderEliminar
  2. Boas!
    Concordo plenamente com tudo o que está neste post. É hora de guardar as memórias da época passada e olhar para a frente!

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

    ResponderEliminar