01 julho, 2013

Plantel 2013/2014

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Olhando para o atual plantel do FC Porto, várias interrogações se colocam, havendo uma quantidade considerável de jogadores que será necessário colocar noutras paragens, bem como existindo algumas lacunas que urge serem resolvidas da forma mais adequada possível até ao dia 31 agosto. Analisando cada um dos sectores diria que o trabalho da SAD e de Paulo Fonseca (PF) está longe de estar terminado:

Na baliza as coisas estão definidas. Helton será naturalmente o titular, com Fabiano a constituir uma excelente alternativa. Creio que o futuro da baliza passará mesmo por Fabiano, um GR que tem enormes qualidades e que no pouco que já jogou tem demonstrado imensa qualidade.

Na defesa, pelas minhas contas temos atualmente 7 centrais: Mangala, Otamendi, Maicon, Reyes, Rolando, Sereno e Abdoulaye Ba. Para atacar a próxima época 4 centrais parecem-me mais que suficientes. Também me parece claro que se nenhuma saída acontecer (Mangala ou Otamendi) os 4 centrais que iniciarão a época serão Mangala, Otamendi, Reyes e Maicon. Este é um sector em que temos qualidade quantidade em abundância. Completamente dispensáveis são Rolando, Sereno e Ba. Rolando e Sereno já estiveram emprestados no ano passado e esta seria a altura de os vender para fazer algum encaixe. Senão continuarão a vegetar emprestados por um qualquer clube europeu e acabarão por sair no final do contrato sem qualquer retorno financeiro para o clube. Ba, na minha modesta opinião, não tem qualidade para o FC Porto, nem faz sentido mantê-lo com a aquisição de Reyes.

Nas laterais, para a direita temos Danilo, um jogador com elevado potencial e temos o regresso de Fucile. Muito resumidamente acho que Fucile pode ser um bom suplente mas nunca um titular do FC Porto, porque já deu demasiadas provas (expulsões e paragens cerebrais variadas) de que não é um jogador de fiabilidade total. Já que não há outro, então que pelo menos Fucile saiba ser uma alternativa válida a Danilo. Na esquerda o titular será Alex Sandro, sendo que Quiñones será a alternativa.

No meio-campo as opções são muitas, o que não quer dizer necessariamente que a substituição de Moutinho se afigure como coisa fácil. Em minha opinião penso que temos várias opções com qualidade, mas tenho grandes dúvidas em qual será o verdadeiro substituto do internacional português. Pelo que vou lendo a contratação mais recente, o internacional mexicano Hector Herrera, é um jogador de luta e raça, com boas características defensivas, mas que também aparece bem em zonas de finalização. Provavelmente poderia ser uma solução para o caso de Fernando sair. Sim, eu estou farto de ano após ano, Fernando gritar que se quer ir embora. E também não percebo o pânico que se instala em muitos adeptos sempre que se fala na possibilidade do brasileiro sair. Sinceramente, e para que Fernando não saia daqui um ano a custo zero, não seria má ideia avaliar uma boa proposta pelo brasileiro. E quando digo uma boa proposta, acho que um valor entre 10 e 15 milhões já seria um ótimo negócio dada a conjuntura atual.

Se para a posição de médio defensivo a incógnita será a manutenção de Fernando ou inclusão de Herrera nessa posição, sobram 2 lugares no meio-campo. Teoricamente, Lucho continuará a passear a sua classe nos relvados portugueses e internacionais. Depois surge quanto a mim a grande dúvida: Defour, um jogador que revelou ser uma boa alternativa nas últimas 2 épocas e que agora terá a sua grande oportunidade. Terá oportunidade para ser titular e demonstrar toda a sua qualidade. Mas terá de evoluir MUITO para atingir o nível de Moutinho. Terá de ser taticamente muito mais disciplinado e melhorar qualidade de passe e ritmo de jogo. No fundo terá de fazer esquecer Moutinho, o que não é tarefa fácil.

Para além disso, há Castro um jogador que me surpreendeu muito pela positiva. Vejo em Castro qualidades que podem ser muito úteis ao FC Porto, tais como a raça, espírito de sacrifício e qualidade de passe. Tudo isto conjugado com a natural evolução que terá de ter, podem fazer de Castro um jogador bem mais utilizado no plantel Portista. As restantes opções para o meio-campo serão Josué, Carlos Eduardo e Tiago Rodrigues. Reconheço em qualquer um destes 3 jogadores qualidade para integrar o plantel, todavia parece-me que um destes, provavelmente Tiago Rodrigues, deverá rodar num clube da 1ª divisão para ganhar experiência. Quanto a Josué e Carlos Eduardo, terão de demonstrar nas oportunidades que tiverem a qualidade que evidenciaram na pretérita época.

No meio-campo, se nada de mais relevante se passar em termos de saídas (obviamente se Fernando sair teremos de ir ao mercado!), julgo que não teremos mais nenhuma aquisição para esta zona do terreno. A abundância de opções poderá conferir a concorrência necessária para se encontrar um verdadeiro sucessor de Moutinho.

No ataque é que surgem as maiores dúvidas e incógnitas no que à próxima época diz respeito. Nem coloco a possibilidade de Jackson Martinez sair porque o colombiano é simplesmente um avançado ao nível dos melhores do mundo. E é com ele que temos de atacar o Tetra e a Champions League. Não consigo encontrar muitos aspetos em que Jackson seja por exemplo inferior a Falcao. Porém, é necessário que seja encontrada uma alternativa ao colombiano. E Ghilas pode muito bem ser esse jogador, pela qualidade demonstrada no Moreirense, um jogador possante e com bom instinto goleador. Que o negócio se concretize o mais rápido possível.

Depois temos as alas. Aí é que o trabalho de PF e da SAD terá um grau de dificuldade maior porque há muito a fazer e decidir para a próxima época. Pelas minhas contas, atualmente contamos com 8 (!) extremos: Atsu, Varela, Kelvin, Djalma, Ricardo, Izmaylov, Licá e Ukra. Não coloco Iturbe na categoria de extremo porque ainda não percebi (provavelmente nem ele próprio) em que posição o rapaz joga. Desta enorme “comunidade” de extremos parece-me evidente que alguns são para dispensar ou vender: Atsu é para vender claramente, um jogador muito elogiado mas que em campo deixou a desejar todas as expetativas que dele tinham. É óbvio que uma proposta de 5M€ é para aceitar sem dúvidas ou sai na próxima época a custo zero! Depois há os casos de Ukra e Djalma, dois jogadores que provavelmente não ficarão no plantel. Sobram as contratações Ricardo e Licá, bem como os “residentes” Varela, Kelvin e Izmaylov. Varela é sempre um jogador de enorme instabilidade, ou arranca grandes exibições em alturas decisivas (como o final da época passada e grande parte da época de AVB) ou desaparece e torna-se uma inutilidade. Ainda assim é um jogador a contar para a próxima época pela utilidade que tem acrescentado à equipa, apesar da falta de constância. Depois há Izmaylov, um jogador que pode dar muito mais do que deu este ano e ainda o Kelvin, o rapaz que ajoelhou o “mestre da tática” e arrebentou com o stock de kompensan das farmácias em Portugal. Falta a aquisição do substituto natural de James Rodriguez. Fala-se no Quintero, internacional colombiano de quem se diz maravilhas. A confirmar-se a sua vinda, que tenha tão ou mais sucesso que o seu compatriota James! De Iturbe não tenho muito a dizer, senão que esperar para ver. Já me fartei de tentar perceber se o que temos ali é um grande jogador com enorme potencial ou um miúdo mimado e que fala muito mas joga pouco. É esperar para ver…

2 comentários:

  1. Off-topic:

    De leitura obrigatória a entrevista de VP ao site MaisFutebol...

    Depois de a ter lido só me ocorre uma coisa: parabéns a quem fez a vida a negra a VP! Conseguiram que o homem se fartasse e fosse para o Al-Ahly em vez de continuar no FC Porto...

    A versao de VP coincide com o que Pinto da Costa ja tinha dito há uns dias atrás... Ou seja VP foi convidado (até com insistencia da parte de PdC) mas recusou por motivos vários, um deles o facto de estar farto da pressão a que estava sujeito e o que a família sofreu nos últimos tempos.

    Depois desta entrevista tudo ficou claro em relação ao processo de saída do treinador...

    ResponderEliminar
  2. estes staffs que o clube cria em sua volta, mereciam ter a sua hora de glória! Sim, hora, por que além disso é o descalabro total! Que perspicácia, que frontalidade, onde a convicção se instala. Observação objectiva, onde se nota a invejável capacidade versatilidade. Mas porque não se calam vocês, sempre a debitar críticas primárias?

    ResponderEliminar