30 julho, 2013

FC Porto campeão de basquetebol em Ilhavo (1998/99)!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Illiabum 62-78 FC Porto
(Miller-28, Marçal-13, Leggasa-12, P.Pinto-8, Engelstad-8, Perdigão-5, Rui Santos-4)

Depois de 13 anos de jejum, o BASQUETEBOL do FC Porto conseguiu finalmente vencer o campeonato em 95/96 (ver vídeos AQUI e AQUI), revalidando o título nacional na época seguinte em 96/97 (ver vídeo AQUI), em ambas as ocasiões, com Jorge Araújo ao leme.

Na época que se seguiu ao bicampeonato, em 97/98, o FC Porto apenas logrou vencer a supertaça e por isso, na temporada seguinte, em 98/99, foi Alberto Babo quem assumiu a liderança técnica da equipa, depois de Jorge Araújo ter ficado algo sentido com o desinvestimento verificado no ano anterior, quando a equipa se estreava na Euroliga...

Em 98/99, Babo viu Miller e Rui Santos regressarem (ausentes em 97/98) e o Porto voltou a ficar com um plantel mais equilibrado, conseguindo fazer a dobradinha, ganhando a final da taça de Portugal à Ovarense, e a final do play-off (campeonato nacional-LPB) ao Illiabum. Nessa final do play-off, depois de duas vitórias folgadas no Rosa Mota, o FC Porto perdeu no 3º jogo em Ilhavo e entrou nesse mesmo pavilhão no dia 2 de Maio de 1999 com a possibilidade de vencer o campeonato logo ali (3-1), ou adiando a questão para um 5º jogo na Invicta.

Com o pavilhão Aveirense lotado, assistiu-se a um belo jogo, com o Porto a passear a sua classe vencendo e convencendo perante um adversário digno (treinado por C.Gouveia, que era então coadjuvado por F.Gradeço) que nunca se entregou, mas que neste 4º jogo foi mesmo impotente perante o novo campeão Nacional. O FC Porto venceu por 78-62, com Jared Miller a ser claramente o melhor jogador da equipa azul e branca, apontando 28 pontos e conseguindo ainda 16 ressaltos!

Neste plantel do FC Porto, estavam nomes como Jared Miller, Rogério Leggasa, Wayne Engelstad, Paulo Pinto, Nuno Marçal, Nuno Perdigão, Rui Santos, Paco Rueda, Ricardo Santos, Raúl Santos, Fernando Sá, Nuno Quidiongo e Miguel Miranda. O FC Porto sagrava-se então campeão Nacional de basquetebol 1998/99, numa época memorável para o clube azul e branco que acabou por se consagrar campeão nas suas 4 modalidades principais, feito que ocorreu pela 1ª vez na história do desporto Nacional, e que o FC Porto conseguiu repetir em 2003/04 e em 2010/11 (em 2012/13 conseguimos um pleno, mas sem o basquetebol então de fora da LPB por decisão do clube).

Fica aí então o vídeo dos últimos 10 minutos da partida decisiva de 98/99, e toda a festa que se seguiu, numa época em que o basquetebol do FC Porto venceu além deste campeonato aqui destacado, a taça de Portugal, sendo ainda finalista vencido da taça da liga. enquanto que na Europa, passou a fase de grupos, sendo afastado da taça Korak nos 16 avos de final pelos Italianos do Sienna.


Mais uma cassete vhs que não caiu no esquecimento.

Boas férias e saudações Portistas!

Dia 27/8 estará aí a ENID, e dia 3/9 regresso eu ao activo.



Um abraço do Lucho.

1 comentário:

  1. Não estive em Ílhavo, mas estive no Rosa Mota, cheio como um ovo. Grande entusiasmo, grande equipa, grandes técnicos.

    Depois de uma pausa forçada, estamos a caminho de voltar para o nosso lugar. Temos técnicos, temos público, teremos jogadores.

    Abraço

    ResponderEliminar