18 julho, 2013

COLECTIVO ULTRAS 95

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Desde sempre que o meu fascínio pelo Mundo das claques era enorme, e talvez por isso, cedo me dediquei de corpo e alma à causa “ultra”, desde a curva sul do mítico estádio das Antas.
Mas por muito que algumas pessoas pensem ou até mesmo queiram resumir a cultura ultra à agora curva sul do estádio do Dragão, um grupo de resistentes e insistentes indefetíveis portistas e ultras, continua a existir, a lutar e a resistir: o Colectivo!

No passado dia 6 de Julho, o Colectivo festejou o seu 18.º aniversário, com o já habitual torneio de futsal (bem rasgadinho por sinal) e um jantar no seu sector no interior do estádio do Dragão.
Razões do foro familiar não me permitiram estar presente nesse jantar, mas tal não me impede de neste espaço expressar os mais sinceros parabéns à malta da Norte!

Este grupo de referência no Mundo Ultra nacional e europeu, continua a ter a dificuldade do número mas a vantagem da qualidade! Toda a gente aguarda com especial curiosidade para saber qual a coreografia que vão apresentar em jogos grandes, pois as mesmas acabam por ser sempre arrebatadoras e perdurarem nas nossas memórias. Os cânticos igualmente inovadores com que vão inundando as curvas por esse mundo fora onde o mágico Porto evolui, são também uma das suas imagens de marca.

Recordo-me perfeitamente do seu 1.º jogo nas Antas frente ao Sporting, ocupando aquele que durante muitos anos foi o seu sector, mas à data com o sector visitante a ser praticamente por cima deles. Como por aquela altura se sucediam os grupos na Norte (quase todos eles desaparecidos pouco tempo depois), na altura não se deu especial importância àquele Grupo. Mas ultrapassado o período mais difícil que são sempre os primeiros 5 anos, o Colectivo conseguiu entrar em “águas mais calmas”, iniciando um período de ascenção que coincidiu igualmente com as vitórias europeias do nosso clube.

Muitas das vezes esquecidos, outras vezes ostracizados, e porque não dizê-lo, até mesmo desrespeitados por quem os devia cultivar, o Colectivo persiste (e muito bem) em manter a sua identidade e independência. Como ficou provado há alguns anos atrás, por muito boas que as relações sejam com os Super Dragões, a presença de ambas as claques na mesma curva, torna-se castradora para os da Norte, pois o grupo de maior peso, torna-se naturalmente dominante. Além disso, pessoalmente, entendo que o facto de existirem 2 grupos em bancadas opostas, até ajuda no apoio à equipa... há quem continue a entender o contrário, provavelmente movidos por outros interesses que não os do apoio ao FCPorto.
As constantes ameaças de que vão ser “despejados” do seu habitat natural e consequentemente serem forçados a retornar à curva Sul, têm-nos tornado ainda mais fortes e unidos, pois sabem que isso poderá representar algo parecido com o fim do Colectivo dinâmico, criativo e em crescimento.

É de facto união e espírito de grupo que se respira na sua sede, um espaço muito bem conseguido e afável a quem o visita, no qual fazem questão de conviver, conversar e reunir no dia a dia, reforçando dessa forma a proximidade entre todos e facilitando a entrada de novos elementos.

É por todas estas razões, e muitas outras que estas linhas não seriam capazes de descrever, que apresento e reitero o meu maior respeito e consideração por toda aquela malta, com votos renovados de Feliz Aniversário e desejando ardentemente que os próximos anos tragam um Colectivo ainda Maior e Melhor... todos têm a ganhar com isso!

Um abraço,

0 comentários:

Enviar um comentário