21 junho, 2013

Um estado de graça de duas semanas

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

O hóquei em patins português durou na ribalta duas semanas. Acompanho o hóquei em patins do meu clube há já vários anos. Chegam-me aos ouvidos histórias de familiares de que estive no Américo de Sá. Aí, ainda sem memória, mas em Fânzeres era um ritual de Sábado à tarde e muitas vezes em terças e quartas à noite. Embora acompanhe o FC Porto em tudo o que é modalidade, não tenho problemas em assumir que tenho um carinho especial pelo hóquei, desde pequeno. Jogada em pavilhões, é a minha modalidade predilecta.

À cerca de duas semanas, esta modalidade tornou-se, por pouco tempo, no desporto-rei do nosso país. Jornais e Telejornais com inteiro destaque ao feito do regime. Em toda a minha vida tenho memória de cerca de 4 ou 5 vitórias do regime sobre nós, não mais, pelo menos na última década. Infelizmente uma delas foi a que lhes deu o título de campeão europeu... por golo d'ouro. Seja no Dragão, no mini-galinheiro ou noutro lugar qualquer, ganhámos claramente uns 8 jogos em cada 10, aos encornados.

A sorte naquela tarde, não esteve connosco. O regime mostrou então o seu poderio imediatamente no jogo a seguir, no último Sábado em Valongo. Para eles a época já terminou, enquanto que para nós ainda falta a conquista de mais uma taça de Portugal (podemos ultrapassá-los!!), este próximo fim-de-semana, em Barcelos. Rumo à 14ª!! Rumo à Dobradinha!!

No Sábado dia 8, estivemos presentes no último jogo do campeonato, em casa com o Candelária. Apoiámos do inicio ao fim e festejámos o título nacional. Nesse jogo, o nosso grande capitão, juntamente com toda a equipa, receberam a taça! Num jogo à porta aberta para sócios, fica a nota que os comandados de Tó Neves mereciam mais gente presente, na despedida de jogos no Dragãozinho, esta temporada.

O último fim-de-semana começou sexta à noite, com a deslocação de alguns membros SD a Vigo, para apoiar o FC Porto Vintage na Liga Fertiberia. O FC Porto foi eliminado na meia-final mas apoio à equipa não faltou, os nossos ídolos de outrora foram seguidos até terras espanholas pelos nosso ultras, que fizeram questão de marcar presença.

Domingo foi dia de Valongo x FC Porto em hóquei. Os nossos juniores tinham obrigatoriamente que ganhar para garantir lugar na final-four onde se discutirá o título de campeões nacionais do escalão. Entraram a perder, deram a volta mas acabaram por não segurar a vantagem. Ainda assim, foi notório todo o esforço e empenho em virar o rumo dos acontecimentos.

Na bancada, cerca de 20 bravos ultras marcaram presença, apoiando o FC Porto. Seja em que escalão e em que modalidade for, o emblema é sempre o mesmo e nós lá estaremos! A tarde de Domingo foi dedicada a apoiar aquela rapaziada. Atrás de uma das balizas, a bancada que nos é destinada ainda cheirava a estrume. 24h antes tinha estado ocupada pelos infiéis. Poucos mas bons, ali no nosso local preferido, entoámos cânticos do inicio ao fim, para espanto dos nossos próprios jogadores e equipa técnica.

No final todos nos cumprimentaram, sem excepção. Obrigado rapazes. Com o Porto sempre, pelo Porto tudo!

Próximo fim-de-semana: Invasão a Barcelos em dose dupla, assim o esperamos!!

Um abraço ultra.

0 comentários:

Enviar um comentário