04 maio, 2013

"Temos a obrigação de vencer os jogos que faltam"

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Seja qual for o desfecho do Campeonato, Vítor Pereira diz que o FC Porto tem «a responsabilidade e a obrigação» de somar os nove pontos em disputa nas últimas três jornadas.

«Temos a responsabilidade e a obrigação, em primeiro lugar, de honrar o nosso trabalho, a qualidade que temos evidenciado ao longo da época, o clube e os adeptos. E isso faz-se ganhando os jogos que faltam», frisou o treinador, no lançamento da deslocação ao terreno do Nacional.

«A Choupana é um campo difícil para qualquer adversário, fruto da qualidade individual do Nacional. Colocam problemas a qualquer equipa, fundamentalmente pela velocidade e mobilidade dos jogadores da frente. O trabalho de Manuel Machado tem permitido à equipa subir na tabela e poder aspirar a um lugar europeu», relevou.

O pleno de vitórias dos azuis e brancos nos três confrontos com a equipa madeirense, esta época, não são o garante de novo triunfo.

«Cada jogo tem a sua história», justificou Vítor Pereira.

Sem papas na língua. Vítor Pereira devolveu as críticas do Benfica às arbitragens de jogos do FC Porto, não hesitando em afirmar que o Campeonato «fica manchado» pelo ´derby` lisboeta entre as águias e o Sporting, no Estádio da Luz.

«Há duas equipas que, claramente, se têm destacado ao longo deste Campeonato em termos de resultados, qualidade de jogo e regularidade: nós e o Benfica. Gostava, muito sinceramente, que este título fosse atribuído por mérito desportivo e fosse reconhecido o mérito à equipa que tiver mais pontos no fim, mas, por aquilo que tenho visto, não me parece possível. Há duas jornadas atrás diria que o FC Porto tinha tudo para lutar pelo título até à última jornada. Neste momento, já não acredito», disse o treinador dos azuis e brancos, na conferência de Imprensa de lançamento do jogo com o Nacional, ironizando com a exposição de alegados erros de arbitragem feita pelo Benfica na passada terça-feira.

«Recordo-me do que foi o nosso jogo na Luz e de todo o nosso trajeto neste Campeonato. Sem querer retirar a parte que cabe ao mérito desportivo do Benfica - já assumi que Benfica e FC Porto têm, de facto, justificado a diferença pontual para as outras equipas -, não é com folclore que me distraem, não é com o barulho dos foguetes que me atordoam ou fazem pensar de outra forma ou esquecer muitas coisas», avisou, voltando a apontar o dedo ao polémico Benfica-Sporting: «Foi de mais, não deixo branquear. Gostava que o Campeonato fosse limpinho, limpinho,limpinho, mas, do meu ponto de vista, passa a sujinho, sujinho, sujinho por um jogo inadmissível há duas jornadas», disparou.

Vítor Pereira tece rasgados elogios à qualidade patenteada pelo Estoril esta época, porém, considera que será muito difícil à equipa de Marco Silva não sair derrotada do jogo com o Benfica, no Estádio da Luz.

«O Estoril, por mérito da equipa e do seu treinador, tem apresentado qualidade de jogo. É uma equipa difícil mas, por aquilo que tenho visto nos últimos jogos, de uma maneira ou de outra, acredito que o nosso adversário direto acabe por ganhar. Se não for por mérito desportivo, em termos competitivos, acabam por ganhar o seu jogo. Não acredito muito que seja possível, nesta altura, pelo que tenho visto, o Estoril conquistar pontos na Luz», perspetiva.

Vítor Pereira vislumbra intenções pouco claras nas notícias que dão conta do interesse do Benfica na contratação de Steven Vitória, defesa central do Estoril, na antecâmara da partida entre as duas equipas na 28.ª jornada da Liga.

«Não sou ninguém para julgar mas penso pela minha cabeça, tenho as minhas ideias, faço a minha leitura e digo aquilo que penso porque não estou agarrado a nada nem devo favores a ninguém. Recordo-me que há dois anos o Jardel foi contratado no próprio dia do jogo [entre Benfica e Olhanense] e ficou de fora contra. Recordo-me dessa situação porque nos surpreendeu a todos na altura. No decorrer desta época, no confronto com o Paços de Ferreira, é também notícia de jornal a contratação do Vítor por parte do Benfica. Agora, a uma semana de defrontar o Estoril, acontece o interesse no Steven Vitória», apontou.

«À mulher de César não basta ser, é preciso parecer também. Do meu ponto de vista, e é só a minha opinião e não a do clube, acho que, no mínimo, são coisas que não dignificam o futebol português, é algo que do ponto de vista ético não é correto», argumentou.

Vítor Pereira ´puxou dos galões` para ressaltar a qualidade de jogo evidenciada pelo FC Porto ao longo desta época, recordando que, ao contrário do Benfica, eliminado na fase de grupos da Liga dos Campeões e consequentemente relegado para a Liga Europa, os azuis e brancos foram os únicos em Portugal a disputar os oitavos de final da Champions.

«Do que me orgulho é que a minha equipa tem um modelo de jogo bem definido, tem sido ao longo da época fiel a si própria – umas vezes mais inspirada, outras menos; outras vezes mais rápida, outras mais lenta, dependendo do conceito de velocidade que tenhamos. Há quem não se importe de sofrer muitos golos desde que marque mais, eu não sou assim. Gosto de um futebol de domínio com bola, não gosto que a minha equipa passe a maior parte do tempo a correr atrás da bola. E isso, claramente, é uma identidade deste FC Porto: domina o adversário, não joga para trás e para o lado, joga no interior das linhas adversárias, é pressionante, retira a iniciativa ao adversário, é agressivo no momento em que perde a bola porque gosta de impor o seu jogo», caracterizou em conferência de Imprensa o treinador dos dragões, enfatizando ainda «os muitos golos marcados e muito poucos sofridos» dos azuis e brancos ao longo da época, bem como as «muito poucas oportunidades» consentidas aos adversários e «muito mais posse de bola» da equipa que orienta.

Na opinião de Vítor Pereira, o ADN do dragão não foi desvirtuado além fronteiras.

«O FC Porto foi a única equipa [portuguesa] que teve qualidade para passar a fase de grupos da Liga dos Campeões e para se manter entre as grandes equipas da Europa. Não foi eliminada na Liga dos Campeões para depois saltar para a Liga Europa, com adversários mais acessíveis...De repente a Liga Europa assume uma qualidade extrema, ao nível da Liga dos Campeões», estranhou, fazendo questão de recordar:

«Não fomos eliminados por uma equipa qualquer, o Málaga levou para lá dos 90 minutos a eliminatória com o Dortmund, um dos finalistas da prova».

fonte: fcporto.pt


LISTA OFICIAL DE CONVOCADOS
Guarda-redes: Helton e Fabiano;
Defesas: Danilo, Mangala, Otamendi, Abdoulaye e Maicon;
Médios: Fernando, Lucho, Castro, João Moutinho, Varela, Defour e Izmailov;
Avançados: Jackson, James, Liedson e Atsu.

2 comentários:

  1. "Suspeitas de corrupção na subida do Moreirense à Liga"

    Ao ponto que as manobras daqueles FdP chegaram!!!O medinho é tanto que até o Moreirense incomoda...não vá o diabo tecê-las na última jornada!

    PS - Volto a dizer aqui aquilo que já disse anteriormente...NÃO gosto do atirar a toalha ao chão!!! Que VP pense assim, é uma coisa...agora...não tem de dizê-la!Espero que a mensagem para dentro seja outra!!!


    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  2. Se ele tivesse sido mais treinador e menos falador o resultado poderia ser outro.Pela boca morre o peixe e ele ajudou o pastilhas a colher aquilo que o VP semeou.Cada vez que ele falou o pastilhas foi ajudado pelas arbitragens e hoje possivelmente vai ser igual.Mais trabalho e menos conversa é um ditado muito antigo que o nosso treinador desconhece.

    ResponderEliminar