22 abril, 2013

Semear ventos

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Escrevo antes do jogo da segunda circular. Ainda pensei esperar pelo fim do jogo, confesso, mas não vale a pena. Por muitas razões, a primeira, e muito importante, é não querer pensar em futebol durante e depois desse jogo, já me chega a histeria, duns ou doutros, que vou ter de suportar. Depois, pode ser que me engane e rezo a todos os santinhos para que isso aconteça, porque só um milagre faria o sporting tirar um ponto que seja aos lampiões. Por último, o meu estado de espírito em relação ao meu mais que tudo, qualquer que seja o resultado desta noite, não se alteraria. E é o Porto que me alegra ou entristece, não um resultado doutro clube qualquer, muito menos dessas agremiações.

Esta época tem sido má demais. Demasiados pontos perdidos por falta de vontade dos jogadores (que é o que mais me custa), derrotas humilhante como a da Final da Taça da Liga (não me lixem com a história que é uma taça menor: se a jogamos é para ganhar) ou a de Málaga (a única coisa que melhorou em relação ao ano passado foi ter sido na fase a eliminar e não ter acontecido com um Appoel qualquer...), exibições capazes de adormecer um morto, desculpas patéticas do nosso treinador sempre misturadas com muita “posse” e controle de jogo. Tem sido uma tristeza pegada.

O nosso treinador tem cometido erros, sem dúvida. Há opções difíceis de perceber e contra todas as evidências, há erros de leitura, sente-se um medo nele não condizente com o cargo de treinador do Porto. Será tudo verdade, mas estou longe de o considerar o principal culpado nesta época até aqui desastrosa.

Não gosto de fazer análises época a época. As equipas como as pessoas têm ciclos, fases de investimento, de colheita. Não podemos deixar de analisar esta época juntando-a à anterior. E, claro está, não é por pensar que os ciclos são de dois em dois anos, muito longe disso.

O facto é que uma temporada como aquela, em que ganhamos tudo inclusive uma taça europeia, é sempre especial. Uma conquista europeia inflaciona o preço dos jogadores, outras receitas extraordinárias, faz entrar muito dinheiro. Além disso muda a cabeça dos jogadores, nem vale a pena discutir isso. Uma época de conquista europeia fecha um ciclo.

Imagino que se tivesse pensado em repetir 2003/2004. Pode ser. Mas no momento em que se perdeu o treinador, e em menor medida, Falcao, todos percebemos que a história não se ia repetir, nem por lá perto. Em vez de aproveitarmos as patéticas fortunas que nos ofereciam por alguns jogadores e que nos permitiam ir buscar outros com a ambição e a vontade que os que ficaram já não tinham reconstruindo o plantel, optou-se por manter jogadores que queriam sair. Nem valeria a pena citar nomes, mas casos gritantes como Guarin, Álvaro Pereira, Rolando, Belushi são casos gritantes e houve outros.

Acabamos por vender jogadores por metade do dinheiro que podíamos ter arrecadado, outros que ainda temos de pagar ordenado e que ficaram ninguém sabe porquê, outros que se arrastaram. Ganhou-se muito dinheiro com o Falcao (depois gasto duma maneira que depois falaremos, ai os 18 milhões do Danilo e os 5 do Iturbe...), mas até por aí se devia ter percebido que tinha que se reformular o plantel em alta. Quis-se dar tudo a Vítor Pereira e provar qualquer coisa que a minha inteligência não atinge.

Agora vamos ter de reconstruir um plantel duma forma muito mais difícil: com pouco dinheiro, ou pelo menos, com muito menos dinheiro do que poderíamos ter há dois anos e com a pressão que, graças aos deuses, temos sempre mas que será maior.

Dir-me-ão: fomos campeões. É verdade e isso é que interessa, sem dúvida. Mas que preço teremos pago por esse campeonato?

P.S. - o nosso Presidente fez 31 anos como nosso líder. É o maior gestor desportivo português de todos os tempos e está entre os dois, três, mundiais. Este país de invejosos não merece Pinto da Costa: é grande demais. Obrigado Presidente.

4 comentários:

  1. "porque só um milagre faria o sporting tirar um ponto que seja aos lampiões"

    O milagre, meu caro PML, era haver nesse jogo um árbitro isento. Não houve. O andor está a chegar à Capela. Limpinho diz o outro.

    ResponderEliminar
  2. De facto, não há muitos adjetivos que possam descrever o que se passou ontem. Eu vi com os meus olhos, ninguém me disse, nem li pelos jornais… E aquilo que vi foi seguramente uma das arbitragens mais escandalosas dos últimos 10/15 anos…

    As imagens falam por si… Não entro na contabilização se foram 3, 4 ou 5 penalties… Basta ver as imagens dos 4 ou 5 lances na área encornada (derrubes, rasteiras e empurrões) e comparar com o lance do Abdoulaye na final da taça da Liga… Se o lance do Abdoulaye foi penaltie e expulsão, é algo para análise psiquiátrica que o mesmo árbitro, o Capela, não tenha considerado que nenhum dos 4 lances na área encornada tenha sido penaltie!

    Depois mais duas coisas que arrepiam a espinha para quem viu o jogo… Como é possível o animal maxi pereira ter acabado o jogo sem nenhum cartão amarelo?!?! Aquele animal (não tem outro nome) deu porrada em tudo e mais alguma coisa, derrubou por 2 vezes jogadores do scp na sua área e nada. Nem faltas, nem amarelos, nem nada… Depois o chimpazé do servio o matic deu pau a torto e a direito e não se passou nada. Nos primeiros 40 minutos, a altura de grande domínio do scp, não houve faltas nem amarelos…

    No final, lá veio o nojentinho de m**** com o seu ar de porco imundo dizer com ar provocador: “limpinho, limpinho!”. Foi de facto, limpinho, para um porco como aquele o limpo confunde-se com o sujo, porque aquele labrego vive no meio do esterco.

    ResponderEliminar
  3. "para um porco como aquele o limpo confunde-se com o sujo, porque aquele labrego vive no meio do esterco" melhor não diria.
    Muito bom mesmo. PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  4. Sou um admirador deste blog e ja o acompanho á muito tempo mas só agora vou comentar pela 1a vez.
    Não a palavras para descrever a indignaçao,a raiva,o ódio que ainda sinto depois do escandalo de ontem..Sinceramente só me lembro de uma arbitragem pior do que esta que foi o chelsea-barça de á uns anos!Perdi totalmente a esperança no titulo e quero deixar um alerta a todos os portistas,nos estamos a ser muito mansos e muito brandos com tantos ataques ao nosso clube!Só tenho um ultimo desejo esta epoca que é ganharmos a esses filhos duma puta no dragao e os escorraçar mos daqui se for preciso com pedras nas maos!Peço desculpa pela linguagem mas a dor é imensa..UM abraço e continuaçao de bom trabalho

    ResponderEliminar