21 abril, 2013

As contas fazem-se no fim

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Moreirense 0-3 FC Porto

Liga 2012/13, 26.ª jornada
20 de Abril de 2013
Parque Desportivo Comendador Joaquim Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos.


Árbitro: Marco Ferreira (Madeira).
Assistentes: Cristóvão Moniz e Sérgio Serrão.
Quarto árbitro: Manuel Oliveira.

MOREIRENSE: Ricardo Ribeiro; Ricardo Pessoa, Anilton, Aníbal Capela e Florent; Vinícius (cap.), Renatinho e Fábio Espinho; Wagner, Ghilas e Pintassilgo.
Substituições: Wagner por Rafael Lopes (61m), Ricardo Pessoa por Paulinho (65m) e Anilton por Diego Gaúcho (74m).
Não utilizados: Ricardo Andrade, Kinkela, Belaid e Tales.
Treinador: Augusto Inácio.

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, João Moutinho e Lucho (cap.); James, Jackson Martínez e Atsu.
Substituições: Lucho por Castro (74m), Atsu por Liedson (81m) e James por Izmaylov (87m).
Não utilizados: Fabiano, Quiño, Kelvin e Defour.
Treinador: Vítor Pereira.

Ao intervalo: 0-1.
Marcadores: Jackson Martínez (34m e 55m) e Fernando (52m).

Disciplina: nada a assinalar.

Sem margem para errar, os dragões entraram em campo com uma novidade no onze. Vítor Pereira lançou Christian Atsu e relegou Steven Defour para o banco de suplentes. Tudo o resto... foi um FC Porto de volta ao habitual figurino: Helton na baliza (Fabiano tinha sido escolha na última partida da Taça da Liga), enquanto que Otamendi e Mangala formaram a dupla de centrais.

Tal como vem sendo hábito, os bicampeões nacionais tiveram sempre muita posse de bola, futebol de pé para pé, mas sem grande velocidade na circulação de jogo.

As coisas não estiveram fáceis. O Moreirense, bem fechado na defesa, tentou explorar o contra-ataque e as bolas paradas.

De resto, a equipa de Moreira de Cónegos até começou melhor. Aos seis minutos, os axadrezados obrigaram Helton a defesa apertada, após um remate cruzado de Fábio Espinho.

O FC Porto respondeu, aos 18 minutos, por Fernando. O Polvo obrigou Ricardo Ribeiro a grande defesa! O médio portista chutou, em arco, mas o guarda-redes do Moreirense voou e evitou o primeiro golo dos portistas.

No entanto, a equipa da casa voltou a chegar perto das redes de Helton, aos 23 minutos. Nabil Ghilas quase marcava mas valeu aos dragões a atenção de Helton. O franco-argelino levou a melhor sobre Mangala mas Helton foi rápido a sair dos postes e negou o golo ao atacante de Moreira de Cónegos.

Era, pois, numa toada morna que o encontro se desenrolava. O Moreirense cortava as linhas de passe, o FC Porto não conseguia marcar.

Mas quem tem Jackson Martínez pode estar sossegado da vida. O colombiano desmontou a defesa do Moreirense, aos 34 minutos. Cha Cha Cha apareceu na cara do guarda-redes verde e branco e não falhou, depois de um passe de 'nota artística' de Danilo.

Até ao intervalo, o FC Porto ainda reclamou uma grande penalidade. Já em tempo de descontos da primeira etapa, Atsu, à entrada da área, caiu mas Marco Ferreira, o árbitro da partida, mandou seguir.

Tudo somado e atendendo ao rendimento, o FC Porto foi a vencer para os balneários pela margem mínima mas com justiça.

Sem qualquer mexida para o segundo tempo nas equipas, o FC Porto acabou por entrar endiabrado. Os portistas chegaram confiantes e com a firme intenção de carimbar os três pontos.

Aos 52 minutos, Fernando deu 'corpo' a essa ideia e fez o segundo golo. O brasileiro, sem marcação, recolheu a bola e rematou para uma defesa por instinto de Ricardo Ribeiro. Ainda assim, na recarga o Polvo acabou por não perdoar. 0-2 e respiravam de alívio os portistas.

Três minutos depois... o terceiro para a equipa da Invicta. Jackson Martínez, que não marcava há seis jogos consecutivos, já tinha aberto o marcador e acabou por ampliar a vantagem. Lucho colocou a bola na perfeição para um chapéu do colombiano a Ricardo Ribeiro.

O terceiro golo em tons de azul e branco derrubou toda e qualquer intenção do Moreirense em alcançar qualquer ponto.

Os minutos que se seguiram viram, pois, o FC Porto a gerir bem a vantagem, a testar a sua organização e a espreitar a baliza do Moreirense.

No entanto, aos 84 minutos, Ghilas ameaçou marcar mas valeu (outra vez) Helton. O guarda-redes do FC Porto voltou a levar a melhor no 'diálogo' com o avançado do Moreirense; Ghilas apareceu na cara de Helton, já dentro da área, mas o guarda-redes desviou.

Até final - já com Liedson e Izmaylov em campo nos últimos minutos - Danilo podia ter feito o quarto golo dos bicampeões nacionais. O internacional brasileiro, após jogada individual, rematou forte em zona frontal mas o guarda-redes do Moreirense evitou o golo.

O FC Porto sai de Moreira de Cónegos com os três pontos. Missão cumprida para a equipa da Invicta.



DECLARAÇÕES

VÍTOR PEREIRA:

“Fizemos um jogo conseguido, de qualidade, contra uma equipa organizada e num campo complicado. Depois de conseguirmos o primeiro golo, tornou-se tudo mais simples, porque o Moreirense teve que abrir, conceder mais espaços, e nós pudemos criar situações para marcar. Conseguimos mais dois golos, mas até podiam ter sido mais. O Jackson é um pota-de lança de muita qualidade. Marcou dois golos e estou muito contente por ele e pela equipa Temos de fazer o nosso trabalho e no fim fazemos as contas.”

JACKSON

“Sabíamos que não podíamos ceder mais pontos e entrámos agressivos para vencer. Estava tranquilo e confiante de que os golos voltariam a acontecer, mas o importante é que a equipa ganhe e foi isso que aconteceu. A equipa jogou com fome de vencer e vai continuar assim.”



RESUMO DO JOGO

6 comentários:

  1. Fazer a sua obrigação, ganhar, colocar pressão no Benfica e esperar, era o que se exigia à equipa do F.C.Porto na curta, mas difícil visita a Moreira de Cónegos. Durante a semana, treinador e alguns jogadores do bi-campeão, fizeram declarações que iam no sentido de fazer tudo para lutar pelo título até ao fim. A expectativa, era, portanto, ver se na prática a equipa orientada por Vítor Pereira ia passar da teoria à prática. Passou. Sem deslumbrar, com alguns deslizes que eram perfeitamente evitáveis, o equipa do F.C.Porto fez um jogo razoável, foi competente, dominou totalmente o adversário, venceu com toda a justiça e por números que reflectem a sua superioridade durante o jogo todo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. passaram-se 14h do final do jogo...
    mais 3 pontos na estrada do TRI...
    e um único comentário!

    estranho... ou talvez não!

    ResponderEliminar
  3. se tivesse empatado e perdido era caixa cheia ...


    e mais um penalti - com o jogo em aberto - que ficou por marcar

    ResponderEliminar
  4. Bom jogo do nosso clube...a partir do golo!

    É de facto IMPRESSIONANTE a diferença entre o que a equipa consegue produzir quando está em vantagem e o que consegue até esse momento! Parece-me evidente que falta alguma confiança (e custa a crer como foi perdida num ápice/eliminação da champions?)

    2 notas finais:

    -Penalty ESCANDALOSO por marcar numa altura crucial do jogo!

    -Não seria de segurar Ghilas???
    Vejo-o como uma espécie de Lisandro/Lima! E dava-nos cá um jeito! E só tem 23 anos!

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  5. 3 pontos conquistado num terreno que tradicionalmente não é muito fácil para o FC Porto!
    Vitória justa e clara da melhor equipa, a única que quis ganhar o jogo desde o primeiro minuto, perante um autêntico autocarro moreirense de três andares.

    Excelente nota para o regresso aos golos de Jackson. Esperemos que seja o fim da fase de seca pela qual o colombiano passou e que agora Jackson fature muitos golos até final do campeonato.

    Infelizmente (o maldito empate do olhanense do qual não me consigo esquecer!) não dependemos de nós próprios para revalidar o título de campeão nacional. Dependemos que os outros escorreguem num dos próximos 3 jogos.

    Agora, mais do que crença, é necessário esperar para ver o que acontece mais logo. Muito sinceramente, se o jogo começa a correr bem aos encornados, é provável que ganhem tranquilamente por 4 ou 5… Para a semana vão aos barreiros, a casa do guardanapo, e a ver vamos o que vai dar.

    Independentemente da nossa enorme dependência de um quase milagre, não as nossas vitórias, mas uma eventual perda de pontos do rival direto, há que continuar com um único objetivo: ganhar os nossos jogos, isto é, fazer a nossa parte!

    No restante, é normal continuar a constatar que as vitorias do FC Porto e as réstias de esperança em relação à ainda possibilidade de revalidação de titulo são completamente desvalorizadas pela maioria dos adeptos Portistas, que preferem o sangue de uma provável derrota do FC Porto neste campeonato, do que em apoiar até ao fim a equipa. Por isso esta caixa de comentários hoje está vazia como uma praia em pleno inverno.

    E continuamos sem perder um único jogo para o campeonato, com a melhor defesa e aquele que caminha a passos largos para ser a figura decisiva deste campeonato (por bons e maus motivos): Jackson Martinez!

    PS: Por acaso também gostei muito de Ghilas. Possante, forte fisicamente, rápido e enorme facilidade de remate. Mais útil que Liedson será com certeza. Aliás, desde a sua contratação que não percebi o porquê da vinda de Liedson. É que Izmailov ainda tem sido útil, agora Liedson… Enfim…

    ResponderEliminar
  6. Um bom jogo do Porto contra o penultimo classificado do campeonato, não vale a pena tar aqui com muitos elogios etc, pois era o penultimo classificado em que apenas o Ghilas mostra alguma qualidade neste equipa de 2 liga.
    Espermos que os mouros percam pontos logo a noite.
    Abraço!

    ResponderEliminar