14 abril, 2013

Desta vez, Coimbra não teve encanto

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

SC Braga 1-0 FC Porto

Taça da Liga, final
13 de Abril de 2013.
Estádio Cidade de Coimbra, em Coimbra.
Assistência: 20.000 espectadores.


Árbitro: João Capela (Lisboa).
Assistentes: Ricardo Santos e Tiago Rocha.
Quarto árbitro: Manuel Mota.

SC BRAGA: Quim; Baiano, Nuno André Coelho, Santos e Elderson; Custódio, Hugo Viana e Rúben Micael; Alan, Carlão e Mossoró.
Substituições: Rúben Micael por João Pedro (75m), Carlão por Zé Luís (78m) e Mossoró por Douglão (90m+2).
Não utilizados: Kritsyuk, Rúben Amorim, Hélder Barbosa e Mauro.
Treinador: José Peseiro.

FC PORTO: Fabiano; Danilo, Abdoulaye, Mangala e Alex Sandro; Fernando, João Moutinho e Lucho; James, Jackson e Defour.
Substituições: Lucho por Otamendi (intervalo), Defour por Kelvin (60m) e James por Atsu (75m).
Não utilizados: Helton, Castro, Izmaylov e Liedson.
Treinador: Vítor Pereira.

Ao intervalo: 1-0.
Marcadores: Alan (pen., 45m+2).

Cartões amarelos: Abdoulaye (17m e 45m), Elderson (36m), Baiano (47m), Mossoró (67m), Custódio (80m) e Quim (90m+2).
Cartões vermelhos: Abdoulaye (45m, por acumulação de amarelos).

Uma final é sempre um jogo diferente e especial. Os jogos decisivos, seja na Liga dos Campeões ou na Taça da Liga, têm a sua linguagem, uma espécie de léxico próprio, frequentemente não percetível para quem não é da 'seita'.

Para portistas e minhotos não foi, claro está, a primeira vez que marcaram presença numa final de uma competição.

Na cidade do Conhecimento, ambos repetiam a célebre final de 18 de maio de 2011, naquele dia em que o país, pela primeira vez, teve duas equipas numa final europeia, ganha pelo FC Porto, graças a um golo de Radamel Falcao.

Cerca de dois anos depois, os clubes nortenhos voltaram a uma final, ainda que esta sem o glamour ou encantamento de uma prova europeia. No entanto, havia um troféu para conquistar.

Rumo Coimbra, o caminho fez-se por uma estrada comum: vencendo tudo e todos. SC Braga e FC Porto encontravam-se para um duelo inédito na Taça da Liga e ambos sabiam que o regresso a casa tinha (obrigatoriamente) de ser mais feliz para uns... do que para outros. Assim é a lei do futebol.

Abdoulaye foi a surpresa no onze portista mas acabou por ser expulso.

A Taça da Liga, que ao longo dos seus anos foi fustigada por uma série de críticas, passou (e não vale a pena dourar a pílula) de repente a funcionar como uma espécie de objetivo 'interessante'.

Deste modo, o estádio da Académica - casa da final desta prova nas últimas épocas - vestiu-se de gala para o duelo entre dois velhos conhecidos do futebol português.

Nas bancadas, adeptos de uma e outra equipa estavam apetrechados com cachecóis, camisolas e bandeiras, enquanto tentavam animar e apoiar os seus jogadores.

Em Coimbra, apareceu um SC Braga forte e apostado em conquistar a Taça da Liga. Os minhotos, única equipa portuguesa que esta época foi capaz de vencer o FC Porto (em jogo da Taça de Portugal), tentou, com cautelas, pegar no jogo e ameaçar as redes azuis e brancas.

Os primeiros minutos mostraram duas equipas sem querer correr grandes riscos. Ambos os técnicos apostaram na segurança defensiva e não admira, por isso, que nenhum dos conjuntos tenha mostrado ascendente nas primeiras jogadas do encontro.

Ainda assim, a primeira (e única) oportunidade de golo pertenceu ao FC Porto. Aos 10 minutos, Defour, na esquerda, cruzou para o interior de área com Jackson a desviar ao primeiro poste, mas James Rodríguez, ao segundo poste, chegou ligeiramente atrasado para fazer o golo!

Com a derrota no Dragão (3x1), na passada segunda-feira, ainda na memória, o SC Braga tentou realizar uma partida equilibrada mas o FC Porto mostrou mais controlo emocional e tático na partida.

Os guerreiros do Minho, que andaram quase sempre longe da baliza de Fabiano Freitas, praticaram um futebol eletrizante mas sem criar real perigo à defesa portista, onde Abdoulaye (hoje a surpresa no onze de Vítor Pereira) acabaria por ser a figura da primeira parte.

O central azul e branco - que fez dupla com Mangala - derrubou Mossoró, perto do intervalo, dentro da área. O árbitro não teve dúvidas e assinalou a grande penalidade, mostrando o segundo amarelo (e respetivo vermelho) ao central portista. Chamado a marcar, Alan atirou a contar e colocou os minhotos na frente, aos 45+2'.

No regresso do descanso, Vítor Pereira tirou Lucho e colocou Otamendi. Mas seria o SC Braga abrir as hostilidades, com um cabeceamento sensacional de Mossoró, aos 50 minutos, mas Otamendi limpou.

Com mais um jogador em campo, o SC Braga tentou aproveitar a superioridade numérica!

Seguiram-se dez minutos de perigo com os minhotos a desperdiçarem muitos golos. Aos 67', por exemplo, Rúben Micael falhou de forma incrível um golo feito; Alan entrou sobre os centrais, fintou o guarda-redes do FC Porto e assistiu Rúben Micael que estava sobre direita, mas o desvio não aconteceu a tempo e a bola foi ao poste.

Responderam os portistas, já com Kélvin em campo. Jackson Martínez, à entrada da área do SC Braga, trabalhou bem, ganhou espaço mas rematou ligeiramente ao lado da baliza de Quim. Ainda se gritou golo nas bancadas do estádio.

Com o FC Porto lançado no ataque, Fabiano foi gigante na baliza portista. Aos 88', o brasileiro travou um belo remate de Hugo Viana! O SC Braga esteve muito perto do segundo mas o guardião portista brilhou na baliza.

O tempo ia passando, Mangala passava a avançado. Havia mais espaço na defesa portista mas os minhotos não aproveitavam para fechar o jogo.

Sonhavam alguns adeptos portistas, enquanto outros abandonavam o estádio.

Ainda assim, João Capela apitou para o final do jogo e o SC Braga fez a festa. A taça foi para o museu arsenalista.

fonte: zerozero



DECLARAÇÕES

VÍTOR PEREIRA

“Dou os parabéns ao Braga e aos meus jogadores, que se bateram do primeiro ao último minuto. Houve mais Porto do que Braga e, depois, houve uma expulsão e um penálti, que, na minha opinião, foram mal assinalados e definem este jogo. Na segunda parte, evidenciámos um carácter enorme e, mesmo com dez, fomos à procura do empate e só não o conseguimos porque faltou aquela estrelinha no momento certo. É natural que os jogadores estejam desiludidos, porque queriam ganhar a competição e deram tudo para o conseguir. Mais uma vez, dou os parabéns aos intervenientes e lamento que uma decisão da equipa de arbitragem tenha definido a final desta forma.”

LUCHO

“É sempre triste perder uma final, mas temos que levantar a cabeça e prepararmo-nos para continuar a lutar pelo título. Jogar com um a menos condicionou bastante, mas, mesmo assim, procurámos chegar ao golo, corremos os riscos necessários. No sábado temos mais um jogo muito difícil, mas não baixamos os braços. Estamos tristes, mas temos que levantar a cabeça.”



RESUMO DO JOGO

22 comentários:

  1. Demasiado mau. Sem forca nem ideias. Estou farto deste tipo de exibições. Estou farto de ver o Vitinho.

    ResponderEliminar
  2. Este teinador é tão bom que até o Jakson não acerta uma, uma vergonha o Quim nem uma defesa fez durante o jogo todo, não há ideias, não há força nem há nada uma miséria.

    ResponderEliminar
  3. quando não se obriga o GR adversário a uma única defesa ao longo de 90min, não se pode esperar mais do que perder.

    entre a miséria que foi (mais) um jogo nosso, com falta de tudo e mais alguma coisa, safou-se um super Fernando que foi mais que polvo, e um tb super Fabiano que nos "salvou" de uma abada que esteve perto de acontecer.

    sei que talvez tenha sido o xeque-mate final no ciclo (se é que já não foi em Málaga...), mas continuar a achar-se que o problema é apenas de "um", quando vejo ali tantos erros de casting, é, diria, esconder o sol com a peneira...

    estamos numa fase que nos falta TUDO, de cima a baixo, da esquerda à direita... e temo que fique por aqui, pois caso contrário, vai ser um fim de época doloroso, demasiado doloroso...

    ResponderEliminar
  4. Não me apetece comentar muito, ou seja andar por aqui às voltas. Isto só para dizer que estou triste com o sucedido, por termos sido prejudicados, mas especialmente por perdermos uma taça, porque a equipa não jogou o suficiente que poderia dar a volta a tudo e suplantar as contrariedades. Faz falta aquele espírito de fazer das tripas coração...
    Ora já desabafei e só anseio que voltem depressa as vitórias das nossas alegrias.

    AP
    Memória Portista

    ResponderEliminar
  5. andamos todos enganados a pensar que no porto se ganha por magia e continuamos a espera dum milagre. O nosso futebol e fraco chato e o estado mental da equipa e miseravel. Ser portista vincula ao clube mais nada...ha incompetencias que nao se conseguem encobrir sempre. Ser portista nao me tira voz propria. Eu nao me importo de perder se vir a raça do Porto na equipa, nesta nao reconheco o Porto. Paralelamente, em termos tacticos pode haver quem ache piada a jogar com muitos medios e defesas mas mesmo assim sofremos golos em todos os jogos e em termos atacantes somos o Porto mais banal de sempre. Nao consigo nem ver nem ouvir o VP, nao posso mais! A epoca esta dentro dos objectivos, diz ele!! Mas o que é isto? Qual é o problema de ser o Rui Barros ou o Joao Pinto a treinar ate ao fim da epoca? Pior que isto nao da...a equipa mais lenta de Portugal.

    ResponderEliminar
  6. Os problemas de há dois anos começam e acabam em VP e na continuidade que lhe deram. O que ele diz sempre em jogos como este devia envergonhar todos os portistas.

    ResponderEliminar
  7. Falhamos mais uma vez num momento decisivo!!!
    É a sina desta equipa que é muito abaixo daquilo a que estavamos habituados. Na presente época não acertamos uma unica vez nos momentos que mostram a raça e fibra de campeão.
    Roubos e estórias à parte devemos queixar-nos de nós próprios e da incapacidade de fazer melhor.

    ResponderEliminar
  8. Poucas palavras… Pergunto: quantos remates fez o FC Porto à baliza adversária? A resposta diz tudo do miserável jogo produzido pela equipa. Jackson não pode ser responsabilizado. Se as bolas não chegam lá!!!
    Fabiano e Fernando: excelentes, soberbas, notáveis exibições! Os adjectivos são poucos. Não fossem eles, tínhamos levado 3 ou 4.

    Foi um grande soco nas expectativas e nas esperanças para o resto da época.

    E mais não digo… até ser matematicamente impossível ganhar o campeonato. É que estou a ficar com as costas cada vez mais “estreitas”… Mas, sobre VP, apenas o seguinte: patéticas as declarações no final do jogo! Parece um kalimero!
    Quero é repetir as palavras do nosso “Lucho” (o deste blogue) que li noutro lugar: “Vitória justa dos Minhotos. Um FC Porto, claramente, em fim de ciclo".

    ResponderEliminar
  9. Um fim-de-semana “horribilis”: derrotas no Taça da Liga, Equipa B, Juniores e Andebol… Quero esquecer, nem consigo comer, porra… Estou mesmo doente.

    ResponderEliminar
  10. O nosso treinador so sabe culpar o arbitro incrivel, sempre a mesma coisa. e ainda dizem para não assobiar, incrivel.

    ResponderEliminar
  11. Pior que perder a taça da cerveja, são as fracas exibições e a falta gritante de jogo ofensivo. Com Martinez em campo, é um crime...
    Depois, em vez de flanqueadores rápidos, jogam bons jogadores, mas fora de posição. Bola na área, nem vê-la...
    Isto é que preocupa.
    Gostei de verificar que temos um bom Fabiano.

    ResponderEliminar
  12. A teimosia VP fez destruir a equipa passo a passo. O proximo treinador vai ter mt trabalhinho pela frente e a direcçao tambem. Mas a direcçao tem mta culpa pois foi ela que deixou este treinador fazer chegar as coisas a este ponto.

    ResponderEliminar
  13. Em resumo, mais do mesmo!
    O FC Porto actual está uma sombra de si mesmo. Equipa espremida até ao tutano, que já deu tudo o que tinha para dar.

    A propalada posse de bola (para os lados e para trás) é hoje a máscara perfeita para disfarçar a incapacidade de criar futebol ofensivo, competente, criativo e eficaz.

    A equipa lutou com carácter mas faltou-lhe classe e competência.

    Dentro da mediocridade técnica evidenciada na maior parte do tempo, dois nomes se destacaram pela positiva: Fernando e Fabiano. Estes, mais do que quaisquer outros, mereciam ter erguido a Taça. Paciência

    Faltam cinco jogos e a jogar desta forma adivinha-se um final de época tortuoso.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Realmente um Sábado desportivamente negro para o meu Clube. Quantoa Taça da cerveja, não me aborrece de a perder pois se até a chegada à final era desvolarizada por a maioria dos adeptos e pela Direcção da Sad. O que me entristece é a pobreza do futebol praticado e pela inoperância do nosso técnico, que demonstra uma total incapacidade como treinador. Mas (na minha opinião) não poderemos culpar só VP, existe uma cota de responsabilidade de quem comanda o nosso Clube. Mas continuo na esperança de um milagre para vencermos o campeonato. Somos porto

    ResponderEliminar
  15. Este assunto já começa a feder...mas eu gostava de perguntar à massa adepta do nosso clube se, por acaso...quando o nosso clube fez exibições à imagem do nosso técnico Vítor Pereira (como contra o Guimarães, fora, ou o PSG, Gil Vicente e Málaga, no Dragão...se não gostaram da equipa, se não se entusiasmaram com as exibições?

    É que se um treinador (que ainda por cima é portista) conseguiu que a equipa que dirige, atingisse esse nível exibicional...não deve ser ASSIM tão mau!!!

    Não acham que podem existir OUTRAS razões para o sub-rendimento actual da equipa??? Por acaso veem uma equipa feliz? Jogadores felizes? Ou técnicos felizes? Eu NÃO!

    E já agora, gostava de saber qual o treinador que gostavam de ver no
    lugar do «inqualificável» VP??!!

    É que eu não estou a ver nenhum!!! E já agora...com o plantel disponível nestas últimas 2 épocas, gostava de saber quem fazia melhor???

    Só para finalizar, neste FdS perdemos em andebol, equipa B, juniores e equipa A. TODOS eles, com arbitragens de ÚLTIMAS TENDÊNCIAS...pelo que SÓ vos digo:

    O FCP está a perder "força" no desporto português! Não é por falta de títulos, porque graças a muito empenho e luta contra MUITA gente que nos ODEIA...temos sido os melhores em Portugal e a representá-lo lá fora...TEMOS...mas tá a ficar fraquinho!

    E quando vejo, inclusive aqui neste blog, vários adeptos a dizer (e com TODA a razão) que o clube anda a ficar demasiado manso...a assobiar para o lado...eu só pergunto...então a culpa é do Vítor Pereira??? FODASSE!!! Tomara eu que os jogadores e os dirigentes do FCP sentissem o clube, todos como ele!!!

    Resumindo...era bom e urgente que os adeptos...TODOS...abrissem os olhos para a realidade actual do clube e não arranjassem um bode expiatório para as asneiras ou interesses de outros! Já nos bastam os mouros e a imprensa, sempre a tentar destruir tudo o que de bom fizemos, fazemos e faremos! Não estou com isto a dizer que VP tb não comete erros...quem não o faz! Mas daí a bater em tudo o que ele diz, ou faz ou até quando está calado...é dar um tiro nos próprios pés!


    Oxalá VP ganhe o campeonato! Bem o merecia!

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  16. Bem, ao ler os comentários queria apenas dizer que concordo com muito do que o Pedro Pinto acabou de escrever...

    Infelizmente vejo que está a interessar a quem de direito que apenas o treinador seja queimado em lume brando. É a tal lei da sobrevivência interna, há que transferir todo o odioso da questão para o mal amado, fazer com que se esqueçam outras coisas...

    Agora é tempo de vencer 5 jogos, acabar a época com o máximo de dignidade. Esperar pela oportunidade que pode surgir... Mas no final ACONTEÇA O QUE ACONTECER há ilações para ser tiradas!

    E apoiem o nosso Andebol e Hóquei, não os deixem ser vencidos pelo regime e aliados! Tem sido uma vergonha e tudo a assobiar para o lado!

    O nosso Clube não pode ter uma politica de comunicação exclusiva dos editoriais mensais da Dragões escritos pelo Presidente e das conferências de imprensa do treinador... Acorda FC Porto!

    ResponderEliminar
  17. Rui Morais15 abril, 2013

    Parabéns Pedro Pinto gostei do comentário .
    Apesar de eu achar que falta discutir os verdadeiros problemas do Porto , acho que comentários desses pode ajudar a que os adeptos reflictam sobre o clube de uma forma mais racional . No futebol é fácil passar do 80 ao 8 , basta que a culpa seja sempre do mesmo, o treinador, e um dia ainda acordamos como o Sporting.

    FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  18. Essa conversa do bode expiatório já enjoa. Que me interessa a mim que durante a época tenhamos feito 3 ou 4 boas exibições se, no cômputo-geral destes dois anos, a maior parte dos jogos são horríveis. Claro que as responsabilidades não se ficam só por um homem, mas caramba: é a SAD que põe o Defour a extremo? É a SAD que obriga o Lucho, aos 32 anos, a ser titular sempre, mesmo quando dá sinais claros de fadiga? É a SAD que põe a equipa a jogar este futebol inócuo, sem pés nem cabeça? É alguém da SAD que vai para as conferências de imprensa ter discursos completamente desfasados da realidade e que só nos envergonham?

    VP é portista, e depois? Por ser portista fica ilibado de tudo? Não acham que o último ano e este já não teve desculpas que chegassem? No ano passado era porque faltava o ponta de lança e os jogadores estavam contrariados. Este ano dispensaram-se carradas de jogadores, contratou-se o ponta de lança e agora as desculpas são outras. Do que eu já estou farto é das teorias da conspiração sempre para defender o mesmo. Isso é que já não tem cabimento.

    Que treinador gostava de ver no lugar de VP? Haveria alguns e tenho a convicção de que todos eles fariam bem melhor do que o que tem sido feito.

    Isto para dizer também que tenho confiança total em quem dirige. Foram cometidos erros que têm de ser corrigidos e sê-lo-ão (houve alguns, mas o treinador foi sem dúvida o principal).

    ResponderEliminar
  19. Mais do mesmo, mais um título atirado fora.

    Pedro Pinto: « Este assunto já começa a feder...mas eu gostava de perguntar à massa adepta do nosso clube se, por acaso...quando o nosso clube fez exibições à imagem do nosso técnico Vítor Pereira (como contra o Guimarães, fora, ou o PSG, Gil Vicente e Málaga, no Dragão...se não gostaram da equipa, se não se entusiasmaram com as exibições? »

    Como é que o pode dizer que esses jogos foram "à imagem do nosso técnico Vítor Pereira" quando 90% dos jogos que fez nada tiveram a ver com essas raras (e boas) excepções? Quem lhe garante que jogar "à imagem do nosso técnico Vítor Pereira" não é jogar da forma como jogámos praticamente toda a época?

    O Benfica está a crescer nos últimos anos, muito por culpa do Jesus. A equipa está a jogar (muito) bem, a fazer prestações aceitáveis na Europa (duas meias-finais, dois quartos-de-final) e, acima de tudo, a vender jogadores muito bem, algo de que apenas nós nos podíamos orgulhar até há uns tempos... éramos o único clube a comprar barato e a vender muito caro. Hoje o Benfica vende melhor e para melhores clubes (Ramires, Di Maria, David Luiz, Coentrão, Witsel, Javi) muito por força do trabalho do Jesus a potenciar jogadores. Por arrogante e besta que possa ser, preferia ver o Jesus no Porto do que outro qualquer na linha deste Vitor Pereira. Mas já se está a ver que vem aí um Jardim qualquer.

    Miguel

    ResponderEliminar
  20. Duarte: no fim do campeonato eu comento o teu... comentário.
    Para já, um grande abraço.

    ResponderEliminar
  21. Quando leio gente supostamente Portista a bajular o jj só me apetece perguntar se tem acompanhado o futebol português, nomeadamente 2010/11 e 2011/12.

    Absolutamente inacreditável a diferença de critérios e a falta de memória...

    ResponderEliminar
  22. Dragão Azul Forte, ficarei à espera então. Um grande abraço para si também.

    ResponderEliminar