11 abril, 2013

Coerenza e Mentalità!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Estamos vivos! Calma que isto ainda não acabou! Embora tivessemos passado 24 horas a sete pontos do primeiro lugar, facto esse que foi lembrado de todas as maneiras e feitios pelos meios de comunicação social do nosso país, já estamos novamente a quatro. Considero as duas próximas jornadas decisivas. Ganhar em Moreira de Cónegos e em casa aos sadinos e esperar por um deslize do Regime, seja em casa com os lagartos ou na deslocação à Madeira. Deposito todas as minhas esperanças até final do mês de Abril.

Iremos apoiar até ao fim e independetemente do que vier a acontecer, desde já comunico que nós, estaremos sempre ao lado da nossa equipa. Não somos adeptos carnavalescos, adeptos festivos que marcam presença quando o rei faz anos. Aqui respira-se e vive-se FC Porto a cada segundo. O FC Porto é a nossa paixão e por ele temos este modo de vida.

Cada um é livre de viver o clube da forma que quiser, da forma que bem entender. Cada um actua em conformidade com os seus princípios, agora uma coisa que eu não posso aceitar é falta de coerência. Isso não! Foi preciso vir cá o SC Braga para voltarmos a passar a barreira dos 30 mil. Tirando a recepção ao Málaga em Fevereiro, não me lembro de quando é que isso aconteceu. Um jogo durante a semana, nem isso foi impeditivo! Ou seja, nos outros jogos não me venham com tangas em forma de desculpa para não aparecerem. Na segunda-feira eles lá estavam, os pipoqueiros! Não sou mais, nem menos portista que ninguém, mas assobiar a meio de um jogo?!? Qual a lógica?? Alguém me explica? Que tal apoiaram até ao fim, jogo após jogo e depois aí sim, caso não gostem, mostrar a vossa insatisfação? Não será mais razoável do que enervar a equipa? Agora aos 80 min, com a equipa anciosa e à procura da vitória, pregar uma assobiadela aos jogadores e insultar o treinador até à quinta geração?? Que tal levantar o traseiro e apoiar a equipa? Bater palmas e cantar pelos nossos?

Este futebol moderno traz de tudo um pouco. Adeptos que só pelo simples facto de pagarem meia dúzia de bilhetes, julgam que podem chegar ao estádio e aos 5 minutos assobiar e insultar tudo o que mexe. Mas quem são eles e com que direito o fazem? Onde conquistaram esse direito? Esses são os mesmos que depois chamam “selvagens, bandidos e arruaceiros” aqueles que vão fazer esperas aos aeroportos. Pois bem, mas esses “selvagens, bandidos e arruaceiros” são os meus, a minha gente e aqueles com quem me identifico, aqueles que comigo gastam rios e rios de dinheiro para apoiar o seu clube do coração, seja em que dia e hora for, seja em que estádio for e independetemene de estarmos a descer de divisão ou perto se sermos campeões nacionais. Esses sim, quando perdem e não vêem a equipa corresponder ao sacrificio que fazem, mostram a sua indignação. A sua legítima indignação! Talvez, por vezes, de uma forma excessiva, mas uma coisa é certa, não me lembro de o fazerem durante os 90 minutos. Aí preferem estar, ao sol ou à chuva, numa Curva qualquer, a puxar ao máximo pela voz, em prol do clube.

A todos os sócios que reclamam os seus direitos, não se esqueçam também dos seus deveres. E só assim, mais tarde se as coisas correram mal, é que poderão cobrar.

Em relação à rapaziada dentro de campo, sinceramente já nada me espanta, se não me agradeceram o facto de ter passado 24 horas dentro de bus, fazendo 2000 km e dormindo duas noites sentado, para os ir apoiar a Málaga, não seria na segunda-feira que o iriam fazer. Hélton saiu disparado, Danilo seguiu-lhe imediatamente, as redes sociais estavam à espera de serem actualizadas no balneário!

Uma das coisas que marcou este jogo foi a ridícula deslocação dos bracarenses ao Porto. Os bracarenses, aqueles que em Novembro, no espaço de cinco dias, receberam de forma hostil todos os adeptos do FC Porto (para manter viva a tradição!), os mesmos que em Fevereiro atacaram meia dúzia de pacenses no AXA, e mais recentemente tentaram medir forças com os vitorianos no derby minhoto em equipas B e também com o Sporting B no 1º de Maio.

Tudo isto fazia crer que viessem muitos! 4º lugar a lutar pelo 3º e uma pequena deslocação de 50 km. Mas ao contrário de esperado, deram uma autênctica prova de fraqueza, reparada pela maioria dos presentes no estádio do Dragão. Arrisco-me a dizer que foi a pior deslocação de adeptos bracarenses à Invicta da última década! Eu que nos últimos anos até aqui os tenho elogiado, pela facilidade com que traziam muita gente. Nem faixas, nem bandeiras, apenas meia dúzia de estandartes. Entre 100 a 150, quando nos últimas tempoaradas têm sido no mínimo uns 1000!

Não se ouviram o jogo todo, ao contrário dos ultras do FCP. Muito boa a participação dos Super Dragões e do Colectivo. Destaque para a coreografia exibida na Superior Sul à entrada das equipas. Uma palavra para todos aqueles que não cansaram durante os 90 minutos e mesmo quando os cânticos estavam a morrer, faziam força para que não deixasse de se ouvir. “A vitória e a decisão de vencer, onde outros decidem desistir”, foi uma frase aberta pelos SD quando ainda estava 0-1.

Sábado lá estaremos em Coimbra.

NON MOLLARE MAI!!

P.s 1- Dedico a vitória frente ao SC Braga ao grande amigo do bLuE bOy e meu conhecido, o Vítor, que faleceu recentemente. Acompanhou-nos em algumas deslocações, esta é para ti, Vítor! Descansa em Paz!

P.s 2 – Fica a nota de que a primeira foto nada tem a ver com o último jogo no Dragão, mas sim do FC Porto x Belenenses da época 2009/2010. Apenas achei que, infelizmente, se mantém actualizada.

Um abraço ultra.

11 comentários:

  1. Faço das tuas, minhas "palavras". Esses adeptos, são, sem dúvida, fruto do futebol moderno, mas a culpa não é exclusiva destes. Afinal, quem lhes dá os bilhetes (estou a falar das claques obviamente) não é, precisamente, quem é contra este tipo de adeptos? Não deviamos preferir mentalidade em vez de quantidade? Não deviam ser "proibidos" estandartes de jogadores com as cores do seu pais? afinal o PORTO somos nós, os jogadores vão e vêm, os adeptos são eternos. Estes problemas têm de começar a ser resolvidos por cima, e com a ajuda da velha guarda de que tanto respeito nutro.
    O verdadeiro homem do Norte, é honesto e trabalhador mas se tiver que partir tudo, lá terá de ser ; ), com isto quero dizer que não tenho uma atitude pessimista, mas acredito que muito tem de mudar.
    Só mudava uma coisa na publicação, em vez de "Sabado, la estaremos em coimbra", deveria estar "Sexta, la estaremos em braga" porque o PORTO não é so futebol, e o hoquei está numa fase crucial!
    Continuem com o óptimo trabalho, um abraço portista

    ResponderEliminar
  2. Pois, caro consócio "Tripeiro", concordo em parte com o que escreveu.
    Mas deixe que lhe diga que cometeu um erro muito comum e que é normal cometer-se quando se escreve mais com o coração do que com a cabeça. Esse erro a que me refiro é o da generalização ou seja tomar a parte pelo todo.
    Eu explico onde quero chegar.

    Sou dos que considera - já o escrevi várias vezes nestes foruns - que os Super Dragões estão contaminados por alguns elementos (a tal não generalização....)que são autenticos vândalos, arruaceiros e selvagens, que mancham não só o nome do Clube que nos une, como o da própria claque.

    Não é um adepto qualquer que se pode arrogar do direito de, digamos assim, menosprezar quem assim pensa e o escreve. E muito menos adeptos que, muito provávelmente, terão menos anos de idade que os visados de sócio!

    Sou dos que também me "passo" com aqueles adeptos (não os posso, em bom rigor, apelidar de sócios) que assobiam ao mínimo contratempo da equipa, contribuindo com isso - aqui estamos de acordo - para intranquilizar ainda mais os jogadores.
    Mas isso não me dá o direito de questionar se vão muitas ou poucas vezes comprar bilhetes e se são "menos adeptos" que eu! Serão adeptos ou sócios com os mesmos direitos de todos os outros. Costumo comentar com quem me está próximo, em jeito de chalaça, que o Porto, com adeptos desses, não precisa de adversários no Dragão....

    Também o facto de o caro "Tripeiro" se intitular de ultra por aqueles "sacrifícios" que alega ter feito, não lhe confere um estatuto diferente daqueles que - mesmo assobiando ou não se "sacrificando" tanto como o meu caro - clamam pelo agradecimento dos assalariados do Clube no final dum jogo. Quem é o meu consócio para avaliar os "sacrifícios" que aqueles ou outros adeptos quaisquer do nosso Clube, terão feito? Deus???

    Deve ter reparado que coloquei sempre aspas na palavra sacrifícios. Pois meu caro, adepto do FCP não faz sacrifícios!! Tudo o que se faz por amor não é um sacrifício!

    O que lhe dá o direito de insinuar que é mais "sócio" que os outros? O facto de pertencer "à sua gente"?
    .....Continuo no "post" seguinte

    ResponderEliminar
  3. Continuando.......
    Todos nós, duma forma ou doutra, amamos este Clube e não é correcto colocar esse amor em causa por situações pontuais que nos desagradam.

    Por isso, não me canso de clamar contra as atitudes de alguns energúmenos que fazem parte dos SD. Seja isso políticamente correcto ou não. Estou-me nas tintas para o políticamente correcto quando o nome do meu Clube está em causa!!!

    Ou será que pactua com "a sua gente" que passa à sua frente quando ordeira e educadamente espera pela sua vez para entrar no estádio?
    Será que acha um modelo de adepto, aqueles animais que ultrapassaram tudo e todos (homens, senhoras e crianças) que esperavam pacientemente às 4 da manhã a sua vez para entrar no avião na Alemanha depois da final da Champions? Ou em Sevilha? Ou em Dublin? Desrespeitando inclusivamente quem está a trabalhar???

    Será para si elevar o nome do Clube originar que, no regresso do jogo com o A. Madrid, todas as áreas de serviço desde Vilar Formoso, estivessem encerradas e com isso pessoas que podiam de certeza absoluta, pelo menos, ser seus pais - entre eles um senhor com um numero de sócio de 2 dígitos (não sou eu) - terem que suportar uma viagem de 6 horas de autocarro sem sequer poder urinar? E isto depois de terem sido forçados, à ida, a sair às 5 da manhã, para não haver confusão com "a sua gente"??

    Estamos de acordo que há atitudes que devem ser criticadas, mas temos de ter muito cuidado com o que escrevemos e com as pessoas que potencialmente podemos atingir.
    E muito menos arrogar-mo-nos do direito de ser mais do que quem quer que seja!!!!!

    Para terminar e se me permite, sugeria-lhe que aconselhasse "a sua gente" a defender o nosso Clube de forma ainda mais vincada e, concomitantemente com o espectacular apoio que frequentemente prestam à nossa equipa dentro do campo, tivessem uma postura mais elevada perante terceiros e mesmo com outros adeptos e sócios do Futebol Clube do Porto, nem que para isso tenham de expurgar umas dezenas de elementos purulentos....

    Aí sim, ganhará o direito de falar com a razão do lado da "sua gente".

    Saudações Azuis e Brancas
    José Sampaio
    Sócio 3 mil e tal

    ResponderEliminar
  4. Desculpa la eu pago as cotas tenho o direito de demonstrar a minha insatisfação com esta equipa mediocre. Quando faço algo de errado no meu emprego o meu patrao tambem me chama a atenção, por isso no futebol não é diferente, se eles erram vou assobiar até não poder mais.

    ResponderEliminar
  5. Pena que ninguém, mesmo ninguém tenha referido isto em relação ao jogo do SC Braga:

    "Há que ser justo, ontem, pressionamos quando devíamos estar a apoiar..."

    Esta é frase de um grande amigo meu, fala de comportamentos comuns quando as coisas ainda estão no inicio e somos nós o nosso maior inimigo.

    Quanto ao mais Portista e menos Portista, para esse peditório já dei.

    ResponderEliminar
  6. Caríssimo Anónimo, é um prazer tê-lo por cá!

    Como a primeira foto indica, o senhor devia era meter o assobio num sítio que eu cá sei.

    O senhor é o típico adepto moderno. Paga as quotas? 120 euros por ano dá-lhe o direito de assobiar, é isso?!?

    É para isso que paga as quotas? E o que faz em prol do clube? O que faz ao longo dos 90 minutos? Não faz mais nada? Só assobia? Presumo que também insulte a mãe do Vitor Pereira e vários familiares dos jogadores. Mais coisas que o senhor saiba fazer? Vai para o estádio para assobiar e levanta-se quando é golo??

    Felizmente existe o contrário, mal seria do futebol se todos os adeptos fossem ANÓNIMOS como o senhor. Estávamos mais que na podridão!!

    E espere lá, só mais uma coisa, se o senhor se sente com o direito de assobiar quando a equipa joga mal, porque paga 120 euros por ano... que direito terão aqueles que pagam 1000, 1500 ou 2000 euros????

    Bem me parecia.

    Em jeito de despedida, espero que o seu patrão lhe assobie aos ouvidos, sempre que não cumprir as tarefas por ele propostas. Vai ver que ganha logo animo para trabalhar muito melhor!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. João Correia:

    Obrigado pelas suas palavras, estamos em sintonia! Se fôr um leitor assíduo do blogue, sabe que apoiamos tudo o que é modalidade do clube, seja em casa ou seja fora!

    Infelizmente, por ter o aniversário da minha irmã, amanhã é de todo impossível deslocar-me, mas se vai a Braga terá companhia da nossa malta, dizendo-lhe até que alguns marcarão presença às 19h na Trofa, onde joga a equipa B.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. José Sampaio:

    Também lhe agradeço o seu grande e esclarecedor comentário! Estamos de acordo em vários pontos, discordando também em alguns.

    Ainda assim começo por saudá-lo, é sempre bom poder debater um tema que a mim me diz muito e pelo qual me apaixonei desde míudo, ainda no tempo do estádio das Antas.

    Lembro-me do meu pai e do meu tio me dizerem, na bancada Poente das ANTAS, "para onde é que estás a olhar? a bola não está ali!!", porque eu "colava" constantemente nos sectores ultra, tanto na Superior Sul, como na Norte.

    Para mim isto é mesmo um modo de vida, desde pequeno que me sinto encantado a viver o clube desta forma, e portanto é normal que defenda os tais que considerei "a minha gente".

    Ora isso não implica que não haja defeitos. Se quer que lhe diga, acho que é o reflexo da sociedade em geral. Não é só nas claques, longe disso! Sou jovem e saio à noite com regularidade, por exemplo, e olhe que vejo de tudo, zaragatas bem piores que nas claques. Portanto, considero que é reflexo da sociedade.

    Infelizmente claro, não há só boa gente. Mas isso é, repito, em todo o lado! Na rua também não há só boa gente! Gente de diferentes faixas etárias e diversos estratos sociais, levam a que, por vezes, haja problemas desnecessários!

    Eu, por norma, opto por destacar o que de bom as claques têm e que, para mim, se sobrepõem claramente ao que há de mau.

    Já imaginou um estádio sem claques? Pois bem, é melhor não imaginar!

    São eles que apoiam incondicionalmente há chuva, ao sol, ao frio, ao calor, e até na neve se for preciso. São eles que pedem férias e gastam-nas a ver o Porto, são eles que gastam milhares de euros em Portugal (do continente às ilhas) e no estrangeiro.

    São eles que tão depressa estão a ver um jogo de Champions como dias depois estão no Estoril ou no Algarve para a taça da Liga. São eles que dormem no chão dos aeroportos, à espera do avião de regresso a casa. São eles que viajam infinitas horas de autocarro e nem um aplauso recebem por isso.

    São eles que são tratados como gado em tudo o que é lado e são discriminados pela sociedade. São eles que são o alvo do Corpo de Intervenção e que são provocados pela própria autoridade. São eles que à miníma reacção levam porrada da polícia e chegam a casa pisados. São eles que há ao domingo e à segunda à noite viajam 600/700 km para apoiar o seu clube. São eles que fazem autênticas maratonas para ver o clube, tendo 3 ou 4 sandes no bolso para comer no dia inteiro.

    São eles que são burlados constantemente, ao pagar 15, 20, 25, 30, 45 ou 50 euros por bilhete. São eles que não vêem o FCP através da televisão.

    Um grande abraço e mais uma vez obrigado pelo seu testemunho. Continue a aparecer.

    ResponderEliminar
  9. Claro que sim, meu caro consócio!

    São eles que fazem tudo isso que mencionou. Mas também há os "outros" que sem emporcalhar o nome do nosso Clube, fazem o mesmo!
    E, não meu caro, não é um reflexo da sociedade!
    Quando muito, poderá ser a consequência de uma minoria que provavelmente se "apanha fora da mãe"....!

    Como escrevi - e só o fiz porque generalizou - o universo de sócios e adeptos do FCP é muito variado e há de tudo: os que assobiam, os arruaceiros, os bandidolas e..... os "outros".

    Estes embora sentindo um amor ao Clube igual ou superior ao de todos os especiais das claques, têm o direito de, com as suas famílias e em paz, assistirem aos jogos do nosso Clube sem serem molestados quer física quer moralmente. E é por esse direito que sempre me baterei, quer seja no Dragão, em Gelsenkirschen (penso que é assim que se escreve) ou no estádio sem luz....

    Como deverá ter reparado, não há em parte alguma do meu texto anterior, qualquer crítica às claques em si, bem pelo contrário!

    Para mim, há tarjas das claques simplesmente fantásticas.
    Não sei se o blogue aceita lnks, mas vou tentar: http://www.imagensonline.net/?v=ajoelhemse.jpg . Esta é aquela que considero uma das mais belas, num jogo contra as papoilas, no Estádio das Antas.

    Por isso espero que tenha entendido correctamente o que escrevi e digo isto porque ao elencar toda a parafernália de situações porque passam os elementos das claques e, principalmente, ao questionar-me se imagino o que será um estádio sem claques, dá-me a entender que não terá compreendido que me referi a elementos "animalescos" das claques e não às claques própriamente ditas.
    No entanto, deixe que lhe diga que (exceptuando a parte que toca ao corpo de intervenção da polícia) nenhuma daquelas situações é novidade para grande parte dos sócios e adeptos que acompanham o Clube e nos quais me incluo, por isso não vejo razão para relevar esses factos! No que concerne à cacetada pelos polícias, meu amigo: "quem anda à chuva molha-se" e "quem não ser lobo não lhe veste a pele"! Nunca deixei de colocar o meu cachecol nas deslocações e nunca tive qualquer problema de maior com os adeptos das equipas adversárias! No entanto, no nosso estádio assisti a uma besta quadrada com equipamento do nosso Clube a, sem mais nem menos, espetar uma bofetada num adepto do A.Madrid que isoladamente procurava orientar-se para entrar.... Vinha a passar e como estava com o equipamento do Atlético, pimba, toma lá uma estalada! E, não me venha com a alusão a situações similares noutros lados! Uma coisa não justifica a outra!!!!
    Poder-lhe-ia narrar mais alguns exemplos deste tipo, mas são demasiado nojentos para os mencionar aqui. Estamos numa praça pública não será o local mais indicado, dado saber dos "mirones" que por aqui pululam anónimamente!
    Enfim, no sábado lá estarei em Coimbra, para apoiar com a minha presença, o nosso Clube a tentar ganhar a taça das caricas....!

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Concordo genericamente com o que foi escrito.

    No entanto faço dois comentários.

    1º Em relação às claques,infelizmente o modelo de claque que o Porto têm (estou a falar dos SD) é um modelo que não me agrada, e não me agrada porque não concordo que 1 ou mais pessoas vivam (e vivem bem) à custa disso, uma claque nunca deveria ser um negócio mas sim algo que fazemos por amor ao clube sem ter nada em contra partida a não ser as vitórias do nosso clube.

    O meu 2º comentário é em relação ao que o José Sampaio diz, da agressão aos/ao adepto do At.Madrid, pois sabe tão bem ou melhor que nós que quem instigou isso foram os adeptos do AT.Madrid que no primeiro ano entraram pela alameda a dentro e agrediram adeptos do Porto sem mais nem menos, ora se você diz que quem anda a chuva molha-se em relação as cacetadas da Polícia, quem é adepto de um clube que tem uma claque neste caso a Frente Atlético que veio ao Porto para criar desacatos, também se molha e se levou um estalo ainda foi com sorte, ainda pode ir ver o jogo, se fosse parar ao hospital era pior!!

    ResponderEliminar
  11. se há algo que não se pode acusar a rapaziada ultra é da falta de apoio, da falta de dizer PRESENTE, da falta de dar a cara.

    goste-se ou não de algo ou de parte, tb eu náo gosto de algumas coisas, mas não é por isso que os deixo de defender nos principios que os movem, porque estão sempre lá, com a certeza, tal como tb eu o faço, sem pedir nada em troca, senão pelo AMOR ao FCPorto.

    em resumo, nem santos, nem criminosos... apenas "ultras".

    ResponderEliminar