26 abril, 2013

Até ao fim

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

À hora a que escrevo este post jogam-se as meias-finais da Liga Europa, e não posso negar a minha azia ao pensar nas equipas que a estão a disputar - ou melhor, numa equipa em particular. Aquele lugar é nosso. Independentemente de estarmos a falar da Liga Europa ou da Liga dos Campeões (a diferença de nível e de prestígio entre ambas é evidente, mas não vou entrar no jogo de desvalorização da Liga Europa só porque eles estão na meia-final; uma taça europeia é uma taça europeia e não me esqueço do bem que me soube conquistá-la), só um clube português tem sido capaz de roçar ombros com os gigantes e de representar condignamente o nosso país na Europa época após época, e esse clube chama-se Futebol Clube do Porto. Ver o clube do regime nessa posição neste momento, e com reais hipóteses de conquistar um título europeu na era da tv a cores, ainda por cima quando nós entregámos a nossa eliminação de bandeja ao adversário naquela partida deprimente, é agonizante. Esta época de excepção, tanto da nossa parte como da deles, está até agora a ser um verdadeiro calvário, e só espero que, apesar das bolas ao poste e dos apitos de conveniência, esta maré ainda mude e ainda nos possamos rir no final, e por várias vezes.

Se há coisa de que a história do nosso clube é feita, é de superação. De obstáculos intransponíveis transpostos à custa de muito suor e de muita dedicação. Esta época, no entanto, colocam-se dois grandes problemas no nosso caminho. O primeiro é o facto de já não dependermos de nós próprios e termos de esperar por aquilo que, vistos os últimos jogos, será um pequeno milagre. O segundo é a nossa própria equipa, ou antes, a apatia que muitos jogadores demonstraram em alguns momentos-chave da época, que não nos deixa seguros de que estejam dispostos a comer a relva para vencer e para estar à altura da história do símbolo que envergam.

Basta irem buscar uma página ao livro das modalidades, através das quais o FC Porto da honra, do sacrifício e do amor à camisola vive e respira. Lá encontrarão exemplos de luta e de vontade, de querer e de vitória contra todas as adversidades, incluindo, ou sobretudo, aquelas a que os milionários jogadores de futebol são completamente alheios. Não lhes fazia mal irem ver um jogo ao Dragãozinho de vez em quando. Aliás, o próprio clube devia fazer questão de os levar lá, para incutir a tão em voga "cultura da empresa". Sem brincadeira ou ironia. Não podem ser só os adeptos a carregar o peso de perpetuar a identidade do clube, enquanto os jogadores sonham com outras paragens e publicam idiotices nas redes sociais. Como agora são raros os jogadores que crescem na casa, é preciso ensinar a quem chega o que é o Futebol Clube do Porto clube, instituição, cultura. Para que vistam verdadeiramente a camisola.

Os balanços fazem-se no final, e não vou estar agora a colocar em causa este ou aquele jogador, e muito menos a especular sobre o futuro do Vítor Pereira. Só espero, que semana a semana, no relvado, as minhas dúvidas sejam dissipadas por 11 guerreiros a deitar fogo pelas narinas. E que lutemos mesmo até ao fim. Quanto ao resto, o que for, será.

9 comentários:

  1. "Basta irem buscar uma página ao livro das modalidades, através das quais o FC Porto da honra, do sacrifício e do amor à camisola vive e respira. Lá encontrarão exemplos de luta e de vontade, de querer e de vitória contra todas as adversidades(...) Não lhes fazia mal irem ver um jogo ao Dragãozinho de vez em quando. Aliás, o próprio clube devia fazer questão de os levar lá, para incutir a tão em voga "cultura da empresa"."

    Excelente, de facto porque não?

    Ainda há dias ouvia o Futre dizer que seguiu muitos jogos de Hóquei porque adorava ver o mágico Vitor Hugo e o Cristiano ao lado a falar dos tempos em que os atletas das modalidades tinham fortes amizades com os futebolistas...

    Outros tempos dir-me-ão, claro que a distância do Olival dificulta muitos contactos que antes eram muito mais fáceis... Mas só tínhamos a ganhar se certas barreiras entre os profissionais de futebol e os atletas das modalidades fossem diminuídas. Já chega deste estatuto de pop stars pós modernas que os futebolistas de hoje exibem!

    Mas claro, como em tudo na vida, o exemplo devia vir também de cima.... E infelizmente as nossas equipas mesmo em casa no nosso Dragãozinho jogam muitas vezes sozinhas no que diz respeito ao apoio "institucional". E sendo assim como se pode incutir outro espírito quando eles próprios falham nesse particular?

    Bem, acho mesmo muito bom que se fale destas coisas, é importante que estas reflexões sobre a cultura e identidade do FC Porto sejam objectos de análise, mais ainda do que o mero resultado A, B ou C, por melhor ou pior que seja. Se continuarmos na espiral actual daqui a alguns anos perderemos completamente aquela mística diferente e especial que sempre caracterizou o FC Porto, mesmo nos momentos menos bons.

    Um beijinho e parabéns pelo texto!

    ResponderEliminar
  2. TOTAL e COMPLETAMENTE de acordo com o post e com o que diz o MM!!!

    Mais do que tudo o resto, é PRECISAMENTE a questão da IDENTIDADE e da MÍSTICA do clube que importa segurar! Sem isso...seremos apenas mais um clube esforçado!

    Pedro Pinto
    (Abraço MM)

    ResponderEliminar
  3. O árbitro João Capela recebeu 3.7 pontos, ou seja, um «bom mais» na sua polémica arbitragem no «derby» entre o Benfica e Sporting (2-0), que decorreu no passado fim de semana.

    Mas esta pouca vergonha nao acaba?Isto gozar com as pessoas..Meus caros amigos ou o FCP se põe a pau ou temo muito pelos proximos anos,porque os encornados "mandam" na arbitragem,observadores,liga etc..Temos de estar muito atentos e o clube nao pode se calar perante esta vergonha

    ResponderEliminar
  4. Capela com nota alta!!!...

    O arbitro Manuel Mota , que recentemente esteve no polemico Feirense-Sporting B, que não acabou no jogo dos vermelhos na Madeira.

    Eles mandam o vitorizito da arbitragem odebece e não é de agora.

    Por onde andam os arbitros internacionais ? O benfica não os quer?!...

    No benfica-FCP, foi o João o arbitro...


    A malta da blogosfera portista que se una para levantar mais uma vez a sua voz.

    ResponderEliminar
  5. 1ª jornada: Benfica - Braga: Douglão (expulsão, 70')
    2ª jornada: Setúbal - Benfica: Amoreirinha (expulsão, 8'); Ney Santos (expulsão, jornada anterior)
    3ª jornada: Benfica - Nacional: Mexer (expulsão, jornada anterior)
    4ª jornada: Académica - Benfica: Rodrigo Galo (expulsão, 50')
    5ª jornada: Paços de Ferreira - Benfica: Antunes (expulsão, jornada anterior)
    6ª jornada: Benfica - Beira Mar: Nildo Petrolina (expulsão, jornada anterior)
    7ª jornada: Gil Vicente - Benfica
    8ª jornada: Benfica - Guimarães: Soudani (expulsão, jornada anterior)
    9ª jornada: Rio Ave - Benfica
    10ª jornada: Benfica - Olhanense: André Micael (expulsão, jornada anterior)
    11ª jornada: Sporting - Benfica: Boulahrouz (expulsão, 80')
    12ª jornada: Benfica - Marítimo: Roberge (expulsão, 65')
    13ª jornada: Estoril - Benfica
    14ª jornada: Benfica - FC Porto
    15ª jornada: Moreirense - Benfica: Wagner (expulsão, jornada anterior); Augusto (expulsão, jornada anterior); Fábio Espinho (5º amarelo, jornada anterior); Filipe Gonçalves (5º amarelo, jornada anterior)
    16ª jornada: Braga - Benfica: Haas (expulsão, 85'); Paulo Vinícius (expulsão, jornada anterior)
    17ª jornada: Benfica - Setúbal
    18ª jornada: Nacional - Benfica: Marçal (expulsão, 89'); Manuel da Costa (5º amarelo, jornada anterior)
    19ª jornada: Benfica - Académica: Hélder Cabral (expulsão, 90'); Halliche (expulsão, jornada anterior)
    20ª jornada: Benfica - Paços de Ferreira
    21ª jornada: Beira Mar - Benfica: Pedro Moreira (expulsão, jornada anterior)
    22ª jornada: Benfica - Gil Vicente
    23ª jornada: Guimarães - Benfica: Douglas (expulsão, jornada anterior); Kanu (expulsão, 60')
    24ª jornada: Benfica - Rio Ave: André Vilas Boas (expulsão, jornada anterior, sem sequer jogar); Filipe Augusto (5º amarelo, jornada anterior); Wires (expulsão, 59'); Fraga (expulsão, 71')
    25ª jornada: Olhanense - Benfica: Luís Filipe (5º amarelo, jornada anterior)

    11 jogadores expulsos em jogos contra o Benfica.
    18 jogadores suspensos para jogos contra o Benfica.
    ----

    Julgo que esta contabilidade que alguem na netportista efectuou deve estar certa.

    Faltam as expulsões perdoadas a jogadores dos vermelhos que só no caso do Maxi são um fartote.

    ResponderEliminar
  6. E o Mota não é o do jogo dos vermelhos contra o BeiraMar?!

    ResponderEliminar
  7. ENID e caros amigos
    Ainda há pouco estive a colocar um pequeno comentário no Reflexão Portista, referindo-me ao "antigamente", ou seja os anos 50, onde a roubalheira era a mesma.
    Outra coisa que se conhece há muito tempo, é a influência que os "observadores", verdadeiros cães rafeiros têm na classificação final dos árbitros.
    Ninguém sabe quem os homens são, mas devem estar bem ensinados pelo pior bandalho que anda no desporto nos últimos anos.
    Precisamente o tratador que ensinou os cãezinhos amestrados a gamar sempre para o mesmo lado. Basta ver quem o apoiou para ocupar o lugar. O clube que gosta de "fazer as coisas pelo outro lado".
    E nós continuamos impassíveis a ver a banda passar. Alguém tem que parar esta Mafia.
    Bjinho para a ENID e abraço para os restantes membros do blogue.

    ResponderEliminar
  8. sem querer ser demasiado polémico, apetece-me só dizer que o que vemos no campo, é tão só o exemplo do que vemos com origem nas bases... se os maus exemplos já vêm de cima, esperamos que os "meninos mimados e ricos" vão fazer das tripas coração, mas porquê?

    mostrem os dentes em cima, a ver se tudo o resto não vai por arrasto?!

    ResponderEliminar
  9. Olá e obrigada a todos!

    Concordo com tudo o que foi acrescentado. A mudança para o Olival veio dificultar as coisas, mas havendo vontade facilmente se criam as condições para uma maior proximidade entre as secções e assim uma maior união e mais fácil transmissão e continuidade dessa característica fundamental do nosso clube a que chamamos mística. Mas sim, essa vontade tem de vir de cima, bem como o exemplo, e infelizmente também tenho de concordar quando dizem que, ultimamente, temos visto é o contrário... Isso é muito triste, e tem mesmo de mudar.

    Abraço azul e branco!

    ResponderEliminar