18 março, 2013

Em Busca do Milagre

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Marítimo 1-1 FC Porto

Liga 2012/13, 23.ª jornada
17 de Março de 2013.
Estádio dos Barreiros, no Funchal.


Árbitro: João Capela (Lisboa).
Assistentes: Ricardo Santos e Tiago Rocha.
Quarto árbitro: Tiago Martins.

MARíTIMO: Salin; Briguel (cap.), Roberge, Igor Rossi e Rúben Ferreira; Rafael Miranda, David Simão e Artur; Héldon, Sami e Suk.
Substituições: David Simão por Semedo (67m), Artur por Danilo Dias (75m) e Heldon por Kukula (88m).
Não utilizados: Ricardo, João Diogo, Luís Olim e João Guilherme.
Treinador: Pedro Martins.

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Defour e Lucho (cap.); James, Jackson Martínez e Atsu.
Substituições: Atsu por Varela (10m), Defour por Castro (62m) e Varela por Izmaylov (73m).
Não utilizados: Fabiano, Maicon, Liedson e Abdoulaye.
Treinador: Vítor Pereira.

Ao intervalo: 1-1.
Marcadores: James (34m), Suk (38m).

Cartões amarelos: Alex Sandro (27m), Otamendi (36m), Lucho (42m), Heldon (64m), Danilo (79m), James Rodríguez (80m) e Rúben Ferreira (84m).
Cartões vermelhos: nada a assinalar.

Mais penoso do que este jogo, só mesmo ter que falar sobre ele. O FC Porto termina esta semana horribilis arrastando-se no Estádio dos Barreiros, provando o seu desânimo físico e anímico.

Se é verdade que a nível de atitude e seriedade nada pode ser apontado à equipa, também é premente registar o estado físico lastimoso em que se encontra a quase totalidade da equipa. À excepção de Lucho, que continua a marcar o ritmo do jogo correndo quilómetros com a regularidade de um compasso, custa de sobremaneira ver a forma lenta e previsível com que a equipa se movimenta. Como nota de consolação, fica o registo de que a equipa deu tudo o que tinha. Só que o que tinha não bastou.

Façamos, antes de prosseguirmos, um ponto prévio: esta época tem sido claramente atípica em termos de lesões. Praticamente todos os jogadores do plantel já sofreram graves lesões musculares, prejudicando fortemente o rendimento da equipa.

Contudo, o problema maior sido a deficiente recuperação dos atletas. Se nos casos de Moutinho, Défour e James fica claramente a ideia de que as recuperações foram feitas de forma apressada, demasiadamente tendo em conta os desafios que se avizinhavam; noutros, como Maicon, parece que não se lhes deu os minutos de jogo necessários para o restabelecer dos níveis físicos e de confiança tão importantes em alta competição.

Alex Sandro e James são outros casos estranhos, a léguas da capacidade atlética e decisiva que já apresentaram. O lateral brasileiro é uma sombra do jogador completíssimo que já mostrou ser e o colombiano, não desfazendo o golo, vem dar razão a Costinha quando este, durante a semana, disse aos jornais que se James acha que pode fazer 90 minutos então é melhor rever as suas últimas exibições. E hoje, para não fugir à regra, foi a vez de Atsu sair magoado do rectângulo de jogo. E logo ele que prometia ser o jogador mais ligado à corrente nesta fase decisiva do campeonato...

Mas não foram só Alex e James a quebrar. Mangala, no lance do golo maritimista, esteve mal, demonstrando estar longe daquilo que já o vimos fazer na presente temporada. Também Otamendi, tal como em Málaga, cometeu deslizes a que não nos tem haituado no presente campeonato. Maicon não será, nesta fase em que a equipa apresenta desgastada, uma opção de valia a ter em conta? Deixo esta ideia à consideração do Prof. Vítor Pereira para o caso de ele ler estas crónicas.

Também Varela se apresenta num estado de forma deplorável, obrigando o treinador a retirá-lo do relvado mesmo depois de já ter substituído Atsu. Tenho para mim que o “Drogba da Caparica” se encontra há já bastante tempo em processo de fucilização, perdendo época após época, mês após mês, lesão após lesão, a capacidade física para fazer a diferença a este nível de competição. O internacional português vem perdendo pique, sprint e capacidade de choque a olhos vistos, demonstando-se incapaz de furar uma defesa ou fazer a diferença no último terço do terreno. Para disfarçar a cada vez mais notória incapacidade de esticar a equipa e efectuar rupturas junto à linha lateral no 1x1, vem progresivamente interiorizando o seu estilo de jogo, tendo hoje mais características de médio do que de extremo. E médios é o que o Porto de Vítor Pereira tem mais. Um caso a resolver pela estrutura.

À posteriori, fica a sensação de que Vítor Pereira deveria ter optado logo pela entrada de Marat Izmailov aquando da lesão de Atsu. Aliás, a saída do russo da equipa, quando até estava num processo de consolidação da titularidade, permanece inexplicável. Nota ainda para a boa exibição de Castro, que entrou bem na partida, provando ser o jogador no plantel com a forma de jogar mais parecida à de João Moutinho. Com ele em campo, Lucho (mais uma vez o melhor em campo, no meu entendimento) ganhou um parceiro com pulmão, critério e qualidade de passe, que não teve medo de ter a bola e arriscar o remate. Um bom indicador, no meio do deserto de ideias que foi este Porto.

Por outro lado, começa a haver poucos argumentos para defender Jackson Martinez. Parece hoje óbvio que o colombiano deve ficar afastado da cobrança do castigo máximo durante uns tempos. Nem me refiro às panenkadas, mas sim às já quatro grandes penalidades desperdiçadas, sendo que duas delas custaram quatro pontos (Olhanense em casa e Marítimo fora). A tabela de classificação reflecte amargamente esse desaproveitamento.

No jogo em si, tal como no encontro da Champions, Jackson voltou a não se conseguir superiorizar aos centrais adversários, raramente ganhando um lance que se visse. Mas neste caso são fáceis de encontrar as razões de tal inoperância. Está mais que visto que Liedson não entras nas contas de Vítor Pereira. Num jogo em que o FC Porto se via obrigado a ganhar, era natural que se procedesse à entrada de mais um homem para a grande área ou, quando muito, a uma troca por troca de forma a refrescar a frente de ataque. Só que o Levezinho dificilmente refresca alguma coisa e é provavelmente mais uma contratação da SAD do que do treinador portista. Não havia problema nenhum, não fosse o elevado salário auferido pelo brasileiro e o facto de Jackson estar completamente derreado, não havendo uma alternativa válida para o seu lugar. Aliás, depois de uma época com Kléber e Janko, fica difícil justificar a forma como tem sido tratada a posição 9 por parte dos responsáveis do FC Porto. Situação a rever, pois é com estas e com outras que se vão perdendo pontos tão preciosos na luta pelo título.

No momento em que escrevo, o rival directo vence o seu jogo por duas bolas a zero, pelo que a estrada para o Tri se apresenta cada vez mais esburacada. Olhando para o actual estado físico e anímico dos azuis e brancos, diria que só um milagre poderia fazer com que a equipa invertesse o rumo dos acontecimentos. Mas não é um milagre aquilo que o FC Porto construiu após ter ganho o título em 1978 após 19 anos sem vencer o título de Campeão Nacional?

Rodrigo de Almada Martins



DECLARAÇÕES

VÍTOR PEREIRA

“Faltou-nos fazer mais golos. Dominámos, criámos situações de golo, desperdiçámos, inclusivamente, uma grande penalidade e sofremos um golo em que o Mangala escorrega quando tinha a situação controlada. Dou a cara pela minha equipa, porque os jogadores foram enormes e fizeram tudo para chegarmos à vitória. Orgulho-me do trabalho deles. Vimos uma equipa personalizada, que quis ter bola, que dominou, que criou, com caracter, com estofo de campeão, mas que não foi feliz, não conseguiu concretizar as situações de golo que teve. O Marítimo foi defendendo e tentando criar-nos problemas num terreno escorregadio. Não há um único jogador que possa acusar de não ter deixado tudo em campo. Não fomos felizes e complicámos um pouco a situação, porque até aqui dependíamos apenas de nós próprios.”

LUCHO

“Não merecíamos este resultado, que foi injusto, mas vamos continuar a lutar, acreditando que podemos chegar ao título. Faltou fazer golos e saber conservar a vantagem assim que marcámos, quando faltava pouco para terminar a primeira parte. O facto de sermos uma equipa ambiciosa, e que quer sempre mais, por vezes leva-nos a cometer erros, mas devemos levantar a cabeça e recuperar energia para o que resta do campeonato. É óbvio que queríamos os três pontos e, enquanto matematicamente for possível, vamos continuar esperançados.”



RESUMO DO JOGO

45 comentários:

  1. Taça de Portugal, Liga dos Campeoes, CAMPEONATO, GRANDE EPOCA OBRIGADO VITOR P.
    Obrigado a todos que sempre apoiaram o V.P. Sr. Blue Boy Continua a defender este grande Treindador.

    PS: Sempre disse desde a epoca passada na qual fomos campeoes que o VP não tem maos para UM GRANDE CLUBE. Só não via isso quem era mesmo CEGUINHO!
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Mais um jogo miserável, sem garra nem velocidade e escassas oportunidades de golo. Mais um penalty falhado pelo suspeito do costume. Porque é que o Jackson continua a marcar penaltys? O que faz o Liedson no Porto?

    ResponderEliminar
  3. Ola pessoal, eu nao vi o jogo (ainda bem) esta e a prova que um grande treinador faz muita diferenca , tantos anos no futebol e como foi possivel por este artistinha a comandar os nossos craques ?

    ResponderEliminar
  4. Calma enquanto houver vida há esperança... eu n tenho nada contra o VP mas sinceramente vi o Porto a jogar mal mais vezes que bem, tb se pode queixar da sorte mais uma vez atsu lesionado jackson falha penalti mais uma vez la esta penso q numa altura destas devia ser o Lucho a marcar o que não quer dizer q marcasse claro... mas vamos ao que interessa e que é culpa clara dele ter 1 plantel curto foi um dos maiores erros, outra pra que é o Liedson?? no jogo de hoje que o passado é passado a precisar de ganhar e mete medios poe varela tira varela?? somos uma equipa claramente sem extremos o que é fundamental no nosso esquema. E por ultimo não podemos esquecer o Moutinho mas uma equipa como o Porto não pode depender de 1 só jogador...

    ResponderEliminar


  5. para o anónimo

    Não sei se conhece pessoalmente o nosso amigo Blue Boy, mas pelos seus comentários julgo que não. O nosso amigo Blue defende o Vitor Pereira porque defende o treinador do Porto independentemente do nome que ele tenha. É o treinador do clube a quem ele dedica quase toda a sua vida, por isso defende-o com unhas e dentes como se fosse uma pessoa de família. É deste modo que o nosso amigo blue sente o seu clube em todas as modalidades.
    Também sou um critico do Vitor Pereira, mas apendi a respeitar a pessoa em causa, pq tenho o privilégio de estar na cadeira à sua frente e com ele festejar os golos do nosso clube. Adeptos como o Paulo não existem muitos.

    um bem haja a todos os portistas e em especial ao nosso amigo Blue

    TRSM ;-)

    ResponderEliminar
  6. O que mais me custa é que em princípio, abrimos à benfaria uma janela de ouro para gerirem cá dentro à vontade e atacarem sem pressão a Liga Europa, além de, em princípio também, vencerem a Taça de Portugal...
    Nada vi, só li aqui e acolá, mas parece que, para além do azar, continuamos na mesma, como a lesma... E se Liedson não conta, porque o foram buscar???
    Exige-se demais a Martinez, em termos físicos, sem alternativas e talvez por isso, nem sempre esteja com frescura para atirar ao golo, para além dos penalties que estºao a fazer a diferença no campeonato, tirando os 4 pontos com que estamos de atraso.(Nesta altura os benfas já vencem...).
    Se calha´r, lamentávelmente, é hora de preparar o proximo ano, digo-o com amargura.

    ResponderEliminar
  7. Em busca de um milagre? Eu espero é que estejamos em busca de um treinador.

    ResponderEliminar
  8. Terapia psicológica e física precisa-se.
    Os golos determinam o resultado de um jogo de futebol. As bolas que não entram, não contam; verdade irrefutável de que se pode queixar o FC Porto no Funchal – nem um penalti foi convertido em golo…!
    Esta falta de materialização das oportunidades, traduz o estado anímico de uma equipa. E, mais do que falar do jogo, é importante abordar a situação actual. Os jogadores estão psicologicamente de rastos. A eliminação ante o Málaga será uma das causas, pois a fasquia (colocada demasiado alto?) não foi transposta para os quartos-de-final da Champions. Mas o Campeonato é outro teatro e os protagonistas deviam superar o fracasso. Que fazer no seio da equipa? Os responsáveis devem saber… Enquadramento e apoio psicológico precisa-se; uma “consulta” adequada faz falta para melhorar animicamente. Sob pena de o Campeonato estar irremediavelmente perdido. Estamos a dar tiros nos pés e o adversário rival não desarma. O FC Porto pode ficar numa posição em que já não depende de si mesmo. É frustrante, porque há 3 jornadas estávamos em vantagem… O treinador é o mesmo, os jogadores são os mesmos; a questão é sobretudo de ordem anímica e física. Neste particular há jogadores que não podem com uma gata (!)…
    Voltando ao jogo: houve exibições miseráveis entre as quais as de Varela e Jackson. Ao contrário da opinião de RAM, não acho que Lucho tenha feito um jogo aceitável. Correu muito, mas falhou 90% dos passes. Muito mal, quanto a mim. No fundo, a amostra do que se disse acima e reflectindo o estado geral da equipa.
    O Campeonato está a sete jornadas do final; há muito para jogar; mas será que ao FC Porto ainda restam hipóteses para chegar ao título? Hummm! O “Tri” está em risco!

    ResponderEliminar
  9. Para ser sincero: o título foi ao ar, hoje.
    É melhor pensar na taça da cerveja. À falta de melhor...!

    ResponderEliminar
  10. Domingos ou Leonardo Jardim? Aceitam-se apostas...

    ResponderEliminar
  11. "Obrigado a todos que sempre apoiaram o V.P. Sr. Blue Boy Continua a defender este grande Treindador."

    óh anónimo, vai chatear o caralhinho que ta foda, ok?

    Portistas da piça como tu, é o que não faltam por aí aos magotes... não te sentes bem enquanto Portista, não te sentes realizado enquanto Portista, atão, põe-te no caralho que não fazes falta nenhuma!!!

    Os Portistas, os bons, vêem-se é nas horas más como esta... já os Portista da piça, os das festas ou do jornal, caralho com eles, que não fazem falta nenhuma.

    Resumindo e concluindo, isto ainda não acabou... não é como está, é como vai acabar... e nós, ACREDITO!, vamos estar à espreita, gostes ou não gostes, com VP!

    ResponderEliminar
  12. Há necessidade de sangue novo numa equipa cansada e com alguns jogadores estranhamente fora de forma.
    Castro,tão criticado em tempos,está a revelar-se um grande médio.Tem muito futebol a que alia uma raça e capacidade de luta impressionantes. É um verdadeiro jogador "à Porto".
    Maicon deve voltar ao centro da defesa. Otamendi tem comprometido nos últimos jogos.
    Também não entendo a utilidade de Liedson. Temos na equipa B um jogador que tem crescido muito ultimamente e que poderia ser aproveitado. Chama-se Delatorre e pode ser uma boa alternativa para o ataque.
    Queria ainda referir que me chocam alguns comentários insultuosos para com V. Pereira. Goste-se ou não, é um treinador campeão, em circunstâncias difíceis, é um dos nossos merecendo pois todo o respeito.

    ResponderEliminar
  13. Já não acredito... Mas o "meu" treinador é, até ao fim, Vítor Pereira.
    Nisso estou contigo, BlueBoy.

    E haja o que houver... BIBÓ PORTO! SEMPRE!

    ResponderEliminar
  14. Dizer que Vitor Gaspar é uma sumidade e o melhor ministro das finanças do mundo, poderá ser aceitável para Marcelo Rebelo de Sousa e mais alguns amigalhaços, pois através do Gasparzinho, conseguem colocar "amigos" em tachos muitissimo bem remunerados. Dizer que Vitor Gaspar é uma besta dum incompetente, sanguinário insensível,não faz de mim menos português, embora admita que Marcelo e amigos também sejam portugueses, pelo menos enquanto lhes der jeito. Vitor Pereira idem aspas.

    ResponderEliminar
  15. Peço desculpa, mas VP está entre os mais fracos treinadores desta Liga, e é, para mim, o pior que o Porto tem desde CAS.

    Tem um plantel (curto) de estrelas ao dispôr, mas isto não resulta sempre...quando é preciso um detalhe do banco para vencer...isso nunca aconteceu em 2 anos, nunca! O VP nunca venceu um jogo no banco, nunca.

    Depois, há uma série de erros de casting, que de tão absurdos não encontram paralelo na história portista!! A saber:

    - 17M por um Danilo que é pior que o Miguel Lopes e que joga sempre porque...custou 17M!!
    - outro que joga todos os minutos é o PL e o resultado está à vista, de atleta de excepção parece agora estoirado. Não há mais PL no plantel ? Nem na B ??
    - o Castro é tanto ou mais jogador que o Defour, mas sente a camisola como se calhar ninguém ali dentro...não substituia bem vários elementos do meio-campo e em vários jogos ? Pois...
    - o único extremo que temos chama-se Atsu

    Vistas as coisas temos 1 defeda-direito, 1 ponta de lança e 1 extremo. Varela e Izmaylov juntos não fazem um jogador de futebol e não se percebe muito bem onde podem jogar, uma coisa é certa, não são extremos. James é um interior/2º avançado/10 fabuloso mas nunca será extremo de nível, pela simples razão que não tem pique nem velocidade para tal (ainda para mais na forma em que está).

    Não vejo ali uma centelha, um rasgo de génio, nada. Mas quem tem Lucho, Maicon, Mangala, Moutinho, Jackson e James pode sempre ganhar um jogo, um campeonato, mesmo sem treinador. Se esmagarmos a Académica..então voltamos à rota do tri. (mandem o VP de férias e escolham estratégias nestes 15 dias com o Jardim ou Domingos)

    ResponderEliminar
  16. Lesões atrás de lesões...

    Que lesão tem o Liedson?

    Plantel curto, e a desabituação à amarelinha, faz isso...

    ResponderEliminar
  17. Estamos a bater no V.P kuando o jackson falha dois penalties que dão os 4 pts de vantagem ao benfica??? sabem qual a diferença, é que o benfica teve-os ontem, contra o B.Mar ou Academica e não falhou, já nós.... e depois o treinador tem culpa, só o treinador??? temos um plantel sem soluçoes que neste momento se encontra de rastos, e a sad n tem culpa? não tem dinheiro para reforçar o plantel mas vende por ex o passe do james (35%) por 2,55M e recompra por 8,75M e isto é uma boa gestão quando olhamos para o plantel e vemos 12/13 jogadores como solução. Mas disto ninguém quer saber...

    ResponderEliminar
  18. Eu acredito!!! Até ao fim. No Porto e no Professor que já nada tem a demonstrar a ninguém. Caso alguns dos artistas que alguns falam voltem a correr o mais certo mesmo é sermos campeões. E mesmo que tal não aconteça estarei sempre ao lado do meu clube.

    ResponderEliminar
  19. De decepção em decepção, o FC Porto se vai afastando da hipótese de voltar a ser campeão.

    A equipa está em clara queda livre. É uma equipa espremida, desgastada física e animicamente, a praticar um futebol sem chama, sem inspiração, sem arte e sem ambição.

    Pior que tudo isto são as declarações do técnico, que em vez de reconhecer os defeitos, teve um discurso impregnado de falsidades, insultando de algum modo a inteligências dos adeptos.

    Se isto é ter estofo, se isto é dar tudo, então tenho que estar ainda mais preocupado, porque ainda que matematicamente seja possível chegar ao título, a verdade é que com este futebol rapidamente se verá que não passa de uma miragem.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  20. Artur, eu vou estar sempre do lado do clube, mas não defendo o indefensável e não estou do lado do treinador.

    ResponderEliminar
  21. O meu comentário é curto e grosso..

    época falhada..

    1) afastamento da liga dos campeoes pelo colosso Málaga
    2) Perdemos 4 pontos com o olhanense e com o marítimo por culpa própria. Um jogador a este nível não posso falhar penalties... Falámos do cardozo, ora aí temos outro.

    é claro que o nosso plantel é demasiado curto para 4 competições.. as lesões aparecem por isso mesmo..

    temos jogadores que, apesar de representarem uma excelente aposta para o futuro, não o são no presente... Temos um excelente 11. Não mais do que isso..

    Portanto, para mim a era Vítor Pereira acabou. Ganhe ou não o campeonato.

    Para mim o futuro treindador do Porto seria o Jorge Jesus. Deixem-se de tretas, o Benfica é o que é devido ao Jorge Jesus. Se ele não ganhou mais vezes, não foi por culpa dele, mas sim pela falta de estrutura do clube de Carnide.

    Quanto as contratações, não percebo 17M por Danilo (se calhar ainda vai ser um excelente médio centro), não percebo como se deixa ir o Lima para o clube de carnide e outras tantas coisas...

    Vivó Porto!

    ResponderEliminar
  22. Lá vem a conversa do jj: POr minha vontade o palhaço do chiclete nunca seria sequer hipótese para o nosso clube.

    Que vá para a grande P*Q*O*P

    ResponderEliminar
  23. Para o HMJ:

    A minha questão é:

    Será o facto do plantel ser curto, culpa do VP? Será culpa do VP os jogadores falharem individualmente?

    Porque se assim é...então poderá passar-se o mesmo com outro EVENTUAL treinador!

    Uma coisa é criticar o treinador por não ser competente, ou não ter mão nos jogadores, ou não ter conhecimentos suficientes, ou não ser portista...outra é fazê-lo com base em argumentos não provados!!!

    Julgo que não é o VP que contrata jogadores! Quem sabe se ele por acaso concordou com a vinda do Liedson, por ex.?

    Pedro

    ResponderEliminar
  24. O FCP sempre se caracterizou pela sua visão e capacidade de antecipação..

    Gostava que me dissessem se o clube de Carnide sem o Jorge Jesus seria a mesma coisa.

    Por muito que nos custe, ele é bom. É arrogante, mas é bom!

    É ele que tem segurado o Orelhas.. e não o contrário...

    Por outro lado, matava-mos dois coelhos de uma só vez.. O JJ no Porto era a terceira champions!

    ResponderEliminar
  25. Para o Anónimo.

    Se ele não sabe os jogadores que são contratados, então não devia lá estar.

    Não duvido as capacidades técnicas do VP. A questão para mim é: a dimensão do plantel..

    Acho que isso é claramente uma decisão do treinador.

    Basta pensarmos no plantel que o AVB tinha quando ganhou a uefa. Tendo por base o esquema tático do FCP, o meio campo não pode estar dependente de três jogadores.. As alas do porto não podem estar dependentes de 2 jogadores (James e Varela). Este último também me parece que há muito deu o que tinha a dar..

    Acho que terminou um ciclo. é óbvio que quero o Porto Campeão este ano. Mas não quero VP para o ano.

    é altura de fazer uma equipa nova..

    Para mim, JJ é a primeira escolha.. em segundo, claro Domingos

    ResponderEliminar
  26. "Julgo que não é o VP que contrata jogadores!"

    Não é ele como não foi nenhum outro. E então? Isso retira-lhe todas as responsabilidades? Foi por isso que deixamos de mudar de treinador quando estes falhavam?

    ResponderEliminar
  27. Além disso, quando é o sr VP a dizer que tivemos estofo de campeão e que está tudo muito bem, quando é ele a ter as declarações surreais que tem várias vezes, não entendo o que querem mais...

    Defender o indefensável, andamos há dois anos nisto.

    ResponderEliminar
  28. Percebo o ponto de vista. Mas não posso compreender como é que ele não tem poder de decisão sobre o seu plantel.

    Não duvido da capacidade técnica, nem do prazer que deve sentir por treinar o FCP. Mas isso não chega.

    Por exemplo, porque motivo o ismaylov sai do plantel ?

    ResponderEliminar
  29. Defender o indefensável, andamos há dois anos nisto.

    Sim claro.
    Dois anos com um campeonato e um par de super taças.
    E o segundo ano ainda nem sequer terminou.
    Enquanto que o querido jj anda lá desde 2006 com um excelente palmarés de um campeonato e 3 taças da cerveja.

    Tem juizo rapaz e não desanimes porque isto ainda não acabou.
    Se estás assim tão mal tens um bom remédio.
    Muda-te!!!

    ResponderEliminar
  30. Por exemplo, porque motivo o ismaylov sai do plantel ?

    Por exemplo, porque o treinador, que está com ele todos os dias, é que sabe que se ele está ou não apto para jogar.
    Por exemplo, porque o treinado,r que está com ele todos os dias, é que sabe se ele é ou não a melhor peça para a engrenagem planeada.

    Ou seria necessário que o púbilco votasse nos jogadores a jogar?

    ResponderEliminar
  31. Sim andamos há dois anos a jogar pessimo futebol. É isto sim.
    O querido JJ talvez o seja para si, eu nao o defendi, mas sei bem ver a diferença entre treinar-se o clube do regime ou treinar-se o Porto. Ponha o VP no benfica e íamos ver os resultados. Se calhar estava a lutar com os lagartos.
    Eu não desanimo, mas não vou é dizer que está tudo bem e fazer como aqueles que acham que este treinador é muito bom. Tambem nao vou mudar mas algumas pessoas é que nao sei o q vao fazer quando VP sair. Parece que gostam mais dele do que do clube.

    ResponderEliminar
  32. Sim andamos há dois anos a jogar pessimo futebol. É isto sim.

    Ok, já estou mais à vontade.
    Afinal ñ é um problema de resultados mas sim de exibição.
    De qualquer maneira digo outra vez o mesmo. Um campeonato e duas supertaças num ano completo e noutro inacabado poderá ñ ser ópera mas tb. ñ é musica pimba.
    Alguma justiça seja feita ao maestro, não?

    Eu não desanimo, mas não vou é dizer que está tudo bem e fazer como aqueles que acham que este treinador é muito bom.

    O mais importante é isso mesmo.
    Não desanimar.
    E ninguém disse que este treinador é muito bom. Apenas que talvez não seja assim tão mau.

    Tambem nao vou mudar mas algumas pessoas é que nao sei o q vao fazer quando VP sair. Parece que gostam mais dele do que do clube.

    Quando o VP sair virá outro para treinador do NOSSO clube.
    O que me parece a mim é que há pessoas que o detestam mais a ele do que gostam do NOSSO clube.

    ResponderEliminar
  33. Como é possivel ver Portista a defender o VP so porque é o treinador do Porto, Sinceramente quando um treinador é fraco é fraco mais nada. É escusado tanta coisa. Quer dizer se tens um jogador fraco vai por sempre a titular? não pois nao? Ou seja se o treinador é fraco tem de sair. Portista como tu Blue Boy é que é! Cego que não ve o que tem a frente dos olhos! Cumprimentos a um senhor mal educado como TU!

    ResponderEliminar
  34. "Cumprimentos a um senhor mal educado como TU!"

    cumprimentos aceites... para a próxima, e porque presumo tratar-se da mesma pessoa, sempre que te dirigires a mim, quando eu nunca me dirigi a ti, trato-te por Portista do "ió-ió" , talvez assim, já não te sintas ofendido com expressões curriqueiras a Norte...

    poderia explicar-te a razão porque apoio o treinador (aliás, alguém que me conhece até já o fez, mas pelos vistos, não percebeste nada de nada), independentemente do nome, poderia explicar-te até mais coisas, mas era estar a dar confiança a mais a quem me vem provocar propositadamente só porque tenho direito a ter uma opinião própria, por isso, passa bem.

    como se diz na minha rua, ficas com a tua, que eu fico com a minha... ponto final, parágrafo.

    não te esqueças é de sair do sofá, do teclado, ou sabe-se lá de onde... e vem mazé apoiar o FC Porto prás bancadas, que é ali que realmente importa!

    ResponderEliminar
  35. entretanto, permitam-me o off-topic... dirigida a (ele sabe)!

    atão não me ia recordar de ti pá?

    constatei até que voltaste aos primórdios de 2008, adoptando o 1º nickname, ainda que desta vez, sem nr de perfil e de registo... é que eles foram tantos e tantos que até lhes perdi a conta... quantas saudades pá!

    é caso para dizer que o cromo voltou, parte .|.

    ps - só mais uma coisinha... só daqui a mais 5 aninhos é que voltas a merecer uma nova resposta minha... até lá, para ti, o caixote do lixo, será a serventia da casa.

    ResponderEliminar
  36. Alguém que lembre os nossos jogadores se por algum caso os vermelhos fizerem a festa de campeão no nosso estádio, os nossos jogadores não saem do estádio, honrem a camisola que vestem!

    ResponderEliminar
  37. Pelo que vejo em grande parte de todos estes comentários, há muita gente a atirar a toalha ao chão…

    Eu recuso-me a atirar a toalha ao chão, quando estamos a 4 pontos (é verdade que as coisas estão mais difíceis) e faltam 7 jornadas, 21 pontos e 630 minutos de futebol por jogar… E em futebol, um desporto que é uma autêntica caixa de surpresas, o acreditar até ao fim é o princípio básico do sucesso de qualquer equipa…

    É verdade que os 2 pontos perdidos nos barreiros não estavam nas cogitações, nem com certeza fariam parte de um guião que se pretendia ter como titulo “a revalidação tricampeonato nacional”.

    É verdade que há diversos problemas nas últimas semanas com consequências negativas na performance desportiva da equipa… Isto é inegável… Tenho visto o acento tónico de muita gente na questão física… A mim parece-me que mais que a questão física, que agora com a paragem das seleções pode ser pelo menos estancada um pouco, é uma questão anímica que sobretudo tem influenciado os erros individuais e coletivos que têm levado ao insucesso da equipa…

    Mais que cansaço, os penalties falhados, as expulsões por faltas completamente desnecessárias, as escorregadelas em alturas proibidas e os erros individuais diversos revelam sobretudo, do meu ponto de vista, uma tremenda falta de tranquilidade de uma equipa afetada por todos os últimos acontecimentos negativos à volta da equipa… E os muitos adeptos das vitórias, acossados pela vontade incrível de sangue, ainda ajudam mais à festa… Se querem ajudar mais à festa dou-vos uma sugestão: em vez de apoiarem o clube que nos últimos 20 anos vos proporcionou 14 títulos nacionais, mais 3 europeus, e mais não sei quantos diversos troféus e brilhantes participações europeias, vão para o estádio assobiar, insultem jogadores e treinador e SAD e tudo o que mais mexer… Se vocês se sentem felizes assim pois que libertem a vossa raiva… è por causa de adeptos de m**** (sim não passam de adeptos de m****) que eu temo o futuro do meu clube a longo prazo…

    Porque vocês, cobardes que à primeira contrariedade entram em modo anormal de malhar em tudo e todos e atirar a toalha ao chão, são adeptos que não interessam a ninguém… Mais vale passarem a apoiar os gays lá de baixo, não fazem puta de falta nenhuma num clube como o FC Porto…

    Porque vocês, cobardolas de meia tijela…. Por vocês, ao intervalo do jogo com B. Munique em 87 onde todos davam uma probabilidade mínima do FC Porto vencer ao todo-poderoso Bayer, o FC Porto teria atirado a toalha ao chão e desistido de fazer ruma reviravolta fantástica como acabou por fazer…

    Por vocês, os 19 anos de seca nunca seriam ultrapassados e nunca haveria possibilidade como aconteceu de transformar o FC Porto num clube de dimensão mundial com tantas e tantas vitórias…


    ResponderEliminar
  38. Ah, e termino só com a resposta à nova excitação de muitos anónimos cobardes, que agora se vêm deliciar com os maus resultados mas que andaram calados como ratos estes meses todos… Para os que acham o jj uma sumidade nunca vista, alguém do melhor que há, um treinador de primeira água, lembro só alguns feitos do mastigador:

    - Em 3 anos, venceu 4 troféus, 3 dos quais taças da liga, esta importante competição que o FC Porto ainda pode vencer esta época… Ou seja, em 3 anos (sim porque este ainda não acabou) ganhou um campeonato, e 3 importantíssimas taças da liga, ou seja, 75% do total de troféus conquistados…

    - Na famosa época 10/11, em que o slb iria provar toda a sua hegemonia fazendo o bicampeonato (algo que não acontece há 30 anos), o magico jj foi humilhado por um puto que fazia a sua 2ª época de 1ª liga… Foi humilhado na supertaça, foi humilhado na taça em plena luz (3 batatas), foi humilhado para o campeonato (5/0, jogo da rega)… acabou a 21 (sim 21) pontos do FC Porto treinado pelo puto imberbe que segundo os porcos vermelhos não percebia nada daquilo…

    - Já com VP, o duelo com o slb também tem sido interessantíssimo… O ano passado para o campeonato, depois do empate no Dragão, vitoria totalmente justa do FCP na luz, com um banho tático do tosco VP ao mestre da tática… Depois o choradinho da arbitragem, o costume daqueles porquinhos…

    - Já este ano, no jogo da luz em que o slb iria golear o FCP, não vi uma única componente do jogo em que jj se superiorizasse a VP em termos táticos… Um empate a 2/2 que claramente deixou muito satisfeito o aliviado jj (que na conferencia de imprensa parecia um cordeiro)…

    Há mitos que se fazem construídos pela cs do sul, e que muitos comem… E o mito do jj já eu o desconstruí há muito tempo… É um mito igual àquele de que o FC Porto só ganha por causa dos árbitros… mas se preferem pensar que os problemas do FC Porto (bem mais complexos que a simples troca de treinadores) se resolvem com um qualquer jesus, que ganhe 4,5M€ por ano, então fiquem entretidos… Eu estou mais preocupado com este campeonato que ainda não acabou, porque, ora aí está, EU NÃO ATIRO A TOALHA AO CHÃO!!!!!

    ResponderEliminar
  39. Um pouco mais de azul...19 março, 2013

    Já tínhamos visto que o fulgor futebolístico do FCP estava a diminuir de jogo para jogo. As últimas exibições foram medíocres e os resultados acabam por se justificar face ao período menos bom que a equipa atravessa. Há quem diga que a culpa é de Vítor Pereira. Será, sem dúvida, na medida que um treinador é, em última instância, o responsável pelo rendimento dos seus pupilos. Mas é uma alegação fácil e falaciosa que esconde outras realidades. Também poderíamos dizer que a culpa é… do Benfica! Os lampiões estão a fazer uma boa época, produzem um futebol pouco elaborado mas, sem dúvida, prático, rápido e assertivo, servido por bons executantes que não pedem licenças aos pés para rematar à baliza. Este ano não perdem pontos, mesmo nos jogos difíceis, e aí está toda a diferença. Digo-o com tristeza mas, em todo o caso, não deixo de o dizer: este ano não se confirmou a vantagem avassaladora que normalmente o FCP tem sobre o rival de Lisboa. Convinha termos isto presente e aceitarmos o facto com humildade. Está tudo perdido? Não, não está, ainda há campeonato pela frente e tudo pode acontecer. Mas, verdade, verdadinha, a nossa melhor fase na época “acabou” no jogo que fizemos em casa contra o Málaga em que, a despeito da grande superioridade territorial, não fomos capazes de traduzir em golos o caudal ofensivo de que demos provas. Fazemos tudo bem mas perdemo-nos em trapalhices no último terço do terreno. Rematamos mal, pouco, sem força e sem pontaria. Desperdiçamos grandes penalidades à toa. Nos lances de bola parada só por milagre causamos perigo. Entregamos bolas ao adversário vezes sem conta, perdemos frequentemente nos lances de um para um, mesmo com equipas mais fracas. É certo que temos mais bola mas o domínio não serve para nada. Em todo o caso, lastimo a raiva que por aí vai contra o VP, como se ele fosse o único réu. Comete erros? Pois sim, não é pior que outros que por aqui passaram. E a SAD e suas contratações? E a prestação de alguns jogadores-chave? E as lesões que não param de atormentar a equipa? E a condição física de certos atletas que se arrastam no relvado? Lendo algumas intervenções fico com a ideia de que ainda há quem sonhe com “chicotadas psicológicas” e veja a solução em certos nomes que, embora respeitáveis, também estão longe de ter a tarimba e o prestígio compatíveis com a realidade do clube pois não têm melhor currículo que o VP! Claro que o VP não é uma luminária mas tenhamos calma e demos tempo ao tempo. [E por falar em intervenções, não posso deixar de manifestar a minha surpresa por ver passar comentários ordinários e insultuosos entre portistas em desacordo. Não há aqui lugar para o contraditório? É “pecado” discordar? E a gestão do blog, que se dá o direito de avaliação prévia dos comentários, fecha os olhos à boçalidade como se nada fosse? Porquê? Em que consiste afinal a exigida “moderação de comentários”? Mau, maria!]

    ResponderEliminar
  40. S
    i
    Concordo.Não deve haver insultos.mas as pessoas estão zangadas.E voce nunca pecou?









    ResponderEliminar
  41. Bem ... não concordando ou desconcordando do que foi dito por aqui , é curioso verificar :

    * Os que insultam a equipa
    * Os que insultam os que insultam a equipa

    Sinceramente já nem sei o que é pior. Mas é sempre a mesma coisa ... Quando a equipa perde ou joga mal , aqui vêm dizer mal ( e se perde é por que algo está mal ... ) e os que vêm insultar os que vêm dizer mal.

    Depois a velha questão do "eu sou mais portista que tu"....

    Conclusões , cada um tire as suas, só gostava mesmo é que este comportamento acabasse, e se pudesse discutir as coisas com calma e sem insultos.

    E sim , discutir e apontar o que está mal, assim como soluções.

    Se ser adepto é tratar o clube como religião em que tudo é perfeito e não se pode criticar ... então tenho que admitir que os de lisboa são verdadeiros adeptos ... esses sim , fanatismo e cegueira ilimitada.

    ResponderEliminar
  42. Um pouco mais de azul ....

    Obrigado, até que enfim que alguem fala o que também penso. ( especialmente a ultima parte ... acho muito triste ).

    [quote] Em todo o caso, lastimo a raiva que por aí vai contra o VP, como se ele fosse o único réu. Comete erros? Pois sim, não é pior que outros que por aqui passaram. E a SAD e suas contratações? E a prestação de alguns jogadores-chave? E as lesões que não param de atormentar a equipa? E a condição física de certos atletas que se arrastam no relvado? [/quote]

    épa ... a resposta é simples : São seres humanos ! Nunca mas nunca haverá um treinador , presidente , jogador que nunca falhe e acerte sempre em tudo. Possa .... o VP ( jogadores / presidente ), competente ou incompetente ... é um ser humano , também erra e falha ... não quer dizer que seja mais competente ou não

    ResponderEliminar
  43. Cada um pensa pela sua cabeça.O Porto está cansado de vitórias.Esta é a melhor forma para entender os desaires que estão a acontecer.Tenhamos orgulho no nosso clube.E...como nota final...Não gosto de ver comentários de pessoas que se acham superiores e donas da verdade absoluta.Denotam um egocentrismo levado ao extremo.VIVA O PORTO......SEMPRE

    ResponderEliminar