25 março, 2013

Falemos de arbitragens…

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Relativamente ao tema das arbitragens, para mim há três atitudes distintas a ter:

1)    Estar permanente a falar de arbitragens como desculpa para os insucessos, repetindo até à exaustão palavras de ordem que tenham sempre como fim último a mensagem de que “os árbitros são os culpados de tudo e mais alguma coisa”.

2)    Passe o que se passar em relação às arbitragens, manter um silêncio sepulcral sobre o tema, deixando a ideia de que os árbitros são um fator totalmente negligenciável em relaçao ao sucesso de um clube.

3)    Manter uma atitude crítica em relação às arbitragens, tal e qual é feito com as muitas análises que se fazem a jogadores, treinadores, direções, etc, etc. Independentemente das críticas que se possam fazer aos árbitros, este tipo de comportamento nunca pode ilibar os fatores internos que levam ao insucesso de determinada situação. Ou seja, nunca deixar que as análises de arbitragem “escondam” incompetência interna.

Não considero que falar de arbitragens seja um pecado mortal, pela minha parte não tenho qualquer problema em apontar erros aos arbitros, da mesma forma que o faço com jogadores, treinadores e dirigentes. Desculpar com erros dos árbitros a aselhice dos jogadores do meu clube, é algo que critico nos outros, sendo que deste modo também não o faço quando se trata do meu clube.

Não sei se serei o único Portista a pensar assim, mas acho que ao longo de toda esta época, tem havido um silêncio sepulcral da parte da nossa SAD, um silêncio que às vezes incomoda tendo em conta tudo aquilo que tem acontecido. Perguntam vocês, a que me refiro eu quando escrevo “tudo aquilo que tem acontecido”?

Pois bem, acho que sou demasiado Portista para poder ter uma analise parcial sobre arbitragens dos jogos do meu clube. Recorri por isso às análises de três ex-árbitros, que segundo me consta, terão tudo menos ligações fortes com o FC Porto. Acho que desta forma retiro a potencial de carga facciosa que uma analise minha poderia ter…

1ª jornada: Gil Vicente 0-0 FC Porto:
Luís Carlos, em ação repetida, agarrou o jogador do FC Porto (Kléber), derrubando-o, fazendo falta para grande penalidade que não foi assinalada.” Jorge Coroado (JC)
(…) vê-se que Luís Carlos agarra ostensivamente, acabando por derrubá-lo.” Pedro Henriques (PH)
Kléber foi placado e desviado da trajetória da bola sendo derrubado mesmo à frente de Duarte Gomes.” José Leirós (JL)

5ª jornada: Rio Ave 2-2 FC Porto:
Nivaldo procura pontapear a bola e Kléber, na sua frente, acaba por sofrer o impacto que o desequilibra. É um lance duvidoso, mas é passível de grande penalidade.” JC
Nivaldo falha a bola e acaba por tocar e derrubar Kléber de forma imprudente no interior da área.” PH
Grande penalidade que ficou por assinalar. Nivaldo pontapeou a perna de Kléber, não jogando a bola e derrubando o adversário.” JL

14ª jornada: slb 2-2 FC Porto:
Segundo cartão amarelo por exibir a Matic.” JC
Defour não estava em posição irregular no momento do passe.” JC
Alex Sandro não estava em posição irregular.” JC
Varela não estava em fora-de-jogo.” JC
Enzo foi deliberado no uso do cotovelo sobre Moutinho. Livre direto e cartão vermelho que o árbitro, no seu estilo muito próprio, não advogou.” JC
Maxi projetou-se a alguma distância, com a perna deliberadamente à coxa de Moutinho. Cartão vermelho tinha a cor adequada.” JC

18ª jornada: FC Porto 1-1 Olhanense:
A bola não estava lá. Targino não se preocupou em jogá-la, apenas em atingir o Portista. O cartão vermelho era o adequado.” JC

23ª jornada: Marítimo 1-1 FC Porto:
Finalmente, no empate frente ao marítimo, que nos fez distanciar da liderança em 4 pontos, houve um lance em que praticamente ninguém falou, mas de que eu não tenho dúvidas da sua ilegalidade. No golo do empate madeirense, o jogador que de calcanhar faz o passe para quem assiste ao golo de Suk estava em posição de fora-de-jogo. Reparem no vídeo de resumo do jogo (post do dia 18 março) e vejam em slow motion entre o minuto 1:40 e o minuto 1:41. Irão reparar que no momento do primeiro passe desse lance o avançado maritimista está com a perna avançada em relação ao último defensor Portista. Fora-de-jogo por assinalar e um silêncio sepulcral em relação a este lance na generalidade da comunicação social.

Pelas contas de Coroado e companhia, o FC Porto em praticamente todos os jogos que perdeu pontos teve erros de arbitragem contra si, erros com influência direta no resultado, desde penalties por marcar, expulsões perdoadas aos adversários, foras-de-jogo mal assinalados, etc, etc. A minha honestidade intelectual também me faz admitir que por exemplo em Braga ficou um penaltie de Alex Sandro por assinalar no inicio do jogo, mas CARAMBA, tantos erros de arbitragem, e sempre com o mesmo sentido, em jogos onde curiosamente o FC Porto perdeu pontos? E um silêncio quase total da estrutura Portista perante tudo isto? Ah, e o nosso adversário coleciona expulsões dos adversários antes e depois de os defrontarem, penalties atrás de penalties por tudo e por nada, etc, etc… E nós caladinhos a comer isto tudo sem pestanejar…

PS: Não posso deixar de fazer uma nota de elogio a VP, que talvez à exceção do jogo no galinheiro pela quantidade de lances em que fomos gravemente prejudicados pelo "joão pode ser", raramente se tem socorrido do tema das arbitragens para esconder os momentos menos bons... É sinal de que está mais preocupado, e bem, com outras coisas do que analisar o trabalho dos homens do apito... Agora, há outras pessoas no clube que se deveriam ocupar deste tema... A génese do FC Porto nunca foi a de um clube acabrunhado que "come e cala"... Será preciso perder mais um campeonato para voltarmos aos níveis de genica, raiva e união a que todos nos habituámos neste clube? Espero bem que não...

7 comentários:

  1. "... ao longo de toda esta época..."???

    não estarás a errar por excesso... de defeito?

    olha que sim, olha que sim... pa não recuar mto mais, desde os tempos do Prof. Jesualdo que este tema, e não só o relativo a arbitragens em si, mas a muitas outros ataques que sofremos dos mais variados quadrantes, é o pão nosso de cada dia.

    Das duas, três... ou andamos a ficar excessivamente mansos, ou é mais aquilo a que eu chamo de novo-riquismo dos novos tempos que não me incomoda... mas sim irrita qb!

    ResponderEliminar
  2. Eu nem li este artigo, por favor sejam todos humildes, nao permitam que o mal se vire contra nos Portistas, dependemos de nos propios e de mais ninguem, Saudacoes a todos

    ResponderEliminar
  3. @ Filipe

    Só porque não leste este post, e porque também não deves ter estado por cá e dessa forma sabido das noticias desportivas dos últimos 15 dias, é que podes dizer que dependemos de nós próprios e de mais ninguém... diria que estás completamente errado, não?!

    ResponderEliminar
  4. andas a leste filipe...

    ResponderEliminar
  5. Rui Morais26 março, 2013

    O erro do arbitro é normal em futebol e tem de ser compreendido e tolerado porque faz parte do jogo , ganha-se e perde-se com erros de arbitragem.
    Se assim não for , e o erro do arbitro é influencia de alguém, isso sim será errado , e o futebol é uma mentira. Tem de ser combatido.
    O problema é que todas as equipas beneficiam e são prejudicadas pelos erros de arbitragem , nesse caso é impossível distinguir o erro normal do erro mafioso.
    A não ser que haja provas concretas , mas normalmente fala-se muito mas provas nem vê-las.
    Portanto o melhor mesmo é compreender que no futebol todos erram , os adeptos também apesar da mania de saberem tudo.

    FORÇA FCPORTO!

    ResponderEliminar
  6. Caro Rui Morais,

    Estou totalmente de acordo consigo quando refere que “O problema é que todas as equipas beneficiam e são prejudicadas pelos erros de arbitragem”.

    A questão fundamental que o meu post pretende transmitir não é, nem pouco mais ou menos, a ideia de que os árbitros são os culpados dos maus resultados do FC Porto. Tem havido incompetência interna que sobretudo tem levado ao insucesso dentro de campo. Disso não tenho nenhuma dúvida.

    Outra coisa, completamente diferente, é o posicionamento do nosso clube e da própria comunicação social perante a temática das arbitragens. E aí, deixe-me que lhe diga, há cerca de 10 anos (altura do pífio dourado) que o FC Porto é o saco de pancada de tudo e todos. É acusado de tudo e mais alguma coisa, mas no entanto foi ilibado por TODOS os tribunais de tudo o que lhe era imputado. E ano após ano, a pressão sobre as arbitragens é maior, e tudo isto leva a que os árbitros tenham TERROR em errar a favor do FC Porto, ou seja, na dúvida quase sempre apitam contra o FC Porto, seja em penalties, foras-de-jogo ou expulsões dos adversários. O fantasma do pífio dourado paira sobre os árbitros, o terror de errarem a favor do FC Porto é superior a qualquer outra coisa.

    E não é preciso ir muito longe. Imagine se todos estes casos de arbitragem que expus neste post, e não fui eu que os analisei mas sim os insuspeitos Jorge Coroado, Pedro Henriques e José Leirós, tivessem prejudicado um certo e determinado clube. Se penalties descarados em momentos decisivos não tivessem sido marcados, se tantas expulsões a adversários tivessem sido perdoadas e se no jogo entre os dois (como aconteceu no galinheiro em janeiro) tivessem havido 6 erros graves contra a mesma equipa?

    Provavelmente já teria havido uma manifestação junto do Presidente República, uma audiência ao Primeiro Ministro e um apelo a um qualquer Tribunal Internacional… A comunicação social nas suas grandes parangonas encarregar-se-ia de dar enorme importância ao mais pequeno erro de arbitragem contra esse certo e determinado clube…

    E o que temos de compreender é que o FC Porto não detém uma máquina de propaganda apoiada numa comunicação social subserviente, nem detém junto do poder central, o que está na capital, grande influência… E nós, continuando nesse caminho de “come e cala”, ou de “novo-riquismo” como o BlueBoy refere, rapidamente caminharemos para o sítio onde estávamos em 1982, antes da tomada de posse de Jorge Nuno Pinto da Costa! Mais ação e menos adormecimento não fazia mal a ninguém!

    ResponderEliminar
  7. Rui Morais27 março, 2013

    caro RCBC,

    Tem toda a razão no que diz.
    Todos os dias somos atacados por uma propaganda anti-portista e é lamentável ver o nosso Porto tratado da maneira como o é. O Porto optou por responder apenas no campo, mas isso não chega . Aqueles abutres não merecem o nosso silêncio , o Porto deveria lutar para que as máscaras caiam , porque qualquer um se sente mal ao ver tanta nojeira a ser defendida como se algo de tão belo e limpo se tratasse.

    Mas é uma luta desigual , porque os meios de ataque estão quase todos do mesmo lado . Do nosso lado o maior guerreiro silenciou-se porque achou que esse era o caminho neste momento.
    Quanto aos meios são numa escala bem menor do que aqueles que tem toda a arma da propaganda.

    FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar