06 fevereiro, 2013

FPF manda investigar benfica, Sporting B e Marítimo B

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) remeteu hoje para a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) denúncias sobre a alegada utilização irregular de jogadores por Benfica, Sporting B e Marítimo B, sob a forma de processo disciplinar. Fonte ligada ao processo disse à agência Lusa que os três clubes utilizaram jogadores em jogos disputados em menos de 72 horas de intervalo, pelo que o Conselho de Disciplina da FPF, que não pode apreciar o caso nesta fase, remeteu-o para a Comissão de Instrução e Inquéritos (CII) da LPFP.

De acordo com a mesma fonte, um dos casos refere-se à utilização do colombiano Santiago Arias, no jogo da equipa principal dos "leões" da terceira eliminatória da Taça de Portugal, que terminou com a derrota no terreno do Moreirense (3-2, após prolongamento), em 21 de outubro de 2012, às 20:15, e também na visita do Sporting B ao Santa Clara, que os "verde e brancos" venceram por 2-0, em 24 de outubro, a partir das 20:00.

No caso do Marítimo B, a denúncia visa a utilização de Gonçalo Abreu no encontro com a Oliveirense, da terceira eliminatória da Taça, que os insulares venceram por 2-1 após prolongamento, disputado em 21 de outubro de 2012, às 16:00, e na deslocação do Marítimo B ao recinto do Trofense, que os "verde-rubros" ganharam por 1-0, em 24 de outubro de 2012, também às 16:00.

Estes dois casos diferem da utilização irregular de Emídio Rafael por parte do Sporting de Braga e a sua equipa B, bem como da alegada utilização irregular de três futebolistas nas duas equipas do FC Porto, uma vez que nestes estão em causa a utilização de jogadores numa competição organizada pela FPF e outra pela LPFP.

Quanto ao Benfica, em causa está a marcação de dois jogos de duas competições organizadas pela LPFP, casos da vitória dos "encarnados" no terreno do Estoril-Praia por 3-1, em jogo da 13.ª jornada da I Liga disputado em 06 de janeiro de 2013, às 20:15, e a receção à Académica, para a Taça da Liga, que a formação lisboeta venceu por 3-2 e foi jogado a partir das 19:45 de 09 de janeiro de 2013. Neste caso, a denúncia contestava a marcação de dois jogos num período inferior às 72 horas, sendo que o treinador da equipa encarnada, Jorge Jesus, utilizou Jardel, Pablo Aimar, Lima e Ola John nos dois encontros.

fonte: ojogo.pt
# casos a que o RCBC já tinha alertado aqui neste post em 28.01.2013

7 comentários:

  1. Boa Tarde meus caros PORTISTAS

    Entao nao e que parece que os carneiros tambem foram alvo de uma denuncia pela 72 horas. Querem la ver. E agora o que ira acontecer Quem teria sido o denunciante seria mais uma vez A Bolha o pasquim de todos os lampioes? Deixem-me rir

    ResponderEliminar
  2. Desta é que a bola (o contador oficial de minutos da taça slb) não esperava...

    É uma chatice agora perceber que afinal a situação do FC Porto tem similaridades com outros casos, nomeadamente, marítimo b e sporting b, tal como eu tinha referido no meu post acerca deste assunto.

    É uma chatice agora perceber que se o FC Porto for punido, também maritimo b e sporting b deviam ter sido punidos e não foram em devido tempo... simplesmente porque a bola não se deu ao trabalho de fazer a contagem de minutos dos jogadores dessas equipas... Da contagem de minutos dos jogadores do FC Porto obviamente não se esqueceu...

    E é uma grande chatice perceber agora que olhando para a letra de lei (a bendita letra da lei) o benfica também incorreu numa irregularidade ao utilizar jogadores em menos de 72 horas...

    Tudo isto é uma grande chatice, porque agora a discussão dá pano para mangas e envolve clubes que não dá jeito mesmo nenhum...

    Têm a palavra os srs. juristas...Aqueles que têm como função analisar e interpretar as leis e coisas do género... Talvez sejam uma boa ajuda na resolução de todo este imbróglio!

    Mas que grande chatice!!!

    ResponderEliminar
  3. JN DE HOJE

    F. C. Porto não pode ser eliminado porque "71 horas e 45 minutos são 72 horas"


    Publicado às 00.50NORBERTO A. LOPES


    foto José Carmo/Global Imagens





    1360 88 0
    A possível eliminação do F. C. Porto da Taça da Liga, por ter utilizado os jogadores Fabiano, Abdoulaye e Sebá sem cumprir um intervalo de 72 horas entre dois jogos, promete dar que falar. Segundo Armando Leitão, professor na Faculdade de Engenharia do Porto e docente das cadeiras de Estatística e Gestão da Manutenção, os dragões cumpriram a lei, mesmo que a diferença entre um encontro e o outro tenha sido de 71 horas e 45 minutos.

    "O tempo mede-se e não se conta", começa por dizer, ao JN, para abordar o que está escrito no artigo 13.1 do Regulamento da Taça da Liga: "Quem fez a lei definiu uma precisão à hora e não ao minuto. A partir do momento em que a precisão é a hora, 71 horas e 45 minutos são 72 horas". E explica o arredondamento: "Setenta e duas horas é o intervalo entre 71 horas e 30 minutos fechado até 72 horas e 30 minutos aberto". No entender de Armando Leitão, o F. C. Porto só corria o risco de ser eliminado da Taça da Liga se a norma tivesse uma precisão diferente: "Se estivesse escrito 72 horas e zero minutos".


    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=3039215

    ResponderEliminar
  4. De acordo com a alínea A do ponto 7 do artigo 23. º do Regulamento de Competições da LPFP, “salvo acordo escrito entre os clubes contendores, qualquer jogo oficial de competição nacional deverá respeitar um intervalo entre jogos de 72 horas, calculado entre o final do primeiro jogo e o início do segundo jogo da competição nacional”.


    Ou seja, se o benfica jogou com Estoril-Praia e Académica num período inferior a 72 horas e não houver um acordo escrito entre os dois clubes então estamos perante uma irregularidade... Um jogo que decorreu na mais pura das ilegalidades... Que acontecerá agora a estes dois clubes?

    Entretanto o site zerozero.pt diz que há mais 632 casos que podem ser alvo de análise por causa das "famosas" 72 horas...

    E pronto, eis que a partir de um esforçado trabalho anti-portita por parte da bola, se abriu uma autêntica caixa de pandora relativamente às 72 horas...

    A comissão de disciplina da Liga vai ter agora um trabalho interessante de avaliação de todos estes casos.

    E veremos se o único condenado não vai ser apenas o FC Porto!

    ResponderEliminar
  5. Agora já percebo porque estava a tardar tanto o castigo ao nosso clube...!
    Sckit

    ResponderEliminar
  6. o que fica de todo este lamentável caso, é a rudimentar condução da competição por parte das entidades que gerem o futebol.
    Agora vem o ênfase para a denuncia anónima, que o caso em si é secundário. E assim vai o país dos BPN's. Este é futebolístico. E triste, muito triste.

    ResponderEliminar
  7. Já todos percebemos que o regulamento é omisso, está mal escrito e provavelmente quem o fez mal sabia o que estava a fazer.

    O arquivamento dos casos do marítimo b e sporting b só prova uma coisa: afinal o problema das 72 horas, que segundo a própria liga existe para não desvirtuar a verdade desportiva, apenas se coloca entre jogos da I e II Liga e da taça da liga, excluindo a taça de Portugal.

    Ora, isto é um regulamento verdadeiramente ao nível de uma qualquer constituição de um desenvolvido país africano como o Burkina Faso ou o Botswana!

    Então se o problema das 72 horas é não desvirtuar a verdade desportiva, qual a diferença entre utilizar um jogador com menos de 72 horas entre jogos da I ou II liga/taça da liga, ou entre jogos da I e II liga/taça de Portugal?

    Isto sinceramente começa a estar ao nível do patético… Muita da argumentação utilizada tb começa a não fazer sentido (como a historia dos arredondamentos) mesmo da parte de alguns portistas…

    Eu insisto naquilo que me parece lógico desde o início e que incrivelmente continuo a não ver ninguém defender: AQUELE REGULAMENTO SÓ SE APLICA A JOGOS DA I E DA II LIGA!!

    Pelo espírito da lei, e pela lógica é aquilo que está escrito no regulamento.

    Mas pelos vistos o FC Porto vai ser punido e não se vai importar muito com isso. Eu da minha parte seja a taça slb, o torneio do zé da esquina ou um amigável com uma equipa da III divisão, quero que o FC Porto ganhe sempre! E para mim não faz sentido entregar de mão beijada mais uma taça aos encornados… Quando teríamos uma oportunidade para lhes ganhar em campo, como tão bem gostamos de fazer… Mas enfim, se calhar já me estou a preocupar demais com uma coisa que me parece nem o próprio FC Porto está a dar a devida atenção!

    ResponderEliminar