31 janeiro, 2013

Cantar de Galo

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Dezasseis jogos no campeonato, treze vitórias e três empates, primeiro lugar por melhor “goal-avarage”, Supertaça conquistada logo em Agosto e oitavos-de-final da Champions assegurados. As assistências no estádio do Dragão é que não acompanham estes dados, infelizmente. Para vermos como o momento é fraco a este nível, basta eu dizer que os lagartos meteram mais gente em Alvalade contra o V. Guimarães, no último Sábado. Sim eu sei, o jogo deles foi a um horário próprio, um Sábado às 18h e o nosso foi numa segunda-feira à noite.

Aceito essas “desculpas” mas convém lembrar também, por exemplo, que na recepção ao Paços de Ferreira, não faz muito tempo, tivemos uma assistência parecida e nesse caso o jogo também foi a um Sábado. Um Paços de Ferreira que, tal como disse na altura, é nada mais nada menos que o quarto classificado da primeira liga.

A justificação pode passar por vários motivos, mas não é nada positivo constatar que é raro o jogo em que nas bancadas estão pelo menos 30 mil pessoas.

Depois da deslocação a Setúbal, no jogo em atraso, o FC Porto goleou o Gil Vicente por 5-0, sim, esse reultado tão familiar! Os 24 202 presentes viram uma exibição de gala da equipa de Vítor Pereira. As claques não falharam ao seu dever e fizeram-se ouvir. Como sempre, neste tipo de jogos em que as assistências são baixas, os sectores dos ultras também não se apresentam lotados e o material presente vai dando cor às curvas, preenchendo as cadeiras vazias.

Mas a mentalidade vê-se acima de tudo pela postura que se adopta ao longo dos 90 minutos, o apoio e a raça que transmitem para dentro do campo. Numa noite gélida, bem que foi preciso aquecer as vozes e bater bem as palmas à equipa. A meio da primeira parte entram alguns adeptos vindos de Barcelos, não mais que trinta e sem qualquer faixa, estandarte ou bandeira alusiva ao clube ou ao grupo.

Em relação ao futebol dentro das quatro linhas, dos gilistas só tenho pena que não tenham levado mais. Sei bem o que passei das duas vezes que lá fui, do futebol jogado por aquela equipa, do tempo perdido, do “carinho” ao FC Porto e do preço que paguei para lá estar. E por falar em preço, espero bem que tenham pago no mínimo 30 euros! Digo isto com o modo irónico ligado, pois sei perfeitamente que isso não aconteceu. Neste aspecto temos sido muito bonzinhos com quem nos visita. Pedimos uns tostões para ocuparem o nosso sector visitante mas há muito lado onde vamos jogar e somos roubados para apoiar o nosso clube.

Não só no futebol como também nas modalidades, no Dragão Caixa, os bilhetes para público variam quase sempre entre os 2 e o 4 euros, quando no minimo temos que pagar o dobro quando visitamos um pavilhão adversário. Ainda agora no hóquei em patins, no Domingo em Paço d’Arcos, onde vários núcleos, do Sul, das nossas claques estiveram presentes, o bilhete para o público eram 10 euros.

Os vimaranenses na primeira volta pagaram 10 euros para entrar no nosso estádio e agora no Sábado os bilhetes na loja do Associado estão a 20 euros para a deslocação à aldeola!!

Deslocação essa, também uma das mais aguardadas ao longo da temporada. Espera-se mais um festival dos ultras Porto no topo Norte do D. Afonso Henriques, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos. Uma cidade que odeia tudo o que não é do Vitória, é certamente uma deslocação para os ultras, lá estaremos para defender e honrar as nossas cores!

Sábado vamos tomar de assalto o castelo! Eu cantarei por TRI!

Um abraço ultra.

1 comentário:

  1. Um abraço ao homem da bandeira e muita coragem para guimarães!

    ResponderEliminar