24 novembro, 2012

10 dias loucos!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Os próximos 10 dias vão ser de grande correria para apoiar o FC Porto! Aproximam-se grandes jornadas antes da paragem para Natal e Ano Novo. Amanhã deslocação a Braga, sexta-feira novamente uma ida à cidade dos arcebispos, desta feita para a taça de Portugal, ditou o sorteio na passada terça-feira, e segunda de manhã, dia 3 de Dezembro, há embarque para Paris!!! Isto só falando de futebol, podemos juntar-lhe também a equipa B e o hóquei em patins hoje à tarde, o próprio basquetebol amanhã, antes da partida para o Minho, o hóquei na quarta-feira à noite e o andebol de hoje a uma semana para a taça EHF. Como vêm a agenda anda preenchida, vamos lá organizar a vida de modo a podermos continuar a nossa caminhada de apoio ao nosso clube do coração, o FC Porto!

Relato então do último fim-de-semana! O futebol esteve a passear na Madeira (0-3 na Choupana!!) e já está nos oitavos-de-final da prova rainha do futebol portugês. Gosto muito desta competição e espero ir ao Jamor pela quinta(!!!) vez em seis anos! Ultras do FC Porto presentes na ilha como é habitual! Uma palavra e apreço para eles, por lá terem ido mesmo não sendo para o campeonato. Uma presença significativa, com bastante material presente e bem audiveis ao longo de todo o jogo. Uma excelente oportunidade também para os portistas da Madeira poderem ver ao vivo o seu clube. E poderão voltar a fazê-lo já no dia 19 de Dezembro, outra vez, pois voltamos a jogar na Choupana, agora para a Taça da Liga. Este ano os sorteios não podiam ser piores! Na taça de Portugal não posso deixar de referir, que os últimos cinco(!!) jogos foram todos fora de portas, não contando com o Jamor em Maio de 2011.

Seja em casa ou seja fora, a verdade é que apoio não falta às nossas equipas. Com muitos ou com poucos, estamos sempre representados onde o FC Porto jogar. O pessoal que não foi à Madeira, ficou a apoiar as modalidades. Sábado andebol com o Madeira SAD, ao final da tarde, de seguida rumo a Barcelos onde jogaria o hóquei em patins! A preparação para o jogo foi feita num restaurante, onde para além do belo repasto ainda vimos a primeira parte do futebol.

Entrámos no pavilhão, grande ambiente! Pavilhão próximo da lotação esgotada, pelo menos foi a minha percepção. Mais um excelente pavilhão para se ver o Porto, quase sempre cheio, com uma claque atrás de uma das balizas (Kaos Barcelense) sempre a apoiar a equipa local... e a insultar o FCP. Nada a que não estejamos habituados e verdade seja dita, gosto muito daquele tipo de ambientes. É óbvio que gosto que estajmos em maioria, e que demos “show” na bancada e silenciemos os da casa, mas estar num pavilhão em minoria (talvez 20 portistas!) e mesmo assim ganhar o jogo e fazermo-nos ouvir, não tem palavras! Vinte portistas que levaram a melhor sobre mais de 1000 barcelenses!

Entrámos normalmente mas mal a polícia percebeu que eramos portistas fez o raciocínio da praxe (portistas = claques = ultras = animais/arruaceiros). Imediatamente fomos interceptados, como se fosse a primeira vez que lá fossemos. Depois de uma troca de palavras com um agente, fomos encaminhados para trás da outra baliza, oposta à da Kaos, e juntámo-nos a mais portistas que já lá estavam. O panico da polícia em que nós nos instalassemos no meio dos adeptos da casa era de tal ordem, que fizeram questão de nos “escoltar” até ao nosso posto. Acrescento ainda que a bancada onde nos puseram, foi ladeada com duas grades. Isto, volto a repetir, para proteger(?!?) não mais que duas dezenas de adeptos! Prisioneiros de uma fé!

O jogo correu às mil maravilhas, demos goleada! A claque da casa mostrou potência na primeira parte e trocou o apoio aos seus, pelos insultos aos nossos, durante toda a segunda parte! Ainda assim também tiveram que nos ouvir várias vezes, pusemos o pavilhão todo a ver festejar a minoria! Os jogadores vieram-nos agradecer. Espero que a Kaos se mantenha com aquela pujança toda, só é pena que não ponham os pés no Dragão Caixa!! Aliás, isso é o problema da maioria dos grupos de apoio ao clube da terra. Fui aos três jogos fora do campeonato de hóquei em patins (Vale de Cambra, Ponte de Lima e Barcelos), quero ver se aqueles que cantam pelo seu clube, na segunda volta aparecem em nossa casa!

Sábado e Domingo perfeitos, ganhámos em tudo o que havia para ganhar!

Quarta-feira, mais uma vitória na Champions! Quatro vitórias e um empate em Kiev que nos deu a passagem, o pleno em casa, primeiro lugar com 13 pontos, mais do que qualquer outra equipa. Estamos no topo da Europa! A recepção ao Dinamo de Zagreb contou com a pior assistência da época para a Champions, 27 603. Uma noite fria mas com os mesmos de sempre no apoio. Esperava este jogo com ansiedade, gostava de ver ao vivo uma das claques mais temidas e respeitadas de toda a Europa, os Bad Blue Boys (BBB). Pena que não tenham vindo mais, estiveram presentes entre 200 a 300 croatas. E mesmo assim mostraram-se! Uma mentalidade muito à frente, 90 minutos de apoio, sempre a cantar e a saltar, mesmo após o nosso golo. Na verdade, até parecia que estavam a festejar!

As nossas claques estiveram q.b., com picos de forma durante o jogo. Colectivo com a sua postura habitual, de salutar, enquanto que os Super Dragões continuam a ter momentos muito bons e outros maus, em que alguns grupos/núcleos, perfeitamente identificáveis, evitam que os cânticos “morram” antecipadamente. Os problemas estão detectados, é preciso mais raça, mais vontade, menos “pára-quedista” na Curva, mais iniciativa, tudo pelo Porto! E por falar em raça, “o nosso orgulho é a raça”, cântico G21, quase que pegou ontem!

O espectáculo segue dentro de momentos...

O nosso orgulho é a raça,
A raça Super Dragão,
Queremos esta vitória,
Fazer de ti campeão!!

Um abraço ultra.

0 comentários:

Enviar um comentário