01 outubro, 2012

Uma pequena pausa nas críticas…

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Na minha habitual passagem de olhos pela blogosfera portista após o jogo de Vila de Conde, rapidamente conclui algo que me parece evidente já há algum tempo: a pluralidade de opinião no seio dos adeptos portistas é enorme!

Vi diversas e nada coincidentes opiniões acerca de um jogo que com certeza foi o mesmo nos televisores de todos os portistas, bem como para quem o viu em direto no estádio dos Arcos.

Como já esperava, depois do empate em Vila de Conde, as caixas de comentários (vazias 90% das vezes, ou seja, vazias quando o FC Porto ganha) dos blogs portistas encheram-se com análises e mais análises do que o treinador deveria ter feito e não fez, de como os jogadores deviam ter jogado e não jogaram, das táticas infalíveis para a vitória e da qualidade do futebol praticado.

Discordo absolutamente que o FC Porto tenha feito um péssimo jogo em Vila do Conde. Discordo absolutamente que o FC Porto tenha feito um belo jogo em Vila do Conde e que apenas o azar o impediu de vencer. Basicamente foram estas as duas opiniões que vi na grande maioria dos portistas. O meio-termo entre estas duas opiniões foi basicamente aquilo que eu vi no jogo de sábado.

Resumindo a minha opinião em vários pontos fundamentais, o que penso é mais ou menos isto:

1) O FC Porto jogou bem durante 45 minutos em Vila do Conde. Não me venham com tretas, não passou pela cabeça de nenhum portista que o FC Porto não vencesse facilmente o Rio Ave da maneira como estava a decorrer o jogo. Na 2ª parte, mesmo baixando o ritmo, James mandou uma bola à barra que podia ter morto o jogo. Depois os últimos 15 minutos foram um pesadelo, e o empate acabou por ser um mal menor. É certo que o ritmo baixo com que jogámos a última meia hora foi fatal, mas caramba, o Rio Ave teve o seu mérito, arriscou (ao contrario maior parte das equipas portuguesas que só defendem) e teve os seus frutos mesmo no fim do jogo. Há que dar os parabéns ao Rio Ave e não apenas criticar o demérito do FC Porto.

2) Não tenho visto grandes elogios a este jogador, mas é incontornável fazê-lo aqui para desenjoar um pouco do coro imenso de críticas a tudo o que mexe depois de um empate. Jackson Martinez (com a excepção de o lance tão comentado de Zagreb) é mesmo um belíssimo jogador. Tem boa técnica, combina bem com os colegas de ataque e para além disso, faz golos. Senão vejamos, em 7 jogos o colombiano tem 5 golos marcados, um que deu a vitória na supertaça, o de Vila do Conde evitou a derrota e o de Olhão permitiu a reviravolta no marcador. Ainda marcou nos jogos no Dragão com o Beira-Mar e guimarães. Quem tanto criticou o investimento de 9 M€ em Jackson Martinez (não é sr. Sousa Tavares?) se calhar começa a perceber o porquê de se ter investido tanto num jogador. Um ponta-de-lança fez-se para marcar golos e para aparecer nos momentos em que a equipa precisa! E Jackson tem feito tudo isso!

3) VP esteve mal ao afirmar que não percebeu o que se passou relativamente ao adormecimento da equipa na 2ª parte. Ele é o responsável pela equipa, ele mais do que ninguém tem de perceber tudo aquilo que se passa com a equipa em todos os momentos do jogo. Porque só percebendo bem a equipa em todos os momentos, é que VP pode saber o que fazer em determinado momento para inverter o rumo dos acontecimentos. Se a equipa estava adormecida, então VP teria de dar um valente berro para inverter as coisas, bem como colocar em campo um jogador que pudesse colocar velocidade e vertigem ao jogo azul e branco, como por exemplo... Iturbe! É tempo de Iturbe ter mais oportunidades e de comprovarmos em campo uma de duas coisas: ou Iturbe é mesmo craque e dá razão a todos aqueles que suplicam uma utilização mais frequente do argentino, ou não confirma todo o potencial que demonstra ter e afinal VP tem razão na pouca utilização que está a dar ao jovem jogador. Agora, mantê-lo numa redoma, utilizando-o poucas ou nenhumas vezes é que não.

Independentemente de todas as análises que se possam fazer, o FC Porto matem intactas todas as possibilidades de revalidar o título de campeão nacional e agora vem a Champions League e um jogo fundamental com o PSG no Dragão. Acho que o tempo é de apoiar a equipa, de acreditar no treinador, de acreditar na estrutura e acima de tudo de acreditar que é possível sermos campeões novamente (nada está perdido) e de fazer uma carreira interessante na Champions League. Acreditemos!

PS: Imaginem lá vocês se o FC Porto tivesse ganho em Vila do Conde por 2/1, que um dos golos fosse um FRANGO do GR vila-condense, e outro um lance em que 4 defesas do Rio Ave não tivessem conseguido aliviar uma bola fácil, deixando-se infantilmente antecipar por um jogador portista, permitindo um golo fácil e muito consentido?!?!?! Imaginem o que as “aberrações da natureza” vice-presidentes de agremiações de assassinos e corruptos não diriam?!? Aposto que vinha logo com aquela voz esganiçada de autêntico atrasado mental clamar que “Nuno teria dado o jeitinho ao seu antigo clube”! Pois, de facto os atrasados mentais que acusam o FC Porto de tudo e mais alguma coisa, são eles próprios os principiais beneficiados de tudo aquilo que acusam o próprio FC Porto. E fazem isso porque são uns porcos de m**** ressabiados com inveja do sucesso do FC Porto!

21 comentários:

  1. Já me esquecia de um “pequeno pormenor”… Não é segundo a minha opinião, não é segundo a opinião de um painel de portistas tendenciosos, mas sim a opinião de 3 ex-árbitros, 2 deles lisboetas, insuspeitos em relação à sua cor clubística, longe de ser próxima do azul e branco… Pois bem, para Jorge Coroado, Pedro Henriques e José Leirós, insuspeitos comentadores de arbitragem, já ficaram 4 grandes penalidades por assinalar a favor do FC Porto no presente campeonato… Se não for pedir muito, era no mínimo interessante que os comentadores (suponho que bem pagos) afetos ao FC Porto nos vários programas desportivos semanais (em que se difundem tantas mentiras que depois fazem doutrina) escarrapachassem esse facto na cara das “aberrações da natureza”, dos “montes de esterco” e de outras “coisas” que vomitam barbaridades acerca das arbitragens “que nunca erram contra o FC Porto”…

    ResponderEliminar
  2. As minhas críticas a VP, não são apenas de agora, nem sao resultado, do mau resultado do ultímo jogo frente ao Rio Ave, que digo e repito, não fizemos por merecer mais do que tivemos. E como não sou dos tais abutres, e até espaço de opiniao neste blog, que me le sabe o que eu penso sobre VP, senão vejamos:

    Em 7 de Outubro de 2011 - Post - A diferença que está no banco!: "Julgo que acima de tudo, o problema do FCP, este ano, passa por estar desfalcado de um bom número dois no banco. Com isto dizer que o ano passado AVB, apesar de um jovem com talento e uma boa equipa, tinha a co-adjuva-lo VP, que sem a pressão de agora, ajudava a pensar os jogos de outra forma, e havia, também, um Pedro Emanuel que emanava “Ser Porto” por todos os poros! Para a Calçada, é isto que faz toda a diferença neste momento, aliado a um Porto desfalcado de outros índices de frescura física, que se perderam de um ano para o outro. Não duvidando das capacidades de liderança e coaching de VP, porque acredito no seu valor, o cargo de treinador principal ou a sua ascensão a tal não se perfila a todos nos mesmo moldes nem nos mesmos timmings. E às vezes vale mais contar com um bom numero dois no banco, do que um “promissor” treinador principal, perdido no banco.

    Em 21 de Outubro de 2011 - Post -Auto da barca dos Passeios: "Afortunado: Acatei responsabilidades
    Sem perceber a sua grandeza,
    O pouco que sei tripular,
    É sem brilho e sem beleza."

    Em 16 de Janeiro de 2012 - Post-Não está bem nem mal..está anormal: "Do tempo quente de Agosto ainda se herda um legado de desgosto. Não que não dê valor a quem quer impor suas ideias e princípios e provar por “A” mais “B”que o “C” também dá golos! Mas nestas coisas da matemática e assim como nas outras ciências da vida, já dizem os velhos que “mais vale cair em graça do que ser engraçado”!

    Em 7 de Maio de 2012, Post, O Estranho caso de VP: "Ganha maioritariamente os seus jogos, com ideias diferentes, pouco consolidadas, inventa posições aos jogadores, deixa outros de fora e começa a perder alguns objetivos da época, começando a por em causa os bons olhos, que dele os adeptos tinham. Faz, para alguns, do FCP um clube que vence, mas não convence!"

    Em 27 de Agosto de 2012, Post, Eu não percebo nada de futebol, mas..: "Eu não percebo nada de Futebol, mas... sei que mete mais passes para frente que para trás ou para o lado; cruzamentos, posse de bola e até contra-ataques. Diz-se que nem sempre se pode ganhar e ter ópera ao mesmo tempo. Não é preciso tanto. A malta dos Super trata, e bem, da cantoria, os outros metam mas é a bola a rolar! Pelo menos evitem bocejos!

    Eu não percebo nada de Futebol, mas... também se diz por aí a boca cheia que um central é um central e lateral é um lateral. Existe também quem lhes chame de adaptados, mas também existe aqueles casos, como verificado o ano passado, que as coisas no sítio certo também, costumam, resultar melhor. O Maicon diz que sim; ao Mangala perguntem-lhe quando for oportuno.

    Eu não percebo nada de Futebol, mas... sempre dei uns toques na bola e continuo a achar que o Futebol nasce e vive da Escola da Rua, e não do das Faculdades e de vez em quando lá ouvia, no campo do bairro: “…deixem jogar os miúdos…”. Também os Iphones, Ipod’s, Imac’s, Ipad’s e “Iturbes” talvez sejam mesmo tecnologias a mais nas mãos de certos leigos universitários!"

    Entre várias caixas de comentários..mas claro, volto a dizer, é a minha opinião e sempre fiz questão de a dizer, não é de agora, lamentavelmente, este Futebol...não é de agora!

    Abraço e desculpem o testamento!

    ResponderEliminar
  3. “O meio-termo entre estas duas opiniões foi basicamente aquilo que eu vi no jogo de sábado.” – também eu.
    Quer isto dizer: somos todos críticos quando a equipa perde ou não ganha. Era o que mais faltava que se criticasse quando se ganha…

    Consultei vários blogues e comentários: nenhum foge à… crítica; umas elaboradas outras assim-assim; umas violentas outras mais para o macio; umas tendo como alvo o treinador, outras a equipa e até a direcção; poucas pondo o acento tónico no árbitro; muitas manifestando o desagrado pela perda de 2 pontos. Tudo isto é de espantar? É alguma coisa de novo?

    A tua crónica, RCBC, também têm críticas, claro. Era o que mais faltava se criticássemos quando se ganha…! Se fosse eu, chamavam-me maluco. A começar por ti.

    Portanto, amigo, por quê tanta admiração? Quando se ganha está tudo bem; quando se perde, para a maioria está tudo mal. Eu não alinho muito nas teorias das tácticas, do jogador A ou B que entra ou sai; sou mais pela questão das competências: de quem orienta e de quem executa. E a competência passa por o treinador saber quem tem, como planear, como fazer. Não admito que um treinador do meu Clube diga que “NÃO SABE POR QUE A EQUIPA NÃO REAGIU NO SEGUNDO TEMPO”. Vês, é esta a minha crítica; e não é fundamentada? Não é perfeitamente razoável que se questione o que o Sr. VP disse? E, sobretudo, o que isso significa?

    RCBC: na época passada houve autênticos juízos de teor inquisitório contra quem questionava a liderança da equipa. Esta época, pelos vistos, lá iremos… Lembram-se das entrevistas que foram feitas pelo Porto Canal na noite em que o FC Porto se sagrou Campeão Nacional? A maioria dos adeptos continuava a questionar a liderança (da equipa) mesmo após a vitória!... Eu, no dia seguinte, esqueci tudo e, como achava ser meu dever, DEI OS MEUS SINCEROS PARABÉNS AO VP. Sabem o que aconteceu? Fui insultado, dum modo baixo e rasca, por um bloguista da nossa praça. Então em que ficamos? Não é lícito criticar? Já não é lícito elogiar?

    Caro RCBC: eu quero que o nosso amado FCP vença; mas, mais que isso, quero que o meu FCP tenha condições para garantir a vitória do jogo seguinte, e do outro e do seguinte e assim sucessivamente. O que está para trás está feito, não pode ser alterado. Mas gostava de ver a equipa do meu Clube melhor preparada para o futuro. Tenho muita pena de o dizer, mas ACHO QUE NÃO ESTÁ. Tomara que me engane…

    Abraço endereçado para os Açores.

    ResponderEliminar
  4. O Iturbe, numa semana, passa de jogador utilizado durante mais de vinte minutos pela equipa sénior, num jogo da I Liga, para a equipa B. Eu honestamente admiro a resistência psicológica do miúdo. Se a ideia é deitá-lo a baixo, algum dia hão-de conseguir, ele tem sido fortíssimo mentalmente, mas não é de ferro.

    Só acho fantástico a má-fé de alguns adeptos em relação a ele. E quando falo do Iturbe, falo dos jogadores de uma maneira geral. Toda a gente se lembra de apontar o dedo àqueles que passam a vida a criticar o treinador, mas esquecem-se de uma outra parte, pelo menos tão numerosa, que se atira aos jogadores e desculpabiliza o treinador de tudo e mais alguma coisa.

    ResponderEliminar
  5. Só gostava de saber como é possível considerar uma boa 1ª parte em Vila do Conde quando fizemos 2 remates à BALIZA, isto é uma boa 1ª parte??
    O que está à vista de toda a gente é que como no ano passado a equipa faz um ou 2 jogos mais ou menos e depois faz um jogo de m... ou seja nada mudou continua tudo na mesma o que já era grave ano passado agora é gravíssimo, os mesmos erros??
    Este ano temos bons exemplos a começar por Barcelos, 2 pontos deitados à rua por culpa própria,temos o exemplo de Olhão que se não tivesse-mos 2 golos de vantagem teria-mos empatado e foi um ai Jesus nos minutos finais, temos o exemplo de Zagreb que não nos custou 2 pontos por sorte e mérito do Helton e agora Vila do Conde que voltamos a ser tudo menos Porto, o F.C.PORTO só deve controlar o jogo a partir do 3-0 e mesmo assim deve sempre procurar o golo, as pessoas pagam bilhete e querem ver golos e espectáculo, só assim se cativa os adeptos a irem ao estádio.
    O que se consegue com este tipo de jogos é criar desconfianças constantes nos adeptos que deixam de ir aos jogos porque dizem, mas vou para quê para me chatear para isso fico em casa tranquilo. Quantos lugares anuais o F.C.PORTO perdeu este ano???, pois é foram muitos e isso não é um alerta?? quantos adeptos foram ao jogos em casa com o Guimarães em pleno Agosto e agora com Beira-Mar, quantos?? não serão estes sinais que os adeptos dão à direcção que assim não podemos continuar??? consequência imediatas as receitas baixam e quanto menos receitas menos dinheiro para manter os bons jogadores e por aí em diante.
    Perdemos 4 pontos fáceis e este ano vai valer tudo para o lado dos carneiros vamos ver se não nos vai custar o TRI, basicamente isto é um claro déjà vu 2, basta lembrar ano passado e isso é que me deixa furioso como é possível cometer os mesmos erros 2 anos seguidos, ISTO NÃO É PORTO E MUITO MENOS SER PORTO, ALGUÉM ANDA A FALHAR E OS ADEPTOS NÃO SÃO DE CERTEZA!

    ResponderEliminar
  6. Caros amigos Portistas

    O principal objetivo da minha crónica não foi reduzir a discussão em que é pró-VP, ou quem é anti-VP.
    Cada um de nós tem todo o direito de pensar que VP é o pior treinador do mundo, ou que é o melhor, consoante as crenças e opiniões de cada um.

    A questão do grau de exigência quando se tem um percalço é que a mim me espanta, não a crítica que essa é saudável e frequente no seio dos adeptos portistas.

    Sobre o assunto VP já disse mil vezes aquilo que penso. Penso que tem de continuar a provar o seu valor, quer no campeonato, quer na Champions League. No final da época serei o primeiro a julga-lo pelo desempenho que tiver. Não contem comigo é para juízos prévios à 5ª jornada. Criticarei negativamente quando tiver de o fazer, elogiarei quando achar conveniente. Acho é que não é um treinador tão mau como muitos de vocês legitimamente defendem. Continuo a pensar assim...

    Acho também que não nos podemos esquecer de alguns pormenores que por vezes não são tão relevados como os aspetos negativos. Por exemplo, que VP desde que está no FC Porto apenas perdeu um jogo para o campeonato (em Barcelos num roubo descarado de Paixão). Por exemplo, que no ano passado foi ganhar com TODO o mérito ao galinheiro, a braga, a guimarães e acabou por ser campeão sem espinhas, com todo o mérito, menos para atrasados mentais vermelhos que atribuíram aos árbitros o mérito da conquista do justíssimo título do FC Porto. E que também em 2 anos consecutivos lhe foram pregadas “partidas” pela SAD. O ano passado vendeu-se Falcao e foi-se buscar quem como alternativa?!?!?! Janko, 6 meses depois do começo da época! E que este ano vendeu-se Hulk, quando o mercado europeu já estava fechado… E quem se foi buscar?!?

    Relembro que só estou a falar do melhor 9 da atualidade, não sou eu que o digo é a generalidade da crítica... E de um internacional brasileiro que marcou uma era dourada no FC Porto, um génio chamado Hulk...

    Da mesma maneira que aqui foi referido que por várias vezes os críticos de VP foram acusados no ano passado de serem juízes de teor inquisitório, também vos posso dizer que não raras vezes vi aqueles que não defendiam uma revolução (simplesmente não achavam a saída de VP a melhor solução) serem apelidados de advogados de defesa da SAD acríticos e cegos pelas vitórias. Existem os dois lados da moeda e não só um.

    Pela milionésima vez repito, VP tem esta época para melhorar significativamente o seu desempenho na Champions e fazer uma campanha interna satisfatória, ou seja, ganhar o campeonato. Depois logo veremos o que acontece.


    ResponderEliminar
  7. Caro Dragao Azul Forte,

    O amigo sabe bem o que penso acerca de insultos entre portistas… Acho mau que se insultem adeptos do nosso clube, não o faço nem nunca o fiz, e acho triste que haja quem o faça. Uma coisa bem diferente é criticar as opiniões de outros portistas que não pensam o mesmo que nós, mas recorrendo a argumentação elaborada, sem recorrer ao insulto e ao baixo nível. Para mim deve ser assim o debate saudável entre adeptos do FC Porto. Insultar, insulto os porcos dos nossos adversários, os tarzans e demais personagens, mas sempre os que estão do outro lado da barricada, nunca os “nossos”.

    Caro Joao Salvador Rocha,

    Sei o que pensas sobre VP, e honra te seja feita és coerente na tua linha de raciocínio desde o início. O que critico não são as pessoas que como tu têm um pensamento elaborado e coerente (mesmo que diferente do meu), critico sim os abutres (quase sempre anónimos) que sempre que lhes cheira a sangue (depois de um resultado menos bom) vêm atirar mais achas para a fogueira. Isto para mim não é opinar construtivamente, é apenas atear o rastilho de uma fogueira muito fácil de crescer quando os resultados são menos bons! Estes mesmos anónimos, depois das MUITAS conquistas do FC Porto raramente aparecem para comentar, porque não há sangue, nem muito menos há por onde pegar e malhar nos jogadores, treinador e SAD. É sim isto que critico, nunca as opiniões equilibradas e coerentes (mesmo que eu discorde em parte) de pessoas como tu!

    Abraço a todos vocês!

    ResponderEliminar
  8. RCBC, concordo em absoluto no que dizes em relação à não contratação de um substituto para o Falcao, embora lembre que na altura a maior parte das pessoas defendeu a titularidade de Kléber e o via como sucessor do colombiano. Depois essas mesmas pessoas andaram a chorar pelo tal goleador, desculpabilizando tudo o que acontecia com isso. Pois, eu mal saiu o Falcao disse que era preciso alguém e lamentei o facto de não termos contratado o Bendtner, como faço agora com o Lima.

    Quanto ao Hulk, acho que não havia muito a fazer e a SAD não pode ser responsabilizada, além de que este ano não fomos nós os únicos a sofrer com as idiossincrasias dos mercados. É que às vezes convém olhar para os outros antes de nos lamentarmos de nós mesmos. Mas claro, espero que em Janeiro se vá buscar um jogador de categoria para o ataque.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Deixemos a análise ao jogo de Vila do Conde e concentremo-nos no jogo de Zagreb. Acham que o Dinamo é melhor que o Rio Ave? O jogo não foi uma cópia fiel do que se passou em Vila do Conde, apenas com a condicionante de o Helton ter salvo a nossa equipa nos momentos finais? E como estes jogos há imensos no passado ano e já este ano com a Académica, Olhanense, etc. Não será isto uma constante da estratégia de Vitor Pereira? Não será por isso que ele não compreende o que se passa? Não será por isso que os jogadores que já se foram e os que cá estão, nem vontade em campo revelam? O paradigma de Moutinho na selecção e no clube, não será suficiente para os seguidores fanáticos de Vitor Pereira reflectirem? É verdade que em Zagreb ganhamos, mas aquele é o Porto que adoramos?

    ResponderEliminar
  10. Assino já ao início,como: MA
    Caros Portistas, apesar de toda a propaganda Benfiquista, que advém dos seus genes salazaristas, somos muitos...muitos mais que o que nos atribuem, somos milhões de Portistas, e temos direito à nossa opinião e direito a expressá-la quando entendermos.
    Eu defendo o meu clube, seja onde fôr, ou contra quem fôr, no café, no autocarro ou na net...não por missão mas por instinto quase sanguineo.Não me atrevo a dar lições de honestidade intelectual a ninguém, muito menos a companheiros Portistas, e espero da mesma maneira que nao me queiram dar essas lições a mim, muito menos por têr uma opinião diferente que pelos vistos é automáticamente uma opinião de necrófago.
    Isto até muito simples, Eu já vivi o suficiente para têr visto e ouvido o Sr. Bobby Robson no F.C. Porto, o José Mourinho, o Villas-Boas...Eu já vivi o suficiente para têr visto Portos que tinham futebol para dar e sobrar a qualquer equipa que existe por aí...acredito mesmo piamente que mais um ano com Villas-Boas e Falcão na equipa e tinhamos limpo tudo mais uma vez...o F.C. Porto já mostrou vezes sem conta capacidade para criar equipas de futebol com força para esmagar tudo e todos, na maioria das vezes tem que as desmontar antes do tempo, por necessidades financeiras mas nas vezes que consegue manter...saiam debaixo. Compara sempre o projecto do F.C. Porto a um Barcelona misturado com o Arsenal, Barcelona pela nossa identidade, o F.C. Porto é único e diferente, independente e solidário..uma equipa...pode têr dos melhores do mundo mas é sempre uma equipa...e Arsenal pela forma como cria jogadores, constroi os seus valores, não compra valores...é um berço de talentos...falta-nos a capacidade financeira, nós com dinheiro...não éramos o City...éramos o Barcelona !
    Agora, repito, já vi tanta gente no nosso grande clube...que quando vejo este treinador me dói tudo até aos ossos, sêr Portista não é dizer bem por castigo...nem silenciar quando discordo por não têr picado o ponto quando ganhamos...se ganhamos celebro à minha maneira...mas aquilo que me faz festejar é quando o futebol ultrapassa a vulgaridade, é quando o futebol se transcende, quando conseguimos mostrar identidade...pois Eu não encontro nada disto neste F.C. Porto, acho-nos mal comandados, mal geridos, mal aproveitados...no F.C. Porto não é treinador quem tira o curso, mas sim quem atinge padrões elevadíssimos, quem treina o F.C. Porto não tem padrões para o F.C. Porto...somos uma equipa cinzenta, sem alegria, sem estrutura e com muitas poucas ideias...pior que isto é que ainda não defrontámos nenhum adversário realmente forte...
    Quero deixar bem expresso o seguinte, não me dá prazer nenhum não gostar do treinador...nenhum!
    E as razões pelas quais Eu não gosto custam-me caro todos os fins-de-semana...não tem, caros Portistas, não tem! categoria para nos treinar...andamos a perder tempo precioso, e valores preciosos nesta equipa...é uma tristeza. Ou as pessoas esquecem-se do que somos ou não interiorizam que nós somos destinados a maior e melhor...e por isso devíamos exigir MUITO mais.
    Deixo um compromisso, se me enganar, se Vítor Pereira mostrar à evidência que tudo isto é mau juízo e que ele faz parte da elite que tem categoria para vestir as nossas côres, Eu retratar-me-ei...o que tendo em conta Eu sêr um Zé-Ninguém, não vale de nada...mas para o bem da honestidade da nossa conversa, fá-lo-ei. Infelizmente não vejo como é que alguma vez isso possa sêr possível.
    Um abraço a todos, F.C. Porto sempre.
    Ass: MA

    ResponderEliminar
  11. Vamos é agora pensar no PSG. O Rio Ave já passou. União!

    ResponderEliminar
  12. Pois é Lucho, a união está cá sempre, não tenha qualquer dúvida, o problema é que a desconfiança com este treinador está novamente instalada e por mais que não se queira os jogadores sentem isso em campo. Reparem bem no dinheiro e no prestigio que perdemos ano passado. Se perdermos com o PSG é mais uma a somar a tantas outras desilusões e vergonha que este treinador já nos fez passar, um treinador para além de saber da teoria também de ser um bom condutor de Homens, tem de saber motivá-los e tem de mandá-los para o banco quando não fazem o que foi pedido e por aí fora, se fosse eu o treinador o João Moutinho nem convocado era para 4ª feira andou o jogo todo a arrastar-se em Vila do Conde e ainda se deu ao luxo de desistir de lances, porquê o JM na selecção joga e rende muito mais, porra só o treinador é que não vê isto! isto é um exemplo e podia estar aqui a escrever milhares de coisas mal feitas, ou melhor coisas que não são hábito nem nunca deveriam ser permitidas no nosso Porto.
    Vamos lá ver se vai ser como ano passado que hipotecamos quase tudo e só não foi tudo porque os outros são muito, mas muito fracos para chegarmos ao fim e sermos só campeões!!! Não tenho absolutamente interesse algum atacar o treinador, mas os factos não de deixam pensar de outra forma.

    ResponderEliminar
  13. Estou consciente de que o FCPorto deu tudo para garantir a vitória em Vila do Conde, mas não foi possível. Agora é ganhar ao PSG e depois ao Sporting.

    SOMOS PORTO! VIVA O FCP!

    ResponderEliminar
  14. Duarte,

    Entendo que digas que a SAD não pode ser responsabilizada pela saída de Hulk… Mas também te digo se a SAD não pode ser responsabilizada, muito menos pode ser responsabilizado VP por esta situação… Nenhum treinador do mundo fica satisfeito por perder o seu melhor jogador… E VP ficou sem o seu melhor jogador, sem possibilidade de ir ao mercado substitui-lo! É um facto.

    Quanto à questão VP, respeito as opiniões legítimas de quem pensa que VP não vale nada… Só tenho pena de não ver, junto às criticas a VP, soluções para o cargo de treinador… Suponho que devem haver imensos treinadores portugueses melhores que VP, disponíveis e baratos, já que VP é assim tão mau…

    No restante, nós podemos discutir horas e horas, com argumentos e mais argumentos pró e anti-VP… Não nos podemos esquecer sempre de uma coisa: Pinto da Costa continua a confiar em VP como técnico da equipa principal! Sim, o mesmo homem idolatrado por todos nós portistas, o grande mentor do sucesso portista, pelo menos ele continua a ver alguma qualidade em VP para mantê-lo no cargo. E pelo que se sabe, Pinto da Costa percebe uma “coisinha” de futebol, que não é tão pouca como isso…

    ResponderEliminar
  15. E sim, tal como digo na minha crónica no ultimo parágrafo, agora importante importante, é o jogo com o PSG! Fundamental!

    ResponderEliminar
  16. De acordo (totalmente).
    FUNDAMENTAL GANHAR AO PSG!

    Se ganharmos, cá estarei a regozijar-me e a dar os parabéns a quem merece. Se nã ganharmos, não virei aqui comentar/criticar. Está decidido. Não quero chatear-me...

    Abraço.
    BIbó PORTO!

    ResponderEliminar
  17. sim, empatamos... e bem!
    e?! morreu alguém?

    chateado? claro!
    com azia? muita!
    e? morreu alguém?

    ah bom, pensei que sim!

    enquanto houver estrada, o FC Porto vai caminhar... com todos, com alguns, com os da festas, com os das vitórias, com os de todas as horas, não importa, sozinho até se preciso for, mas vai!

    ps - depois de assistir à "monumental" assobiadela com que Vítor Pereira foi brindado na varanda do Dragão, ao lado de PdC, no dia em que nos sagramos matematicamente BiCampeões, no momento em que o speaker chamou o seu nome... depois de assistir à "monumental" assobiadela com que o mesmo Vítor Pereira foi brindado no dia da apresentação aos sócios, quando o mesmo speaker chamou o seu nome... já pouco me surpreende neste Portismo de trazer por casa, das vitórias e das festinhas. Tenho pena, mas o meu Portismo é outro, nem melhor, nem pior, mas é outro bem diferente, e por aqui me fico. Por estes dias, as temperaturas baixaram, o quente dos inícios de manhã e finais de tarde, parece que já lá vão... mas apostaria até que, para alguns, o culpado disto é o Vítor Pereira, é que só pode mesmo ser! Enfim...

    ResponderEliminar
  18. RCBC, longe de mim querer fazer da perda de Hulk uma coisa de somenos importância. O que digo é que não fomos os únicos a perder um jogador fulcral na nossa estratégia. Houve quem tivesse perdido dois. Por isso, nós fomos vitimas, VP foi vitima, mas não fomos vitimas isoladas. A única equipa que pode rivalizar connosco sofreu o mesmo problema. É só isto.

    De resto, se queres que te diga nomes que me parecem melhores do que VP, eu posso dizer. Nem todos são portugueses, mas creio que o Porto não tem nenhuma alínea nos estatutos que o impeça de ter treinadores estrangeiros. Aliás, só não o fiz até aqui porque isso me parece uma não-questão, a partir do momento em que este treinador continua.

    Claro, Pinto da Costa confia no treinador e uma pessoa como ele só me pode merecer total credibilidade. Só que o Pinto da Costa também erra e já errou, quer na aposta em determinados treinadores, quer na manutenção dos mesmos. Eu não quero, nem vou cometer o erro do ano passado de dar a época por perdida, nem sequer vou profetizar a desgraça. Isso não faço, porque não sou burro e, nesta altura, seria ridículo e absurdo. Mas exijo um melhor futebol e acho que, este ano, não há nada que possa servir de justificação ao treinador para que tal não aconteça. E valha a verdade que, já esta época, tivemos exibições que me agradaram (com o Guimarães, Beira-Mar e até em Zagreb). Eu espero é que jogos como os que acabei de enumerar sejam em maior número do que encontros como os de Vila do Conde, Supertaça e Barcelos.

    Não peço a demissão de VP, nem creio que isso esteja subentendido nos meus comentários, mas peço desculpa se me exprimi mal.

    ResponderEliminar
  19. Faço minhas as palavras do Duarte:
    “Não peço a demissão de VP, nem creio que isso esteja subentendido nos meus comentários, mas peço desculpa se me exprimi mal.”

    Quanto ao “Portismo de trazer por casa” a carapuça não me serve. E por quê?

    - Porque, p.e., “saía de casa” para o Liceu (Bragança) e “entrava” numa turma de 30 e tal alunos onde só eu e outro éramos portistas e constantemente vexados pelos benfas – NÃO DEIXEI DE SER PORTISTA POR ISSO;
    - Porque percorri muitas centenas de quilómetros, com o meu saudoso Pai, atrás de uma camisola azul-e-branca vestida em alguém que pedalava numa bicicleta e, muitas vezes, no alto da montanha não passava nenhuma à frente do pelotão ou da “fuga” - NÃO DEIXEI DE SER PORTISTA POR ISSO;
    - Estive 19 anos (19 anos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!) à espera de um título de Campeão (coisa porque nunca passaram muitos dos portistas ditos “mesmo”) - NÃO DEIXEI DE SER PORTISTA POR ISSO;
    - Jesualdo Ferreira foi humilhado e vilipendiado injustamente depois de ter sido Campeão; eu não o fiz porque era COMPETENTE; houve quem me zurzisse - NÃO DEIXEI DE SER PORTISTA POR ISSO;
    - Não tenho grandes condições financeiras para pagar 2 quotas de Sócio (da m/filha e a minha) – MAS JUREI QUE JAMAIS DEIXAREMOS DE SER SÓCIOS DO FC PORTO;
    - Parece-me desejável que haja gente competente, a todos os níveis, no nosso Clube; parece que há quem não pense assim - NÃO DEIXO DE SER PORTISTA POR ISSO;
    - Há quem confunda Portismo com “alinhamento”; não vou nessa - NÃO DEIXO DE SER PORTISTA POR ISSO;
    - Podem dizer que sou “Portista de trazer por casa” - NÃO DEIXO DE SER (MUITO) PORTISTA POR ISSO.

    O resto (utilizando o vernáculo pouco comum em mim) QUE SE FODA!

    Passem bem.

    ResponderEliminar
  20. Continuo sem perceber o que se passou no Rio Ave. Alguém sabe?
    Que "baixamos as linhas"- eufemismo que serve para amenizar o termo "adormecemos" - já eu sei, mas porquê? Foi o treinador que mandou, para poupar a equipa para Quarta? Foram os jogadores que decidiram tirar uma soneca, à qual o treinador se juntou?
    Em qualquer das hipóteses todos são incompetentes, burros, maus profissionais e ladrões de quem lhes paga principescamente.
    Estou desiludido com tanta inépcia, porque o meu Porto não pode jogar assim. Joga, mas não pode.
    Desiludido também com quem quer que seja que tente branquear tanta causa justa para despedir.

    ResponderEliminar
  21. Caros portistas. Claro que há entre nós quem tenha mais "estômago" para engolir o que se passou em Vila do Conde e tem passado imensas vezes com VP, com a recionalidade de projectar: Mas quem viria? Que tipo de revolução faria no plantel? Quais as consequências? Talvez sejam os que estão mais certos, porque a coisa poderia dar para o torto, como já tivemos uma experiência do género. Eu também sou dos que estive 19 anos sem vencer e revejo-me nas palavras do companheiro acima descritas. Temos plantel, meios e condições para rendermos muitíssimo mais que aquele pobreza franciscana de Vila do Conde. Não nos podemos conformar, com o passa, repassa e volta para trás. Isto não está no ADN do FCP. Não podemos aceitar que o nosso técnico diga que não sabe o que se passa, tal como é dificil ver o João Moutinho apático e cansado no clube e fresco como uma alface na selecção. É o Porto que lhe paga, que o idolatra, que o projecta no estrelato, caramba. Constatar que o treinador afinal não é tão competente como se apregoa, também pode ser um alerta para que ele se aplique, que estude, que planeie, para que seja mais profissional e honre o clube que dirige. Isto sem qualquer tipo de animosidade para quem tem uma opinião divergente.
    Vamos lá fazer a nossa parte, com muita vontade e gargantas bem afinadas e apoiar para derrotar o PSG. Todos somos Campeões do Mundo.

    ResponderEliminar