07 outubro, 2012

Ganhar aos falidos depois de vencer os ricos

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Meus caros, que prazer foi assistir à exibição do Porto na passada quarta-feira. Que grande Porto! Muito se falou dos milhões do PSG. Mas aqui, no Porto, não precisamos do Qatar para ganhar jogos. Como disse alguém, foi uma bola que esteve a rolar durante 90 minutos e não uma nota de 500 euros. El Bandido soube bem como roubar aos ricos para dar a quem merece. Não há dúvidas que o nosso menino James a 10 é nota 20. Quando o roubo é feito com tamanha classe não há contestação. Foi 1-0, mas devia ter sido 3 ou 4. Foi engraçado ouvir o treinador Carlo Ancelotti dizer que a sua equipa ainda não está preparada para jogar em pé de igualdade com o FC Porto, porque nós temos muita qualidade e uma entidade muito forte. Isto vindo de alguém que treina um clube onde se limpa o rabo em notas de 500 só pode ser entendido como um elogio tremendo à estrutura do Porto. Infelizmente, apesar da sublime exibição do Nosso Porto, a imagem do futebol português foi novamente posta no lodo devido às vergonhosas exibições e resultados das duas associações recreativas da Segunda Circular. Enfim, o costume!, o Porto ergue e conquista prestígio para Portugal e os infiéis dos mouros deitam tudo a perder. E assim sucessivamente ao longo de 20 anos.

Depois de um jogo extremamente exigente, contra o PSG, eis que vamos defrontar uma equipa que está a 3 pontos do último lugar. Depois de termos derrotados os multimilionários do PSG vamos jogar contra uma equipa de falidos e hipotecas. Parece fácil? E, na verdade, não é assim tão complicado. Os jogadores do Sporting já nem devem ter dinheiro para comer e o prémio de jogo será um salpicão. Não há dúvida que os jogadores do visconde vão estar motivados. Ainda assim, confesso que estou com receio do Sporting. Estas equipas pequenas costumam-se agigantar no terreno dos grandes. O Porto de Vítor Pereira normalmente contra este tipo de equipas pequenas costuma mostrar alguma displicência, como fez em Vila do Conde. Espero que não aconteça o mesmo desta vez. Normalmente, equipas como o Sporting, que lutam para não ir parar à Liga Vitalis, costumam fazer muito anti-jogo, porque para eles um empate no Dragão é proporcional a vencer 10 Ligas dos Campeões seguidas.

Vítor Pereira disse que espera um jogo equilibrado. Honestamente, não estou assim tão certo disso. Para que isso fosse verdade seria necessário que os nossos jogadores entrassem em campo vendados e jogassem 90 minutos ao pé-cochinho. E, mesmo assim, o Sporting ainda era capaz de ter algumas dificuldades de fazer um jogo “equilibrado” contra nós. Afinal, trata-se de uma equipa que ainda esta semana foi goleada em casa pelo poderosíssimo Videoton (ou lá o que é?!).

Para terminar, deixo só uma nota para reflexão: o nosso rival deste fim-de-semana despediu um treinador que foi buscar aos juniores e contratou um treinador de uma equipa da Liga Vitalis. E depois ainda há quem os acuse de não planearem o futuro. Francamente, só pode ser má-vontade.

1 comentário: