26 outubro, 2012

Formação sem visão

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

É um motivo de enorme orgulho ouvir génios como o Deco, o Anderson ou o Incrível dizerem, como um dia disse o ministro Lino, que jogar pelo Carnide “jammais”. Não gosto de infiéis, desprezo os traidores, aqueles que um dia tiveram a honra de vestir esta camisola com a qual tanto ganharam e depois tiveram o despudor de ir jogar pelos porcos. A esses não lhes perdoarei nunca, “jammais”.

Serve isto para falar sobre um puto que hoje parece estar a despontar lá no galinheiro. Chama-se André Gomes e é apontado como uma promessa do futebol português. É natural do Porto, foi formado nas nossas escolas e diz quem o conhece que era portista de coração, um verdadeiro jogador à Porto, como poucos se vêem nos escalões de formação. Mas foi dispensado, ao que consta, porque fez birra depois de lhe terem tirado a braçadeira de capitão que envergava com tanto orgulho. Dizem que é um líder nato e que também é verdade que tinha uma personalidade difícil, no entanto prefiram despachá-lo quando ainda dava os primeiros passos na adolescência. É estranho, no mínimo. Seria um problema assim tão grave que impedia que um miúdo, na altura com apenas 15 anos, pudesse ser acompanhado por um psicólogo? Pelos vistos, era e o rapaz acabou no Boavista, antes de passar pelo satélite Pasteleira. O resto já se sabe: o 5LB descobriu-o, levou-a para lá, foi campeão pelos juniores e estreou-se na semana passada na equipa principal com uma exibição de grande nível, ainda que tenha sido frente a um adversário que luta para não descer na Liga de Honra.

Claro que no dia a seguir ao jogo, a comunicação social tratou logo de o colocar nos píncaros: a nova coqueluche, o novo menino de ouro, o novo diamante que “Jasus” vai lapidar e fazer dele titular da primeira equipa nos próximos tempos – se fizer o mesmo com o que prometeu com o Djaló ou um tal de Luisinho, o puto vai ter pouca sorte, é verdade. Não deixa, porém, de ser revoltante e não menos preocupante ver um produto das nossas escolas ser desaproveitado assim e, pior ainda, acabar como jogador dos lampiões.

Não posso chama-lo traidor, mas não posso deixar apontar o dedo a quem o deixou fugir. Nessa altura, estava em vigor a “Visão 611”, o peregrino projecto que propunha transformar, em cinco anos, o FC Porto no melhor clube na formação em Portugal. Não foi o que aconteceu, como podemos ver, e os resultados ficaram muito aquém do que era expectável. Hoje, um ano depois de ter chegado ao fim, na equipa principal temos apenas um jogador da formação, o Castro, que serve mais para fazer número, porque não passa, infelizmente, de um jogador mediano.

O novo menino de ouro de Carnide é, portanto, apenas mais um exemplo do fiasco da Visão 611. Ou melhor, da falta dela. Numa altura como esta, em que as contas estão perigosamente no vermelho e os clubes de futebol estão, cada vez mais, com a corda no pescoço, e a solução tem que passar pela aposta na formação, este não deixa de ser um mau sinal para os tempos difíceis que vivemos e para os mais difíceis ainda que aí vêem. E os campeões também se constroem preparando o futuro...

P.S. – Reveladas as contas do exercício do último ano, a comunicação social anti-portista tratou de fazer mais um número de circo com o que terá recebido o nosso presidente. Confesso que não me interessa se foram 400, 500 ou 600 mil euros, até podia ter sido o dobro ou triplo, porque a competência e o resto que ela traz – as vitórias – também tem o seu preço.

3 comentários:

  1. Silva Pereira26 outubro, 2012

    Boa noite,

    Estou completamente de acordo, já o expremi várias vezes neste cantinho.

    já é tempo para se fazer balanços.

    Se a ideia é implantar o modelo de jogo, esqueceram o essencial é formar jogador à Porto e não betinhos, cheios de tiques de vedetas sem terem provado nada.
    No tempo do saudoso Feliciano o Tiago à muito tempo que tinha cortado aquele cabelo.
    Se no lance do golo do Covilhã naõ foi o cabelo que provocou a visão então a coisa é mais grave.
    Já agora se me permite a propósito das contas, fiz os meus comentários no "Reflexão Portista" nos quais expremi a minhas preocupações e não foram os proveitos dos elementos da SAD que me preocuparam.

    Ainda ontem o presidente do BCP respondeu á pergunta da jornalista sobre os créditos do 3 grandes, deveriam deselavancar a divida.
    O FCP é dos 3 o que está melhor mas mesmo assim os encargos da divida subiram perto de 40%, próximo de 70% da receita de bilheteira.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Excelente e oportuno texto! Completamente de acordo.

    É absolutamente necessário que se revigore o projecto de Formação no nosso Clube. Sem me alongar, lembro que nas décadas de 80 e 90 foi um êxito. Dezenas de futebolistas formados nas escolinhas azuis-ebrancas foram Campeões, grandes campeões, nos seniores. Que vemos agora? a tua reflexão diz tudo.

    Parabéns! Abraço.
    BIbó PORTO!

    ResponderEliminar
  3. boa tarde:

    acho que o nosso grande clube se tem esquecido de deitar os olhos aos clubes do distrito do Porto, pois exeistem l´s muitos miudos que enbora não sendo filhos de Doutores são bons atletas e sobre tudo grandes Portistas.

    ResponderEliminar