22 outubro, 2012

Dar oportunidades? Para quê?

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Depois de mais uma longa paragem competitiva, eis que o FC Porto tinha uma boa oportunidade para regressar à competição com uma goleada e uma exibição agradável para os muitos adeptos que se deslocaram a Vizela para ver o Santa Eulália vs FC Porto e para todos os outros, claro.

Não é minimamente admissível que um jogo entre o FC Porto, seja com 11 suplentes, com jogadores da equipa B ou até com alguns juniores, e uma equipa da 3ª divisão constituída por amadores não resulte numa clara vitória do FC Porto. E o que se assistiu em Vizela, foi a uma incrível passividade, displicência e falta de esforço de jogadores, que pouco jogam, e esbanjaram por isso uma boa oportunidade para demonstrarem valor e constituírem-se como alternativas ao onze inicial.

Infelizmente, nada disso aconteceu, foi mau demais aquilo que se assistiu em Vizela frente a uma equipa amadora. A forma como o Santa Eulália pressionou o FC Porto nos últimos minutos e como ate poderia ter chegado ao empate no último minuto de jogo foi simplesmente patética e vergonhosa para os jogadores que envergaram a camisola do campeão nacional! Não é admissível, quem jogou ontem devia ter vergonha. Um jogo frente a uma equipa daquelas e não golear, é inadmissível.

De resto, analisando individualmente a prestação de alguns meninos que ontem jogaram, as conclusões ainda são mais tristes, tendo em conta aquilo por que tantos adeptos suplicam. Mangala tem de aprender que um central não pode fazer 20 faltas por jogo, tem de ter muito menos ímpeto a entrar aos lances, mais calma e concentração; Quiñones pouco se viu, não vi nada que se aproveitasse no jogo que o colombiano fez; Castro tarda em afirmar-se e em fazer um bom jogo do início ao fim, não basta ser um grande portista (eu também sou), é preciso muito, muito mais em campo do que aquilo que Castro tem feito, e ontem perdeu mais uma oportunidade para afirmar-se como alternativa aos titulares; de Kelvin, o que mais se viu foi o penteado; Kléber foi mau, falhou um golo feito, está a regredir a olhos vistos na evolução que era esperada para um jogador que até tem algum potencial; de Iturbe tenho pouco a dizer, apenas o seguinte: se falar menos no twitter (bem como o seu empresário) e jogar mais, se calhar não se exibia ao medíocre nível que se viu; Varela esteve pouco mais que ridículo; e relativamente aos outros pouco mais a dizer, de tão horrível que foi a exibição portista.

Esquecendo totalmente aquele pequeno "pesadelo" de início da tarde de sábado, agora é tempo de concentrar as forças para o jogo de 4ª feira no Dragão, importantíssimo para o apuramento para os oitavos da Champions. Há que vencer claramente e arrumar quase a questão do apuramento, encaminhando também outra importantíssima conquista: 1º lugar do grupo que permite evitar simpáticos tubarões como Barcelona ou Real Madrid! Estou confiante que com James, Lucho e companhia a “música” vai ser outra. E pelo que se viu em Vizela, ou as coisas mudam, ou apenas vamos ter 11 gajos realmente úteis para limpar campeonato e Champions... taças da liga e de Portugal têm de continuar a ser competições para não cansar as “jóias da coroa”.

3 comentários:

  1. Acho que o Kelvin esteve bem na primeira parte e desapareceu na segunda. Teve apontamentos muito importantes. O resto concordo, tirando talvez na parte do Quiñones que fazia o seu primeiro jogo e cumpriu sem fazer nada de extraordinário ofensivamente.

    ResponderEliminar
  2. O modelo de jogo foi exactamente o da equipa principal. Posse, muito passe (errado), falta de progresão e... esperar um rasgo individual de algum elemento... só que ainda com mais lentidão. Vitor Pereira pode gabar-se de implementar o seu modelo de jogo em todos os escalões-

    ResponderEliminar
  3. Não me parece que o que aconteceu em Vizela tenha muito a ver com o modelo de jogo.

    Do meu ponto de vista, teve mais a ver com uma incrível falta de motivação e capacidade em aproveitar as oportunidades por parte de jogadores que pouco jogam, e alguns deles muito falam, casos de Iturbe e Kléber, dois jogadores com potencial mas que se não aproveitam estes jogos para demonstrarem a sua utilidade ao plantel, dificilmente serão boas alternativas aos titulares. E eu não vi o mínimo esforço na grande maioria dos jogadores que se apresentaram no relvado.

    Se VP também teve culpa? Pode ter tido, não soube motivar o suficiente a equipa, essencialmente por isso o crítico. Agora, a jogar com uma equipa da 3ª divisão, não devia sequer ser necessário treinador, já tudo devia estar assimilado, nem que seja nos treinos. E nada disso se viu. Foi muito mau demais para ser verdade!

    Agora, estou ansioso que chegue rapidamente 4ªF para que esqueça rapidamente o que se passou sábado… E acredito que vamos ter uma grande vitória, ficando com 1 pé e meio nos oitavos-final. Depois é só garantir o 1º lugar e temos todas as condições para fazer uma belíssima campanha europeia este ano.

    ResponderEliminar