18 setembro, 2012

O Penta contra a águia que "O JOGO" acha favorita...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Começou o ANDEBOL1, e logo com a visita do tetracampeão FC Porto ao recinto do estreante e recém primo-divisionário Camões. Vitória folgada dos azuis e brancos (21-37) tal e qual como todos aguardavam.

Está assim escrito o 1º capítulo de um percurso que todos esperamos acabe por levar o FC Porto rumo ao PENTA campeonato (igualando o inédito feito do Sporting em 1973), sem esquecer o desejo que aqui desde já anuncio de que seja mesmo desta vez que a tal inédita dobradinha Portista seja mesmo uma realidade.

Vamos lá afinar a forma e mostrar aos jornalistas d'O JOGO o quão ridículo foi terem escrito no jornal de sábado que “as águias têm tudo para acabar com a hegemonia dos dragões”.

O FC Porto começou ontem a venda dos lugares anuais no pavilhão. Eu já fiz o meu dever. Os meus guerreiros das modalidades merecem esse esforço. Por 92 euros pode ter o seu lugar reservado em todos os jogos no Dragão Caixa de Andebol, Hóquei e até Basquetebol, pois a equipa principal da nossa formação jogará na CNB2.



ANDEBOL
  • Camões 21-37 FC Porto
No recinto do Casal Vistoso, o Camões ainda deu luta até aos 12 minutos (7-7), mas bastou uma simples aceleração dos dragões e um aumentar da agressividade defensiva, para que um parcial de 0-7 deixasse logo tudo decidido ao intervalo.

Na segunda parte, continuou o festival de contra-ataque dos dragões (ainda sem Tiago Rocha) com 21 golos em 29 ações desse tipo, e a goleada (21-37) aconteceu.

Ricardo Moreira marcou 10 golos (10 golos em 11 remates) e Pedro Spínola 7 (7 golos em 7 remates), devendo-se destacar ainda os 5 golos do Cubano, Daymaro Salina, ele que ainda terá que “fazer de Tiago Rocha” por mais 4 ou 5 jornadas, pelo menos.

No próximo sábado, pelas 18 horas, lá estarei no FC Porto/Xico, na estreia do Dragão Caixa, época 2012/13. O jogo passa no Porto Canal em directo. A seguir, há o jogo de futebol (Porto/Beira Mar), pelas 20h30, e por isso, espera-se boa casa.



OUTRAS MODALIDADES

No HÓQUEI EM PATINS, o FC Porto vai disputar de 6ª feira a domingo, na Ilha do Pico, o Torneio das Vindimas, defrontando a equipa da casa, o Candelária, mas também o Paço de Arcos e o Turquel.

Na Liga Europeia, o grupo do FC Porto terá as equipas do Lodi, do Saint Omer e do Noia (que poderá ser substituído pelo Blanes, se o Liceo vir confirmada a suspensão para este ano, saltando assim o Noia para o grupo da Oliveirense). Na 1ª jornada, a 10/11, o FC Porto joga em Itália (Lodi).

Entretanto, terminou de forma dramática o Europeu de Paredes. Portugal a 20 segundos do fim era campeão da Europa 14 anos depois, mas uma estúpida perda de bola e um frango do guarda-redes Luso acabou por permitir um inacreditável e decisivo golo Espanhol a 6 segundos do fim.

Reinaldo Ventura, de longe, o nosso melhor jogador não merecia uma despedida tão inglória dos jogos da seleção.

Seis segundos fizeram um campeão Europeu, para desespero dos dirigentes da FPP, os mesmos que acharam que os 42 segundos roubados na Luz no Benfica-Porto não tiveram importância alguma...

No BASQUETEBOL, O trabalho desenvolvido por Moncho López e toda a nova estrutura Portista, já começa a dar alguns sinais positivos.

As equipas de sub-18 e de sub-14, venceram os torneios que disputaram em Viseu e na Gafanha, respetivamente. Os sub-18 venceram por números concludentes a Ovarense por 61-39 na final do Torneio São Mateus. A equipa principal (sub-20) que vai disputar o Nacional de Sub-20, mas também a CNB2 e a Taça de Portugal, esteve na apresentação do GD Gafanha (CNB2) e os nossos dragões venceram por 91-43.

Fica aqui a foto da nossa equipa de sub-20 treinada pelo João Tiago.


Nomes da foto:
7-16-12-19-13-5
(Miguel Soares, Agenor Bonito, Joaquim Barbosa, Marcelo Júnior, Hugo Sotta e Francisco Rothes)

21-17-15-20-11
(Pedro Figueiredo, José Miranda, Pedro Bastos, João Alves e Eduardo Guimarães)

Continuarei todas as semanas a trazer notícias do basquetebol que, afinal, ainda está aí para as curvas.

Já agora, sabem há quantos anos não ganhamos um campeonato das camadas jovens de basquetebol? Há 5 anos! São 5 épocas em total jejum de títulos Nacionais Jovens... o último título foi em 2006/07.

Vamos a isso FC Porto Dragon Force Basquetebol!



Um abraço do Lucho.

8 comentários:

  1. no ANDEBOL, depois da desilusão na Europa, foi um ver se te avias, qual catrapila pra cima d'uns tais de Camões... o PENTA constrói-se assim, de vitória em vitória... portanto, confiante, mais que confiante nesta nossa rapaziada.

    quanto ao HÓQUEI, importa-me, interessa-me aquele que equipa de azul e branco e Dragão ao peito, como tal, um grupinho porreirinho prá Liga dos Campeões... a ver se é desta, numa altura em que se calhar, diria, poucos ou nenhuns dão algo por nós, mas por vezes, são nessas alturas que se revelam as grandes equipas em detrimento das grandes individualidades... a ver vamos, na paz, no stress.

    ps - hóquei que joga de côr de carneiro, diz-me m**** nenhuma... nem dormi a pensar no assunto, é o que é... nenhum dos nossos se aleijou, pois não? isso sim, isso é o que importa de facto!!!

    quanto ao BASQUETEBOL, curioso, muito curioso... e em todos os que puder, vou lá estar para apoiar aquela rapaziada... a canalhada do (meu) FC Porto merece... e Moncho Lopez também!!!

    ResponderEliminar
  2. A propósito de basquetebol:

    Barreirense extingue equipa sénior!

    E agora Saldanha?

    ResponderEliminar
  3. É hoje 17h o sorteio da CNB2 de basquetebol onde vai estar o FCP.

    1ª jornada joga-se a 27/10.

    ResponderEliminar
  4. O Jogo não faz o meu género e portanto, não me impressionam muito aquilo que lá dizem. Importante começar a ganhar, ir ganhando, porque a regularidade é fundamental para que na hora da verdade possamos inclinar abalança para o nosso lado.

    No Hóquei, li e fiquei admirado com as razões da saída do Pedro Gil. Pensava que eram outras.

    Basquetebol, apesar do choque que foi a suspensão da modalidade e pelo que se soube em relação ao Barreirense, se calhar o futuro vai nos dar razão.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. E colocar aqui a fantastica cronica do MST "Dois dias na minha cidade" de hoje ?

    ResponderEliminar
  6. Também vou lá estar no dragãozinho sempre que puder a apoiar as modalidades,como tenho feito até aqui, o jogo quer fazer concorrência à merda do serpa,então que faça,por mim também podem mudar-se para a capital do império,PQP, vendidos,defendem sempre os gajos do regime.
    cumprimentos
    manuel moutinho

    ResponderEliminar
  7. Para quando agora o basquetebol?

    ResponderEliminar
  8. Aqui vão os nomes da nossa equipa principal sub20 de BASQUETEBOL desta foto deste último domingo:

    http://imageshack.us/a/img221/7067/20120918lucho3.jpg

    7-16-12-19-13-5

    (Miguel Soares, Agenor Bonito, Joaquim Barbosa, Marcelo Júnior, Hugo Sotta e Francisco Rothes)


    21-17-15-20-11

    (Pedro Figueiredo, José Miranda, Pedro Bastos, João Alves e Eduardo Guimarães)



    Todos estes atletas são formados nos escalões de formação do FC Porto; o Hugo Sotta chegou em idade junior saindo do clube Desportivo de Leca. Poderão ainda chegar + dois ou tres jogadores, tambem sub20 contratados a outras equipas.

    ResponderEliminar