27 agosto, 2012

Eu não percebo nada de Futebol, mas…

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Eu não percebo nada de Futebol, mas... acho que seis são melhor que quatro. Bem sei que isto do Futebol, não é uma ciência exata, mas diz que a matemática sim, e como isto das competições que premeiam os mais regulares e no final é que se fazem as contas; ainda assim e entroncando nessas premissas, eu cá prefiro um empate com sabor a vitória que um empate com sabor a derrota.

Eu não percebo nada de Futebol, mas... sei que mete mais passes para frente que para trás ou para o lado; cruzamentos, posse de bola e até contra-ataques. Diz-se que nem sempre se pode ganhar e ter ópera ao mesmo tempo. Não é preciso tanto. A malta dos Super trata, e bem, da cantoria, os outros metam mas é a bola a rolar! Pelo menos evitem bocejos!

Eu não percebo nada de Futebol, mas... também se diz por aí a boca cheia que um central é um central e lateral é um lateral. Existe também quem lhes chame de adaptados, mas também existe aqueles casos, como verificado o ano passado, que as coisas no sítio certo também, costumam, resultar melhor. O Maicon diz que sim; ao Mangala perguntem-lhe quando for oportuno.

Eu não percebo nada de Futebol, mas... sempre dei uns toques na bola e continuo a achar que o Futebol nasce e vive da Escola da Rua, e não do das Faculdades e de vez em quando lá ouvia, no campo do bairro: “…deixem jogar os miúdos…”. Também os Iphones, Ipod’s, Imac’s, Ipad’s e “Iturbes” talvez sejam mesmo tecnologias a mais nas mãos de certos leigos universitários!

Eu não percebo nada de Futebol, mas... até posso acatar que as leis e o timming dos mercados estejam desajustados. O que não posso acatar é que nos últimos anos, em fins de Agosto, continuemos, por falta de liderança ou o que lhe quiserem chamar, a ficar sempre reféns de valorizarmos ativos e aziados. Se as mentes estão distantes dos pés, não lhes ponham a bola a rolar, mas sim as suas cabeças.

Eu não percebo nada de Futebol, mas... sei que tanto neste desporto como em qualquer outro, uma crítica, não tem de ser algo necessariamente negativo. Uma crítica é isso mesmo, uma apreciação ou análise feita com maior ou menor profundidade, de qualquer produção intelectual. Ou por outras palavras, o que se possa dizer mesmo que às vezes doa, deve ser dito acima de tudo com intuito construtivo. Mas isto sou eu, que não pretendo ofender a prática do Portismo de ninguém!

Eu não percebo nada de Futebol, mas... penso que não serei o único a achar que por vezes vitórias enfadonhas e sensaboronas escondem mais que muitas derrotas. É como dizem os ditos populares, enquanto uns dizem que outros engolem sapos, também há os elefantes que parem ratos.

Eu não percebo nada de Futebol, mas... e até porque me acham um gajo poupado, pois a troika agora assim exige, vejo que uma ou outra equipa, também, do Norte sem orçamentos de três dígitos de milhões, consegue com portugueses, fazer corar campeões e sul americanos. E não, não é com declarações de amor no twitter e facebook!

Eu não percebo nada de Futebol, mas.. um empurrão do Luisão é sempre uma agressão, um ladrão é sempre um ladrão, um vintém é sempre um vintém e o “Leitor” vai ser sempre... um penhorado leitor.

Eu não percebo nada de Futebol, mas... sei que no final o Porto habituou-me, bem ou mal, a ganhar. A questão não é estar bem ou mal habituado, nem sequer ser exigente, como agora chamam ao tentar a superação do que já se alcançou. É que quando se é muito melhor que os outros e passa-se a ser só melhor, a coisa estranhasse. Mas e a vocês entranha-se?

PS - Este post foi escrito antes do jogo do FCP frente ao Vitória de Guimarães. No entanto em nada de altera o seu conteúdo, uma vez que, e apesar do resultado e vitória expressiva, o futebol de Vítor Pereira continua a ser feito a passo, com muitos passes falhados e onde é preciso recorrer-se ao rasgo individual de pedras basilares da equipa para se dar a pedrada no charco. Fica patente que dar partes de avanço como no Gil Vicente, pode sair caro!

Abraço e fiquem por aí…que eu fico!

4 comentários:

  1. Muito bom o artigo. E estou de acordo mas eu não percebo nada de Futebol.

    ResponderEliminar
  2. « eu não percebo nada de Futebol, mas... sei que no final o Porto habituou-me, bem ou mal, a ganhar. A questão não é estar bem ou mal habituado, nem sequer ser exigente, como agora chamam ao tentar a superação do que já se alcançou. É que quando se é muito melhor que os outros e passa-se a ser só melhor, a coisa estranhasse. Mas e a vocês entranha-se? »

    @ João
    não!, a mim não se "entranha". é por isso que também considero que « vitórias enfadonhas e sensaboronas escondem mais que muitas derrotas », como muito bem escreves.

    mesmo assim, estou confiante que a partir de 01 de Setembro estarás a escrever crónicas com outra alegria ;)

    ps:
    este post merece mais comentários do que o inacreditável zero que persiste às 22:30 de 27-08-2012...

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  3. quase na íntegra comungo de toda esta tua prosa opinativa, aqui e acolá pincelada com pequenas divergências de pormenor, mas não de fundo, daí que é caso para dizer que, e olha se percebesses ;)

    bom, mto bom mesmo.

    ResponderEliminar
  4. Muito bem dito!

    ResponderEliminar