29 agosto, 2012

Adeus e obrigado

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Os próximos dias serão frenéticos, com saídas e entradas nos diversos plantéis numa sequência com efeito dominó. Os jogos deste fim de semana marcam, por isso, o fim de alguns ciclos que desfiguram as equipas e sublinham uma aberração regulamentar que faz a cabeça em água a treinadores e cria algum desânimo nos adeptos, como se as primeiras jornadas fossem apenas de aquecimento e o verdadeiro campeonato só tivesse início em setembro.

Se foi o último jogo pelo FC Porto, Hulk realizou ontem uma despedida digna, tranquila, sem ansiedade nem desrespeito pelo clube, ao contrário de muitos dos seus colegas dos últimos anos, que têm evidenciado uma inusitada vontade de fugir do Dragão e entrar numa galeria de figuras que se apagam do imaginário azul e branco, a qual vem crescendo nos últimos anos em contraste com a relação cultural que o clube cultivava e de que o último exemplo será o renascido Lucho González.

Adeus e obrigado – é tudo o que o FC Porto disse a Alvaro Pereira, Belluschi e Cristian Rodríguez e se prepara para dizer a Rolando e Sapunaru. A vontade que mostraram degradou as relações com treinadores e dirigentes e apagou-lhes a estrela no seio do clube. Têm um lugar na história, mas apenas nas filas de trás, nas sombras dos heróis de sempre.

A saída de Hulk é muito diferente. Além dos milhões que vai render, o clube fica a dever-lhe um profissionalismo elevado e a sensação agridoce de que só sai porque a todas as partes envolvidas se torna impossível resistir ao poder do dinheiro, inclusive com riscos de grave erro de gestão de carreira, se optar por um país periférico. Mas esse já não é um problema do FC Porto, que na próxima semana, como tantas vezes no passado, já terá feito o luto e prosseguido o seu fabuloso destino.

fonte: record.xl.pt

3 comentários:

  1. quase um milagre que este artigo de opinião tenha sido escrito por um reconhecido FdP cá da praça, já por demais conhecido e reconhecido... mas, por vezes, acabam a distrair-se entre as "encomendas de serviço nada públicas" e sem querer, a pena acaba a fugir-lhes para uma lucidez de pensamento tal, como este, em que, estranho (?!), consigo acabar a comungar de ponta a lés, jurando até a pés juntos que este aqui, não pode de todo ter sido escrito por esse tal de FdP.

    e esta hein?!

    ResponderEliminar
  2. Blue, comungo da tua opinião. Primeiro fiquei admirado por ver a transcrição de um artigo do “Rascord”, depois estupefacto pelo conteúdo. Por vezes lá lhes foge a palavra para a verdade! …”e prosseguido o seu fabuloso destino”. (!!!) Isto é fabuloso!!! Já vou ver quem é o traste que deixou de o ser por, talvez, umas poucas horas… Abraço, Amigo.

    ResponderEliminar
  3. O presidente do F.C. Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, revelou esta quarta-feira que recusou uma proposta do Zenit para a transferência de Hulk.

    «Foi o FC Porto quem recusou 50 milhões por Hulk do Zenit. Acho ridículo ouvir-se que o conselho do Zenit não autorizou os 50 milhões, isto quando estiveram dois dos seus representantes com uma proposta desse valor pelo jogador», garantiu em Vila Nova de Gaia, no final da apresentação do Campeonato do Mundo de bilhar.

    ResponderEliminar