07 agosto, 2012

A época do resgate e, quem sabe, de algo mais...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Depois de uma época em que apenas vencemos a supertaça, mas chegamos a apresentar o melhor hóquei dos últimos 5 anos (pelo menos na primeira metade do campeonato), parece justo lançar a questão: porque falhamos? E a resposta tem várias pontas soltas.

Desde logo, parece óbvio que falhamos dois objetivos por infelicidade, pois na liga europeia perdemos um jogo em Itália no último segundo, para além de termos sofrido um golo fatídico na Corunha a 7 segundos do fim, sobrando ainda a história do campeonato que teve no decisivo jogo da Luz um corte de 42 segundos (confirmado por quem se deu ao cuidado de cronometrar o jogo desde o início) que o Conselho Disciplinar da FPP não considerou relevante. Uma decisão escandalosa e que agora o Conselho de Justiça terá que reparar ou não. Vale sempre tudo quando o Regime está em causa.

Não se podem ignorar também as culpas próprias de quem perdeu em Itália depois de estar a vencer por 5-1, e não se pode passar uma esponja sobre a falta de atitude da equipa em Espinho num jogo que deitou tudo a perder.

Tó Neves, um dos melhores jogadores de sempre do nosso clube, e em quem eu deposito enormes esperanças, tem agora a sua 2ª época ao nosso leme com um plantel retocado com um bicampeão Europeu (Barreiros), com um regresso por todos desejado (Jorge Silva), um goleador nato (Vítor Hugo) e um jovem que muito promete (Hélder Nunes). Confio muito no nosso treinador, e espero nesta temporada o resgate do título que nos espoliaram e quem sabe até, a glória Europeia que nos escapa há 22 anos.

É verdade que saem grandes jogadores, desde logo, o genial Pedro Gil, o capitão Filipe Santos e ainda Nelson Pereira e Gonçalo Suíssas, mas as entradas que se registaram, mais a revolta que vai no grupo depois do assalto que nos fizeram na Luz, deixam-me confiante!

Já foi sorteado o campeonato e na 1ª jornada, o FC Porto volta a receber o Paço de Arcos como na época passada (6 de Outubro), jogando de novo em casa na 2ª ronda (13/10) frente ao Sporting. Na 1ª volta, jogamos na Luz e no Pico, para na 2ª volta recebermos os encarnados na antepenúltima jornada (18 de Maio) e os Açorianos na ronda final da prova (8/6). Um bom calendário em perspetiva.

O sorteio da Liga Europeia será efetuado apenas em Setembro (provavelmente durante o Europeu de Paredes), com uma alteração importante, já que depois da fase de grupos, os 8 apurados (2 de cada grupo) terão que jogar os quartos-de-final em eliminatória casa/fora. Os 4 que passarem, é que vão à final-four (25 e 26 de Maio de 2013).

    E, enquanto isso, parece já certo que Moncho López aceitou o convite para ser o coordenador geral de todo o basquetebol Portista, ficando com a responsabilidade de formar e preparar uma equipa para o FC Porto regressar aos seniores no próximo ano ou daqui por 2 anos. É uma notícia excelente e que demonstra, uma vez mais, a forma como Moncho sente o clube de todos nós. Era a única luz que havia ao fundo do túnel e Moncho segurou essa luz acesa quando já quase ninguém vislumbrava algo de bom. Obrigado Mister! Nós estaremos lá para apoiar o projecto. Juntos conseguiremos...

Até daqui por três semanas, dia 28 estou de volta. Pode ser que nessa altura, já tenha havido a apresentação do nosso andebol à imprensa...

Um abraço do Lucho.

8 comentários:

  1. Confesso que os resultados no Hóquei não condizem com o jogo praticado de que tanto gostei. Houve jogos em que cheguei a empolgar-me!

    Espero que no fim da nova época haja dois resgates:
    1) O título no hóquei;
    2) O regresso do basquete. Se, por um lado, foi surpreendente a aceitação de Moncho ao convite do clube, por outro lado é bem evidente o que salientas: o FC Porto é qualquer coisa de especial para este fantástico Homem e Treinador. Obrigado, Moncho López.

    Abraço e boas férias.

    ResponderEliminar
  2. Também espero que este ano no Hóquei se dê uma resposta à altura e reconquistemos o título, um amargo de boca que tenho é a não conquista da Taça dos Campeões por esta fantástica equipa que acabou agora o seu ciclo...
    Quanto ao Basket, boas notícias, um projeto sustentado, guiado por Moncho, mas ainda lamento que a Direção não tenha falado do assunto.
    Abraço, Lucho.

    ResponderEliminar
  3. É uma análise correcta, perdemos no Hóquei por causas alheias, mas quando uma federação está encostada às cordas, e está em causa o clube da freguesia de Benfica, não admira, também perdemos por culpa própria, com o paradigma a ser Espinho.
    Como tinha referido, só havia esperança num regresso do Basket se Moncho aceitasse. Aceitou, seria uma desilusão se a esperança, daqui a algum tempo, não desse lugar à realidade esperada.

    Abraço e boas férias

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente em relação a entradas e saídas, parece-me que o FCP fica a perder a nível de qualidade individual, mas talvez ganhe mais equipa para evitar derrotas como foram mencionadas!
    abraço

    ResponderEliminar
  5. Andebol, jogo treino do FCP dia 22 com o abc de braga... info do abc

    ResponderEliminar
  6. Silvaa Pereira07 agosto, 2012

    Boa tarde,
    Não estou de acordo, a infelicidade (estatisticamente) quanto muito pouco para as sistemáticas erros nos jogos determinantes.
    Escrevi (aqui) em Janeiro que a jogar da maneira que a equipa estava a jogar que temia que acontecesse o que se confirmou. O FCP jogava de forma desgarrada (individualismo excessivo) e rematava sem nexo, geralmente com uma “cortina” de 1,2 e 3 jogadores por isso com pouca possibilidade de sucesso. Depois acontecia que os adversários conheciam o sistema de jogo do FCP e jogando em contragolpe e se marcassem a sofreguidão dos portistas aumentava, e mais grave quando o Tó Neves pedia Time Out as instruções erma normalmente …vamos lá, vamos jogar com mais alma…nós conseguimos…, parecia um treinador de bancada.
    E o mais surpreendente nos jogos determinantes e que se estava a ganhar e por vezes com alguma margem parecia que entravam em bloqueio psicológico e soçobravam caricatamente.
    A juntar a tudo isto sabendo a pressão que os chifrudos vinham a fazer à muitos anos, demonstraram uma falta de garra(?) estratégia (?) e perderam em Espinho.
    Por isso acima de tudo,á que assumir os nossos erros e não sermos como os lagartos calimeros.
    Basicamente o que escrevo hoje foi o que escrevi (erros da equipa) em Janeiro.
    Eu como portista e que me lembro do bárbaro atentado (tentativa de assassinato) a Filipe Santos acho que a equipa não podia chegar à capoeira a necessitar de um resultado, pois que sabíamos que lá iria valer tudo.
    Parece-me que o FCP viu os erros que cometeu e está a preparar melhor a época (tenho esta esperança)
    Saudações

    ResponderEliminar
  7. Lucho, sabes onde vai ser o jogo com o abc? E vai ser à porta aberta?

    Abraço

    ResponderEliminar