12 julho, 2012

ÚLTIMA HORA: FC Porto decide extinguir Basquetebol profissional?

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

12.07.2012

Basquetebol
Equipa profissional do FC Porto acabou

Equipa técnica e alguns jogadores reuniram hoje com a direção da seção, que lhes comunicou o fim da equipa profissional

A equipa profissinal do FC Porto, que tem 11 campeonatos, 13 Taças de Portugal, cinco Supertaças e seis Taças da Liga, chegou hoje ao fim.

Numa reunião tida esta tarde no Dragão Caixa, os responsáveis pela seção comunicaram à equipa técnica, que se fez representar pelo treinador principal Moncho López e o adjunto Diogo Gomes, e aos jogadores (o capitão Nuno Marçal, André Bessa e David Gomes estiveram presentes) que a equipa principal estava acabada e não iria competir na próxima época.

Esta reunião aconteceu na sequência de uma outra, que terminou já esta madrugada, entre altos responsáveis pelo clube e elementos da seção. As dificuldades financeiras que os dragões atravessam foram a justificaçao apontada para esta tomada de posição.

Os escalões de formação continuam em atividade, pelo que a modalidade não fecha portas no FC Porto.

Refira-se que o FC Porto ainda não anunciou qualquer posição oficial.

Mário Saldanha
"Foi uma decisão tardia e drástica"

O presidente do Federação Portuguesa de Basquetebol lamentou o fim da equipa profissional do FC Porto

O líder federativo tomou conhecimento deste desfecho de forma oficiosa, através de familiares de jogadores, mas esta era uma hipótese já levantada há algumas semanas.

"Numa conversa com Pinto da Costa, há três semanas, ele já me tinha comunicado, de alguma forma, a intenção de acabar com o basquetebol, porque estavam realmente desgastados com o que se tinha passado na final do campeonato com o Benfica, o que resultou naquelas trocas verbais. Foi algo aproveitado por toda a gente", afirma.

De qualquer forma, o dirigente aproveitou para deixar um recado: "É um clube que já deu muito ao basquetebol, ganhou muitos títulos. Passaram grandes dirigentes pelo basquetebol do FC Porto, como Fernando Gomes ou Fernando Assunção. Com estas pessoas, o FC Porto o basquetebol não acabaria. Infelizmente, os dirigentes que temos no basquetebol do FC Porto não tiveram força".

Depois desta "decisão tardia e drástica", jogadores e treinadores são livres de procurar outros clubes, enquanto a federação vai procurar suprir a vaga dos azuis e brancos com algum emblema da Proliga.

fonte: ojogo.pt

12 comentários:

  1. É uma noticia da BOLHA, vale o que vale.

    Se a tradição se mantiver vai ser mais uma arara

    TRSM86 :-))

    ResponderEliminar
  2. Nem sei o que dizer, apenas VERGONHOSO! SOMOS O PORTO e não um clube amador, acabar com a equipa profissional é uma vergonha! Gostava de saber se tivesse-mos sido campeões se o mesmo ia acontecer, parecem que amuaram, e por favor não venham com desculpas de crise financeira, porque quem esta em crise não da os EUROS que deram pelo Danilo ou O Alex Sandro, só mais uma coisa, uma equipa de Futsal era necessária, benfica, braga, sporting, academica, boavista todos tem e nós porque NÃO? Quando aderirmos ao FUTSAL os adversários já contam com 10 ou 15 campeonatos de avanço! Abraço!
    DavidFaria

    ResponderEliminar
  3. Afinal parece ser verdade! :-((

    TRSM86

    ResponderEliminar
  4. David Faria, concordo em parte com o teu comentário. Claro que podíamos ter uma grande equipa de futsal, numa modalidade em crescimento e que vai gerando cada vez mais receitas. Mas nós temos que ser sempre diferentes dos outros. Logo, não há futsal para ninguém e não só não há futsal, como se acaba com o basket. Da mesma maneira que se acabou com o volei.

    Esta foi das notícias mais tristes que recebi como portista, se não mesmo a maior.

    ResponderEliminar
  5. E, no site do Porto, nada!

    Não entendo isto. Parece coisa de terceiro mundo.
    Vão todos para casa que não há mais basket. Acabou-se.
    Incrível...

    ResponderEliminar
  6. A nossa raça é do antes quebrar que torcer, é de lutar até à morte pela nossa causa, é de sangue suor e lágrimas pelo nosso símbolo, temos uma tradição de luta até desumana contra os crimes que sobre nós tentam constantemente cometer (ver hóquei), caímos e sabemos levantar-mo-nos, não me conformo que se isto for verdade seja sob pretexto de federações ou dos ursos que a gerem, era dar um tiro no pé e já tínhamos desistido no futebol à mtos anos. Se o mote é a crise, procurem-se investidores, convoquem-nos a nós sócios para ajudar mesmo em tempos difíceis, não nos apontem é a faca, não apontem a faca nem nos afastem de quem gosta de nós e de quem nos adoramos como Moncho Lopez que na ultima" Dragões" no Pnto 1 dos 11 que inúmera tem umas palavras que nos levam à admiração e quem com ele privou sabe a excelência de pessoa e a capacidade que tem juntos com os atletas de nos dar mtas alegrias, que tudo isto não passe de um enorme pesadelo.

    ResponderEliminar
  7. Pqp que vergonha!!!!
    Admiro imenso a obra de Pinto da Costa mas ele é do género que aproveita qualquer desavença com a Federação para extinguir uma modalidade. E já vamos em DOZE!!!!
    Será que de clube eclético passamos a clube esquelético???
    Já agora qual foi o prémio atribuido aos gestores da SAD por tamanha proeza???

    Felisberto Costa

    ResponderEliminar
  8. Já nem me apetece dizer nada... Desde que em 2000/2001 o tempo de presidência de Pinto da Costa ficou associado à mudança anual de equipamentos, passando o F C Porto a ser como qualquer clube dos que não tinham nem têm camisola certa, já nada me admira... Passou a mandar a SAD, o aspeto comercial passou a sobrepor-se a tudo, foi sendo encurtado o número de modalidades... Realmente o pavilhão (Dragão caixa) assim depressa vai passar a ser local de encontro de tertúlias, de conferÊNCIAS, CERIMÓNIAS E ENCONTROS, MENOS DE DESPORTO... Sinceramente não entendo como se gastam balúrdios com aquisição de estrangeiros para o Bilhar, que é uma modalidade restrita para alguns escassos espetadores, e acabaram (pese as justificações, ou desculpas) com o Atletismo, visto por multidões nas estradas, o Ciclismo, que tantas paixões despertava, etc. etc. E agora o basquetebol... Eu até estou à vontade pois não gosto de assistir a jogos de basquetebol, pela constante alternância e incerteza do marcador, mas era uma modalidade histórica no clube e com muitos adeptos... Enquanto o caso dos equipamentos até enerva. É vergonhoso para um grande clube ter as bancadas com adeptos equipados com coisa de dez ou mais formatos de camisolas diferentes... Enfim. Então este ano é uma bodega autêntica, quer a firma, que me recuso a chamar pelo nome (publicitar), quer os responsáveis, perderam o nexo... No meio disso tudo só desejo que o F C Porto continue a vencer, para se manter no topo, pois as pessoas passam e o clube fica!

    Abraço.
    AP

    Memória Portista
    http://memoriaporto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Que dia mais negro, quando abri logo as páginas na net.
    Parece um pesadelo :(

    ResponderEliminar
  10. Isto é alem de vergonhoso inadmissível... um clube como o Porto não pode fazer birrinhas.. é um dia negro para o desporto...

    ResponderEliminar
  11. Silva Pereira13 julho, 2012

    Boa noite,

    Infelizmente esta notícia a confirmar-se não me suurpreende.
    Como já várias vezes escrevi (após leitura cuidadosa do Rel do 3º Tr da SAD do FCP) e associado à crise de financiamento bem como certas medidas que tenho alertado para o problema de tesouraria.
    O que me surpreende foram certas medidas tomadas neste último ano.
    Por isso aqui várias vezes referi qd falam em certas contratações dee certos atletas provenientes dos 5 maiores campeonatos para a quetão da massa salarial daí que preveja alguma saída de jogadores com item elevado.
    Nesse senário não percebo a equipa B.
    Já agora vou estar atento aos prémios ATRIBUIDOS À SAD.
    Saudações

    ResponderEliminar
  12. contaram-me, disseram-me, que talvez, as coisas não sejam muito bem aquilo que pareceram ser uma verdade hoje (ontem a partir do fim do dia).

    aliás, a confirmar-se aquilo que depreendo do que ouBi dizer, talvez o "passarinho" que fez colocar isto cá fora, talvez não o tenha feito de modo inocente, em função do que ficou decidido/apalavrado ontem de madrugada.

    aguardemos, e talvez, quem aparente tenha exorbitado funções, se calhar, acabou mesmo a fazer o maior favor à secção de basquetebol e obrigue alguns a recuar, saindo de fininho pelo meio dos pingos para não se molharem, e com isso, deixando como mau da fita, o tal "passarinho".

    aguardemos, paciente e serenamente... pois nem sempre, 1+1 é igual a 2!

    resta-nos acreditar...

    ResponderEliminar